Ateu espírita...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Ateu espírita...

Mensagem por Fedidovisk »

Desde muito pequeno fui doutrinado na religião cristã... mas tão cedo quanto percebi o que era de fato a doutrina cristã, sai do caminho que me foi imposto a seguir quando pequeno, afinal qualquer um com bom senso, diria ate senso comum, já que é inaceitavel alguns absurdos escritos no seu livro sagrado... uns tão absurdo que chegam a passar por “despercebido ou ignorados’’, como escravidão, submissao da mulher, assassinatos... e tantas outras coisas comandas pelo onipotente tudo sabe... alias algumas citacoes são absurdas de um nivel que fica o “questionamento para si proprio’’ “eu não to lendo isso..., deve ter algumas interpretação ‘’divina’’, a qual ainda não me foi concedida a sabedoria necessaria para entender’’...

Mas voltando ao assunto, uma religião ( eles preferem não chamar de religião) que muito me intrigou é a espirita já que é possivel observar alguns de seus fieis como Chico Chavier, que escreveu por volta de 400 livros... me corrijam se estiver errado, não conheço muito (talvez nada) em relação ao espiritismo..., há um numero enorme de pessoas que dizem ver seus parentes falecidos, e muitas dessas pessoas não tomaram nenhum chá de cogumelo não, não senhores... o que não conta é aquelas manifestações por “frequencia” que reproduz uma frase no computador totalmente sem sentido, sinceramente um fiasco... mas as manifestações visuais por uns, essas sim fazem nos perguntar, já que mesmo sem conhecimento dos que viram, ao narrar a outras pessoas, muitas dessas pessoas confirmam (seriam apariçoes do morto de um conhecido X para uma pessoa que não conhecia Y )...

Mas outro grande fiasco ao “meu” ver, é a tendencia materialista, e buscar a bíblia cristã que já possuía uma força imensa, para dar voz a sua doutrina... fora os rituais... é banho disso, e usar cor daquilo... é morto perseguindo vivo, o que torna totalmente contra “livre-arbitrio”, já que os mortos teriam o poder de influenciar as ações humanas... fora a justiça divina, que se você “maltratar” alguem aqui, tera que pagar na proxima encarnação, ou seja... o ciclo de dor e odio se renova... fora a busca pela matéria; ou talvez a busca espiritual atraves da matéria... então trataria de uma busca pelo “nirvana” ( talvez essa não seja a palavra adequada, mas a busca pela paz espiritual), pois a busca por algo, deduz logo um objetivo, se aparentemente é inalcanssavel é outro assunto, mas se tem objetivo isso acabaria chegando numa especie de “niilismo”... cheguei na paz espiritual, e daí...

Porém o simples fato de homens como Xavier e tantos outros, e as questões de premonição como é o caso do professor Juscelino, seriam argumentos suficientes para derubarem a postura “não espírita”...

Chego ao ponto, que não me é facil negar os fatos que nunca estiveram tão nítidos como agora, entretanto é me muito facil negar um deus egoísta que a palavra perdão não faz nenhum sentido, e que uns que não tem por eles “condenados” a serem encostados ( ou obssesivos) irão sofrer e repassar esse sofrimento aos outros.

Peço desculpas se ofendi alguem, e se de fato ofendi foi pq omiti ou deturpei alguma informação (peço que me corrijam), pq o que é verdade (para eles) não pode ser ofensivo, e qualquer coisa fora disso, seria MINHA opnião.

Portanto depois de anos ateu, começo a me declarar um Ateu Espírita...

Apocaliptica

Re.: Ateu espírita...

Mensagem por Apocaliptica »

Seja benvindo.

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Ateu espírita...

Mensagem por Fedidovisk »

Agradeço as boas vindas, mas eu já tenho um pouco de ''estrada'' no rv......... estou retornando agora, pq somente agora foi possivel.

Apocaliptica

Re: Re.: Ateu espírita...

Mensagem por Apocaliptica »

Fedidovisk escreveu:Agradeço as boas vindas, mas eu já tenho um pouco de ''estrada'' no rv......... estou retornando agora, pq somente agora foi possivel.


