Uma faceta do cartesianismo fajuto de videomaker...
Enviado: 16 Mar 2007, 14:45
Excerto que traduzi de Consciousness And Language de John Searle:
Isso casa muito bem com o resultado recente de uma pesquisa:
Enquanto isso, videomaker prefere ignorar tudo o que se sabe a respeito de etologia e cognição de animais não-humanos para se apegar aos ensinamentos neo-cartesianos e neo-gnósticos do kardecismo:
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=210827 ... nto#210827
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=125342 ... nto#125342
Há uns 150 anos, Kardec (o Carduco) disse que caso os avanços científicos colocassem princípios da DE em contradição, os mesmos precisariam ser revistos. Se ratos possuem meta-cognição, segue-se que uma conclusão apropriada é que por inércia, todos os mamíferos também são capazes de compreender intencionalidade de pelo menos duas ordens.
Vamos lá RCAdeBH e videomaker, tá na hora de abandonar esse cartesianismo barato e fazer um update na DE!
John Searle escreveu:A teoria cartesiana da natureza da mente, da distinção entre o mental e o físico, possui a implicação que a consciência é indestrutível. Qualquer substância mental é indivisível e dura eternamente. Mas se animais possuem consciência então procede que eles possuem almas imortais, e a vida após a morte será muito superpopulosa. Pior ainda, se consciência se estende muito abaixo na escala filogenética, então pode acontecer da demografia da vida após a morte incluir um número muito grande de almas de moscas, lesmas, formigas, e por aí vai. Essa é uma consequência teológica desagradável daquilo que parecia ser uma doutrina filosófica plausível.
Outro problema que surgiu mesmo para teólogos que não eram cartesianos é o seguinte: se animais são conscientes então eles podem sofrer. Mas se eles podem sofrer, então como o seu sofrimento pode ser justificado, dado que eles não possuem pecado original e premusivelmente nem livre arbítrio? Os argumentos que foram usados para reconciliar a existência de um Deus onipotente e benevolente com uma população humana que sofre não parecem funcionar com os animais.
Nós agora consideramos completamente implausíveis essas formas de se pensar a respeito de mentes de animais, e os cartesianos deram uma solução igualmente implausível; em seu ponto de vista, animais simplesmente não possuem mentes. Animais são autômatos inconscientes e apesar de nós sentirmos pena pelo cachorro destroçado abaixo da roda do carro, nossa pena é indevida. É como se um computador tivesse sido atropelado.
Isso casa muito bem com o resultado recente de uma pesquisa:
Metacognition: Faced with a test, rats can check their knowledge first
Researchers have found evidence that rats are capable of metacognition—that is, they can possess knowledge of their own cognitive states. This ability, which can also be thought of as the capacity to assess or reflect on one's own mental processes, was previously only recognized in humans and other primates. The findings are reported by Allison Foote and Jonathon Crystal of the University of Georgia and appear online in the journal Current Biology, published by Cell Press, on March 8th.
Assessing metacognition skills in non-human animals is made difficult by our limited ability to communicate with animals about abstract information or concepts. But in past work, metacognition in primates had been successfully probed by employing an ingenious technique: Animals were familiarized with a test that assessed a certain kind of knowledge that they may or may not have obtained during a "study period," and were then given a choice of taking the test or declining it. Animals were taught that by electing to take the test and passing it, they would receive a large reward, but that failing the test would yield no reward. Declining the test would yield a small reward. Therefore, animals faced with the decision of taking or declining the test would, in principle, have the chance to weigh the likelihood that they would pass the test (and receive a large reward) against the option of declining the test and receiving a certain, but smaller, reward.
In the new work, researchers utilized this approach to study the knowledge rats had of the information they possessed. During the "study phase" of the experiments, rats were presented with a brief noise of either short duration (between 2 and 3.6 seconds in length) or long duration (between 4.4 and 8 seconds). In the subsequent test, rats had to classify the recent noise as either "short" or "long"—a relatively easy choice if the noise fell to one extreme or another (for example, 8 seconds), but a difficult choice if the noise happened to be of more intermediate length (for example, 4.4 seconds). But prior to the time-discrimination test, rats were given a choice of whether to take the test at all by poking their nose into one of two apertures. If the rat opted out of the test, it received a small food reward; if it opted in, it was subsequently presented with two levers, one of which it knew from past training represented "short duration" and one "long duration." Selection of the correct lever resulted in a large reward, whereas an incorrect choice yielded nothing.
Two lines of evidence from the experiments indicated that rats can judge whether they have enough information to pass the text. First, the researchers observed that the more difficult the time-discrimination task was, the more frequently rats opted to decline the test. And second, accuracy in the test declined as the difficulty of the time-discrimination task increased, and this decline in accuracy was greater when rats were not given the choice of declining the test—that is, when they were "forced" to take it. The findings indicate that rats were able to assess, on a trial-by-trial basis, whether they were likely to pass the test if they took it.
The findings broaden our understanding of the prevalence of certain cognitive skills in the animal kingdom, and, as the authors point out in their paper, may provide opportunities to study the neuroanatomical and molecular mechanisms that underlie metacognition.
http://www.eurekalert.org/pub_releases/ ... 030607.php
Enquanto isso, videomaker prefere ignorar tudo o que se sabe a respeito de etologia e cognição de animais não-humanos para se apegar aos ensinamentos neo-cartesianos e neo-gnósticos do kardecismo:
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=210827 ... nto#210827
videomaker escreveu:Os animais tem alma? Existem animais no mundo espiritual?
Os animais possuem um princípio inteligente, diferente daquele que anima o homem. Mas não pensam, nem possuem o livre arbítrio, apenas instinto.Quando desencarnam, o princípio espiritual que o animou é reaproveitado em outro animal que vai nascer, quase que imediatamente, não existindo, portanto, animais no mundo espiritual, como comumente se lê em obras psicografadas.
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=125342 ... nto#125342
videomaker escreveu:Sentimentos requer pensar e poder discernir , eles vivem e se movem por instinto, pode ate haver semelhança com sentimentos conhecidos por nós , agora dai a achar que animais são solidarios ... vai uma grande distancia !
Há uns 150 anos, Kardec (o Carduco) disse que caso os avanços científicos colocassem princípios da DE em contradição, os mesmos precisariam ser revistos. Se ratos possuem meta-cognição, segue-se que uma conclusão apropriada é que por inércia, todos os mamíferos também são capazes de compreender intencionalidade de pelo menos duas ordens.
Vamos lá RCAdeBH e videomaker, tá na hora de abandonar esse cartesianismo barato e fazer um update na DE!