O evangelho segundo a Record

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

O evangelho segundo a Record

Mensagem por spink »

Fonte


Imagem

Record encerrou o ano de 2006 como a segunda maior rede de TV brasileira em audiência e faturamento, ultrapassando o SBT. Nos dois últimos anos, a emissora reformulou toda a equipe jornalística, montou uma superestrutura para produção de novelas e tentou imprimir uma linha editorial distante da agenda política da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Foi um grande mérito. A emissora, de fato, se profi ssionalizou. De tempos em tempos, porém, o espectro da igreja do bispo Edir Macedo ressurge sobre a Record.

Em dezembro de 2005, a saída dos jornalistas Boris Casoy e Salete Lemos da emissora teve, segundo eles próprios, o dedo da Universal. A dupla queixa-se de que as críticas de ambos ao governo Lula vinham incomodando a cúpula da igreja, que tem um dos braços políticos no Partido Republicano Brasileiro. "O bispo Marcelo Crivella (PRB) fechou acordo com Lula para se eleger no Rio de Janeiro. E através do bispo a Record fechou com Lula. Por isso, não poderíamos [Salete e Boris] fazer nenhuma referência ao governo de forma crítica", conta Salete.

Recentemente, com a volta da discussão sobre a introdução do ensino religioso na grade curricular das escolas públicas brasileiras, em comeados de novembro de 2006, o dedo da Universal se fez presente novamente. E mais nítido do que nunca. Em uma série de reportagens veiculadas no programa "Domingo Espetacular" durante o mês de novembro, o tema ganhou ares de proselitismo. Entre as várias vozes autorizadas a dar depoimento, houve um certo desequilíbrio ao expor um assunto delicado. Os que se posicionavam contra a proposta ganharam destaque inversamente proporcional aos que a defendiam. O receio da Universal é quanto à obrigatoriedade do ensino religioso no país. Leia-se ensino religioso como ensino do catolicismo.

Para o diretor de jornalismo da Record, Douglas Tavolaro, a série de reportagens teve o objetivo jornalístico de discutir um assunto de interesse de todos os brasileiros, com plena isenção religiosa. "Prova disso é que a reportagem ouviu líderes budistas, judeus, protestantes e também católicos", defende ele, ao citar a repercussão do assunto em outros veículos, como a matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo em 14 de novembro ("MEC volta a debater ensino religioso na rede pública"). "Entendemos que o assunto merece uma discussão profunda de toda a sociedade, e isso motivou a reportagem da Record". Mas, na mesma Folha, o jornalista Daniel Castro alertava em nota na sua coluna a respeito da reportagem tendenciosa exibida no programa.

Imagem

Vice-liderança: a Record ultrapassou o SBT em audiência e faturamento, vendendo espaços para a Universal. Os valores pagos são considerados "acima do preço de tabela".

Em sintonia

Coincidência ou não, o jornal da Universal, Folha Universal, fundado em 1992 e o jornal evangélico de maior circulação da América Latina, publicou na edição de 26 de novembro a matéria "Povo é contra ensino religioso nas escolas". Na reportagem, dos dez entrevistados nenhuma voz era favorável ao projeto. Tavolaro desconversa quando questionado sobre a coincidência entre as pautas: "Não posso responder pelo conteúdo da Folha Universal".

A dificuldade de se falar com diretores de veículos ligados à Universal é imensa. Em matéria de capa intitulada "Em nome de Deus", publicada por IMPRENSA em 1995, quando a Folha Universal estava só começando, nenhum jornalista tinha acesso às informações referentes ao jornal. À época, IMPRENSA não conseguiu falar com ninguém da diretoria. Procurados novamente onze anos depois para falar sobre a estrutura do jornal e se posicionar sobre o assunto, os entraves continuam. O editor do jornal, Josué Linhares, disse que qualquer informação teria que passar pelo diretor geral, Carlos Macedo. "Envie um email que retornaremos o contato", solicitou. Não houve retorno. No segundo contato, a subeditora Mônica Soares fez a mesma recomendação. E nada. Nem mesmo para dar informações básicas. Quantos jornalistas trabalham no jornal? São todos evangélicos?

A Folha Universal recebeu o prêmio Diploma de Mérito da Imprensa Brasileira por ter a maior tiragem da América Latina, de 2,35 milhões de exemplares por semana, concedido pela Federação Nacional da Imprensa e Federação das Associações de Imprensa do Brasil (Fenai/Faibra). Além disso, a Folha Universal também foi premiada pelo seu conteúdo editorial, projeto e formato gráfico, pela circulação nacional com distribuição em todos os municípios brasileiros.

