A mente e as leis da física segundo Roger Penrose

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Ghost Dog
Mensagens: 103
Registrado em: 11 Mar 2007, 13:15

A mente e as leis da física segundo Roger Penrose

Mensagem por Ghost Dog »

Nunca li um autor tao dificil...

"O grande, o pequeno e a mente humana" (uma defesa aos ataques ao seu primeiro livro) de Roger Penrose tem a seguinte ideia:

Existe algo de nao computável na nossa capacidade de compreender a verdade matemática (mas também na consciencia como um todo). Toda a Física actual é computável. Logo, tem de haver uma nova teoria física com elementos nao computáveis (a gravidade quantica que ele acha que poderá explicar a mente)...

O livro continua a basear-se no teorema da incompletude de Godel que segundo ele diz algo sobre a mente. Para ele prova que a mente tem elementos nao computáveis.

Mas como nao percebi os argumentos deles... nao sei o que pensar.

Sei que o primeiro livro dele "A mente nova do imperador" foi trucidado pelos críticos. Mas parece que o maior fisico matemático da actualidade nao desistiu...

Alguém sabe mais?

Avatar do usuário
Leonardo
Mensagens: 1078
Registrado em: 29 Out 2005, 15:39

Re: A mente e as leis da física segundo Roger Penrose

Mensagem por Leonardo »

Ghost Dog escreveu:Nunca li um autor tao dificil...

"O grande, o pequeno e a mente humana" (uma defesa aos ataques ao seu primeiro livro) de Roger Penrose tem a seguinte ideia:

Existe algo de nao computável na nossa capacidade de compreender a verdade matemática (mas também na consciencia como um todo). Toda a Física actual é computável. Logo, tem de haver uma nova teoria física com elementos nao computáveis (a gravidade quantica que ele acha que poderá explicar a mente)...

O livro continua a basear-se no teorema da incompletude de Godel que segundo ele diz algo sobre a mente. Para ele prova que a mente tem elementos nao computáveis.

Mas como nao percebi os argumentos deles... nao sei o que pensar.

Sei que o primeiro livro dele "A mente nova do imperador" foi trucidado pelos críticos. Mas parece que o maior fisico matemático da actualidade nao desistiu...

Alguém sabe mais?


Meu camarada, teve um tópico que eu toquei na idéia de Penrose e o Res Cogitans defendeu os críticos a mesma. Vou ver se acho (Res, lembra qual era o tópico?).
Abç
Leo

Avatar do usuário
Leonardo
Mensagens: 1078
Registrado em: 29 Out 2005, 15:39

Re: A mente e as leis da física segundo Roger Penrose

Mensagem por Leonardo »

http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=9641
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=9541
Estes são dois tópicos onde houve debate sobre o assunto. É só lançar “Penrose” na busca do fórum que vêm muitos tópicos.
Abç
Leo

Avatar do usuário
Ghost Dog
Mensagens: 103
Registrado em: 11 Mar 2007, 13:15

Re.: A mente e as leis da física segundo Roger Penrose

Mensagem por Ghost Dog »

O resumo da crítica de Dennett é meu :emoticon16:

Na verdade faz sentido, porém Penrose diz que uma coisa é tropeçar na verdade matemática (ou num xeque mate), outra é compreender que se tropeçao em algo com significado. Mas sinceramente Penrose é demasiado difícil de entender. Leonardo, compreendeste o livro?
Editado pela última vez por Ghost Dog em 12 Mar 2007, 20:02, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Ghost Dog
Mensagens: 103
Registrado em: 11 Mar 2007, 13:15

Re.: A mente e as leis da física segundo Roger Penrose

Mensagem por Ghost Dog »

Pessoalmente acho que a critica de Penrose nao impede a AI forte, porque partindo do que ele diz (sendo que Penrose é um materialista), há alguma razao para um cérebro electrónico suficientemente complexo nao fazer emergir uma mente com propriedades nao coputáveis? Nesse caso, se ele tem razao, uma teoria quantica da gravidade explicaria como surge a inteligencia artificial.

Avatar do usuário
Leonardo
Mensagens: 1078
Registrado em: 29 Out 2005, 15:39

Re: Re.: A mente e as leis da física segundo Roger Penrose

Mensagem por Leonardo »

Ghost Dog escreveu:O resumo da crítica de Dennett é meu :emoticon16:

Na verdade faz sentido, porém Penrose diz que uma coisa é tropeçar na verdade matemática (ou num xeque mate), outra é compreender que se tropeçao em algo com significado. Mas sinceramente Penrose é demasiado difícil de entender. Leonardo, compreendeste o livro?


Olá Ghost Dog!
Se eu não estiver me enganando, entendi sim.
Particularmente, concordo com o cara, como vc deve ter lido em algumas de minhas argumentações.
Abç
Leo

Avatar do usuário
Leonardo
Mensagens: 1078
Registrado em: 29 Out 2005, 15:39

Re: Re.: A mente e as leis da física segundo Roger Penrose

Mensagem por Leonardo »

Ghost Dog escreveu:Pessoalmente acho que a critica de Penrose nao impede a AI forte, porque partindo do que ele diz (sendo que Penrose é um materialista), há alguma razao para um cérebro electrónico suficientemente complexo nao fazer emergir uma mente com propriedades nao coputáveis? Nesse caso, se ele tem razao, uma teoria quantica da gravidade explicaria como surge a inteligencia artificial.


Segundo o autor, se o cérebro eletrônico complexo só funcionar computando, ele não poderia operar dentro de "não computabilidade". Segundo Penrose, para uma cérebro eletrônico ser capaz de operar igual ao cérebro, os sistemas artificiais eletrônicos terão de computar processos não computáveis em sua lógica interna.
Abç
Leo

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re.: A mente e as leis da física segundo Roger Penrose

Mensagem por Dick »

Houve um tempo em que Penrose e Hawking estavam à toda, sempre estavam por aí com publicações e debates. O Hawking (ou o seu computador :emoticon12: ) ainda continua com seus livros, mas Penrose não mostra as caras faz tempo. Estranho.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Trancado