Mais de 100 mil pessoas comparecem à reinauguração de igreja
Enviado: 30 Out 2005, 16:36
30/10/2005 - 10h59
Mais de 100 mil pessoas comparecem à reinauguração de igreja alemã
da France Presse, em Dresden
Mais de 100 mil pessoas participaram neste domingo da cerimônia de inauguração da nova igreja de Nossa Senhora de Dresden, no leste da Alemanha, totalmente destruída em 1945 pelos bombardeios aliados e recém-construída após 12 anos de trabalho.
A cerimônia religiosa ecumênica foi acompanhada pelas principais autoridades políticas alemãs, além do Duque de Kent, primo da rainha Elizabeth 2º da Inglaterra, representando o Reino Unido.
Só 1.700 pessoas puderam assistir à histórica cerimônia dentro do templo protestante barroco, símbolo das devastações causadas pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e agora símbolo da reconciliação entre o leste e o oeste.
Fora da igreja e sob um sol radiante, dezenas de milhares de pessoas se reuniram para acompanhar a cerimônia através de vários telões.
Durante quase meio século, a igreja de Nossa Senhora de Dresden foi uma montanha de ruínas que lembrava os bombardeios britânicos e americanos que em fevereiro de 1945.
Em 1994, cinco anos depois da queda do Muro de Berlim, começou a ser posto em prática o projeto de reconstrução da "Frauenkirche", que no total custou US$ 217 milhões.
Nos últimos 12 anos, o templo foi reconstruído seguindo fielmente os planos originais, com uma espetacular cúpula de pedra que parece reinar sobre a cidade da ex-República Democrática Alemã (RDA).
O Reino Unido, principal responsável pelos bombardeios, doou US$ 1,2 milhão para a reconstrução da igreja, que terminou um ano antes do previsto.
Em uma mensagem dirigida ao presidente alemão, a rainha Elizabeth 2º afirmou ontem que o templo de Dresden é "um símbolo forte da reconciliação" entre Alemanha e Reino Unido.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mund ... 9088.shtml