Teoria M e Universos Paralelos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fayman
Mensagens: 4072
Registrado em: 24 Out 2005, 14:22

Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Fayman »

Teoria M e Universos Paralelos

Apesar de, durante milênios, místicos e crédulos, aferrados a superstições e crendices, apregoarem a insignificância do ser humano e à sua obrigatória subordinação às "verdades absolutas" ditadas pelo sobrenatural, pessoas de verdade, trabalhando com FÍSICA de verdade, chegaram a este nível de compreensão do Universo!

PS1: são quase 45 minutos, portanto, deixem para assistir com calma, que vale a pena.

PS2: obviamente, isto é uma narração (muito boa) de divulgação. A Teoria M é um modelo muito mais sofisticado e avançado, e somente dominando a intrincada matemática envolvida é possível de se perceber todas suas incríveis implicações.

Abraços!
Editado pela última vez por Fayman em 12 Mar 2007, 14:54, em um total de 1 vez.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Apocaliptica

Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Apocaliptica »

Assistirei na próxima sessão de cinema aqui... O assunto muito me interessa.

PS: Superstições. :emoticon1:

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por docdeoz »

Algumas Scientific American falam de um Universo bi-dimensional... Matematicamente possível...
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
Liouville
Mensagens: 194
Registrado em: 12 Mar 2007, 20:10

Re: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Liouville »

Fayman escreveu:Apesar de, durante milênios, místicos e crédulos, aferrados a superstições e crendices, apregoarem a insignificância do ser humano e à sua obrigatória subordinação às "verdades absolutas" ditadas pelo sobrenatural, pessoas de verdade, trabalhando com FÍSICA de verdade, chegaram a este nível de compreensão do Universo!


Como vai, amigo Fayman?! Sou o Viper (ou Coveiro, dentre outros nicks dos quais não me recordo mais). Sumi por uns tempos mas resolvi me registrar novamente devido a esse tópico que você abriu.

Valeu por ter postado o documentário. Mas eu não gostei do conteúdo apresentado não. Tenho um pé atrás com relação a obras de divulgação científica, pois elas geralmente cometem erros ao tentar traçar analogias simples para "ilustrar" conceitos complexos e abstratos. Mas a minha crítica aqui se refere especificamente à completa parcialidade deste documentário. Passou uma idéia para o grande público que essa história de Supercordas, Teoria M e congêneres são teorias bem estabelecidas dentro da Física, o que não poderia estar mais distante da verdade!

Só foram consultados proponentes dessas teorias e nenhum crítico, o que é mau jornalismo, ao meu ver, até porque nenhuma das teorias mencionadas no documentário faz parte do mainstream da Física.

Essas teorias aí ainda não geraram nenhuma previsão inédita que tenha sido "verificada" experimental ou observacionalmente. Muitos físicos metem o malho nelas devido a isso. Eu acho que APENAS isso não é suficiente para jogar no ralo essas teorias, mas penso que seja mais do que suficiente para considerá-las apenas como modelos ALTAMENTE especulativos. É isso que deveria ter sido passado no documentário: apesar de décadas de trabalho, nada, absolutamente nada de concreto do ponto de vista experimental ou observacional foi extraído dessas teorias. Portanto, elas devem ser vistas com muita cautela, com muita reserva, com muita desconfiança.

Teve uma edição da Época que saiu há pouco tempo onde ocorreu o contrário. A repórter praticamente passou a imagem para o grande público de que a maior parte dos físicos considera as Supercordas uma grande bobagem. E deu espaço praticamente apenas para os detratores da teoria (Greene foi consultado, mas falou muito pouco).

Tem nego exagerando dos dois lados da questão...

Avatar do usuário
Ghost Dog
Mensagens: 103
Registrado em: 11 Mar 2007, 13:15

Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Ghost Dog »

Viva... o Viper regressou. Já Pasaram os seis meses de autodesterro...

Avatar do usuário
Ghost Dog
Mensagens: 103
Registrado em: 11 Mar 2007, 13:15

Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Ghost Dog »

Ah... alguém já postou esse documentário aqui. Já vi. Muito interesante.

