Assaltantes arrastam criança de 6 anos por 4 km

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Botanico

Re: Re.: Assaltantes arrastam criança de 6 anos por 4 km

Mensagem por Botanico »

betossantana escreveu:Affffffffffff, que horror essa notícia!!!! Se eu fosse pai do menino, ficaria LOUCO, eu acho, insano, lelé, acabaria num hospício, como é que se pode CONTINUAR VIVENDO após isso acontecer com um filho seu??? Imagine você ver o corpo destruído do SEU FILHO pequeno, tentando imaginar a DOR e o HORROR da sua criança enquanto esteve viva sendo rasgada pelo asfalto???? Isso que me faria ENLOUQUECER!!!

Eu até ia dizer que os assaltantes simplesmente não perceberam que a criança ficou presa ao carro, mas depois do que o Globo disse... SE FOR VERDADE, claro, que eles tentaram "se livrar" do menino com ziguezagues. Nunca se sabe o que jornalista simplesmente inventa pra chocar mais público.

É impressionante como pessoas como esses assaltantes parecem carecer completamente de um mínimo senso social de valores parecido com o nosso. Pensando como o Dawkins, como terá sido a gênese do sistema de valores DELES? O que é que eles respeitam? Como entendem as relações entre as pessoas? Como pessoas assim são criadas em nossa sociedade e como evitar o surgimento delas?

Os zig-zags foram descritos por um motoqueiro que tentou chegar até eles, mas foi ameaçado com um revólver e só então entendeu o que era. Deu a descrição dos bandidos e ao que parece isso acabou fazendo o pai de um deles dedá-lo.

Já se falou aqui antes que punição dar a esses caras e a outros que cometem crimes semelhantes. Bem, seu eu fosse ateu, materialista ou outro ista qualquer que entenda que só há esta vida e mais nada, defenderia o olho-por-olho: arrasta-se os três pelo asfalto em alta velocidade, tal como fizeram. Toma lá e dá cá.

Se eu fosse cristão, bem, aí depende: faria a mesma coisa se eles aceitassem a Nosso Senhor Jesus Cristo Salvador, pois aí então eles iriam para o Céu feito anjinhos; assim então o castigo teria de ser bem drástico. Já se ficassem impenitentes, sem remorsos, nada, então sim meteria uma bala bem no meio da idéia deles. Afinal, eles já teriam o Inferno, para quê atormentá-los mais?

Mas como espírita, fico numa sinuca de bico. Afinal, matar os caras só vai fazer com que sumam das nossas vistas, mas eles não desaparecem: seus espíritos continuariam a existir e ainda livres para agir (ou não). Aí eu penso que o bom é metê-los numa cela, pro RESTO DA VIDA. Que fiquem ali pensando no que fizeram até que a morte natural os leve.

Infelizmente nossas leis penais são populistas, anacrônicas e fora da realidade. Dão desmedidos benefícios à bandidagem e contam com total apoio dos Dereitos Omanos. Fatos como o ocorrido fervem o sangue do povão, mas não o mobiliza para exigir trabalho dos vagabundos dos nossos paralamentares e fazer com que mudem as leis penais.

Uma pena.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Vito Álvaro escreveu:
Não pretendo aborto:
Acidente genérico (síndrome de down)
Problema coração (Tem como recuperar)
Os corpos junto (Tem como separar e é risco a morte)

Concordo plenamente.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Re.: Assaltantes arrastam criança de 6 anos por 4 km

Mensagem por O ENCOSTO »

Se eu fosse cristão, bem, aí depende: faria a mesma coisa se eles aceitassem a Nosso Senhor Jesus Cristo Salvador, pois aí então eles iriam para o Céu feito anjinhos; assim então o castigo teria de ser bem drástico. Já se ficassem impenitentes, sem remorsos, nada, então sim meteria uma bala bem no meio da idéia deles. Afinal, eles já teriam o Inferno, para quê atormentá-los mais?

Quanta besteira, bobotanico.

No Texas a coisa não funciona assim.
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Botanico

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:

Quanta besteira, bobotanico.

Eu disse o que EU faria SE EU FOSSE (ateu ou cristão). Se no Texas não faz assim, e eu com isso?