Bancada evangélica

A ofensiva da Universal contra o ensino religioso na mídia é só um dos fronts. Mas é o mais poderoso. A luta pra valer contra a proposta do MEC começa no Congresso. A partir de 2007, entretanto, o número de representantes dos fiéis evangélicos diminuirá. Dos 61 deputados e três senadores que representavam a Frente Parlamentar Evangélica, composta por diversas correntes evangélicas, somente 25% conseguiram se reeleger nas últimas eleições. "Essa questão do ensino religioso é polêmica e requer muito cuidado. Vamos reunir todos os materiais e entregá-los aos deputados da Frente para que possamos definir diretrizes de atuação para o ano que vem", pondera o Pastor Reinaldo (PTB/RS), vice-presidente da Frente e representante da Igreja do Evangelho Quadrangular do Rio Grande do Sul.

Para o professor de Teologia da PUC/SP Fernando Altemeyer, a luta encampada pela Igreja Universal contra o ensino religioso é um mero detalhe. A proposta de ensino religioso é um dado curricular, segundo ele, presente na Constituição e reafirmado pela Lei de Diretrizes de Base da Educação, de 1996. "O debate não passa diretamente por eles [Universal]. A Universal não vai fazer grande diferença porque a discussão é saber como isso vai se estabelecer. A Record é a TV de maior importância religiosa no mundo, embora sua programação seja nula em termos de evangelização ou de projeto pedagógico", salienta.

Não é o que pensa o professor Laurindo Leal, do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/ USP, que já publicou vários livros sobre televisão. A TV, segundo ele, empresta credibilidade a qualquer argumento. "O debate sobre o ensino religioso pode acontecer sem a televisão, mas teria menos respaldo. A televisão não é determinante, mas tem uma função legitimadora. Se isso fosse tão insignificante, não haveria essa luta feroz por espaços nas emissoras, entre a Igreja católica e a evangélica”, defende.

Imagem

Salete Lemos: "Não dá pra separar a Universal da Record. Praticamente todos lá são bispos"

Imagem

Douglas Tavolaro, diretor de jornalismo da Record: "A série de matérias sobre o ensino religioso teve o objetivo jornalístico de discutir um assunto de interesse de todos, com plena isenção religiosa".

EVANGELIZAÇÃO ATRAVÉS DA MÍDIA

Além da Rede Record de rádio e TV, a Igreja Universal do Reino de Deus possui uma série de publicações e veículos de comunicação no Brasil e no mundo. O jornal Folha Universal, com a maior tiragem da América Latina (distribuído também em Portugal e em comunidades africanas que falam português), representa apenas um dos recordes da IURD com relação à mídia. O sinal da Record Internacional, por exemplo, é recebido nos Estados Unidos, Canadá, Europa e em todo o continente africano. No Japão circula o jornal Universal Shinbun, do mesmo modo que o El Universal, em Buenos Aires, serve os argentinos. Confira os principais “fronts” midiáticos da IURD no Brasil:

Televisão

Rede Record - Atualmente a segunda maior audiência da TV brasileira, a Record foi comprada pelo bispo Edir Macedo em 1992.
Rede Mulher - Com a maior parte de sua programação voltada para a audiência feminina – embora haja também alguns programas de produção independente – a emissora foi fundada em 1994. A Rede Mulher foi comprada, na verdade, pela própria Record em 1999.
Rede Família - Em 2001, foi fechado um contrato em que a emissora exibiria "todos" os programas da Rede Mulher. Foi assim até 2005, quando ela abandonou a parceria. Com a programação destinada inteiramente à IURD, é a principal concorrente da Rede Vida, da Igreja Católica.

Impressos

Jornal Folha Universal - Periódico semanal distribuído nos templos da IURD que recentemente ganhou o prêmio Diploma de Mérito da Imprensa Brasileira por ser o veículo de maior tiragem da América Latina, com a espetacular marca de 2,35 milhões de exemplares, concedido pela Federação Nacional da Imprensa e Federação das Associações de Imprensa do Brasil (Fenai/Faibra).
Jornal Hoje em Dia - Terceiro mais lido do estado de Minas Gerais, o diário tem uma tiragem de 22 mil exemplares, mas 80% desse montante são voltados para assinantes. O jornal circula em mais de 300 municípios mineiros, além do Distrito Federal, onde é distribuído ao primeiro escalão do governo federal, ao Congresso Nacional e a 2 mil VIPs.
Revista Plenitude - Com uma tiragem mensal de mais de 320 mil exemplares e distribuída em todo o Brasil, a publicação traz matérias cotidianas, testemunhos de fiéis e artigos assinados por bispos e pastores.

