Quaresma

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Quaresma

Mensagem por Acauan »

Quaresma

Por Acauan


Estamos no tempo litúrgico da quaresma.

Quando por quarenta dias os padres celebrantes usam paramentos roxos, os órgãos das igrejas ficam silenciosos e..., e..., e o que mais mesmo?

Se você também não sabe, não surpreende.
Se é católico e não sabe, surpreende menos ainda.

Mas nem sempre foi assim.
Antigamente, quando os católicos eram praticantes, a quaresma era um período que despertava temor reverencial nos fiéis da Santa Madre, não só por seu conteúdo de mau presságio - a contagem regressiva para as cerimônias da Paixão e morte do Cristo, como pelos agregados sincréticos associados àqueles dias.

Meus favoritos eram as receitas de fazer lobisomem, das quais não me lembro de nenhuma. Só sei que um monte de licantropos tinha sua peculiar condição atribuída a algo que fizeram na quaresma e não deviam ter feito ou a algo que não fizeram na quaresma e deviam ter feito.

Ao que tudo indica a quaresma era um período tão baixo astral para o fiel católico que a Igreja teve que inventar um dia de folga para que a depressão não produzisse piores efeitos sobre o rebanho.
Surgiu daí o Domingo Laetare, o quarto da quaresma, quando os órgãos das igrejas soavam, as restrições eram reduzidas e o risco de virar lobisomem diminuía, desde que ninguém abusasse, claro, afinal com estas coisas não se brincavam.

Minha parte preferida da quaresma são os jejuns.
É a minha parte preferida porque não sou eu que os faço.

O significado canônico dos quarenta dias como tempo para depuração e elevação espiritual, das quais o jejum seria um instrumento, me traz a idéia da quaresma como um Ramadã católico (ou do Ramadã como uma quaresma muçulmana, depende do que veio primeiro).
Prá quem não lembra, Ramadã é o mês sagrado do Islã, quando os fiéis não comem nada do nascer ao por do sol e cumprem uma série de obrigações e restrições religiosas.
Não sei se quem desrespeita as regras do Ramadã vira lobisomem, mas conhecendo os muçulmanos, deve acontecer coisa pior, já que não quereriam ficar atrás dos cristãos no quesito meter medo em quem sai da linha.

Quem traduziu bem o clima da quaresma, em tempos anteriores a estes, quando ninguém liga a mínima, foi o Ivan Lins, em canção de mesmo nome cuja letra dizia:


Acabou toda essa brincadeira
Não há jeito de ser diferente
Como sempre chegou quarta-feira
E a praça não é mais da gente
Andam soltos fantasmas e bruxas
Lobisomem em noites de lua
O saci dança em noites escuras
E ninguém tá seguro nas ruas


A julgar pela estrofe, a quaresma tinha também um jeitão de halloween, mas acho que se alguém propusesse "Tricks or Treats?" virava lobisomem.

Como dito, tudo isto foi em outros tempos.
Hoje a maioria dos católicos acredita que a quaresma é um tempo de penitência porque começa com os congestionamentos da volta do feriado de Carnaval e termina com os congestionamentos da partida para o feriado da Semana Santa.

Por falar em penitência, nenhuma outra religião tem melhores práticas neste assunto do que os católicos romanos. Fora os jejuns e aquela turma exagerada que gosta de cilícios e açoites com chapinhas de metal nas pontas.
Penitência católica é, ou era, atitudes de privação voluntária, como se abster de carne em certos dias da quaresma, nos quais a alimentação se restringia às bacalhoadas com batatas.

A quaresma termina no Domingo de Ramos, quando começa a Semana Santa dos católicos. Era um dia em que muita gente desgalhava árvores para levar os ramos à Igreja para ser abençoados, o que enchia as ruas com uma movimentação pitoresca.
Hoje é possível que alguma ONG ambientalista pentelha saísse protestando em defesa dos pobres vegetais desfolhados.

Pois é, cada época tem os lobisomens que merece.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Led Zeppelin
Mensagens: 2558
Registrado em: 16 Ago 2006, 17:29
Localização: Patos de Minas - MG
Contato:

Re.: Quaresma

Mensagem por Led Zeppelin »

Quaresma é tempo de um amigo meu parar de beber. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re.: Quaresma

Mensagem por Lúcifer »

Eu ia nessas procissões de ramos.
Depois de abençoado, o ramo ficava em casa até secar. Pra que? Nem eu sabia. Nunca me liguei muito nisso.
Imagem

Powerfull
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Mar 2007, 18:51

Re.: Quaresma

Mensagem por Powerfull »

Ricardo Quaresma sambou frente ao Brasil...

