Para os Ateus, quem foi Jesus Cristo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Shanaista

Re.: Para os Ateus, quem foi Jesus Cristo?

Mensagem por Shanaista »

Ahm... penso diferente de você... primeiro que o crer da unidade pai-filho-espírito santo é uma alusão católica... e não bíblica... pois a bíblia descreve versículos com Jesus declarando que ele é uma coisa e o pai é outra...

Penso então que o judaísmo não é messiânico... ele esta para se tornar... situação diferente do cristianismo que já é... com isso entendo que há duas coisas distintas: judaísmo e judaísmo messiânio que é o atual cristianismo

Will

Re: Re.: Para os Ateus, quem foi Jesus Cristo?

Mensagem por Will »

Shanaista escreveu:Ahm... penso diferente de você... primeiro que o crer da unidade pai-filho-espírito santo é uma alusão católica... e não bíblica... pois a bíblia descreve versículos com Jesus declarando que ele é uma coisa e o pai é outra...

Penso então que o judaísmo não é messiânico... ele esta para se tornar... situação diferente do cristianismo que já é... com isso entendo que há duas coisas distintas: judaísmo e judaísmo messiânio que é o atual cristianismo

Vc pode pensar diferente, vc pode até discordar, mas a definição é essa que tentei passar pra vc, querida...

De fato a trindande é católica, porém também existe um seguimento que está resurgindo o chamado Unicismo, que explica de forma mais concisa e entendível a questão de quando Jesus falava "Eu e o pai somos um", há também de se considerar o Shemá Israel - Uma passagem de Dt 6:4 - Onde o Deus de Israel se apresenta utlizando-se uma palavra em hebraico utilizada para designar uma pluraridade no singular.

Sobre de vc dizer que o judaismo não é messianico, vc está irremediavelmente equivocada. Messianico é aquele que espera um messias, e o povo judeu todo espera... Ao contrário do Cristianismo para quem ele já veio e do Judeu Messianico - que assim se designa para se diferenciar dos seus patrícios que ainda espera o Messias...

Se não quiser crer nessa minha explicação sobre o messanismo, experimenta visitar um forum Judeu e perguntar a respeito. :emoticon14:

Beijos.
[center]Imagem[/center]

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:Nem eu. Aliás não entendo nada de messianismos. Nem quero. Tem outros ismos bem mais interessantes.
Tenho dito.

Eu aconselharia enteder um pouco, para não sair por aí dando batatas...E ouvir dos crentes: "Ah... Mas vc não entende nada mesmo..." :emoticon16:

Will, eu fui criada dentro da ICAR. Vivi aquilo muito de perto. Nasci na rua onde fica a Catedral Metropolitana, fui batizada nela e NÃO comunguei nem fui crismada. Porque meus pais me deram essa liberdadeMas me casei de branco, véu e grinalda. Sob protesto.A convivência tão íntima, me deu estrutura suficiente para suportar qualquer "batata" de crentes. Realmente a teoria de zilhões de anos do cristianismo e do catolicismo(principalmente) não me afetam em nada. Muito menos o que eles possam dizer.

:emoticon19:

Apocaliptica

Shanaista escreveu:Ahm... penso diferente de você... primeiro que o crer da unidade pai-filho-espírito santo é uma alusão católica... e não bíblica... pois a bíblia descreve versículos com Jesus declarando que ele é uma coisa e o pai é outra...

Shana, o judaísmo sempre foi messiânico. Apenas que o messias para eles nunca veio.

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

Sem problemas... tinha um conceito diferente a respeito disso... mas sei lá... soa estranho o fato de eu me considerar bilionária pela simples razão de eu ser correntista de um banco :emoticon1:
Editado pela última vez por Shanaista em 16 Fev 2007, 22:04, em um total de 1 vez.

Will

Mensagem por Will »

Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:Nem eu. Aliás não entendo nada de messianismos. Nem quero. Tem outros ismos bem mais interessantes.
Tenho dito.

