Johnny escreveu:Fernando, que Petrobras é essa que você está falando? Você sabia que o TCU fiscaliza não só compras do estado como também de estatais (pelo menos nos dias de hoje as coisas são mais rígidas e busca-se até mesmo investigar boatos). Quanto à Petrobras (já que não temos mais acesso à grandes estatais como a Vale), os fornecedores devem atender a regras determinadas pela empresa, fornecendo tudo o que consta nessas regras. O que acontece (por exemplo neste exato momento) é que antes tinha muita empresa que fornecia um preço virtual para a Petrobras e depois de ganha a concorrência (mesmo ainda tendo a disposição os segundo e terceiro lugares na sequencia) passa a fornecer materiais com atraso, qualidade deficiente ou , o que mais acontece, sem os devidos certificados, homologação, etc. Quanto à caixas de presentes citadas, informo que nas empresas estatais como Petrobras, os gerentes foram instruidos a não aceitarem sequer agendas, canetas ou qualquer tipo de lembrança para evitar esse tipo de coisa. Na Petrobras SE, são cerca de 20 compradores e o gerente nada faz para indicar ou repudiar um candidato porque as normas sãobem claras. Se isso for percebido, deve ser denunciado e o funcionário será sumamente demitido (não, não será advertido, será demitido mesmo). E por falar em molhar a mão, comprador é uma raça mercenária mesmo. Lembro até hoje quando eu estava fazendo o levantamento das câmeras da Globo Campinas para compra e escolheram umas câmeras da Philips no lugar das Sony que a Globo mãe usava. O Gerente de Compras hoje tem duas casas em Ubatuba em condominio fechado...
Só fazendo um adendo...o Gerente de Compras e o Gerente de Vendas (do outro lado da mesa) são sempre parceiros nisso , não podemos esquecer. É difícil provar isso. Quando eu trabalhava em agência de propaganda, no Departamento de Produção Gráfica e Eletrônica, me casei. Tentaram me empurrar de presentes caríssimos ( câmeras, TVs, eletrodomésticos e até a viagem de lua-de-mel para onde eu quisesse. Jamais aceitei. E acabei por ouvir de um fornecedor que eu era a única no mercado a não entrar no jogo.
Se era blefe eu não sei. Mas imagine isso nos custos , causa uma reação em cadeia que termina exatamente no nosso bolso.