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re: Re.: Quaresma

Mensagem por Alter-ego »

Lúcifer escreveu:Eu ia nessas procissões de ramos.
Depois de abençoado, o ramo ficava em casa até secar. Pra que? Nem eu sabia. Nunca me liguei muito nisso.

Os ramos secos são usados na liturgia das cinzas no ano seguinte. Os que os fiéis levam para casa, têm caráter de sacramentais e servem para abençoar o lar.
"Noite escura agora é manhã..."

Apocaliptica

Re: Re.: Quaresma

Mensagem por Apocaliptica »

Alter-ego escreveu:
Lúcifer escreveu:Eu ia nessas procissões de ramos.
Depois de abençoado, o ramo ficava em casa até secar. Pra que? Nem eu sabia. Nunca me liguei muito nisso.

Os ramos secos são usados na liturgia das cinzas no ano seguinte. Os que os fiéis levam para casa, têm caráter de sacramentais e servem para abençoar o lar.


Eu achava muito estranho aqueles domigos de ramos. Muita gente de idade com ramos em procissão entoando músicas litúrgicas. Eu ficava triste. Não era alegre mesmo.

Halloween é mais divertido. O Catolicismo é cheio de tristeza e dor.

Helituuu
Mensagens: 42
Registrado em: 27 Jan 2007, 10:12

Re.: Quaresma

Mensagem por Helituuu »

Essa história de obrigações é um peso muito grande paro o povo carregar.
Hehe - Mas Deus nos ama assim mesmo! :0)

Apocaliptica

Re: Re.: Quaresma

Mensagem por Apocaliptica »

Helituuu escreveu:Essa história de obrigações é um peso muito grande paro o povo carregar.


Não. O povo (fiel) carrega de bom grado e pede mais.

:emoticon4:

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Re.: Quaresma

Mensagem por Apáte »

Apocaliptica escreveu:
Alter-ego escreveu:
Lúcifer escreveu:Eu ia nessas procissões de ramos.
Depois de abençoado, o ramo ficava em casa até secar. Pra que? Nem eu sabia. Nunca me liguei muito nisso.

Os ramos secos são usados na liturgia das cinzas no ano seguinte. Os que os fiéis levam para casa, têm caráter de sacramentais e servem para abençoar o lar.


Eu achava muito estranho aqueles domigos de ramos. Muita gente de idade com ramos em procissão entoando músicas litúrgicas. Eu ficava triste. Não era alegre mesmo.

Halloween é mais divertido. O Catolicismo é cheio de tristeza e dor.

Bruxas...
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apocaliptica

Re.: Quaresma

Mensagem por Apocaliptica »

:emoticon4:

Helituuu
Mensagens: 42
Registrado em: 27 Jan 2007, 10:12

Re: Re.: Quaresma

Mensagem por Helituuu »

Apocaliptica escreveu:
Helituuu escreveu:Essa história de obrigações é um peso muito grande paro o povo carregar.


Não. O povo (fiel) carrega de bom grado e pede mais.

:emoticon4:

Difícil acreditar
Hehe - Mas Deus nos ama assim mesmo! :0)

Apocaliptica

Re: Re.: Quaresma

Mensagem por Apocaliptica »

Helituuu escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Helituuu escreveu:Essa história de obrigações é um peso muito grande paro o povo carregar.


Não. O povo (fiel) carrega de bom grado e pede mais.

:emoticon4:

Difícil acreditar


Já viu a ansiedade dos fiéis nas processões para vestir os filhos de anjinhos e se arrastar ajoelhado por vários metros ou escadarias? E melhor ainda quando podem aparecer na TV...

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: Quaresma

Mensagem por Alter-ego »

Só tem uma coisa que eu detesto na quaresma: A Campanha da Fraternidade.
A CNBB não tem noção...
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Re.: Quaresma

Mensagem por Acauan »

Alter-ego escreveu:Só tem uma coisa que eu detesto na quaresma: A Campanha da Fraternidade.
A CNBB não tem noção...


Teve um ano em que o tema da campanha foi os Índios, "Por uma terra sem males", referência ao Yvi Mara Ey.

