Página 1 de 1

Google e Microsoft

Enviado: 07 Mar 2007, 06:30
por Johnny
Google versus Microsoft: farinha do mesmo saco
por Alexandre Barbosa
Seção: Vida online
Software, Web 2.0 às 19:45:47.

A notícia de hoje dá conta de que o executivo Thomas Rubin, membro do conselho jurídico da Microsoft, afirmou que o Google Books desrespeita o direito de propriedade intelectual de autores ao digitalizar livros sem o Ok dos autores (confira a matéria completa aqui).

Faz isso em defesa da liberdade, pelos autores, por qualquer causa nobre que o valha, certo? Claro que não. O interesse é o negócio em torno da comercialização online e offline de livros e, claro, a promoção da plataforma da empresa de Bill Gates para a indexação de livros em todo mundo.

A crítica, no entanto, é válida, já que o Google fez uma sacanagem quando da construção da sua ferramenta com a estratégia ‘opt-out’, ou seja, o Google digitaliza o conteúdo dos livros, fazendo acordos com bibliotecas ou editoras e SE e somente SE o autor QUISER, o livro dele não entra no rolo, sendo que o autor precisa pedir isso de forma explícita.

Aí vem a segunda sacanagem: se você é o autor e quer mais é divulgar o seu livro, qual seria a sua escolha? Optaria por não, não quero que o Google indexe o meu livro e o deixe potencialmente ao alcance de um leitor potencial?

A Microsoft se posa de santinha na história, dizendo que o Google é vilão e ela não, que ela respeita os autores, etc. Ok, vai, a ferramenta da Microsoft não usará o ‘opt-out’ (aparentemente), mas todo mundo sabe que a empresa de Bill Gates está nisso pela simples e clara razão capitalista do negócio que é a indexação de tudo o que existe como um serviço para os usuários na internet.

E para você, o Google está certo e a Microsoft errada? O contrário é o que vale? E quem é autor ganha ou perde com essa briga?

Re.: Google e Microsoft

Enviado: 07 Mar 2007, 15:10
por Led Zeppelin
Podem dizer o que quiser do Google e da Microsoft, mas eles são responsáveis por boa parte da minha felicidade. :emoticon16: