O ateísmo e a inteligência

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Tranca
Gênero: Masculino

Re.: O ateísmo e a inteligência

Mensagem por Tranca »

Emmmcrise escreveu:SE ISSO NÃO É PROSELITISMO ATEÍSTA ME DIGA O QUE É ENTÃO???

Todos os religiosos, através de sua mídia (TV, rádio, pregação nos templos, livros, revistas, etc e o escambau) falam suas parvalhisces, depondo contra as ciências, então, qual o mal dos cientistas exporem suas opiniões à grande mídia???

Deixa de ser desonesto e veja que os cientistas não são obrigados a ficar trancados nos laboratórios deixando que os idiotas da mídia religiosa exponham suas idéias tortas e conce~ções ultrapassadas, sem se defender ou expor aquilo que constatam como verdadeiro.

Se há discussão e troca de acusações, ataques por aprte dos representantes das ciências, é porquê foram os religiosos quem pretenderam se aventurar ridiculamente em um campo que não possuem a devida competência para explorar.

Emmmcrenca escreveu:Se você quizer mais eu tenho uma coletanea Trancado!!

Distribua na sua Igreja pra ver se alguém aprende algo de útil.

Emmmcricri escreveu:Será que o leitor médio e o consumidor da mídia sabem separar o que os cientistas publicam em veículos de divulgação científica da opinião desses cientistas? Quando esses pesquisadores vão a programas populares de TV, por exemplo, e os entrevistadores lhes perguntam sobre a origem
do Universo, sobre Deus, etc., o telespectador, ao ouvir as respostas,não acaba pensando que a ciência defende esse ponto de vista?

Da mesma forma que os pregadores televisivos expostos 24 horas na mídia podem falar as bostas que quiserem sem que sejam combatidos ou denunciados pelos outros tantos absurdos que falam e pelas táticas que se utilizam pra tirar grana do povo trouxa (como a campanha ora em curso da Fogueira Santa de Israel nas catedrais da IURD ou os pedidos insistentes para patrocinar programas proselitistas de gente como R.R Soares, que só contribuem para a ignorância e o fanatismo), qualquer pessoa tem o direito de expor suas opiniões, ainda mais se embasadas em pesquisas sérias. Os cientistas, baseados no que constatem em suas pesquisas e conforme possuem sua visão de mundo, também têm o DIREITO de falar TUDO o que quiserem, inclusive o fato de prescindirem da hipótese divina nas suas pesquisas e na sua visão de mundo.

Emmmcrise escreveu:E ... você já parou para pensar q você é ateu?

Ah... brilhante constatação, não me diga!

Emmmcricri escreveu:Ciência já nos mostrou que não devemos confiar cegamente nela,apesar desta pretenção de autocorreção e neutralidade,ela não é uma fonte de saber isenta/neutra.
Exemplificando um pouco,na medicina temos como ilustrar bem isso.Quantos métodos/modelos de tratamentos foram usados por décadas , sendo estes considerados mais adiante errados,foram reintegrados depois,estudar medicina dá uma boa visão disto.

Blablablablabla... já se discutiu muito aqui isso... nada no campo do conhecimento é neutro, tudo é impregnado de alguma ideologia. Mas isso NÃO INVALIDA as constatações científicas embasadas o método científico. Se estiverem impregnadas de algum vício ou equívoco, vigem até serem substituídas por alguma que melhor explique os fatos (mais completa) ou constatem uma realidade diferente da aferida originalmente.

Emmmcri escreveu:Um exemplo pessoal: Minha esposa sofre de uma doença inflamatória intestinal.Quando por ocasião da descoberta deste mal(que se deu pelo fato de um residente identificar que determinados tipos de pacientes não demonstravam resultados com tratamentos convencionais usados em pacientes com pneumonia intestinal),passou-se aí a usar e desusar vários métodos de tratamento, até hoje não há um concenso entre os médicos.A pouquissímo tempo atráz,publicou-se não ser recomendado o uso de corticóides em pacientes afiingidos por esta doença.A cerca de 5 anos voltou-se a aplicar os corticóides.A alimentação é outra controvérsia,há quem diga poder se comer de tudo e outros a fazer rigorosa dieta.

Primeiramente, sinto muito e espero que ela melhore.

Mas quanto aos fatos, a ciência pode descobrir a cura ou métodos de tratamento que levem a ela, ou mesmo que amenize ou estabilize este caso. Ela não é perfeita, pronta. Necessita se desenvolver. Já a religião tem a fórmula mágica, pronta. No seu caso, invocar o nome de Jesus. Qual você prefere? Jesus já prescreveu alguma receita ou apareceu pra resolver o caso? Os médicos pelo menos fazem o que lhes cabe...

Emmmcrica escreveu:Entendo que a última mudança significativa que a ciência se abriu, foi ao reconhecimento das teorias de complexibilidade,vulgo teoria do caos. Porém ouve forte resistência a estes modelos ,sendo necessário muito esforço de seus adeptos para seu reconhecimento hoje.As resistencias a mudanças Trancado serão sempre existente em situações que envolvem o ser humano,porém nunca,nunca, deve-se tentar barrar tais sem antes fazer consideráveis verificações.Barrar por présupostos/questões filosóficas é uma atrocidade reacionária e facista.Que bom seria que a ciência como um todo fosse mesmo (e apenas) areligiosa. O problema é que alguns cientistas tentam impor seu ateísmo como se a ciência fosse atéia. "A religiosidade" não é sinônimo de ateísmo!!!

Pois é, enquanto a ciência busca incessantemente respostas e soluções nos diversos campos de sua aplicação, a religião as tem prontas. Nada do que diga vai mudar estes fatos. De resto, já te disse dezenas de vezes, deus(es) não é(são) aferível(eis), portanto, não é(são) escopo das ciências. Se estou errado, ore pra ele aparecer na frente das lentes dos microscópios ou nas lentes do Hubble.

Emmmcrenca escreveu:A propósito para um ateu que desenvolveu uma espécie de fixação por mim eu não vou quotar e pronto.

Disfarçando sua incapacidade de aprender a fazer um serviço menos porco nos seus posts??? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Tranca

Re: Re.: O ateísmo e a inteligência

Mensagem por Tranca »

Luis Dantas escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:Fala isso pros pregadores televisivos e outros tantos religiosos da pior estirpe que contribuem para a degradação das entidades religiosas... eles é que mancham a imagem que se tem dos religiosos, contribuindo sim para que as religiões sejam agregações que escravizam as pessoas, que se tornam dependentes.

Eu falo... pergunte para a Cris. Ela sabe bem o que eu dizia para ela sobre "Deixados Para Trás" e sobre aquele picareta do Silas Malafaya.

Palavra, me dá vergonha pensar que tantos cristãos dão ouvidos a esse lixo. O Cristianismo merece representantes mais sábios.

De fato.

Se mais líderes religiosos fossem empenhados e trabalhar para um mundo melhor e cuidassem que a fé fosse entendida como o que é, uma escolha pessoal que não tem a necessidade de vincular a todos, dadas as inúmeras diferenças entre as pessoas, nas diversas sociedades, culturas, etc, seria mais fácil o convívio.

O cristianismo, antes de ser uma religião que propague união e agregação, ela prepara terreno para dispersão e segregação.
Editado pela última vez por Tranca em 16 Nov 2005, 23:37, em um total de 1 vez.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

emmmicri, estou te oferecendo a oportunidade de provar que você não usa a palavra "lógica" em vão. Basta responder às seguintes questões:

1) Diga se os seguintes argumentos são válidos ou inválidos dentro da lógica clássica. Justifique a resposta:

a) Se choveu, o chão está molhado.
O chão está molhado.
Então choveu.

b) Se choveu, o chão está molhado.
O chão não está molhado.
Então não choveu.

c) Ele foi comprar um bolo de nozes ou de cenoura.
Ele não comprou um bolo de cenoura.
Então ele comprou um de nozes.

d) Nas festas ele toma vodka ou cerveja.
Ele já tomou 5 latas de cerveja nesta festa.
Então ele não tomou vodka.

e) Todos gatos são jacarés.
Todos jacarés são peixes.
Logo todos gatos são peixes.

f) Para o aparelho funcionar ele deve estar ligado na tomada e o botão estar pressionado.
O aparelho não está funcionando.
Então o aparelho não está ligado na tomada e o botão não está pressionado.

2) Dê a conclusão que se pode extrair das seguintes premissas (caso não haja, explicite isto):

a) Todo homem é mortal
Eu sou um homem.
Logo____________.

b) Se chover, as plantas certamente crescerão.
Está chovendo.
Logo____________.

c) Ou chove ou faz sol.
Não está chovendo.
Logo_____________.

d) 8 é número par.
Todos números pares são divisíveis por 2.
Logo_____________.

e) Todos triângulos são polígonos.
Todos polígonos são figuras planas.
Logo_____________.

f) Todos homens são mamíferos.
Alguns homens são azuis.
Logo_____________.

g) Se eu receber, compro isto pra você.
Não recebi.
Logo_____________.

h) Highlanders só morrem se forem dacaptados.
Eu sou um highlander e estou vivo até hoje.
Logo_____________.

i) Se há fogo, há fumaça.
Há fogo.
Logo_____________.