Tinha outro registro? Outro nick?

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Ateu espírita...

Mensagem por Fedidovisk »

Se vc procurar na guia de membros, por Romulo, vai ter lá meu antigo usuário... mas gostaria mais é de saber sua opnião msm, quanto ao texto...

Não se trata mais um desabafo, e sim quase uma ''revelação''... pq atualmente n vejo muita razão para discordar com os espíritas

Apocaliptica

Re: Re.: Ateu espírita...

Mensagem por Apocaliptica »

Fedidovisk escreveu:Se vc procurar na guia de membros, por Romulo, vai ter lá meu antigo usuário... mas gostaria mais é de saber sua opnião msm, quanto ao texto...

Não se trata mais um desabafo, e sim quase uma ''revelação''... pq atualmente n vejo muita razão para discordar com os espíritas


Ok. Temos discutido muito a DE por aqui, mas eu sou novata, então não sei como era a sua visão a respeito do assunto antes. E nem porque houve uma "revelação" pessoal no seu caso.

Mas...sou atéia no sentido de não acreditar em deuses e agnóstica com relação a outras questões da vida e da morte.

Não tenho religião, e acho a DE uma grande farsa imaginativa e delirante. Não enxergo uma só idéia coerente na doutrina. Portanto há momentos em que debater sobre os fundamentos espíritas simplesmente me é aborrecido e inútil.

Ou seja, vejo muitos motivos para discordar deles, porque nem eles mesmos se entendem.

Avatar do usuário
Adrianoped
Mensagens: 229
Registrado em: 21 Jan 2007, 16:16

Re.: Ateu espírita...

Mensagem por Adrianoped »

Eu também já fui um ateu espirita! :emoticon4:
Filosofia ateísta - Blog com textos sobre ateísmo e filósofos ateus

http://adrianoped.blogspot.com/

Avatar do usuário
Tommy Vercetti
Mensagens: 80
Registrado em: 28 Fev 2007, 23:26

Mensagem por Tommy Vercetti »

ok... so falta provar as teorias do alem agora!"

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Ateu espírita...

Mensagem por o anátema »

Fedidovisk escreveu:Se vc procurar na guia de membros, por Romulo, vai ter lá meu antigo usuário... mas gostaria mais é de saber sua opnião msm, quanto ao texto...

Não se trata mais um desabafo, e sim quase uma ''revelação''... pq atualmente n vejo muita razão para discordar com os espíritas

Uma curiosidade.

Você concorda com os espíritas em todos os detalhes que eles defendem - reinos da vida mineral, vegetal, animal e hominal; carma, "princípio inteligente", espírito (imortal), perispírito, ectoplasma e o escambau - ou apenas vê como possivelmente reais os fenômenos de modo mais geral, permanecendo agnóstico quando aos detalhes e mecanismos?
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re.: Ateu espírita...

Mensagem por betossantana »

Não gostei nada, nada desse Fedidovisk.

Bjs.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re.: Ateu espírita...

Mensagem por francioalmeida »

Só jesus na tua vida Fedidovisk!

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Ateu espírita...

Mensagem por NadaSei »

Fedidovisk escreveu:Peço desculpas se ofendi alguem, e se de fato ofendi foi pq omiti ou deturpei alguma informação (peço que me corrijam), pq o que é verdade (para eles) não pode ser ofensivo, e qualquer coisa fora disso, seria MINHA opnião.

Portanto depois de anos ateu, começo a me declarar um Ateu Espírita...

Não se desculpe, e que é sua opinião, todos sabemos... creio eu.
Faltou você explicar o porque ateu espirita... Tornou-se espirita como e porque?
Que revelação foi essa?
Em que no espiritismo você acredita?
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Ateu espírita...

Mensagem por Fedidovisk »

o anátema escreveu:Uma curiosidade.