É engraçado que o debate de hoje sobre a existencia de supercordas é semelhante ao debate do sec 19 sobre a realidade de átomos.

Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por clara campos »

criar laboratorialmente universos?? :emoticon38:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Avatar do usuário
Ghost Dog
Mensagens: 103
Registrado em: 11 Mar 2007, 13:15

Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Ghost Dog »

Yep. Se Alkan Guth o diz... Teoricamente só é preciso uma pequena quantidade de energia... e matéria... comprimida nas proximidade do comprimento de Plank... e BUM... gera-se algo esquesito que rouba massa do espaço tempo... ou qualquer coisa esquisita deste tipo...

Avatar do usuário
Ghost Dog
Mensagens: 103
Registrado em: 11 Mar 2007, 13:15

Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Ghost Dog »

Ei Viper... o grande Guerreiro já nao é Newton? :emoticon16:

Avatar do usuário
Liouville
Mensagens: 194
Registrado em: 12 Mar 2007, 20:10

Re: Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Liouville »

Ghost Dog escreveu:Ei Viper... o grande Guerreiro já nao é Newton? :emoticon16:


Fala, Miguel! :emoticon16:

Rapaz, já faz algo em torno de um ano que eu tenho focado bastante minhas atenções no mundo das lutas...então, meus maiores ídolos atualmente são os lutadores que estão aí na minha assinatura!

Mas Newton continua sendo a maior referência no mundo da Ciência!

Falou!

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Najma »

Ghost Dog escreveu:Ah... alguém já postou esse documentário aqui. Já vi. Muito interesante.

É engraçado que o debate de hoje sobre a existencia de supercordas é semelhante ao debate do sec 19 sobre a realidade de átomos.


Neste tópico, né?

Também vi e gostei mas como disse na época ´nesta página, não sei em que isso poderia nos afetar diretamente... :emoticon15:
Imagem

Avatar do usuário
Ghost Dog
Mensagens: 103
Registrado em: 11 Mar 2007, 13:15

Re: Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Ghost Dog »

Najma escreveu:
Ghost Dog escreveu:Ah... alguém já postou esse documentário aqui. Já vi. Muito interesante.

É engraçado que o debate de hoje sobre a existencia de supercordas é semelhante ao debate do sec 19 sobre a realidade de átomos.


Neste tópico, né?

Também vi e gostei mas como disse na época ´nesta página, não sei em que isso poderia nos afetar diretamente... :emoticon15:


Os Aliens já fizera essa experiencia muitas vezes e o Univeso aguentou...

Mas tratando-se de humanos... vai sai cagada de certeza... :emoticon16:

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Fedidovisk »

Eu não tenho mais dúvidas que o Ghost Dog é o enviado...

Mas para não desvirtuar o tópico como de costume...

Ele diz coisas nesse vídeo que apenas cheiram a convenção... ou seja quem não conhece a matemática intrínsica ao problema, jamais o compreenderá perfeitamente, senão de uma simples aceitação de que existem 11 dimensões através da teoria das cordas... ( além do que eu já vi palestras de físicos de renome, sendo que eles próprios admitem apenas se ''ter uma idéia'' dessas questoes de cosmologia e dimensões)

Bachhhhhhh.... Apenas me é posto aceitar... mas também seria muita presunção esperar entender algo tão complicado por um vídeo de 40 min... :P

Mas qual seria a útilidade disso senão alimentar a imaginação humana... e qual mais importante obra da humanidade que se tenha sido erguida, que não tenha sido motivada pela imaginação.

Avatar do usuário
Ghost Dog
Mensagens: 103
Registrado em: 11 Mar 2007, 13:15

Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Ghost Dog »

Eu uso sempre o mesmo Photobucket. Pergunta pró rapha. E nao me insultes dessa forma cruel. Eu sempre fui coerente nas minhas ideias... e sempre que necessário mudo. Nao ando por aqui para convecer ninguém do que quer que seja...

Portanto ve lá o respeito liquid snake..