Internet

O portal Arca Universal, criado em abril de 2001, traz informações sobre a doutrina da fé praticada pela IURD. Mensalmente, são registrados 14 milhões de pageviews no portal, segundo informações da Igreja.

Rádios

No Brasil, a IURD possui uma rede nacional de rádios em FM, a Rede Aleluia (mais conhecida como Rádiocomunicação para a Evangelização do Povo de Deus), com programação musical gospel e várias emissoras locais, em AM e FM, com conteúdo apenas evangélico. Recentemente, a Rede Record voltou a fazer parte da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

Gravadora e gráfica

A editora Gráfica Universal, que edita o semanal Folha Universal, também é responsável pela publicação de livros escritos por profissionais de diversas áreas ligadas à IURD e por bispos e pastores. A gravadora da Igreja Universal – a Line Records – é a responsável, por exemplo, pela comercialização dos CDs gospel da cantora e apresentadora Mara Maravilha. O CD “Deus de Maravilhas”, de 2003, ganhou disco de platina, com mais de 160 mil cópias vendidas.


"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
Led Zeppelin
Mensagens: 2558
Registrado em: 16 Ago 2006, 17:29
Localização: Patos de Minas - MG
Contato:

Re.: O evangelho segundo a Record

Mensagem por Led Zeppelin »

Eu chamo a Record de Reza Channel. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Só pra descontrair, ainda vou ler o artigo.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Apocaliptica

Re.: O evangelho segundo a Record

Mensagem por Apocaliptica »

Estamos perdidos...quero a idolatria da Rede Bobo de volta! E nem me importo se for monopólio!!!

Viram? Reclamem da Globo...

Avatar do usuário
Fabi
Mensagens: 1026
Registrado em: 05 Mar 2007, 02:49
Gênero: Feminino

Re: Re.: O evangelho segundo a Record

Mensagem por Fabi »

Apocaliptica escreveu:Estamos perdidos...quero a idolatria da Rede Bobo de volta! E nem me importo se for monopólio!!!

Viram? Reclamem da Globo...

Mas se a Record bobear a Globo já já acha um podre deles, que nem achou do Edir Macedo há uns anos atrás.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Re.: O evangelho segundo a Record

Mensagem por Johnny »

Fabi escreveu:
Apocaliptica escreveu:Estamos perdidos...quero a idolatria da Rede Bobo de volta! E nem me importo se for monopólio!!!

Viram? Reclamem da Globo...

Mas se a Record bobear a Globo já já acha um podre deles, que nem achou do Edir Macedo há uns anos atrás.


A Globo tem um monte de podres da Record e vice versa. Ou porque você acha que guerra está em trégua?

Realmente tem muita gente ingênua com relação a televisão.

e...Apo...nem parece que você trabalhou lá!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: O evangelho segundo a Record

Mensagem por Fernando Silva »

A Folha Universal já disse que:
1) Embaixo do Vaticano há um labirinto de túneis onde estão guardadas cópias de livros escritos ao longo dos últimos milhões de anos.
2) O tal cientista finlandês gravou os gritos dos condenados ao descer um microfone por um buraco no chão.
3) O rock era a música que os druidas celtas tocavam enquanto faziam sacrifícios de virgens.
4) Os doces de Cosme e Damião fazem mal à saúde porque são consagrados a deuses pagãos.
Etc.

E ainda ganham prêmios.

Avatar do usuário
DaviDeMogi
Mensagens: 1130
Registrado em: 01 Nov 2005, 14:35
Gênero: Masculino
Localização: Third rock from the sun

Re: Re.: O evangelho segundo a Record

Mensagem por DaviDeMogi »

Johnny escreveu:
Fabi escreveu:
Apocaliptica escreveu:Estamos perdidos...quero a idolatria da Rede Bobo de volta! E nem me importo se for monopólio!!!

Viram? Reclamem da Globo...

Mas se a Record bobear a Globo já já acha um podre deles, que nem achou do Edir Macedo há uns anos atrás.


A Globo tem um monte de podres da Record e vice versa. Ou porque você acha que guerra está em trégua?

Realmente tem muita gente ingênua com relação a televisão.

e...Apo...nem parece que você trabalhou lá!


Dizem que a Globo parou de pegar no pé do Pedir Macedo, porque ele ameaçou apresentar na Record o documentario sobre Roberto Marinho ("Brazil: Beyond Citizen Kane") feito pela BBC de Londres.
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Avatar do usuário
King In Crimson
Mensagens: 3856
Registrado em: 25 Out 2005, 01:23

Re.: O evangelho segundo a Record

Mensagem por King In Crimson »

3) O rock era a música que os druidas celtas tocavam enquanto faziam sacrifícios de virgens.