3) Diga quais das proposições abaixo são verdadeiras:

1. Todas as afirmações a seguir são falsas.
2. A afirmação acima é falsa.
3. A afirmação acima é falsa.
4. A afirmação acima é falsa.
5. A afirmação acima é falsa.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Cabula

Mensagem por Cabula »

Ben Carson escreveu:

Encosto, assim não dá! Se você conhece algum deus cujos escritos sagrados, ou cujos adeptos, defendem que o tal deus criou este mundo assim como ele é hoje, então critique esse deus por o mundo ser a bosta que ele é hoje.

Mas você não pode estender essa crítica ao Deus da Bíblia. (Por que os ateus são tão teimosos quanto a isso?) Pois a Bíblia é claríssima em afirmar que esse mundo atual em que vivemos NÃO É o mundo que Deus criou originalmente. Portanto, não critique o Deus da Bíblia com esse argumento. No máximo você pode chiar pelo castigo que ele deu à humanidade. Mas não dá para criticar esse mundo como sendo criação divina. Sejamos honestos, por favor!

É tão incrível e ilógico que, só porque o homem pecou todos os animais tenham que sentir dor, sofrer e morrer. Seria uma punição bem melhor se o homem pagasse pelo seu pecado e os outros animais continuassem no paraíso.

o anátema

Mensagem por o anátema »

Cabula escreveu:
É tão incrível e ilógico que, só porque o homem pecou todos os animais tenham que sentir dor, sofrer e morrer. Seria uma punição bem melhor se o homem pagasse pelo seu pecado e os outros animais continuassem no paraíso.

...... é um castigo tão esquisito... punir todos os descendentes....... e os outros animais que não tinham nada a ver com o assunto..... resultando, por coincidência, num mundo que não se parece em nada com o que supostamente teria sido criado, e dando essa ligeira impressão de que na verdade sempre foi assim, sendo o mundo pré-castigo apenas uma invenção que nunca se poderá confirmar....

da mesma forma, poderia se inventar um mundo que antes era muito pior, e que só melhorou (em vez de ter piorado) um bocado de uns tempos para cá porque alguém, ou algumas pessoas destruiram algum poderoso demônio que reinava em uma época que a vida era muito mais curta, entre outras coisas que se pode simplesmente inventar... e encontrar pequenas coisas que sejam condizentes com essa invenção
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Dante, the Wicked escreveu:
Gilghamesh escreveu:Poooouuuuxxaaaaa, é mermo? :emoticon12:

Aquele mesmo Fórum em que todas as mensagens que vc postou, tú pulou fora, usando um humor britânico à lá Mr. Bean para não responder nada?

Usando a mesma fórmula, eminho? huasjuashuashuashua :emoticon19:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

Humor britânico? Por favor, Gil, não ofende o genial Monty Phyton. O emmmicri tá mais pra hiena risonha mesmo.
Imagem

Ow Grande Dante! :emoticon16:

Eu deixei bem claro que era um humor britânico : "a lá Mr. Bean".

Sacou?

Tem mmuiitaaa diferençaaaa em relação ao Monty Phyton!!!! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Pra mim os melhores seriados britânicos são:
Fawlty towers
Imagem
Imagem

Sorry
Imagem

Lytton´s Diary
Imagem[/list]

Mr.Bean
Imagem

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Luis Dantas escreveu:Esse conceito de religião é bastante retrógrado... a verdadeira religião cresce com o trabalho de seus praticantes, e não posa de cima de um pedestal.

Dialeticamente. Infelizmente, a maioria das religiões preferem se apegar a um tradicionalismo que beira a comédia pastelão. Um bom exemplo disso é estarmos em pleno século XX e ainda ouvirmos falar de Terra com 6 mil anos de idade.

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Citação:

"Na Religião, o conhecimento vem através da fé. É uma forma de escravidão, porque se é inteiramente passivo. Aceita-se e ponto final." (Marcelo Gleiser)

E endossando ainda o que o próprio Marcelo já falou:
A premissa das religiões é acreditar para ver, a ciência é ver para acreditar.
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

o anátema

Mensagem por o anátema »

Carlos Castelo escreveu:Citação:

"Na Religião, o conhecimento vem através da fé. É uma forma de escravidão, porque se é inteiramente passivo. Aceita-se e ponto final." (Marcelo Gleiser)

E endossando ainda o que o próprio Marcelo já falou:
A premissa das religiões é acreditar para ver, a ciência é ver para acreditar.

acreditar mesmo sem nunca ver, e mesmo que veja o contrário, que não é aquilo. "É só a fé sendo testada, não que esteja de fato errada".
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Trancado