Página 1 de 1

Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terrorista

Enviado: 19 Mar 2007, 01:46
por RicardoVitor
Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terrorista italiano
Publicidade
da Folha Online

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) afirmou em seu blog que quer apoiar o italiano Cesare Battisti, 52, preso na manhã deste domingo pela PF (Polícia Federal), em Copacabana (zona sul do Rio). Ele é apontado como ex-terrorista de extrema-esquerda daquele país e estava foragido havia 26 anos.

Battisti foi um dos chefes da organização de extrema-esquerda PAC (Proletários Armados pelo Comunismo), ligada às Brigadas Vermelhas. Ele foi preso em 1979 e fugiu em 1981. Julgado à revelia, foi condenado pela Justiça italiana à prisão perpétua em 1993, por ter matado quatro pessoas, entre 1978 e 1979. Ele sempre negou envolvimento nos crimes.

Para Gabeira, o fato de a PF estar articulando a extradição de Battisti é um "pesadelo" para o italiano porque "os anos de conflito na Itália continuam".

Enquanto permaneceu foragido, Battisti encontrou refúgio no México e depois na França, em um momento em que o então presidente François Mitterrand se negava a extraditar ativistas italianos que tivessem renunciado à violência. Quando a França finalmente aceitou extraditar o italiano, em outubro de 2004, ele havia fugido --provavelmente para o Brasil.

Em seu blog, Gabeira afirma que a Itália, ao contrário do Brasil, não deixou que as "feridas dos anos 60" cicatrizassem.

"Ele [Battisti] recebeu asilo político no período de Miterrand [sic] e, depois, nos anos [Jacques] Chirac, este asilo lhe foi anulado. Caso raro na Justiça européia. Publicando livros quase anualmente, Battisti é um homem dedicado ao seu trabalho intelectual. Políticos como François Hollande já lhe deram apoio. Battisti merece nosso apoio", afirma Gabeira.

Investigação

De acordo com informações da agência de notícias Reuters, a polícia francesa descobriu o paradeiro de Battisti ao seguir pistas de uma amiga dele, que teria vindo ao Brasil para lhe entregar dinheiro. Quando foi preso, o italiano não portava documentos. Foi preciso que os agentes confirmassem a identidade deles, pelas impressões digitais.

Battisti permanecerá preso no sistema prisional do Rio ou de Brasília enquanto o STF (Supremo Tribunal Federal) aguarda a apresentação do pedido de extradição da Justiça italiana e decide se o aceita.

Para o ministro da Justiça da Itália, Clemente Mastella, disse que Battisti deve ser extraditado o mais rápido possível, conforme afirmou em declaração à agência Ansa.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 3084.shtml

Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terroris

Enviado: 19 Mar 2007, 01:53
por RicardoVitor
Isso me lembra...

Heloísa Helena: “Meu Amigo Terrorista”
por Gabriel Castro em 17 de março de 2006

Resumo: A senadora teria muito a explicar, fosse este um país sério. Como não é, ela prefere calar-se. E fica tudo por isso mesmo.

Em outubro, o país vai mais uma vez escolher seu presidente. Os pré-candidatos já fazem o possível para ter o máximo de exposição. Obviamente, há coisas que eles nunca contariam. Acostume-se com isto: nenhum político é confiável.

Há algumas semanas, o PSOL apresentou-se oficialmente à comunidade da UnB. Fiz a cobertura do evento (http://cacom.blogspot.com/2006/01/psol-na-unb.html), junto com os estudantes Marco Prates e Vitor Freire. Consegui falar com a senadora Heloísa Helena. Ela não quis conversar na hora, mas passou-me o número de seu celular. Liguei para a senadora e acertei uma entrevista com ela: eu enviaria as perguntas por e-mail. A equipe do Blog do CACOM discutiu a respeito e, então, enviamos as perguntas: uma sobre o PT, duas sobre a universidade pública e uma sobre a posição ideológica do PSOL. A quinta pergunta, a última, era a seguinte:

“A senhora e seus companheiros de partido têm sido criticados por serem colegas de Achille Lollo, que foi condenado por assassinato naItália. Até onde é possível separar a vida pessoal da militância política de cada um, na opinião da senhora ?”
Imagem

Lollo hoje



Achille Lollo é italiano. Em 1973, seu país vivia os Anos de Chumbo e ele militava no Partido Operário. Num episódio que chocou a Itália, Lollo e dois companheiros de partido jogaram 5 litros de gasolina por baixo das entradas do pequeno apartamento onde Mario Mattei, sua mulher e seus seis filhos moravam na rua Bibbiena, no bairro operário de Primavalle em Roma. E atearam fogo. Mattei trabalhava como gari e era secretario da seção do MSI (Movimento Social Italiano, de direita) no bairro. O casal conseguiu escapar, junto com quatro filhos. Mas Virgilio, de oito anos, não conseguiu sair de seu quarto. Seu irmão Stefano, 14 anos mais velho, tentou salvá-lo. Ambos morreram queimados.



