Página 1 de 1

Acadêmico critica status de ciência da homeopatia

Enviado: 22 Mar 2007, 07:47
por O ENCOSTO
Acadêmico critica status de ciência da homeopatia

Um acadêmico britânico considerou que as universidades que oferecem diplomas em homeopatia e outras formas de medicina alternativa estão agindo de forma enganosa, ao fazer os estudantes acreditarem que as técnicas são uma área da ciência.

O farmacólogo David Colquhoun, do University College de Londres, afirmou que não há provas que permitam que a homeopatia possa ser considerada uma "ciência".

Em artigo escrito no último número da revista britânica "Nature", Colquhoun afirmou que em dezembro de 2006 as universidades britânicas ofereceram 61 cursos de medicina alternativa. Do total, 45 correspondiam a títulos de graduação.

"A medicina complementar ou alternativa não é ciência, porque a maioria delas não está baseada em evidência empírica. A homeopatia, por exemplo, quase não mudou desde o começo do século XIX. É muito mais religião do que ciência", acusou.

Colquhoun contou que escreveu aos vice-reitores de algumas das universidades pedindo a eles que verifiquem o material utilizado nos cursos de medicina complementar. Porém, não recebeu resposta.

Para ele, algumas palavras utilizadas na medicina vêm do jargão da ciência. Mas são usadas sem um significado científico.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/in ... 38,00.html

Re.: Acadêmico critica status de ciência da homeopatia

Enviado: 22 Mar 2007, 11:21
por Gilghamesh
"home" prá tia :emoticon12:

Re.: Acadêmico critica status de ciência da homeopatia

Enviado: 22 Mar 2007, 12:57
por Dick
É o tal do profissionalismo: a ética profissional impede que médicos falem mal de seus colegas... é que a momeopatia é reconhecida como ramo da medicina (pelo menos no Brasil). Assim, mesmo os que se opõem não podem fazer muita coisa. É uma verdadeira organização criminosa que percebeu o filão... tem gente que faz medicina só para ter habilitação para exercer a profissão de homeopata, uma vez que a clientela é vasta e sedenta por pagar por um tubinho de água pura para se curar de suas gripes. Merecem. Isto é um grande motivo para eu ter problemas com a comunidade médica. Falta alguém peitudo para publicamente combater esta prática charlatã. O problema é que dificilmente a homeopatia gera efeitos colaterais (claro, é água pura!) e, como isso, torna-se difícil um processo, ainda mais que geralmente é prescrita para pessoas com problemas que acabam desaparecendo sozinhos. Assim, é claro que a "cura" se deu via homeopatia. E convença-os do contrário!