Avatar do usuário
Fayman
Mensagens: 4072
Registrado em: 24 Out 2005, 14:22

Mensagem por Fayman »

Mas a minha crítica aqui se refere especificamente à completa parcialidade deste documentário. Passou uma idéia para o grande público que essa história de Supercordas, Teoria M e congêneres são teorias bem estabelecidas dentro da Física, o que não poderia estar mais distante da verdade!


Fala, Viper!

Na realidade, estamos os dois sumidos.

E quanto ao seu comentário, sim, é correto. Em realidade, o documentário foi feito somente sobre os que trabalham em Supercordas e Teoria M. Mesmo quando deram uma "colher de chá" para um (antigo) desafeto, foi sobre a Supergravidade, mas como agora, ela "incorpora" o time da Teoria M, nem comentaram que sozinha, os infinitos de seus cálculos não levavam a nada. Inclusive, foi isso que a jogou no limbo, e não o fato da discussão de 10 ou 11 dimensões.

Todavia, ainda considero o MODELO mais promissor e, até onde sei, o único que “ultrapassa” a barreira da singularidade da RG.

OBS: o que acabei de comentar pode não ser exatamente verdadeiro. Parece-me que O Mário Novelo, entre outros, tem alguma coisa, ou modelo, nesse sentido. Mesmo assim, me parece que a Teoria M é mais completo e abrangente.

Quando a idéia que o documentário passa, você não deixa de ter razão, mas eles sempre afirmam que agora a ciência conta com uma TEORIA que trata dessas questões. Com certeza, ela ainda está, assim como suas concorrentes, em status de MODELO não confirmado, mas que dentre os físicos que trabalham nesse campo, a esmagadora maioria está fechado com a Supercordas e a Teoria M. É uma aposta e bem alta! :emoticon16:

OBS: até onde sei, o Gravitação Quântica por Loops não conseguiu dar um cenário convincente, e os defensores de ambas esperam que o HLC dê indícios que valide um dos modelos. No caso da LQG, não me recordo qual seriam esses indícios. A única previsão “espetacular” que conheço da LQG, é que freqüências diferentes de luz se deslocariam no vácuo com velocidades diferentes de c, sendo c, me parece, que o limite superior para freqüências maiores. Já quanto à Teoria M, a produção de mini-buracos negros confirmaria as múltiplas dimensões ocultas, bem como, se houver variação em sua velocidade de evaporação (energia de Hawking), confirmaria a existência de (pelo menos um) Universo Paralelo.

Esperar para ver. Façam suas apostas, senhores! :emoticon147:

Abraços!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Najma »

Ghost Dog escreveu:Eu uso sempre o mesmo Photobucket. Pergunta pró rapha. E nao me insultes dessa forma cruel. Eu sempre fui coerente nas minhas ideias... e sempre que necessário mudo. Nao ando por aqui para convecer ninguém do que quer que seja...

Portanto ve lá o respeito liquid snake..


O Ghost é o Mighell... :emoticon16:

Pelo menos, até que se prove o contrário... :emoticon16: Mas eu já notei que ele é o Mighell e costumo não me enganar. A menos que o Enviado/Will/Guesta esteja a imitar o jeito luso do Mighell ser... :emoticon5:
Imagem

Avatar do usuário
Ghost Dog
Mensagens: 103
Registrado em: 11 Mar 2007, 13:15

Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Ghost Dog »

O fedidovisk pode ser o guest. Um dia tracei um perfil psicológico dele... mas já nao me lembro do que disse. Mas foi brutal e certeiro... :emoticon12:

Avatar do usuário
Ghost Dog
Mensagens: 103
Registrado em: 11 Mar 2007, 13:15

Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Ghost Dog »

Perguntem pró rapha. Ele até sabe de que cidade eu estou a teclar. Sabe o meu mail (que é sempre o mesmo) e a porra das fotos que eu uso é sempre da mesma conta do Photobucket...

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Fedidovisk »

Ghost Dog perdoe-me...
Entendo que tenha se sentido ofendido...

Eu esqueci que nesses novos tempos devemos usar de...