Você concorda com os espíritas em todos os detalhes que eles defendem - reinos da vida mineral, vegetal, animal e hominal; carma, "princípio inteligente", espírito (imortal), perispírito, ectoplasma e o escambau - ou apenas vê como possivelmente reais os fenômenos de modo mais geral, permanecendo agnóstico quando aos detalhes e mecanismos?


N eu n concordo, diria que esse" possivelmente" me caberia bem... esses detalhes são descritos por pessoas que segundo dizem ''são iluminadas"... por essa razão digo ateu espírita, impossivel aceitar uma meia verdade, de que nisso o espiritismo apresenta uma prova quase ''incontestável" mas seus mecanismos são falsos e literalmente ''ridículos''... ainda que seja obrigado a concordar toda a coisa ao aceitar uma, isso não faz com que eu me proste e de graças por assim elas serem...

Usuário deletado escreveu:Um cara com um nick desses não tem salvação. Esse vai pro inferno direto.


Cara o inferno deve ser uma delícia, comparado ao paraíso... àgua quentinha, mt orgia.... que mais se espera de um mortal? no paraíso esse sim deve ser um inferno...(quem sabe minhas visões de inferno e paraíso estão invertidas :emoticon1: ) o tempo todo alegre, eu te amo pra ca, me ama pra lá... ficar andando dando pulinhos com cestinha de piquenique... eternamente satisfeito e feliz(num lugar desses só resta o kra se matar, mais nada).

NadaSei escreveu:Não se desculpe, e que é sua opinião, todos sabemos... creio eu.
Faltou você explicar o porque ateu espirita... Tornou-se espirita como e porque?
Que revelação foi essa?
Em que no espiritismo você acredita?


Para falar a verdade eu não conheço mt da religião espírita, porém moro com pessoas dessa seita e é impossivel não ''aprender'' algo... ou seja; ainda que nada soubesse, não posso negar que um homem que ja fez previsões acerca de fatos, inconcebiveis de tentativas e erros, esteja apenas inventando aquilo da sua cabeça... e um homem que diz ver mortos e escreve mais de 400 livros, sobre diversos temas, que do conhecimento humano levria mais de uma vida... seria ''absurdo'' não tomar uma posição quanto a isso ; me vejo obrigado apenas a assumir... (bahhhhh... deus existe)... porém como Ateu espírita, não vejo nenhum nenhuma razão para creer nesse deus (medo seria absurdo.. mas talvez a única forma msm, seja pelo medo) , fora seu egoísmo...

Por essas e outra me auto declaro Ateu Espírita.... n nego Deus, ja q sou forçado a isso... no entanto isso n implica que eu deixe minha postura ateísta, negando-o na essencia e no sentido dele existir...

Leo
Mensagens: 2784
Registrado em: 01 Nov 2005, 12:29
Contato:

Re.: Ateu espírita...

Mensagem por Leo »

Então deixa eu ver se entendi... você não é propriamente um espírita, você apenas se sente impressionado pelos ditos fenômenos espíritas, e ao mesmo tempo, não acredita no modelo judaico-cristão de divindade.

Porém o simples fato de homens como Xavier e tantos outros, e as questões de premonição como é o caso do professor Juscelino, seriam argumentos suficientes para derubarem a postura “não espírita”...


Para chegar a essa conclusão, essas "questões" de premonição deveriam indubitáveis.

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Ateu espírita...

Mensagem por Fedidovisk »

E não são? O homem tem carta registrada de tudo quanto é acontecimento... mas não é simplesmente uma tentativa, ele aponta data, local, horário... confesso que expressei-me mal, já que eu não posso ficar em cima do muro, no entanto terminei o texto de forma que não deixa duvidas minha posição quanto a ''seita'' espírita.

Avatar do usuário
Alenônimo
Mensagens: 961
Registrado em: 19 Out 2005, 02:00
Gênero: Masculino
Localização: Birigüi - SP
Contato:

Re.: Ateu espírita...

Mensagem por Alenônimo »

Deixa eu ver se eu entendi, Fedidóvski… Você acredita em Chico Xavier e em Juscelino da Luz?