Imagem

O filho mais velho de Mattei, durante o incêncio, ainda vivo

















O atentado ficou conhecido como Rogo di Primavalle (incêndio de Primavalle). Em 1987, Achille Lollo e dois companheiros de partido foram julgados e condenados a 18 anos de prisão. Porém, Lollo fugiu da Itália para, anos depois, reaparecer no Brasil. Em 1993, o governo brasileiro se negou a extraditá-lo e ele vive até hoje no país. Em 2004, Achille participou, junto de Heloísa Helena, da fundação do PSOL, partido do qual é um dos principais ideólogos. Não há notícia de que algum dirigente da legenda se incomode com sua militância. A senadora critica o presidente Lula por ser aliado de José Dirceu. Nada mais justo do que perguntar a ela sobre sua cooperação com Achille Lollo.


Mas seus assessores não pensam da mesma forma: depois de muitas tentativas, consegui ser respondido. Não da forma que esperávamos:

“Este jornal é realmente da UNB? E você é o editor?O publico alvo desde jornal são estudantes, funcionários e professores?Agora o seu público conhece o Achilles, e que ele tem haver com a Senadora?O seu Público sabe quem é Olavo de Carvalho?Assim fica difícil agente fazer alguma coisa”. (os erros de escrita originários da Assessoria da senadora foram mantidos)

Olavo de Carvalho é articulista de alguns jornais de grande circulação. Ele critica pesadamente a senadora e seu partido, inclusive por causa da aliança com Achille Lollo. Mas eu não citei Olavo de Carvalho na entrevista e ninguém precisa concordar com ele para exigir respostas da senadora: uma breve pesquisa na Internet basta para se encontrar informações sobre o caso Mario Mattei.

Então, respondi à Assessoria:

“Certamente a maioria do meu público não conhece o senhor Achille e isto é até um fator que reforça a importância desta pergunta; a senadora é presidente do partido e candidata à Presidência daRepública; Achille Lollo é não só colega de partido, como foi co-fundador e parceiro militante da senadora. Sem dúvida a relação existe.”
(...)
“Não sei se, por sermos estudantes e por escrevermos para um jornal vinculado ao Centro Acadêmico (embora nem eu nem a maioria dos repórteres sejamos membros do CA), os senhores esperavam que fôssemos apenas elogiar a senadora e deixá-la discursar, algo que de fato ela faz bem. Mas definitivamente, não é o tipo de proposta que nós buscamos.”
(...)
“Não vou retirar esta pergunta e continuo esperando que a senadora cumpra o combinado e mande as respostas. Mas se a incomoda a pergunta 5, não precisa responder. Tenho certeza de que ela sabe que este tipo de incômodo é apenas um indício de que vivemos numa democracia, e que mal seria se isso nunca acontecesse”

Esta mensagem não foi respondida. A equipe do Blog decidiu, então, esperar mais uma semana pelas respostas da entrevista. Eu enviei uma mensagem ao e-mail da senadora para informá-la do prazo. Escrevi:

“(...) aviso que (...) vamos colocar no ar a matéria, com ou sem as respostas. Não é uma ameaça, é só um aviso.”

Desta vez, a própria senadora respondeu. E pôs em dúvida sua capacidade de interpretação: ela entendeu pelo contrário o que eu disse. E, claro, não perdeu a oportunidade de usar seu discurso de perseguida:

“(...) Ameaça?? Acha V.Sa. que eu tenho medo de alguma coisa??? Passei a vida como sobrevivente tendo que engolir meus próprios medos, entendeu???”

Ainda respondi, explicando o mal-entendido. Mas completou-se o prazo que estipulamos e a senadora (e sua Assessoria) nada mais disseram. As respostas da entrevista não chegaram. Conforme o nosso compromisso, estamos publicando este esclarecimento.

Por que será que a senadora, propagadora tão insistente da ética e da transparência, não se sentiu à vontade para responder à pergunta sobre Achille Lollo? Fosse esta uma acusação falsa e sem sentido, com certeza ela não se preocuparia em responder. Mas preferiu se esquivar. Achille matou duas pessoas e foi condenado a 18 anos de prisão. Isso são fatos, não são produtos da opinião do Blog. Que tipo de pessoa não se incomodaria ao ser acusado de aliar-se a um assassino de crianças? A senadora Heloísa Helena, ao omitir-se, dá-nos o direito de fazer todo o tipo de suposição (inclusive as mais graves. Principalmente, aliás).

Em 2003, o crime de Achille Lollo completou 30 anos e, pelas leis italianas, prescreveu (sua pena deixou de ter efeito). Entretanto, familiares das vitimas e grupos políticos italianos recolheram assinaturas e pressionaram a Justiça, que no ano passado declarou inválida a prescrição do crime. Ou seja: Lollo ainda tem uma pena de 18 anos para cumprir na Itália. Contudo, continua livre no Brasil (a leniência da Justiça brasileira não é novidade. Vide o caso Ronald Biggs).


Heloísa Helena vai se candidatar à Presidência da República. Tomara que seja mais transparente na campanha do que demonstrou ser conosco. Para mim, já não há dúvidas: quando um entrevistado foge e não responde a uma pergunta, sem querer ele diz muito mais do que se houvesse respondido.