Eu aconselharia enteder um pouco, para não sair por aí dando batatas...E ouvir dos crentes: "Ah... Mas vc não entende nada mesmo..." :emoticon16:

Will, eu fui criada dentro da ICAR. Vivi aquilo muito de perto. Nasci na rua onde fica a Catedral Metropolitana, fui batizada nela e NÃO comunguei nem fui crismada. Porque meus pais me deram essa liberdadeMas me casei de branco, véu e grinalda. Sob protesto.A convivência tão íntima, me deu estrutura suficiente para suportar qualquer "batata" de crentes. Realmente a teoria de zilhões de anos do cristianismo e do catolicismo(principalmente) não me afetam em nada. Muito menos o que eles possam dizer.

É querida...

Só que nós estamos falando de teologia e não catolicismo especificamente...E mesmo se estivessemos, eu certamente teria condições de te fazer algumas perguntas que lhe deixariam em xeque, especificamente quanto ao catolicismo...

Quer tentar? :emoticon13:

Eu não sei se observou, até creio que sim, mas o que defendo é um doutrinação do Cético/ateu/agnóstico, para se evitar situações desnecessárias...

É aquela velha estória, quem não junta comigo, espalha... :emoticon13:
[center]Imagem[/center]

Apocaliptica

Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:
Tenho dito.

É querida...

Só que nós estamos falando de teologia e não catolicismo especificamente...E mesmo se estivessemos, eu certamente teria condições de te fazer algumas perguntas que lhe deixariam em xeque, especificamente quanto ao catolicismo...

Quer tentar?

Com que intuito? O que seria me deixar em cheque? Especifique primeiro. Se for meu interesse , vamos em frente.

Apocaliptica

Will,

And then...

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

:emoticon1:

Apo... eu acho que ele ficou sem ter o que falar... subtamente... :emoticon13:
Imagem

Apocaliptica

Najma escreveu::emoticon1:

Apo... eu acho que ele ficou sem ter o que falar... subtamente... :emoticon13:

Deve ter ido assistir a festa pagã. :emoticon12:

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Esse Uíu/Wolney tá escorregando toda hora...
Logo cai.

Joe
Gênero: Masculino

Mensagem por Joe »

Uma bela discurssão.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

RCAdeBH escreveu:talvez a personalidade mais falada e investigada durante estes ultimos 2.000 anos seja a figura de Jesus e principalmente seus milagres que era o que realmente o diferenciaram dos demais habitantes da terra até hoje.

Ele fez milagres, foi? Ah, é, é que o espiritismo é uma religião cristã. Mas o Botanico diz que não é, logo Jesus não pode ter feito nenhum milagre. Ai, que enigma.
É um problema espiritual, chupe pau!

Will

Mensagem por Will »

Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:
Tenho dito.

É querida...

Quer tentar?

Com que intuito? O que seria me deixar em cheque? Especifique primeiro. Se for meu interesse , vamos em frente.

Opa... Me desculpem o retardamento...

É sobre o seguinte... Que mesmo vc dizendo ter "intimidade" com a igreja católica, eu poderia lhe fazer perguntas sobre a doutrina católica - As tais batatas quentes a que me referia, que poderiam lhe deixar em xeque... Topas?
[center]Imagem[/center]

Will

Mensagem por Will »

Ateu Tímido escreveu:Esse Uíu/Wolney tá escorregando toda hora...
Logo cai.

Num se mete Wanderley... :emoticon12:
[center]Imagem[/center]

Luis Dantas
Contato:

Re: Para os Ateus, quem foi Jesus Cristo?

Mensagem por Luis Dantas »

o pensador escreveu:Portanto, se Nazaré ainda não foi descoberta, não é sensato aventar que ela realmente não existiu.

Como já foi dito, isso é bobagem. Você está se apegando à impossibilidade de provar a inexistência de algo. Todo este tempo em fóruns e você AINDA não entende uma situação básica de inversão do ônus da prova?!