Pensei em escrever ao Vaticano e pedir minha parte em dinheiro...
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apocaliptica

Re: Re.: Quaresma

Mensagem por Apocaliptica »

Alter-ego escreveu:Só tem uma coisa que eu detesto na quaresma: A Campanha da Fraternidade.
A CNBB não tem noção...


Bem lembrado...

O jejum é ruim, mas eu como churrasco na sexta-feira santa....se não houver um camarão ou salmãozinho grelhado com molho de mel, mostarda e alcaparras, claro...

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: Quaresma

Mensagem por Alter-ego »

Isso quando eles não fazem campanhas defendendo bandidos...
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Re.: Quaresma

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:O jejum é ruim, mas eu como churrasco na sexta-feira santa....se não houver um camarão ou salmãozinho grelhado com molho de mel, mostarda e alcaparras, claro...


Se bem que a refeição penitencial da bacalhoada com batatas regada a um bom azeite, com um vinho que combine é bem mais espiritual.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apocaliptica

Re: Re.: Quaresma

Mensagem por Apocaliptica »

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:O jejum é ruim, mas eu como churrasco na sexta-feira santa....se não houver um camarão ou salmãozinho grelhado com molho de mel, mostarda e alcaparras, claro...


Se bem que a refeição penitencial da bacalhoada com batatas regada a um bom azeite, com um vinho que combine é bem mais espiritual.


Fantástico. :emoticon184:

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: Quaresma

Mensagem por Alter-ego »

Bem, vou indo. Apesar da quaresma... hoje é sexta! :emoticon16:
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Quaresma

Mensagem por betossantana »

Alter-ego escreveu:Isso quando eles não fazem campanhas defendendo bandidos...


Nem parece que é ex-padre.

Bjs.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Quaresma

Mensagem por Samael »

Powerfull escreveu:Ricardo Quaresma sambou frente ao Brasil...


Fraco. Cristiano sim é um craque, embora tenha minhocas no lugar de miolos...

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Quaresma

Mensagem por Samael »

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:O jejum é ruim, mas eu como churrasco na sexta-feira santa....se não houver um camarão ou salmãozinho grelhado com molho de mel, mostarda e alcaparras, claro...


Se bem que a refeição penitencial da bacalhoada com batatas regada a um bom azeite, com um vinho que combine é bem mais espiritual.


Meu prato favorito, por sinal. :emoticon13:

Apocaliptica

Re: Re.: Quaresma

Mensagem por Apocaliptica »

Samael escreveu:
Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:O jejum é ruim, mas eu como churrasco na sexta-feira santa....se não houver um camarão ou salmãozinho grelhado com molho de mel, mostarda e alcaparras, claro...


Se bem que a refeição penitencial da bacalhoada com batatas regada a um bom azeite, com um vinho que combine é bem mais espiritual.


Meu prato favorito, por sinal. :emoticon13:


Apareça na sexta-feira santa.... :emoticon4:

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Quaresma

Mensagem por Samael »

Apocaliptica escreveu:
Samael escreveu:
Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:O jejum é ruim, mas eu como churrasco na sexta-feira santa....se não houver um camarão ou salmãozinho grelhado com molho de mel, mostarda e alcaparras, claro...


Se bem que a refeição penitencial da bacalhoada com batatas regada a um bom azeite, com um vinho que combine é bem mais espiritual.


Meu prato favorito, por sinal. :emoticon13:


Apareça na sexta-feira santa.... :emoticon4:


Aqui em casa é costume de duas em duas semanas. E eu nunca enjoo. :emoticon13:

Mas apareço sim!

Apocaliptica

Re: Re.: Quaresma

Mensagem por Apocaliptica »

Samael escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Samael escreveu:
Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:O jejum é ruim, mas eu como churrasco na sexta-feira santa....se não houver um camarão ou salmãozinho grelhado com molho de mel, mostarda e alcaparras, claro...


Se bem que a refeição penitencial da bacalhoada com batatas regada a um bom azeite, com um vinho que combine é bem mais espiritual.


Meu prato favorito, por sinal. :emoticon13:


Apareça na sexta-feira santa.... :emoticon4:


Aqui em casa é costume de duas em duas semanas. E eu nunca enjoo. :emoticon13:

Mas apareço sim!



Duas em duas semanas? :emoticon1:
Melhor eu ir aí, então... :emoticon12:

Trancado