Ateus podem possuir os espíritos mais evoluídos do planeta

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

O ENCOSTO escreveu:
Azathoth escreveu:Caro Benetton, como você próprio constatou, o grupo dos "sem religião" não é composto unicamente por ateus, também é composto por quem possui "religião de supermercado" (segue o que melhor lhe apetece de várias doutrinas) e dado o resultado muito estranho do que os sem-religião brasileiros acham da criminalidade do aborto, eu possuo um pressentimento que no mesmo podem estar incluídos crentes que se declaram como sem-religião porque "Jesus não é religião". Mas isso é apenas uma hipótese.

A inferência que você fez, a de que a proporção de ateus brasileiros no grupo dos "sem religião" não-encarcerados é provavelmente a mesma proporção de ateus do grupo dos "sem religião" encarcerados simplesmente não pode ser feita porque não possuímos esses dados.

No Orkut, muitos declaram que são "espiritual but not religion".

Ou seja: O cara é um babaca que fundou uma seita particular.

E esse grupo é classificado como ateu no Brasil.

Ah...eu nunca sei o que um "espiritual". Nem ao menos se eles aceitam a existência de algum deus em especial, ou seres enfim...por isto não acho certo que sejam considerados ateus.
É uma massa disforme. Muita gente que conheço simplesmente não entra numa discussão quando o assunto é Deus. Mas entram para falar de deuses, geralmente para fazer piadas.
Mesmo sem se dizerem católicos, ainda que não praticantes, fogem da discussão sobre uma suposta crença na existência de um deus criador, talvez para não se posicionarem sobre que deus estão falando...mais difícil ainda é aceitarem um rótulo de ateus.

Trancado