2)O Novo Testamento é o livro antigo no qual a estimativa de diferença de tempo entre o autógrafo original e as mais antigas cópias é a menor. Ilíada e Odisséia de Homero,por exemplo, tem uma estimativa de mais de meio milênio entre o original e as cópias mais antigas e ainda assim é considerado valioso e crível documento de história.

Isso pode ser verdade ou não; mas mesmo que seja, ninguém está usando a Ilíada ou a Odisséia para tentar indicar que Ulisses era o messias, ou que sereias realmente existiam, ou que realmente houve uma feiticeira Circe capaz de transformar pessoas em porcos.

Portanto, você não está dizendo nada.

A linguagem do Novo Testamento é idêntica à que se falava na época, conforme os Manuscritos do Mar Morto já comprovaram.

Mesmo que você esteja certo (não sei se está), e daí? O máximo que você prova é que são textos da mesma época - e como também já foi dito, eles sequer são internamente consistentes!

3)Uma referência direta a Jesus é em Isaías capítulos 7 e 9 na qual Isaías profetiza a vinda de um menino que nascerá de uma virgem, menino este que seria o próprio Deus feito homem.

É nisso que dá ficar repetindo o que outros dizem feito papagaio...

Você sequer LEU esse trecho, rapaz? Ou mesmo os comentários sobre ele (há alguns nas notas de rodapé de qualquer boa bíblia católica)?

É uma "referência direta" sobre o nascimento do Rei Ezequias, e a palavra usada sequer significava originalmente "virgem".

O que esse trecho prova é que a concepção virginal é uma invenção de cristãos posteriores, e não uma doutrina de fundamento bíblico. É um trecho que só fala sobre uma virgem em traduções equivocadas que vieram muito depois a partir da mudança de significado da palavra grega ("pathernos", se não me engano). "Deus feito homem" é uma visão tradicional judaica para a autoridade dos reis. Tanto que o próprio Jesus do NT diz a certa altura que "vós sois deuses".

4)A suposta incongruência entre os relatos genealógicos de Mateus e Lucas se deve nâo à uma contradiçâo mas à uma diferença de enfoque;enquanto Mateus acentua e enoca a ascendência real de Jesus,provando ser ele o filho de Davi e legítimo herdeiro do Trono real, Lucas acentua a linhagem humilde e humana de Jesus, realçando sua natureza humana.

Nesse caso, Lucas está também afirmando que José é pai de Jesus, correto? Ou seja, a concepção virginal é explicitamente negada pela Bíblia?

5)José nâo era pai biológico de Jesus.Mas era o pai que criou e educou Jesus,e a Jesus descendia dele por direito legal à José de ser pai de Jesus,ainda que nâo o tenha gerado.

Nesse caso QUE SIGNIFICADO PODEM TER as duas genealogias que passam por ele? Afinal de contas o Messias cristão é para ser descendente de Davi ou não?

E finalmente,eu estou convencido de que as religiôes de mistério,impregnadas de Helenismo Grego e do Neoplatonismo,
jamais influenciariam uma Religiâo na qual se pregava o valor material do corpo humano e da criaçâo física enquano criaçâo de um Deus monoteísta.

Estou convencido que com a disseminaçâo do Cristianismo pelo Império Romano houve sim influência do Cristianismo sobre as religiôes de mistério,e nâo o contrário.

Convencido você é livre para ser, mas está ignorando um BOCADO de evidência histórica. Por exemplo, que estranha coincidência que Constantino tenha transferido o descanso semanal do sábado para o domingo, que é também o dia do deus-Sol...
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Para os Ateus, quem foi Jesus Cristo?

Mensagem por Fernando Silva »

Luis Dantas escreveu:É uma "referência direta" sobre o nascimento do Rei Ezequias, e a palavra usada sequer significava originalmente "virgem".

Isaías (ou melhor, um dos autores do "Livro de Isaías") usou a palavra "almah" (mulher jovem). Se quisesse dizer "virgem", teria usado "betullah".

Já discuti isto trocentas vezes com o Pensador. Ou ele se esquece ou espera convencer foristas que não acompanharam os outros debates.