Vou te dar uma dica: aprenda sobre ceticismo. Ceticismo é a base da ciência e serve para eliminar alegações fantasiosas e fatos inventados da realidade. Pelo ceticismo você vai entender porque o Chico Xavier e Juscelino da Luz são ambos uma fraude, por melhor que foram suas intenções.

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Ateu espírita...

Mensagem por Fedidovisk »

Mas Alenônimo a prova não precisa ser necessriamente física... os fatos postos em questão apenas preisam concordar entre si. O Jucelino por exemplo, relata de fatos que ainda nem viraram alvo da mídia, no entanto na proposta data as afirmativas se confirmam... e lógico que ele sustenta dúvidas, pelo fato que ele fez afirmações gravissimas, que entretanto foram ''falsas'', como a previsão da vitória de Alckmin nas eleições presidenciais... mas ele possui cartas registradas dos acontecimentos recentes na Ásia, o caso da miss, acidente da Gol... inúmeras pessoas oferecem donativos em agradecimento pelos alertas quanto a perigos.

Posso estar me deixando levar pela emoção, mas isso está muito além daqueles conhecidos ''mediuns'' picaretas que volta e meia aparecem por ai...

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re.: Ateu espírita...

Mensagem por Luis Dantas »

Há pelo menos duas questões distintas aí. Uma é se os fenômenos parapsicológicos são reais (e nesse caso QUAIS, já que há comprovadamente muita vigarice) e outra é se tem ou podem ser embutidos com algum valor espiritual ou religioso.

As respostas são até bem claras: "talvez" e "não", respectivamente.

Mas se fosse possível, não seria o espiritismo a consegui-lo. É um doutrina torta demais, desde o início. Ela serve para trazer apoio emocional sem valor através da repetição, de respostas apressadas e preconceituosas e da força dos números. É uma PNL glorificada que degenera o caráter, só isso.

Se você não crê em Deus (o que é perfeitamente normal e compreensível, principalmente se estamos falando do Deus de Abraão) não pense que isso te obriga a rejeitar a religião automaticamente; a associação entre religiosidade e crença em Deus é bastante questionável, artificial até.

Inspiração religiosa está onde nós a encontramos; pode ser até em histórias em quadrinhos (sério) e não tem realmente nada particularmente a ver com qualquer escritura ou divindade; essas são só ferramentas que servem para algumas pessoas e não servem para outras, bem na base do caso-a-caso. O meio social também influi bastante (o que é tanto um problema quanto um recurso precioso).
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re.: Ateu espírita...

Mensagem por betossantana »

Na verdade, não acho possível ser ateu espírita, na medida em que no Espiritismo existe um Deus e existem leis criadas por esse Deus que regem os espíritos encarnados e desencarnados. Espíritos só existem, segundo o Espiritismo, porque Deus os criou, logo não é possível ser um ateu espírita. Agora, como disse o Dantas, simpatizar com os supostos fenômenos parapsicológicos é muito diferente de ser espírita. O Espiritismo é uma religião organizada, com Centros, literatura específica, etc.

Bjs.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Ateu espírita...

Mensagem por Fedidovisk »

Os responsaveis que me levam a creer que há a manifestação de espíritos, são espíritas e defendem as idéias espirítas, logo me levam a acreditar no ensinamentos como verdadeiros... mas justamente por esses ensinamentos, me levam a tomar uma postura atéia... não poderia então refutar a sua seita, mas não me obrigaria a pactuar, e tão pouco a ser um... não conheço muito bem a visão de Deus espírita, mas quando tornei-me ateu, não foi apenas pela não existencia de um Deus, e mais por tornar incompátivel a existencia de um... talvez resume-se por desnecessario, e se não ha manifestações, não há prova nem sinal de um Deus... até agora...

Agora quanto a possibilidade de fenômenos parapscicológicos, qual seria a origem dos mesmos... apenas o poder da mente, e energia................... n!

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: Re.: Ateu espírita...

Mensagem por Luis Dantas »

betossantana escreveu:Na verdade, não acho possível ser ateu espírita, na medida em que no Espiritismo existe um Deus e existem leis criadas por esse Deus que regem os espíritos encarnados e desencarnados.