[Ironia] [/Ironia]

Falha minha.... por favor perdoa-me....... perdoe... tornarei a não cometer uma falha de sintaxe tão grave como essa... perdoe.... esse seu irmão... :emoticon11:

Avatar do usuário
Ghost Dog
Mensagens: 103
Registrado em: 11 Mar 2007, 13:15

Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Ghost Dog »

nem sei porque esse visk engraçou comigo... mas nao vou perguntar.

Tá perdoado...

Avatar do usuário
Ghost Dog
Mensagens: 103
Registrado em: 11 Mar 2007, 13:15

Re: Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Ghost Dog »

Najma escreveu:
Ghost Dog escreveu:Eu uso sempre o mesmo Photobucket. Pergunta pró rapha. E nao me insultes dessa forma cruel. Eu sempre fui coerente nas minhas ideias... e sempre que necessário mudo. Nao ando por aqui para convecer ninguém do que quer que seja...

Portanto ve lá o respeito liquid snake..


O Ghost é o Mighell... :emoticon16:

Pelo menos, até que se prove o contrário... :emoticon16: Mas eu já notei que ele é o Mighell e costumo não me enganar. A menos que o Enviado/Will/Guesta esteja a imitar o jeito luso do Mighell ser... :emoticon5:


Será que a Najma é o guest? Pobre Bruno... :emoticon16:

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Fedidovisk »

Agradeço nobre homem... meu coração reside em paz, meu ser descansa nos campos elísios agora...

Avatar do usuário
Fayman
Mensagens: 4072
Registrado em: 24 Out 2005, 14:22

Mensagem por Fayman »

Para os que comentaram a respeito das 11 dimensões, segue um texto retirado da Wickpédia.

OBS: Comumente, os textos da Wickpédia não são extremamente exatos. Muitos deles contém incorreções, etc. Para os interessados no assunto, é necessário se aprofundar na questão lendo textos mais técnicos, melhores elaborados ou mais explicativos.


Inicialmente o termo Teoria-M foi apresentada ao mundo numa palestra admirável apresentada por Edward Witten em 1995, na chamada segunda revolução das cordas. A teoria das cordas afirma que as menores unidades constituintes da materia existente, das particulas elementares da natureza, sao minúsculas cordas vibratórias oscilantes feitas de energia, e que variando a oscilação e vibração das cordas, produz-se a matéria conhecida, em todos seus aspectos, incluindo as particulas componentes das forças fraca, forte, eletromagnetica e a própria gravidade.

O grande problema encontrado antes da segunda revolução das cordas era que as equações que descrevem a natureza fisica das cordas divergiam entre si, tendo no fim, 5 diferentes teorias das cordas chamadas, Teoria do Tipo I, Tipo II(A), Tipo II(B), Heterótica-O e Heterótica-E. Uma característica importante das cordas é a chamada constante de acoplamento das cordas. Segundo essa característica, as cordas, que vêm em pares, devido ao frenesi microscópico da mecânica quântica, dividiriam-se em duas e depois se acoplariam novamente formando uma única corda. Essa idéia levou os cientistas a formularem padrões que descrevem esse movimento das cordas. O grande problema em entender a relação existente entre as cinco visões da teoria das cordas e o padrão vibratorio da constante de acoplamento, e ainda, as diversas simetrias existentes na teoria era de que não conseguia determinar o valor dessa constante de acoplamento. Quando o valor da constante for maior do que 1 fica difícil estabelecer uma resolução aos cálculos equacionários. O grande mérito de Witten, foi perceber que a visão da teoria das cordas do Tipo I para a constante de acoplamento era inversamente proporcional ao da Heterótica-O, assim como as do tipo II(A) eram inversamente proporcionais aos da Heterótica-E e por sua vez a do Tipo II(B) era inversamente proporcionais a si mesmo. Assim, quando tornava-se difícil calcular a constante por meio de uma teoria das cordas usava-se a outra e vice-versa. Essa simetria foi essencial para o entendimento da teoria das cordas e a elaboração da Teoria-M. Há ainda um fato notável que relaciona-se com a distância de um raio. Características como massa e energia de uma corda são determinadas pela vibração e oscilação da mesma em um determinado espaço. Esse espaço(circular) que mede R reflete um fato importantíssimo quanto à visão da Teoria-M. Por exemplo: num espaço de tamanho R a corda vibra pouco e oscila muito, e num espaço de tamanho 1/R (o inverso do raio inicial) a corda vibra muito e oscila pouco. Dessa maneira a equivalência entre os valores produz uma mesma partícula com mesma massa e energia e conclui-se que as características físicas num universo de tamanho R são IDÊNTICAS as de um universo de tamanho 1/R mesmo que isso esteja abaixo da distancia de Planck (distância que mede os eventos da mecânica quântica, ou seja, microscópicos). Essa particularidade com o raio estabeleceu a maior das ligações físicas. A Teoria do Tipo II(A) ao mesmo tempo que relaciona-se simetricamente à Heterótica-E relaciona simetricamente (a respeito do raio) com a teoria II(B) e a teoria Heterótica-E relaciona-se com a Heterótica-O da mesma maneira. Essa cadeia entre a Teoria do tipo I, Tipo II A e B, Heterotica A e E revelou, atraves do gênio incontestável de talvez o maior cientista depois de Einstein (Witten), que há um padrão entre todas as teorias, e que todas elas são uma visão da MESMA teoria, teoria que fora chamada Teoria-M.

