Página 1 de 1

Igreja em risco de cisão por causa da homossexualidade

Enviado: 05 Mar 2007, 11:07
por Shanaista
O líder espiritual dos anglicanos apelou hoje aos bispos para serem humildes perante Deus porque o debate violento sobre a homossexualidade poderá provocar uma cisão naquela comunidade cristã

Líderes anglicanos de todo o mundo reunidos na Tanzânia, numa conferência à porta fechada que termina segunda-feira, participaram hoje numa missa na Catedral de Zanzibar, uma ilha autónoma e predominantemente muçulmana.

«Há uma coisa que um bispo deve dizer a outro bispo: que é um grande pecador e que Deus é um grande salvador» , declarou o arcebispo de Cantuária, Rowan Williams, perante uma assembleia que encheu a catedral, deixando algumas dezenas de crentes fora do templo.

Presentemente, a comunidade religiosa anglicana, que representa 77 milhões de fiéis, debate-se com a polémica da ordenação de padres homossexuais e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Em 2003, quando o episcopado anglicano norte-americano consagrou o seu primeiro bispo assumidamente homossexual, a comunidade mundial dividiu-se perante o caso.

No ano passado, a polémica reacendeu-se com a sagração do bispo Katharine Jefferts Schori, primeira mulher que se tornou líder de uma igreja anglicana nos Estados Unidos.

Na sexta-feira, no encontro mundial, um grupo de sete arcebispos anglicanos conservadores, liderados pelo nigeriano Peter Akinola, recusou-se a comungar numa missa onde Katharine Jeffers Schori estava presente, como protesto pelas suas posições em defesa dos gays.

Em África vive metade da comunidade mundial anglicana, dominada pela ala conservadora, e há receios de que os fiéis se convertam a outras religiões devido a estas posições liberais.

Com 900 milhões de pessoas, o continente africano reúne cerca de 400 milhões de cristãos e islâmicos, sendo que os restantes habitantes professam religiões animistas.

Os defensores da ordenação de padres homossexuais consideram que a justiça social inscrita na Bíblia deve ser preponderante relativamente à posição sobre a sexualidade, contudo, muitos estados fora dos EUA acreditam que é pecaminoso.

Lusa / SOL

Re: Igreja em risco de cisão por causa da homossexualidade

Enviado: 05 Mar 2007, 20:01
por betossantana
No ano passado, a polémica reacendeu-se com a sagração do bispo Katharine Jefferts Schori, primeira mulher que se tornou líder de uma igreja anglicana nos Estados Unidos.


Aquele CANALHA do Padre Marcelo não fez algo parecido ao aparecer num programa de TV com o Jorge Laffond?

Shanaista escreveu:Os defensores da ordenação de padres homossexuais consideram que a justiça social inscrita na Bíblia deve ser preponderante relativamente à posição sobre a sexualidade, contudo, muitos estados fora dos EUA acreditam que é pecaminoso.


Nossa, ponderação de princípios! Um predominando sobre o outro! Isso é tão JURÍDICO!

E é interessante ver que mesmo com ponderações tão incompatíveis com o caráter absoluto da palavra de Deus (certas coisas na Palavra são "mais" ou "menos" certas em confronto com OUTRAS coisas, que absoluto é esse?), as religiões seguem firmes e fortes.

Bjs.