Johnny
Gênero: Masculino

Mensagem por Johnny »

Se as dorgas fossem liberadas, estes individuos já estariam mortos por overdose...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Botanico escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Quanta besteira, bobotanico.

Eu disse o que EU faria SE EU FOSSE (ateu ou cristão). Se no Texas não faz assim, e eu com isso?

Viva o Texas!
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Ouvi hoje que o menor preso está na "Delegacia de proteção à criança e ao adolescente".
O erro já começa no nome. Não são eles que têm que ser protegidos e sim nós.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Poindexter escreveu:
Botanico escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Quanta besteira, bobotanico.

Viva o Texas!

Sim! Viva o Texas!

Imagem
O ENCOSTO

Huxley

Mensagem por Huxley »

É uma pena que mesmo para esses criminosos desse tipo falar em "décadas de cadeia" é uma utopia no Brasil.

Pena de morte, nada!Eles mereciam ser torturados mesmo.Mas é nesses momentos que a sede de justiça nunca pode ser saciada, já que o Estado não pode institucionalizar a barbárie.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Vito Álvaro escreveu:
Alter-ego escreveu:Sim, Vito.
Se você fosse filho de muitos aqui do Forum teria sido abortado... :emoticon8:

Não nasci a causa auditivo. Sim 3 anos de idade à causa de meningite.

Eu fosse pai. Tiver os médicos dizer meu bebê saúde fraco e improvável recuperar. Vamos abaixo conversas detalhadas.

Vou colocar mais uma coisa com improvável recuperar e provável recuperar. Dou equilíbrio sobre aborto.

Improvável recuperar e pretendo aborto:
Má-formações
Estado vegetativo
Sem cérebro

Não pretendo aborto:
Acidente genérico (síndrome de down)
Problema coração (Tem como recuperar)
Os corpos junto (Tem como separar e é risco a morte)

Também a vida da mãe já é importante. Pode pretender aborto ou não.

E depois meu filho já se foi, eu enterraria e dizer foi a vida pela sobrevivência.

Já crescido, eu precisaria mais cuidados. E pegar doença e eu arriscaria levando as médicas para cuidar os condições. E aí eu amaria.

Já estou chorando aqui.... :emoticon11:

Concordo, Vito.

Quase chorei também. :emoticon1:

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Gente, pra mim o crime em sociedades como a carioca e a paulista SÓ chega ao nível em que nós observamos atualmente quando os agentes do Estado são corruptos ou fazem parte das próprias organizações criminosas. Eu simplesmente não consigo acreditar que organizações criminosas e profissionais do crime em geral consigam impingir às sociedades em que existem tanta violência assim sem a ajuda do Estado.
É um problema espiritual, chupe pau!

v3n0w

Mensagem por v3n0w »

Alter-ego escreveu:Deixem de ser hipócritas!!!

Estes dois são apenas uns coitados, que nunca tiveram oportunidades na vida, foram marginalizados pelo nosso sistema capitalista. Pena de morte o caralho! :emoticon2:
O burguesinho que morreu em seus poucos anos de vida teve muito mais oportunidades que estes pobres diabos.
Qualquer lógica justiceira que não leve em conta a vida sofrida, excluída, vítima de preconceitos, que estes homens levaram é hipócrita, cruel e grosseira!
Ninguém tem o direito de lhes tirar a vida.

Ps.: Morte mesmo para fetos com anencefalia, síndrome de down, coxos, cegos e com outras anomalias.
Viva a liberdade!

Concordo cara, dizer para matar os caras seria uma coisa muito superficial, somos todos humanos, ninguem é monstro não, como céticos entendemos que monstros não existem não é mesmo?

Então vamos fazer valer nossa racionalidade!

Sobre sindrome de down e tal, concordo que certas anomalias a pessoas não tem nem que nascer, nascer para sofrer não existe.

Agora já vi uma menina com sindrome de down super feliz, adivinha porque?

Ela fumava hehehe...