Um outro fator que define a teoria incorpora um fato notävel. A Supergravidade com 11 Dimensões. Antes da idéia das cordas, os cientistas trabalhavam com a teoria quantica de campo, a qual descrevia padrões as forças forte, fraca e eletromagnética, mas não descrevia para a gravidade. Essa teoria porém, incorporava elementos como a relatividade geral mas baseava-se na ideia de que tudo reduziria-se a um ponto. Ou seja, as menores unidades constituintes do mundo sao "partículas puntiformes". A partir dessa ideia que descrevia a natureza QUASE por completo já que a gravidade não era incorporada, houve um notável avanço na idéia da união entre a mecânica quântica e a relatividade geral, as teorias que comandam o mundo. A teoria das cordas conseguiu, unificar a supergravidade à sua idéia, e estabeleceu mais uma visão da mesma teoria, podendo dizer que temos 6 visões diferentes de uma mesma teoria, no caso, a teoria-M.

As cordas analisadas da maneira da teoria Heterótica-E, quando possuem um alto valor na constante de acoplamento (acima de 1) produz vibrações que ao invés de aumentar a intensidade da separação da corda e criar pares virtuais, na verdade produz uma um aumento da dimensão da corda vibrante. Assim, surge uma nova dimensão, a 10ª dimensao espacial e juntamente com a temporal totalizando 11 dimensoes. Esse fato, demonstrado por Witten naquela palestra de 1995, que determinava que as cordas produziriam essa dimensão, revelou ainda que esse aspecto dá a uma corda unidimensional um aspecto bidimensional que forma uma MEMBRANA. Do mesmo modo como ocorre com a teoria Heterótica-E, ocorre uma nova dimensao na teoria II(A), com uma diferenciaçao no formato da 10ª dimensao. Esses fatos demonstraram que a teoria-M unificaria o as 5 teorias das cordas, mais a supergravidade com 11 Dimensões por meio de um sistema que produz membranas, sendo assim uma caracteríistica intrínseca das cordas.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Avatar do usuário
Ghost Dog
Mensagens: 103
Registrado em: 11 Mar 2007, 13:15

Re: Re.: Teoria M e Universos Paralelos

Mensagem por Ghost Dog »

Fedidovisk escreveu:Agradeço nobre homem... meu coração reside em paz, meu ser descansa nos campos elísios agora...


rest in peace...

Avatar do usuário
Liouville
Mensagens: 194
Registrado em: 12 Mar 2007, 20:10

Mensagem por Liouville »

Fayman escreveu:
Mas a minha crítica aqui se refere especificamente à completa parcialidade deste documentário. Passou uma idéia para o grande público que essa história de Supercordas, Teoria M e congêneres são teorias bem estabelecidas dentro da Física, o que não poderia estar mais distante da verdade!


Fala, Viper!

Na realidade, estamos os dois sumidos.