Até o fechamento desta matéria, a senadora não enviou as respostas.

Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terroris

Enviado: 19 Mar 2007, 13:15
por Ateu Tímido
Não conheço detalhe algum sobre o caso, mas o asilo político é um instituto fundamental do Estado de Direito e um princípio do Estado brasileiro previsto pela Constituição. O Brasil concedeu asilo político até meswmo para o ditador muambeiro Alfredo Stroessner.

Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terroris

Enviado: 19 Mar 2007, 14:05
por Poindexter
Se fosse tão certo que o Brasil fosse obrigado a fornecer esse asilo, imagino eu que nem haveria essa apreciação no STF.

Ou essa lógica não seria contemplada?

Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terroris

Enviado: 19 Mar 2007, 14:30
por Apocaliptica
Sou contra asilos políticos em casos de criminosos.

Re: Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terr

Enviado: 19 Mar 2007, 14:54
por Lúcifer
Apocaliptica escreveu:Sou contra asilos políticos em casos de criminosos.


Endosso quando comprovado o envolvimento criminoso da pessoa.

Re: Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terr

Enviado: 19 Mar 2007, 14:57
por Apocaliptica
Lúcifer escreveu:
Apocaliptica escreveu:Sou contra asilos políticos em casos de criminosos.


Endosso quando comprovado o envolvimento criminoso da pessoa.


Sim, claro. Mas se há algum tipode evidência que seja negado ou mantido sob vigilância. Não tem jeito.

Re: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terrorist

Enviado: 19 Mar 2007, 17:16
por videomaker
Manda o gabeira ir fumar unzinho... :emoticon175:

Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terroris

Enviado: 19 Mar 2007, 17:36
por Tranca
O Gabeira disse que se extraditarem o cara, ele promoverá ato de repúdio entrando no Congresso só com aquela tanguinha que com a qual ele ficou famoso.

Re: Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terr

Enviado: 19 Mar 2007, 18:50
por Alter-ego
Apocaliptica escreveu:
Lúcifer escreveu:
Apocaliptica escreveu:Sou contra asilos políticos em casos de criminosos.


Endosso quando comprovado o envolvimento criminoso da pessoa.


Sim, claro. Mas se há algum tipode evidência que seja negado ou mantido sob vigilância. Não tem jeito.

Creio que todos concordamos.
O problema é que a legislação brasileira não permite extradição para cumprir uma pena maior do que a que se cumpriria no país. Como a pena do FDP lá na Itália é a prisão perpétua...

Re: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terrorist

Enviado: 19 Mar 2007, 19:05
por Apocaliptica
videomaker escreveu: Manda o gabeira ir fumar unzinho... :emoticon175:


Deixa o unzinho fora disto... :emoticon16:

Re: Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terr

Enviado: 19 Mar 2007, 19:07
por Apocaliptica
Alter-ego escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Lúcifer escreveu:
Apocaliptica escreveu:Sou contra asilos políticos em casos de criminosos.


Endosso quando comprovado o envolvimento criminoso da pessoa.


Sim, claro. Mas se há algum tipode evidência que seja negado ou mantido sob vigilância. Não tem jeito.

Creio que todos concordamos.
O problema é que a legislação brasileira não permite extradição para cumprir uma pena maior do que a que se cumpriria no país. Como a pena do FDP lá na Itália é a prisão perpétua...


Aí complicou. Se fosse para ter certeza que ele não iria fugar de novo...

Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terroris

Enviado: 20 Mar 2007, 10:23
por DaviDeMogi
Porisso que nos filmes do exterior, os bandidos quando se dão bem no final, geralmente fogem pra cá! Até quando ? :emoticon3:

Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terroris

Enviado: 20 Mar 2007, 13:00
por Tulio
Terrorista tem que ser fusilado :emoticon252:

Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terroris

Enviado: 20 Mar 2007, 16:55
por Poindexter
Desse jeito, para qualquer criminoso do mundo em tese valeria a pena vir pra cá, pois desconheço lugar no mundo que aplique (quando aplique) penas tão brandas. Logicamente, essa tese depende de que o criminoso prefira ser obrigado a viver no Brasil do que ser obrigado a cumprir certas penas em outros países. Chegou uma hora em que Ronald Biggs mudou de idéia e preferiu a segunda opção.

Re: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terrorist

Enviado: 20 Mar 2007, 16:57
por O ENCOSTO
RicardoVitor escreveu:Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terrorista italiano


Esse apanhou pouco.

Re: Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terr

Enviado: 20 Mar 2007, 17:02
por Apocaliptica
Poindexter escreveu:Desse jeito, para qualquer criminoso do mundo em tese valeria a pena vir pra cá, pois desconheço lugar no mundo que aplique (quando aplique) penas tão brandas. Logicamente, essa tese depende de que o criminoso prefira ser obrigado a viver no Brasil do que ser obrigado a cumprir certas penas em outros países. Chegou uma hora em que Ronald Biggs mudou de idéia e preferiu a segunda opção.


O problema é a fuga. Eles sempre dão um jeito.