Em outras palavras: ele só se lembra daquilo que apóia seu ponto de vista. Ou sabe que o argumento está furado mas o usa assim mesmo.

Apocaliptica

Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:
Tenho dito.

É querida...

Quer tentar?

É sobre o seguinte... Que mesmo vc dizendo ter "intimidade" com a igreja católica, eu poderia lhe fazer perguntas sobre a doutrina católica - As tais batatas quentes a que me referia, que poderiam lhe deixar em xeque... Topas?

Will,

A questão não é destrichar ou me desfazer das "batatas" ( se essa é a intenção, eu digo que não as pego nas mãos, não topo esse jogo, o assunto não me interessa tanto asssim). Já vi tantas discussões sobre a doutrina ( eu tive uma colega E um gerente seminaristas :emoticon11: ) que isso me cansa.

Obrigada, querido. Mas não. :emoticon19:

Will

Mensagem por Will »

Apocaliptica escreveu:
Will,

A questão não é destrichar ou me desfazer das "batatas" ( se essa é a intenção, eu digo que não as pego nas mãos, não topo esse jogo, o assunto não me interessa tanto asssim). Já vi tantas discussões sobre a doutrina ( eu tive uma colega E um gerente seminaristas :emoticon11: ) que isso me cansa.

Sei... :emoticon5:
[center]Imagem[/center]

Apocaliptica

Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:
Tenho dito.

É querida...

Quer tentar?

Will,

Sei... :emoticon5:

Resposta previsível essa sua... :emoticon4:

Quer discutir arquitetura?

Will

Mensagem por Will »

Apocaliptica escreveu:

Estou aprendendo como vc!!!! :emoticon10:
[center]Imagem[/center]

Apocaliptica

Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Estou aprendendo como vc!!!! :emoticon10:

Deixa de ser bobo ... :emoticon4: No que a minha resposta é previsível? O assunto é chato. Nunca me agradou e por isso nunca estudei. Já tentei. Mas é tão aborrecido quanto ler Dom Casmurro. :emoticon12:

Sharuelmonfs

Mensagem por Sharuelmonfs »

A estoria de Jesus não nada original, é baseada em mitos anteriores a época em que supostamente ele teria vivido !

Os evangelhos contradizendo uns aos outros, são os unicos (e suspeitos) documentos, a alegar sua existencia !

Os eventos extraordinarios alegados pelos evangelhos não são relatado em nenhum outro inscrito da epóca (Julgamento, escuridãos sobre toda a terra, terremoto, defuntos emergindo das tumbas, ressurreição) ou seja não são encontradas evidencias onde elas deveriam ser encontradas, visto que os evangelhos dizem que jesus era muito Pop na região !

Os evangelhos se tivessem sido escritos pelos respectivos evangelistas, estes seria de idade bastante avançada para época (70, 80, 90 anos), não é prudente confiar em alegações extraordinarias da parte de de pessoas tão velhas ou alegações de terceiros muito tempo depois do fato ocorrido !

Os ensinamentos de Jesus São grande parte imprestaveis e de carga moral duvidosa !

Para um cara que alegava ser Deus, Jesus carregava uma ignorancia cientifica abissal !

obs: Num é preciso dizer mais nada, é evidente que a estoria retratada nos evangelhos é mitologia pura !
Abandoned !!!

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Um dos foristas, não lembro qual, escreveu que Jesus nasceu em 25 de dezembro.
Essa informação não é verdadeira (se formos o que está escrito na bíblia) No mês de dezembro, em Belém era inverno e o que está escrito é que pastores estavam com seus rebanhos à noite. Isso quer dizer que o nascimento de Jesus foi no verão ou primavera, mais ou menos no mês de Junho.
A escolha do dia 25 de dezembro foi justamente para coincidir com o solstício e angariar a fé dos pagãos.
Resumindo é isso.
Imagem

Apocaliptica

:emoticon12: Adoro essas confusões acerca de Jesus e datas que não fecham. :emoticon12:

Trancado