Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
APODman escreveu: será que o gorro do Saci é vemelho ou verde ?
É vermelho.
Verdade ! Havia me esquecido que existem imagens do Saci e que portanto sua existência está provada ( desde que uma foto vale como prova científica aciamde qualquer suspeita ) e o Saci está acima do status de "mito".
Obrigado pela lembrança ENCOSTO !
[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend! Tony Montana
Mantra diário dos Criacionistas: "Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria." Martinho Lutero -----//-----
APODman escreveu: será que o gorro do Saci é vemelho ou verde ?
É vermelho.
Verdade ! Havia me esquecido que existem imagens do Saci e que portanto sua existência está provada ( desde que uma foto vale como prova científica aciamde qualquer suspeita ) e o Saci está acima do status de "mito".
Obrigado pela lembrança ENCOSTO !
[ ]´s
Fotos de um saci ? hummm , onde ? :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
Spitfire escreveu:Fotos de um espírito ? hummm, onde ?
Não viu ? :emoticon17:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
Conheço pessoas com os chamados traços feios ou "feia" que irradiam "beleza" por seu interior belo extravazar apagando assim, a primeira impressão dada somente por seus traços físicos. A isso se refere a resposta espírita
salgueiro escreveu:Conheço pessoas com os chamados traços feios ou "feia" que irradiam "beleza" por seu interior belo extravazar apagando assim, a primeira impressão dada somente por seus traços físicos. A isso se refere a resposta espírita
Repito: o texto se refere ao que o rosto inspira e não ao modo como a pessoa age.
Conheço pessoas com os chamados traços feios ou "feia" que irradiam "beleza" por seu interior belo extravazar apagando assim, a primeira impressão dada somente por seus traços físicos. A isso se refere a resposta espírita
Bjs
Sal, Kardec e "os espíritos superiores" são bem claros quanto seu intuito na defesa da Fisognomia nesta passagem. Leia o artigo que eu apontei como referência na Revista Espírita.
Como disse não há espaço para divagações.
[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend! Tony Montana
Mantra diário dos Criacionistas: "Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria." Martinho Lutero -----//-----
Os "Espíritos Superiores" apoiavam a Numerologia, Astrologia e a existência de Seres Elementais ( gnomos, silfos, fadas, etc ? )
Não percam o tópico dedicado ao assunto
[ ]´s
salgueiro escreveu:Conheço pessoas com os chamados traços feios ou "feia" que irradiam "beleza" por seu interior belo extravazar apagando assim, a primeira impressão dada somente por seus traços físicos. A isso se refere a resposta espírita
Repito: o texto se refere ao que o rosto inspira e não ao modo como a pessoa age.
O corpo que foi anteriormente destruído não tem nenhuma relação com o novo. Entretanto, o Espírito se reflete no corpo. Certamente, o corpo é apenas matéria, mas apesar disso é modelado de acordo com a capacidade do Espírito que lhe imprime um certo caráter, principalmente ao rosto, e é verdade quando se diz que os olhos são o espelho da alma, ou seja, é o rosto que mais particularmente reflete a alma. É assim que uma pessoa sem grande beleza tem, entretanto, algo que agrada quando é animada por um Espírito bom, sábio, humanitário,
Bjs
Sal, Kardec e "os espíritos superiores" são bem claros quanto seu intuito na defesa da Fisognomia nesta passagem. Leia o artigo que eu apontei como referência na Revista Espírita.
[ ]´s
APODman, tô quase careca de saber que Kardec era racista e que tem bobagem na doutrina, mas nesse caso não vejo nenhuma. Porque a "força" está no espírito capaz de "alterar" a visão material
Apenas como complemento do que realmente a passagem referida de Kardec se trata tomemos emprestadas as palavras "do espírito" de Bernard Pallissy, "o célebre oleiro do sexto século, habita Júpiter" que em "comunicação mediunica" ( uma da várias citadas na Revista Espírita indicando que este "espírito" era digno de confiança por Kardec ) descreveu a vida neste planeta. Em determinado ponto ele cita:
ESTADO FÍSICO DOS HABITANTES 18. A conformação do corpo dos habitantes tem relação com a nossa? - R. Sim, é a mesma.
19. Podes nos dar uma idéia do seu talhe, comparado ao dos habitantes da Terra? - R. Grandes e bem proporcionados. Maiores do que os maiores dos vossos homens. O corpo do homem é como a marca do seu espírito: belo onde ele é bom; o envoltório é digno dele; não é mais uma prisão.
Bjs
[ ]´s
APODman, tô quase careca de saber que Kardec era racista e que tem bobagem na doutrina, mas nesse caso não vejo nenhuma. Porque a "força" está no espírito capaz de "alterar" a visão material
Bjs
Sal, trata-se de uma defesa da Fisiognomia: "o corpo belo expressa um espírito belo".