Abraços!

ps: Achei que você estivesse falando sério :emoticon15:
“...consideremos quão ingênuo é dizer: ‘o homem deveria ser de tal ou de tal modo!’ A realidade nos mostra uma encantadora riqueza de tipos, uma abundante profusão de jogos e mudanças de forma – e um miserável serviçal de um moralista comenta: ‘Não! O homem deveria ser diferente.’ Esse beato pedante até sabe como o homem deveria ser: ele pinta seu retrato na parede e diz: ‘ecce homo!’ [eis o homem]".
(Nietzsche)

Homenagem aos moralistas do fórum.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Não li o tópico mas vi as reportagens que passou nos jornais televisivos e escritos e, em minha modesta opinião:

EU QUERO DE TODO O CORAÇÃO, QUE ESSES DESGRAÇADOS TENHAM UMA MORTE LENTA E BEM DOLOROSA. MALDITOS COMO ESSES NÃO PODEM CONTINUAR VIVOS.
ACREDITO NA EXECUÇÃO SUMARIA DESSES FILHOS DA P...TA!
E, ANTES QUE ALGUÉM PERGUNTE ALGO, SE ESSES DESGRAÇADOS FOSSEM MEUS FILHOS, EU MESMO MATAVA ELES. PREFIRO NÃO TER DESCENDENTES NENHUM DO QUE DEIXAR QUE UM TRASTE DESSES FIQUE VIVO CAUSANDO MAIS DOR E MALDADES NO MUNDO!! :emoticon6: :emoticon6:
Imagem

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Lúcifer escreveu:Não li o tópico mas vi as reportagens que passou nos jornais televisivos e escritos e, em minha modesta opinião:

EU QUERO DE TODO O CORAÇÃO, QUE ESSES DESGRAÇADOS TENHAM UMA MORTE LENTA E BEM DOLOROSA. MALDITOS COMO ESSES NÃO PODEM CONTINUAR VIVOS.
E, ANTES QUE ALGUÉM PERGUNTE ALGO, SE ESSES DESGRAÇADOS FOSSEM MEUS FILHOS, EU MESMO MATAVA ELES. PREFIRO NÃO TER DESCENDENTES NENHUM DO QUE DEIXAR QUE UM TRASTE DESSES FIQUE VIVO CAUSANDO MAIS DOR E MALDADES NO MUNDO!! :emoticon6: :emoticon6:

Quanta maldade nesse coração Lucifer! Temos que aprender a perdoar as pessoas e não se vingar delas.

Eu, particulamente (como não foi o meu filho) gostaria que o estado tomasse a frente, julgasse-0s e os condenasse a morte ( fuzilamento, cadeira, eletrica etc.).

Sendo meu filho, eu acho que o estado não deveria se preocupar.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

francioalmeida escreveu:
Lúcifer escreveu:Não li o tópico mas vi as reportagens que passou nos jornais televisivos e escritos e, em minha modesta opinião:

Quanta maldade nesse coração Lucifer! Temos que aprender a perdoar as pessoas e não se vingar delas.

Eu, particulamente (como não foi o meu filho) gostaria que o estado tomasse a frente, julgasse-0s e os condenasse a morte ( fuzilamento, cadeira, eletrica etc.).

Eu perdôo esses filhos da puta no próximo milênio, está bem assim?
No mais, eu até deixaria que eles escolhessem a forma que desejassem morrer.
Poderia ser esquertejamento com faca cega
Uma cadeira elétrica movida a vela
Fuzilamento com balas de borracha até que alguém caia morto.
Uma descida de tobogã cheio de gilete caindo dentro de uma piscina cheia de alcool em chamas.
Se você tiver outra sugestão, pode dar.
Imagem

Apocaliptica

francioalmeida escreveu:

Idem. É o que eu penso ipsis literis.

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Apedrejamento, cova de leões...
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Apocaliptica

Lúcifer escreveu:
francioalmeida escreveu:

Uma descida de tobogã cheio de gilete caindo dentro de uma piscina cheia de alcool em chamas.

Lucifer, você está excitando meus instintos assassinos....tive vários desejos agora aqui...se esses caras passassem por mim agora, eu F**** com eles. :emoticon2: :emoticon3:
Desgraçados!

Tulio
Administrador

Re: Assaltantes arrastam criança de 6 anos por 4 km

Mensagem por Tulio »

King In Crimson escreveu:Dois ladrões de carro mataram um menino de 6 anos que viajava no banco de trás de um Corsa Sedan, dirigido por sua mãe, nesta quarta-feira à noite, em Cascadura, subúrbio do Rio de Janeiro. A criança, identificada como João Hélio Fernandes, ficou presa ao cinto de segurança quando a mãe, ao ser rendida pelos bandidos que chegaram a pé, tentava tirá-la do carro. Os bandidos saíram em disparada e o menino foi arrastado pendurado ao carro por pelo menos 4 quilômetros.