No entanto o Deus espírita é uma criatura ainda mais contraditória e em última análise irrelevante do que o cristão; não acho que seja de forma alguma fundamental para a doutrina.

Espíritos só existem, segundo o Espiritismo, porque Deus os criou, logo não é possível ser um ateu espírita. Agora, como disse o Dantas, simpatizar com os supostos fenômenos parapsicológicos é muito diferente de ser espírita. O Espiritismo é uma religião organizada, com Centros, literatura específica, etc.

Bjs.


"Organizada" até certo ponto... no dia em que for muito organizado o Espiritismo se auto-extingue.
Editado pela última vez por Luis Dantas em 03 Mar 2007, 22:15, em um total de 1 vez.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: Re.: Ateu espírita...

Mensagem por Luis Dantas »

Fedidovisk escreveu:Os responsaveis que me levam a creer que há a manifestação de espíritos, são espíritas e defendem as idéias espirítas, logo me levam a acreditar no ensinamentos como verdadeiros... mas justamente por esses ensinamentos, me levam a tomar uma postura atéia... não poderia então refutar a sua seita, mas não me obrigaria a pactuar, e tão pouco a ser um...


Parece que você está dizendo que acredita em paranormalidade, e não no Espiritismo.


não conheço muito bem a visão de Deus espírita, mas quando tornei-me ateu, não foi apenas pela não existencia de um Deus, e mais por tornar incompátivel a existencia de um... talvez resume-se por desnecessario, e se não ha manifestações, não há prova nem sinal de um Deus... até agora...

Agora quanto a possibilidade de fenômenos parapsicológicos, qual seria a origem dos mesmos... apenas o poder da mente, e energia................... n!


[color=#80d0ff]Muitas, talvez todas, são fraudes e fenômenos de percepção bem documentados.

Talvez nem todas sejam, quem poderia saber?

Mas a pergunta que cabe mesmo é, que diferença faz?

Acho essas questões tão sem importância para questionamentos religiosos e filosóficos quanto a origem dos relâmpagos.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re.: Ateu espírita...

Mensagem por Ateu Tímido »

O Vitor Moura se diz ateu-espírita.
Cardecista é o único que conheço. Já ateu-espírita-oriental...
Aqui no RV mesmo tem!
:emoticon13: :emoticon131:

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: Ateu espírita...

Mensagem por Najma »

Fedidovisk escreveu:Os responsaveis que me levam a creer que há a manifestação de espíritos, são espíritas e defendem as idéias espirítas, logo me levam a acreditar no ensinamentos como verdadeiros... mas justamente por esses ensinamentos, me levam a tomar uma postura atéia... não poderia então refutar a sua seita, mas não me obrigaria a pactuar, e tão pouco a ser um... não conheço muito bem a visão de Deus espírita, mas quando tornei-me ateu, não foi apenas pela não existencia de um Deus, e mais por tornar incompátivel a existencia de um... talvez resume-se por desnecessario, e se não ha manifestações, não há prova nem sinal de um Deus... até agora...

Agora quanto a possibilidade de fenômenos parapscicológicos, qual seria a origem dos mesmos... apenas o poder da mente, e energia................... n!


Na DE, deus é um personagem obscuro que criou a todos igualmente simples e ignorantes a fim de algum dia alcançarem a perfeição(sic.). Tem um papel descentralizado, visto que a importância maior é a dos espíritos simples e ignorantes galgando posições... :emoticon1:

Engraçado que mesmo quando eu era espírita de carteirinha, essa questão da existência de um deus era tão resolvida pra mim quanto à não intervenção direta dele que eu já me considerava atéia. :emoticon1:
Imagem

Apocaliptica

Re.: Ateu espírita...

Mensagem por Apocaliptica »

Najma,
Engraçado que mesmo quando eu era espírita de carteirinha, essa questão da existência de um deus era tão resolvida pra mim quanto à não intervenção direta dele que eu já me considerava atéia.


É. Interessante isto...

Trancado