E quanto ao seu comentário, sim, é correto. Em realidade, o documentário foi feito somente sobre os que trabalham em Supercordas e Teoria M. Mesmo quando deram uma "colher de chá" para um (antigo) desafeto, foi sobre a Supergravidade, mas como agora, ela "incorpora" o time da Teoria M, nem comentaram que sozinha, os infinitos de seus cálculos não levavam a nada. Inclusive, foi isso que a jogou no limbo, e não o fato da discussão de 10 ou 11 dimensões.

Todavia, ainda considero o MODELO mais promissor e, até onde sei, o único que “ultrapassa” a barreira da singularidade da RG.

OBS: o que acabei de comentar pode não ser exatamente verdadeiro. Parece-me que O Mário Novelo, entre outros, tem alguma coisa, ou modelo, nesse sentido. Mesmo assim, me parece que a Teoria M é mais completo e abrangente.

Quando a idéia que o documentário passa, você não deixa de ter razão, mas eles sempre afirmam que agora a ciência conta com uma TEORIA que trata dessas questões. Com certeza, ela ainda está, assim como suas concorrentes, em status de MODELO não confirmado, mas que dentre os físicos que trabalham nesse campo, a esmagadora maioria está fechado com a Supercordas e a Teoria M. É uma aposta e bem alta! :emoticon16:

OBS: até onde sei, o Gravitação Quântica por Loops não conseguiu dar um cenário convincente, e os defensores de ambas esperam que o HLC dê indícios que valide um dos modelos. No caso da LQG, não me recordo qual seriam esses indícios. A única previsão “espetacular” que conheço da LQG, é que freqüências diferentes de luz se deslocariam no vácuo com velocidades diferentes de c, sendo c, me parece, que o limite superior para freqüências maiores. Já quanto à Teoria M, a produção de mini-buracos negros confirmaria as múltiplas dimensões ocultas, bem como, se houver variação em sua velocidade de evaporação (energia de Hawking), confirmaria a existência de (pelo menos um) Universo Paralelo.

Esperar para ver. Façam suas apostas, senhores! :emoticon147:

Abraços!


Eu espero que as Supercordas dêem certo. Em TQC de partículas pontuais, como você sabe, existem divergências que aparecem no cálculo das funções de Green e dos elementos de matriz-S de diversas teorias. Para remover de modo fisicamente consistente (pelo menos na visão de alguns) essas divergências, faz-se uso dos processores de regularização e renormalização. Contudo, algumas teorias de interesse pertencentes á classe não-renormalizável, notavelmente, a gravitação, fazem ruir a esperança de um descrição unificada das interações fundamentais via TQC de partículas pontuais. Daí o interesse hoje em dia pela TQC de objetos extensos (Cordas e membranas). Não apenas é possível quantizar a gravitação dentro deste paradigma, como ele possui uma característica notável: essas teorias são finitas a cada ordem na teoria da perturbação, de modo que não requerem a aplicação do programa de renormalização!

É interessante notar que apesar do grande sucesso da QED, Dirac nunca se mostrou satisfeito com a mesma, pois em sua visão, uma teoria física para ser razoável deveria ser consistente sem que necessitasse de renormalização (um processo deveras artificial na opinião do velho mestre...opinião essa com a qual concordo!).

O Modelo Padrão está cheio de remendos ad-hoc hoje em dia...o mais escandaloso deles sendo o Mecanismo de Higgs (utilizado no modelo de Weinberg-Salam para gerar a massa dos bósons da interação fraca mantendo a simetria de Gauge da teoria). Além disso, existem muitos parâmetros livres que deveríamos ser capazes de calcular a partir de uma teoria mais fundamental. Então, certamente que acho válida essa busca, acho válida a pesquisa em Supercordas, Teoria M e outras alternativas menos populares, como LQG. Acho que nego tem que tentar mesmo. Sou contra posturas como a do Novello, que é contra a pesquisa em Cordas devido à inexistência de evidências experimentais para sustentar a teoria. Acho a postura dele um desserviço à Ciência.

Contudo, também não concordo com o pessoal que coloca as Cordas como algo bem estabelecido e com a galera que não se preocupa com o lado experimental da questão...tem que ter um equilíbrio aí...

Falou!

Trancado