Durante o trajeto, que levou aproximadamente 15 minutos, os ladrões percorreram cerca de 10 ruas arrastando a criança, da rua João Vicente, em Osvaldo Cruz, até a rua Caiari, em Cascadura.

O crime aconteceu por volta das 21h. Sem saber que se tratava de um assalto, vários populares se desesperaram ao ver a criança sendo arrastada pelas ruas e gritavam ao motorista que parasse o carro. Os bandidos abandoram o veículo e fugiram em direção à praça Três Lagoas.

No início da madrugada, o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Batalha, ordenou uma operação de caça aos bandidos. O comandante, que foi ao local, ficou chocado com o crime: "Uma barbaridade. Em 27 anos de polícia nunca vi nada parecido". O registro foi feito na 28ª DP (Campinho).

QUERO VER ESSES CRIMINOSOS MORTOS!
TULIO

ImagemWE ARE ALL MONKEYS

Apocaliptica

"Isso é um boneco de Judas", disse Diego Nascimento Silva, de 18 anos, para uma testemunha, enquanto o menino João Hélio Fernandes, de 6, era arrastado até a morte. A frase foi dita no momento em que, após a perseguição, a testemunha emparelhou seu carro com o Corsa roubado pelo bando de Diego e perguntou o que era aquilo "quicando".

A testemunha prestou depoimento na 30ª Delegacia de Polícia (Marechal Hermes), no Rio, na sexta-feira. Ela reconheceu Diego como um dos autores do crime que chocou o País.

À polícia, Diego alegou que não sabia sobre o menino preso ao carro. Perguntado sobre as testemunhas que tentaram fazer com que a quadrilha parasse o Corsa, disse ter pensado que se tratava de perseguição por causa do roubo.

Pai

O pai de Diego, Kerginaldo Marinho da Silva, de 35 anos, ajudou a localizar o filho, depois que policiais foram até a sua casa após uma denúncia anônima. Ele entregou uma fotografia de Diego e o telefone do local onde estava escondido. Policiais militares do 9º Batalhão (Rocha Miranda) prenderam o acusado no Morro São José da Pedra, em Madureira, na zona norte.

"Ele fez isso porque gosta de mim e quer meu bem", afirmou Diego sobre o pai. Kerginaldo, que trabalha como porteiro em uma escola, disse não estar arrependido de ter entregado o filho. "Procurei ajudar a Justiça. Ninguém aceita uma coisa dessas. Nunca compactuei com crimes bárbaros", disse.

O porteiro contou que a casa da família, em Cascadura, foi apedrejada e chorou ao falar sobre as ameaças que vem sofrendo desde o dia do crime. "Só peço que deixem meus familiares em paz. Um erro não pode ser pago com outro", afirmou.

Comportamento

Segundo o pai, Diego mudou de comportamento desde o ano passado, quando rompeu o relacionamento com uma namorada e começou a usar drogas, a roubar carros e a passar dias fora de casa. "Ele perdeu peso e mudou de atitude. Os vizinhos falavam que estava fazendo besteira. Mas eu conversava e nada", disse Kerginaldo.

A mãe fugiu de casa quando Diego tinha 2 anos e nunca mais entrou em contato com a família. O pai criou o menino e teve duas filhas com a segunda mulher. Preocupado com o fato de o filho ter deixado de estudar, Kerginaldo voltou à escola. Ele se matriculou na mesma escola municipal onde Diego estudava. Pensava que, assim, estimularia o filho a estudar. Mas não conseguiu mantê-lo na escola.

http://br.noticias.yahoo.com/s/10022007 ... judas-diss e-bandido-menino.html

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

SE o pessoal dos direitos humanos(sic.) não entrar na jogada, essas "coisas" vão ter o que merecem na cadeia mesmo. Deviam colocá-los numa cela comum cheia de gente disposta a dar um trato especial. É o que já deviam ter feito, aliás... Mas como eu disse, SE o pessoal dos direitos humanos(sic.) entrar nessa, eles irão para celas individuais com comidinha quentinha, banho e totalmente isolados do pessoal capaz de fazer justiça com as mãos e o resto também... :emoticon1:
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Apocaliptica escreveu:"Isso é um boneco de Judas", disse Diego Nascimento Silva, de 18 anos, para uma testemunha, enquanto o menino João Hélio Fernandes, de 6, era arrastado até a morte. A frase foi dita no momento em que, após a perseguição, a testemunha emparelhou seu carro com o Corsa roubado pelo bando de Diego e perguntou o que era aquilo "quicando".

