Imediatamente, veio-me à memória meus tempos de criança. A escola onde estudei, quando pequeno, tinha por dona e diretora uma velha senhora, espírita com recaídas pelo catolicismo, e que mantinha na escola o "culto" a dois patronos: um espiritual, São José. Antigo nome da escola, era patrono espiritual e tinha uma imagem imponente na sala da diretoria. O outro, jean Piaget, patrono intelectual, dava o nome atual à escola.
Lembro-me que, ao chegar na escola, reuniamos em fila indiana, por turma, e antes de entrar na sala, rezávamos o Pai-nosso, seguido da Ave-Maria e do Santo Anjo.
Às sextas o ritual incluía o Hino Nacional...
Mas nada ultrapassava o clima dos dias dezenove de março. Nas turmas, eram feitos trabalhos de artes em homenagem ao patrono, que eram concluídos com a distribuição de bolo: era, também, aniversário do colégio. E todo santo ano, aquela velha senhora vinha com um disco de vinil e fazia-nos ouvir Rita Lee cantar com docemente uma canção que dizia:
[center]Olhe o que foi meu bom José
Se apaixonar pela donzela
Dentre todas a mais bela
De toda sua Galileia
Casar com Debora ou com Sara
Meu bom Jose, voce podia
E nada disso acontecia,
Mas voce foi amar Maria
Voce podia ser simplesmente
Ser carpinteiro e trabalhar
Sem nunca ter que se exilar
E se esconder com Maria
Meu bom jose voce podia
Ter muitos filhos com Maria
E teu oficio ensinar
Como teu pai sempre fazia
Porque sera meu bom Jose
Que esse teu pobre filho um dia
Andou com estranhas ideias
Que fizeram chorar Maria
Me lembro as vezes de voce
Meu bom Jose, meu pobre amigo
Que dessa vida so queria
Ser feliz com sua Maria [/center]
Eu não sabia bem o porque, mas a canção, longe de passar-me um sentimento de "santidade", provocava-me uma profunda tristeza...

Quando tornei-me católico, São José era um desses santos que intrigavam-me. E ficava a lembrar da canção, e imaginar a mente de um carpinteiro galileu, que ao invés de desfrutar a tranquilidade do convívio familiar, era obrigado a fugir para outras terras para defender o filho de Maria. Não sem antes ser repreendido por um anjo por pensar em deixá-los.
Me lembro às vezes de voce, meu bom Jose, meu pobre amigo. Que dessa vida só queria ser feliz com sua Maria...