Jogo: Livros

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
mi9

Re: Re.: Jogo: Livros

Mensagem por mi9 »

Claudio Loredo escreveu:

O livro que mais gostei de ler: "Cachorros de Palha". Escrito por John Gray

Imagem

Cachorros de Palha
JOHN GRAY

Cachorros de Palha é um trabalho de filosofia que desafia nossas mais acalentadas pressuposições do que significa "ser humano". Sem rodeios, sem jargões, com argumentação direta em um texto límpido, John Gray - considerado um dos maiores pensadores da atualidade pela intelligentsia britânica - mostra que, desde a filosofia de Platão ao advento da cristandade, do Iluminismo a Nietzsche, a tradição do pensamento ocidental foi baseada em crenças arrogantes e equivocadas sobre o lugar dos seres humanos no mundo Filosofias como o liberalismo e o marxismo pensam a humanidade como uma espécie cujo destino é transcender seus limites naturais e conquistar a Terra. "Fora da ciência, o progresso não passa de um mito", adverte o autor. Apesar das descobertas de Darwin, no século XIX, e das constatações do mapeamento genético das diferenças entre as espécies, empreendido pelos cientistas do Projeto Genoma do século XXI, e das constatações do mapeamento genético das diferenças entre as espécies, empreendido pelos cientistas do Projeto Genoma no século XXI, quase todas as escolas de pensamento partem do pressuposto de que os humanos são radicalmente diferente dos outros animais. John Gray argumenta que essa crença humanista não passa de uma ilusão.

"Céu e terra não tem atributos e não estabelece diferenças: tratam miríades de criaturas como cachorros de palha". A partir desse aforismo do pai desse taoísmo, Lao-Tsé, no Tao Te Ching, o autor nos leva a uma exploração originalíssima, investigando e apontando como a crença no humanismo deve ser questionada e colocada à prova. Xxxx explora temas filosóficos como a natureza do self, o livre-arbítrio, a moralidade, o progresso, e o valor da verdade. Extraindo inspiração da poesia, da arte e das fronteiras entre a ciência a filosofia, John Gray apresenta-nos uma visão "pós-humanista" do mundo e da vida humana. Cachorros de Palha obra perturbadora e estimulante, nos leva a questionar nossas convicções mais arraigadas.

Eu li esse livro. Mas tem um problema. Critica o humanismo por acreditar no progresso (que só a ciencia realmente pode ter)... mas baseia depois a sua mundivisão na própria ciencia.

Dick

Mensagem por Dick »

O ENCOSTO escreveu:Abaixa o livro.

Agora, estou lendo "Sinto Muito. Kardec Nunca existiu!" do Alfredo.

O Alfredo escreveu mesmo este livro? Não estou conseguindo achar na rede. Como eu o consigo?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

mi9

Re.: Jogo: Livros

Mensagem por mi9 »

The Astonishing hypothesis de Francis Crick. É antigo... mas vale a pena.

Dick

Mensagem por Dick »

Let me think for a while escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Abaixa o livro.

Agora, estou lendo "Sinto Muito. Kardec Nunca existiu!" do Alfredo.

O Alfredo escreveu mesmo este livro? Não estou conseguindo achar na rede. Como eu o consigo?

Up. E aí Encosto?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

clara campos
Moderadora
Contato:

Re: Jogo: Livros

Mensagem por clara campos »

Neste momento leio dois sobre a segunda guerra mundial:

Imagem

A história da guerra contada pela primeira pessoa de um oficial nazi.
Grande, pesado, controverso, por vezes repugnante.
Estou a gostar.

O segundo:

Imagem
Basicamente é o relatório do julgamento de Eichmann, após ter sido raptado da Argentina.
Hanah Arendt assistiu ao julgamento e elaborou este relatório, onde "desenvolve" o conceito de banalidade do mal.
Muito bom.

No fundo estar a intercalar os dois resulta brilhantemente.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Jogo: Livros

Mensagem por Fernando Silva »

clara campos escreveu:A história da guerra contada pela primeira pessoa de um oficial nazi.
Grande, pesado, controverso, por vezes repugnante.
Estou a gostar.

Há muito tempo atrás, li uma série de livros sobre a Segunda Guerra, alguns escritos por gente que esteve lá.
Um deles se chamava "Fui piloto de Stuka", por Hans-Ulrich Rudel,e era o relato de um piloto alemão.
Imagem
É interessante ver como pensava essa gente, gente como a gente que se viu envolvida numa guerra que não pediu, com seus problemas do dia-a-dia, com dúvidas sobre seus líderes e sobre o futuro da guerra, mas seguindo em frente mesmo assim porque era seu dever.

Nota: os Stukas mostrados na capa não estão caindo. Eles eram capazes de mergulhar quase na vertical, largar as bombas e subir de novo.
E ainda tinham uma sirene que tocava com a passagem do ar e era usada pelo efeito psicológico sobre as vítimas.

Trancado