:emoticon7:

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Benetton »




DaviDeMogi escreveu: Dizem que a Globo parou de pegar no pé do Pedir Macedo, porque ele ameaçou apresentar na Record o documentario sobre Roberto Marinho ("Brazil: Beyond Citizen Kane") feito pela BBC de Londres.




[center]Brazil: Beyond Citizen Kane = Brasil: Muito Além do Cidadão Kane.[/center]



O vídeo, que conta a história da Rede Globo de Televisão, foi proibido no Brasil desde sua estréia em 1993 graças a uma ação judicial movida por Roberto Marinho. Atualmente existem poucas cópias em circulação no Brasil. Graças a popularização da internet o documentário pode ser baixado no site do Centro de Mídia Independente, visto no site Vídeos Google ou ainda dividido em quatro partes no Youtube. Foi produzido pela tv inglesa Channel Four. O documentário conta com a participação de alguns artistas, políticos, e especialistas como Luiz Inácio Lula da Silva, Chico Buarque, Leonel Brizola, Washington Olivetto, Armando Falcão, Antônio Carlos Magalhães, Walter Clark, Armando Nogueira, Gabriel Priolli e Maria Rita Kehl. Foi lançado em 1993. O documentário jamais esteve no circuito de cinemas brasileiros e a exibição que ocorreria no Museu de Arte Moderna - MAM, do Rio de Janeiro, foi proibida pelo, na época, presidente da República, Itamar Franco.

O título original é Beyond Citizen Kane. Ele teve origem no personagem de Orson Welles, Cidadão Kane ou Charles Foster Kane , criado em 1941, como protótipo do magnata dono de um império de comunicação. O personagem Cidadão Kane foi criado por Welles para o filme sobre William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos EUA.

Simon Hartog, ao focar Roberto Marinho como magnata, faz um paralelo no seu documentario com o filme de Welles onde o focado é o magnata Hearst.

Há que se ter paciência : O documentário tem 1 hora e meia de duração, e retrata a história da ascensão da Globo e a canabalização das concorrentes nas décadas de 60 e 70 :


http://video.google.com/videoplay?docid ... 3958234038



"Brazil: Beyond Citizen Kane" é um documentário de Simon Hartog produzido em 1993.




" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Apocaliptica

Re: Re.: O evangelho segundo a Record

Mensagem por Apocaliptica »

Johnny escreveu:
Fabi escreveu:
Apocaliptica escreveu:Estamos perdidos...quero a idolatria da Rede Bobo de volta! E nem me importo se for monopólio!!!

Viram? Reclamem da Globo...

Mas se a Record bobear a Globo já já acha um podre deles, que nem achou do Edir Macedo há uns anos atrás.


A Globo tem um monte de podres da Record e vice versa. Ou porque você acha que guerra está em trégua?

Realmente tem muita gente ingênua com relação a televisão.

e...Apo...nem parece que você trabalhou lá!


Afiliada...afiliada... :emoticon12:

Claro que sei.

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por spink »

Folha de S,Paulo escreveu:Igreja Universal compra o jornal "Correio do Povo", do RS

DA AGÊNCIA FOLHA

Pouco menos de um mês após adquirir a TV Guaíba e as rádios Guaíba AM e FM, a Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, fechou a compra do jornal "Correio do Povo", o outro meio de comunicação de propriedade do grupo Guaíba, da família Ribeiro.
A negociação incluiu o edifício Hudson, no centro de Porto Alegre, onde desde 1946 funciona a Redação do jornal, que tem circulação de cerca de 150 mil exemplares.
Não há valores divulgados da compra, mas, no mercado, a transação envolvendo os quatro meios é calculada em mais de R$ 100 milhões.
O império de comunicação da Universal começou a ser erguido nos anos 80, quando Macedo comprou por US$ 45 milhões as três emissoras de TV da Record de São Paulo. A Receita Federal chegou a investigar o negócio, mas ele foi autorizado pelo Ministério das Comunicações.
Em 1995, a Record, que já possuía seis geradoras próprias de TV, passou a ter 14. Além disso, a Universal decidiu investir em mais duas novas redes de TV: a Rede Mulher e Rede Família.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Apocaliptica

Re.: O evangelho segundo a Record

Mensagem por Apocaliptica »

É. A grana deve ter sido MUITO BOA.

Trancado