Quaresma

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Quaresma

Mensagem por Fernando Silva »

Alter-ego escreveu:Os ramos secos são usados na liturgia das cinzas no ano seguinte. Os que os fiéis levam para casa, têm caráter de sacramentais e servem para abençoar o lar.

São talismãs, objetos mágicos com poder de proteger quem os usa. Coisa de tribos atrasadas.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Quaresma

Mensagem por Fernando Silva »

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:O jejum é ruim, mas eu como churrasco na sexta-feira santa....se não houver um camarão ou salmãozinho grelhado com molho de mel, mostarda e alcaparras, claro...


Se bem que a refeição penitencial da bacalhoada com batatas regada a um bom azeite, com um vinho que combine é bem mais espiritual.

Já comentei em outro tópico: no nordeste, como não se podiam fazer refeições formais, as pessoas apenas beliscavam.
Algumas pessoas preparavam mesas fartas com coisas para beliscar e o povo passava o dia "fazendo jejum".

Havia "jejuns" famosos pela quantidade e qualidade.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Quaresma

Mensagem por Acauan »

Reload especial de Quarta-feira de Cinzas.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Quaresma

Mensagem por Apo »

Não fiz jejum algum. Nem farei na Sexta-Feira Santa. Como algum fruto do mar porque adoro. Uso a data pra pagar mais caro e comer bem.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Quaresma

Mensagem por Apo »

Eu gostaria imensamente que os sinos das Igrejas parassem de badalar neste período também. Mas estão a mil.
Imagem

Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: Quaresma

Mensagem por Rapidfire »

Acauan escreveu:
Hoje é possível que alguma ONG ambientalista pentelha saísse protestando em defesa dos pobres vegetais desfolhados.


Reloaded especial.

“Fraternidade e Vida no Planeta”. Este será o tema da Campanha da Fraternidade deste ano e que será lançada na próxima quarta-feira pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o lema: “A criatura geme em dores de parto”, inspirado num trecho da epístola de Paulo aos Romanos.

O tema escolhido para a Campanha pelos bispos da CNBB focaliza a necessidade dos cidadãos se preocuparem e tomarem medidas que contribuam para a redução do aquecimento global, a poluição das águas e as mudanças climáticas de modo geral pela interferência humana.

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=389361
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Quaresma

Mensagem por Fernando Silva »

Apo escreveu:Não fiz jejum algum. Nem farei na Sexta-Feira Santa. Como algum fruto do mar porque adoro. Uso a data pra pagar mais caro e comer bem.

O que eu acho idiota é as pessoas se sentirem na obrigação de comer peixe nesta época, mesmo que não comam durante o resto do ano. E claro que pagam mais, porque os preços sobem devido à procura.

É o mesmo que pagar mais caro pelas flores no dia de finados, em vez de ir ao cemitério em qualquer outro dia do ano.

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: Quaresma

Mensagem por Tranca »

Prometi me abster de caviar e também não andar de Ferrari nesta quaresma.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Quaresma

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:Não fiz jejum algum. Nem farei na Sexta-Feira Santa. Como algum fruto do mar porque adoro. Uso a data pra pagar mais caro e comer bem.

O que eu acho idiota é as pessoas se sentirem na obrigação de comer peixe nesta época, mesmo que não comam durante o resto do ano. E claro que pagam mais, porque os preços sobem devido à procura.

É o mesmo que pagar mais caro pelas flores no dia de finados, em vez de ir ao cemitério em qualquer outro dia do ano.


Exatamente. Mas as pessoas fazem todo este sacrifício em nome da tradição, da fé, da História, do amor a Cristo, dos valores e da decência.
Conheço gente que odeia peixes e bichos marítimos comestíveis em geral. E sentem culpa na data santa. Solução: come qualquer coisa, menos carne "vermelha".
Imagem

Trancado