Este é um conceito antigo originado nos gregos senão antes.
[ ]´s
Dinobot escreveu:Esqueceu este pedaço aqui por quê?
enquanto existem rostos muito belos que nada fazem sentir, podendo até inspirar repulsa.
Para não ficar grande demais
Em resumo, o que está dito na resposta é que beleza não é sinônimo de bom caráter nem a feiúra de mau-caratismo
Conclusão, bota a teoria da beleza no chinelo
Bjs
De forma alguma Sal, o corpo expressa a beleza da alma: "bons espíritos em corpos belos". Como disse antes, releia o artigo citado: "Fisiognomia e Frenologia", não traçe interpretações próprias no intuito de amenizar e salvar a DE desta mácula.
[ ]´s
enquanto existem rostos muito belos que nada fazem sentir, podendo até inspirar repulsa.
Em resumo, o que está dito na resposta é que beleza não é sinônimo de bom caráter nem a feiúra de mau-caratismo
Bjs
De forma alguma Sal, o corpo expressa a beleza da alma: "bons espíritos em corpos belos". Como disse antes, releia o artigo citado: "Fisiognomia e Frenologia", não traçe interpretações próprias no intuito de amenizar e salvar a DE desta mácula.
[ ]´s
APODman, quando comecei a estudar a doutrina, não parti de nenhuma premissa de infabilidade ou que seria um repositório das verdades universais. O que me interessou e interessa até hoje ( até porque a doutrina prá mim foi só o introdutório) é o que chamo de mecânica espiritual e fatos correlatos. E sempre a analisei dentro dos conhecimentos de vida e das pessoas que possuo, tudo que contradiz, coloco de lado como bobagem.
Com isso, tenho a minha interpretação dela passada na minha peneira pessoal. Que é o que me interessa até porque não tenho temperamento de papagaio-de-pirata muito menos de "louvadora"
Bjs
[ ]´s
APODman, quando comecei a estudar a doutrina, não parti de nenhuma premissa de infabilidade ou que seria um repositório das verdades universais. O que me interessou e interessa até hoje ( até porque a doutrina prá mim foi só o introdutório) é o que chamo de mecânica espiritual e fatos correlatos. E sempre a analisei dentro dos conhecimentos de vida e das pessoas que possuo, tudo que contradiz, coloco de lado como bobagem.
Com isso, tenho a minha interpretação dela passada na minha peneira pessoal. Que é o que me interessa até porque não tenho temperamento de papagaio-de-pirata muito menos de "louvadora"
E acho que esse é o procedimento correto, óbvio
Bjs
Sim é correto.
Aos pouco quem sabe vc começa a excluir como bobagem todo o resto da DE. A DE possui vários pontos por onde começa a ruir, para mim foram outros, mas este tb é muito bom. .
O que não dá é tentar ameniza-lo com o filtro condescendente da fé ou descontextualiza-lo com interpretações pessoais.
Isto é meramente desonestidade intelectual.
[ ]´s
A propósito: a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, orgão centralizador do movimento espírta na época tendo Kardec por presidente, foi curiosamente fundada em .... 1o de Abril de 1858, data "deveras" apropriada ao Espiritismo.
Espiritismo é piada !
[ ]´s
Aos pouco quem sabe vc começa a excluir como bobagem todo o resto da DE. A DE possui vários pontos por onde começa a ruir, para mim foram outros, mas este tb é muito bom. .
O que não dá é tentar ameniza-lo com o filtro condescendente da fé ou descontextualiza-lo com interpretações pessoais.
Isto é meramente desonestidade intelectual.
Quem sabe, talvez por ter crescido nos tempos da ditadura onde não se podia confiar nem nos livros de história, venha daí a importância que dou a meu próprio crivo, porque certa ou errada, as consequências sempre serão minhas
Não vejo porque a figura do ruir ela nunca significou nenhum "monumento", é só conhecimento e esse não desmereço de forma alguma
Ninguém fica cego por Fé, a criatura já nasce com a cegueira embutida em sua personalidade
Sabe porque escolhi a minha dinossaura como avatar ? Porque assumo que em mim o que há de mais valoroso é o amor que sinto pela honra, integridade e pela verdade. Coisas pouco valorizadas hoje em dia. Sou uma dinossaura assumida que aplica em tudo esses valores tão caros
Então a questão 217 é detentora de uma afirmativa absurda, derivada de uma crença absurda e é absurdo pensar que "espíritos superiores" a tenham apoiado.
Não tão absurdo é pensar que Kardec tenha impressa sua digital nesta questão e se o foi nesta questão por que não em todo resto do livro ?
[ ]´s