Americanos querem retirada do Iraque
A maioria dos norte-americanos quer a aplicação das principais recomendações da comissão Baker sobre o Iraque e faz um juízo cada vez mais negativo da gestão do conflito por parte da administração Bush, revelam várias sondagens divulgadas terça-feira.
Um estudo do Washington Post-ABC News indica que 69 por cento dos norte-americanos pretende a retirada do essencial das forças de combate a partir de agora até 2008 e seis em cada dez são favoráveis a conversações directas com o Irão e a Síria, duas medidas defendidas pela comissão Baker.
Além disso, 74 por cento dos inquiridos é favorável a uma redução da ajuda financeira e militar, em caso de falta de progressos em termos de segurança no Iraque.
Uma sondagem divulgada pelo jornal USA Today mostra que 74 por cento dos inquiridos quer o planeamento da retirada a partir de agora até 2008 e 71 por cento é favorável ao início do diálogo com Damasco e Teerão.
Cerca de 76 por cento pretende igualmente que Washington contribua para encontrar uma solução para o conflito israelo-palestiniano, outra das recomendações da comissão co-presidida pelo ex-secretário de Estado de George H. Bush, pai do actual presidente norte-americano.
Um terceiro estudo de opinião realizado pelo Centro Pew indica que 60 por cento das pessoas que ouviram falar das recomendações da comissão Baker afirmou estar de acordo, em geral, com todas as recomendações.
O estudo do USA Today diz que 54 por cento dos inquiridos não acredita que Bush vá acatar as recomendações da comissão e um em cada cinco afirma ter «grande» confiança em Bush para solucionar o conflito.
Para 64 por cento dos interrogados, os custos da guerra no Iraque ultrapassam os benefícios que os Estados Unidos podem recolher da guerra, enquanto apenas 16 por cento acha que Washington está em condições de ganhar o conflito, contra 61 por cento.
Apenas 23 por cento das pessoas ouvidas neste estudo aprovam o modo como Bush tem gerido a questão iraquiana, uma queda de nove pontos percentuais face ao resultado de Agosto.
A sondagem Washington Post-ABC News indica ainda que 52 por cento considera que George W. Bush induziu voluntariamente em erro o público sobre a necessidade de intervenção no Iraque.
Os Estados Unidos estão a ponto de perder a guerra no Iraque para 52 por cento dos inquiridos e 41 por cento acha que se vive no país uma situação de guerra civil, mostra ainda o estudo.
Fonte: http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... div_id=291
Americanos querem retirada do Iraque
- Led Zeppelin
- Mensagens: 2558
- Registrado em: 16 Ago 2006, 17:29
- Localização: Patos de Minas - MG
- Contato:
Re.: Americanos querem retirada do Iraque
Como eu imaginava Flush, os americanos desaprovam Bush. Assim como o resto do mundo.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"
Re.: Americanos querem retirada do Iraque
Famílias que não vêem seus homens faz tempo, estão vendo que tudo foi em vão. Bush conseguiu destruir muitas certezas americanas. Eles se cansaram.