Cegos congénitos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
el Mig
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Mar 2007, 06:32

Re.: Cegos congénitos

Mensagem por el Mig »

O que é intrigante é que o cérebro se ilumina como acontece com nao cegos...

Apocaliptica

Re.: Cegos congénitos

Mensagem por Apocaliptica »

É quanto a isto que sou cética. Gostaria muito de saber como e se procede. Tanto cegos congênitos quanto os que adquiriram a visão precisam atestar isto.

el Mig
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Mar 2007, 06:32

Re.: Cegos congénitos

Mensagem por el Mig »

De acordo com Teresa Pena é facto que isso acontece durante os sonhos e foi visto em EEG. Ela também parece parva como nós perante isto.

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Mensagem por o anátema »

el Mig escreveu:Daniel... é assim. A área do cortex visual de certos cegos é iluminada quando os olhos sao estimulados pela luz... tal como pessoas visuais.

Agora que estou em casa vou citar o que está no livro. A autora é Teresa Pena (le-se penha... é espanhola)... uma Física do Instituto Superior técnico em Portugal.

Sonhar a Luz:

Nos exames de EEG, uma dada frequencia, ou ritmo, dos sinais eléctricos, designada por ritmo alfa, é atenuada na zona occipital, onde se localiza o processamento da visao, durante a visualizaçao de imagens e a estimulaçao por luz. Este ritmo pode mesmo sincronizar-se com estimulos de luz Pulsada. A mesma atenuaçao é observada em exames EEG feitos durante o sono de cegos congénitos, que depois relatam experiencias de sonhos. Estes sao mesmo capazes de os representar em desenhos que nao se distinguem dos de individuos nao cegos. Deste modo, parece ser possível a existencia de imagética visual virtual, independente da percepçao visual do exterior. Significará isto uma memória de imagens e formas, luz e espaço, que trazemos ao nascer?


Ah tá, EEG.

Bem, como disse no mesmo post, imagino que a visão deve ser uma espécie de simulação sinestésica. Não acho que seja exatamente uam memória de imagens, formas, luz e espaço num sentido muito literal, semi-esotérico, apenas que temos de forma inata as "ferramentas", áreas cerebrais para dar essa "interface" com o ambiente quando nascemos dotados de todos os sentidos. Se nos falta a visão, e a área cerebral reacionada à ela é ativada (apenas nos sonhos?), deve ser de forma meio sinestésica, algo "visualóide" sendo montado com os tipos de informações geralmente disponíveis aos cegos. Assim, o que eles descrevem como luz talvez seja referente à proximidade e tempo desde últimas referências táteis, e não de fato à alguma fonte de luz mais análoga às reais, iluminando e projetando sombras de acordo com as leis física...



(Isso ou a alma, que pode ver independentemente dos olhos ou da capacidade de visão do indivíduo, apenas passa a informação visual verdadeira da memória durante o sono... :emoticon12: )
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

el Mig
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Mar 2007, 06:32

Re.: Cegos congénitos

Mensagem por el Mig »

se nao sao imagens e formas... e os desenhos que eles fizeram???

Por acaso aé nem sei que tipo de deenhos sao? Se tiverem relevo será estranho, nao?

Apocaliptica

Re: Re.: Cegos congénitos

Mensagem por Apocaliptica »

el Mig escreveu:se nao sao imagens e formas... e os desenhos que eles fizeram???

Por acaso aé nem sei que tipo de deenhos sao? Se tiverem relevo será estranho, nao?


Gostaria de ver esses desenhos....não tem esse material na Internet?

el Mig
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Mar 2007, 06:32

Re.: Cegos congénitos

Mensagem por el Mig »

e sobre a smulaçao sinestética. Porque se ilumina o cortex visual. Nao deveriam se iluminar outras áreas... ligadas ao tacto... ou assim.

el Mig
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Mar 2007, 06:32

Re: Re.: Cegos congénitos

Mensagem por el Mig »

Apocaliptica escreveu:
el Mig escreveu:se nao sao imagens e formas... e os desenhos que eles fizeram???

Por acaso aé nem sei que tipo de deenhos sao? Se tiverem relevo será estranho, nao?


Gostaria de ver esses desenhos....não tem esse material na Internet?


É que nao sei nada. Mal li postei aqui. Estou a confiar em Teresa Pena e na Fundaçao Calouste (que é muito prestigida por aqui).

Bem que o Res podia passar por aqui. Ele é que percebe disto.

el Mig
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Mar 2007, 06:32

Re.: Cegos congénitos

Mensagem por el Mig »

Por acaso até nem sei se outras áreas se iluminam. Tudo partiu da citaçao acima da Teresa Pena.

Apocaliptica

Re.: Cegos congénitos

Mensagem por Apocaliptica »

Achei uma Física em Portugal que chama-se Maria Teresa Pena Fernandes. Da Fundação Calouste Gulbenkian. Só não estou achando os trabalhos dela.

el Mig
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Mar 2007, 06:32

Re.: Cegos congénitos

Mensagem por el Mig »

É essa, ou nao :emoticon16:

No livro que li, no texto dela, vem Pena com til no n (funçao til nao disponível no meu teclado). Ora til no n é espanhol. Logo deduzi que ela é espanholita...

Apocaliptica

Re.: Cegos congénitos

Mensagem por Apocaliptica »

Não. A que estou me referindo é no Instituto Calouste Gulbenkian .
Ela é física e professora. Deve ser esta, sim.

el Mig
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Mar 2007, 06:32

Re.: Cegos congénitos

Mensagem por el Mig »

Se for entao também deve ser prof do Instituto superior técnico...

Apocaliptica

Re.: Cegos congénitos

Mensagem por Apocaliptica »

Sim, é. Já vi aqui.

el Mig
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Mar 2007, 06:32

Re.: Cegos congénitos

Mensagem por el Mig »

É ELA... :emoticon19:

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Cegos congénitos

Mensagem por o anátema »

el Mig escreveu:e sobre a smulaçao sinestética. Porque se ilumina o cortex visual. Nao deveriam se iluminar outras áreas... ligadas ao tacto... ou assim.


Acho que não... sinestesia, se entendi bem, é justamente a entrada de um sentido estimulando cerebralmente a área relativa a outro. Meio como um "vazamento". Ouve um tipo de som e sente um sabor ou vê cores, coisas que presumo, estejam ativando as áreas de sabor e visão, e não que a parte auditiva consiga produzir o mesmo efeito na consciência... mas sei lá, talvez até possa ser isso mesmo...
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

el Mig
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Mar 2007, 06:32

Re.: Cegos congénitos

Mensagem por el Mig »

Ah... essa sinestesia nao respeita a teoria modular computacional do cérebro... :emoticon16:

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Cegos congénitos

Mensagem por betossantana »

Led Zeppelin escreveu:Eu sou cético. Podem trazer o que quiserem aqui que vou permancer cético. Nem se cair um pergaminho do Céu falando que cegos que nasceram cegos e nunca enxergaram nem por um segundo, enxergam em seus sonhos, assinado por Deus eu vou mudar minha posição. É lógica.


Você leu as merdas de textos que eu postei?
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Cegos congénitos

Mensagem por betossantana »

Gilghamesh escreveu:Perguntaram prá esses cegos se eles não tatearam suas próprias faces quando estavam alegres, ou tristes ou sorridentes, e dessa forma, puderam saber através do tato comparativo, quais os sentimentos das outras pessoas?
:emoticon5:


Dã, como se algo desse tipo não fosse ser mencionado no texto.
É um problema espiritual, chupe pau!

Trancado