A testemunha prestou depoimento na 30ª Delegacia de Polícia (Marechal Hermes), no Rio, na sexta-feira. Ela reconheceu Diego como um dos autores do crime que chocou o País.

À polícia, Diego alegou que não sabia sobre o menino preso ao carro. Perguntado sobre as testemunhas que tentaram fazer com que a quadrilha parasse o Corsa, disse ter pensado que se tratava de perseguição por causa do roubo.

Pai

O pai de Diego, Kerginaldo Marinho da Silva, de 35 anos, ajudou a localizar o filho, depois que policiais foram até a sua casa após uma denúncia anônima. Ele entregou uma fotografia de Diego e o telefone do local onde estava escondido. Policiais militares do 9º Batalhão (Rocha Miranda) prenderam o acusado no Morro São José da Pedra, em Madureira, na zona norte.

"Ele fez isso porque gosta de mim e quer meu bem", afirmou Diego sobre o pai. Kerginaldo, que trabalha como porteiro em uma escola, disse não estar arrependido de ter entregado o filho. "Procurei ajudar a Justiça. Ninguém aceita uma coisa dessas. Nunca compactuei com crimes bárbaros", disse.

O porteiro contou que a casa da família, em Cascadura, foi apedrejada e chorou ao falar sobre as ameaças que vem sofrendo desde o dia do crime. "Só peço que deixem meus familiares em paz. Um erro não pode ser pago com outro", afirmou.

Comportamento

Segundo o pai, Diego mudou de comportamento desde o ano passado, quando rompeu o relacionamento com uma namorada e começou a usar drogas, a roubar carros e a passar dias fora de casa. "Ele perdeu peso e mudou de atitude. Os vizinhos falavam que estava fazendo besteira. Mas eu conversava e nada", disse Kerginaldo.

A mãe fugiu de casa quando Diego tinha 2 anos e nunca mais entrou em contato com a família. O pai criou o menino e teve duas filhas com a segunda mulher. Preocupado com o fato de o filho ter deixado de estudar, Kerginaldo voltou à escola. Ele se matriculou na mesma escola municipal onde Diego estudava. Pensava que, assim, estimularia o filho a estudar. Mas não conseguiu mantê-lo na escola.

http://br.noticias.yahoo.com/s/10022007 ... judas-diss e-bandido-menino.html

O coitado do pai do maldito ainda tentou dar um bom exemplo para ele, conversar, etc mas, como foi visto, quando a pessoa é ruim é ruim mesmo.
E o pior é que a culpa desse desgraçado ainda vai estourar nas mãos da ex-namorada. Só porque ela não gosta de vagabundo (acho) e se separou dele, o maldito arranjou uma desculpa para praticar crimes.
É um cara de pau. :emoticon6: :emoticon6:
Imagem

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Najma escreveu:SE o pessoal dos direitos humanos(sic.) não entrar na jogada, essas "coisas" vão ter o que merecem na cadeia mesmo. Deviam colocá-los numa cela comum cheia de gente disposta a dar um trato especial. É o que já deviam ter feito, aliás...

Ai, que NOJO que me dá de você vez ou outra, nessas horas eu adoro o Will. Quem vê essa luz na sua cara pensa que você é uma pessoa iluminada e maravilhosa. Té parece.
É um problema espiritual, chupe pau!

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Apocaliptica escreveu:
Lúcifer escreveu:
francioalmeida escreveu:

Lucifer, você está excitando meus instintos assassinos....tive vários desejos agora aqui...se esses caras passassem por mim agora, eu F**** com eles. :emoticon2: :emoticon3:
Desgraçados!

Isso não é instinto assassino. Essa é a vontade de livrar o mundo de uma corja desgraçada filha da puta de uma forma a que dê exemplo para que outros desgraçados filhos de uma puta não cometam essas atrocidades.

Ainda bem que o Claudio Loredo não está aqui senão ele me daria um sermão por estar falando mal das putas.
Aproveitando o ensejo, eu não as culpos por nada. Elas já levam uma vida dura sozinhas.
Imagem

Tulio
Administrador

Mensagem por Tulio »

ATÉ O PRÓXIMO JOÃO
10.02, 17h01
por Adriana Vandoni

O bárbaro assassinato do menino João no Rio de Janeiro representa, simbolicamente, a morte de uma nação que forja ser uma nação. Forja segurança, forja seriedade. No Brasil até o caráter é forjado. As idéias são voláteis, a caridade é interesseira. Forja-se postura política, e políticas públicas são meros artifícios para beneficiar interesses individuais. E nós, de tanto forjar que acreditamos, ainda vamos assistir os muitos Joãos brasileiros sendo arrastados e esfolados até a morte.

Arrastada está sendo a nossa fé de que um dia será melhor. Não haverá nunca a manhã em que acordaremos em um país mais justo e digno enquanto ainda forjarmos estar escandalizados. A polícia forja que prende, a comissão de direitos humanos forja que defende os direitos dos humanos, o Estado forja que toma uma atitude e nós forjamos indignação, quando na verdade fomentamos apenas a contemporização. Até atingir alguém do nosso círculo. Somos cúmplices a partir do momento em que, acomodados, outorgamos a um Estado moralmente falido e viciado toda a responsabilidade pelas nossas necessidades básicas.

A justiça no Brasil é exercida por justiceiros com a conivência do Estado. Sempre foi assim, porque a política se alimenta da miséria e da desgraça da população. O Estado fecha os olhos para o crime, porque não compensa gastar “cacife” com ações estruturais. Políticas sociais são confundidas com caridade, e cada vez mais o poder do criminoso sai de controle, e quando isso acontece o próprio Estado estimula a criação de milícias, que no passado já foi Serviço de Diligências Especiais, Esquadrão da Morte, Scuderie Le Cocq, Invernada de Olaria e vários outros apelidos, mas que nada mais são que o próprio Estado legitimando a ilegalidade. Essas organizações forjam um perfil moralista de manutenção da ordem pública e de defesa da sociedade contra os elementos indesejáveis. O Estado forja coibir e a população forja acreditar que está em segurança.

Não há meios de combater ou deter a estrutura criminosa no país seguindo as leis. A coisa chegou a tal ponto que o Estado necessita de milícias, como a do Rio, para enfrentar o crime. Como explicar que a milícia carioca ocupa o morro e expulsa os traficantes? Por que as milícias, compostas por policiais, ex-policiais e bombeiros são capazes de ocupar o morro e expulsar os traficantes? Por que não o Estado? Simplesmente porque agem à margem da lei e dos direitos humanos, eles agem como se traficantes fossem. O Estado não pode agir assim, mas incentiva a proliferação dessas milícias, mesmo forjando combater, e nós, mais uma vez, forjamos acreditar.

Sim, o crime é mais organizado que o Estado, e conseguiu isso porque tem a cumplicidade do político que não tem interesse em combatê-lo. O Estado não dá certo, não é organizado e nunca será enquanto não conquistar a cumplicidade do político. Roubar de uma quadrilha é punição certa, muitas vezes com sentenças de morte. Roubar do Estado é garantia de sucesso. Poucos vêem que o Estado somos nós, seqüestrados, reféns e coniventes. O brasileiro parece sofrer da Síndrome de Estocolmo. Desenvolvemos uma relação de paixão e dependência pelos que nos seqüestram, roubam e matam.

Em poucos dias ou semanas o menino João será esquecido e ficaremos à espera do próximo João ou quem sabe Maria, que terá que morrer de forma mais cruel e monstruosa. Do contrário, nem impacto provocará.

Adriana Vandoni é economista, especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas/RJ. E-mail: avandoni@gmail.com Blog: http://www.argumentoeprosa.blogspot.com - Cuiabá - MT
TULIO

ImagemWE ARE ALL MONKEYS

Trancado