O fracasso de deus.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: O fracasso de deus.

Mensagem por videomaker »

Fernando Silva escreveu:
Avatar escreveu:Os crentes não possuem bons argumentos... Logo, Deus não existe!

Você já foi melhor. Está caindo ao nível dos crentes.
Repita comigo:
Crentes afirmam que Deus existe.
Ateus, em sua maioria, não estão preocupados com a possibilidade.

(ou, quem sabe, você está sendo irônico...).


Sendo Ironico ou não, o cara foi direto ao ponto!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Vertigo
Mensagens: 116
Registrado em: 20 Mar 2007, 18:48

Re.: O fracasso de deus.

Mensagem por Vertigo »

Se bem que os argumentos contra a existencia de Deus sejam mais fortes...

Lanço o desafio. presentem um argumento a favor e eu vejo se consigo mostrar que não é assim tão favorável.

~~~~~~~~~~~ (hã) a função til voltou ao mei teclado...

Avatar do usuário
Azathoth
Mensagens: 3736
Registrado em: 30 Out 2005, 12:08

Re: Re.: O fracasso de deus.

Mensagem por Azathoth »

Vertigo escreveu:Se bem que os argumentos contra a existencia de Deus sejam mais fortes...

Lanço o desafio. presentem um argumento a favor e eu vejo se consigo mostrar que não é assim tão favorável.

~~~~~~~~~~~ (hã) a função til voltou ao mei teclado...


Ok. Existência da habilidade matemática humana e senso estético humano.

Avatar do usuário
Vertigo
Mensagens: 116
Registrado em: 20 Mar 2007, 18:48

Re.: O fracasso de deus.

Mensagem por Vertigo »

Isso é um argumento a favor de Deus?


Tudo bem, como nascem as ideias matemáticas na cabeça de Deus. E já que somos feitos á imagem dele... de onde vem o seu senso estético?

Avatar do usuário
Vertigo
Mensagens: 116
Registrado em: 20 Mar 2007, 18:48

Re.: O fracasso de deus.

Mensagem por Vertigo »

Por acaso estou a ler um livro de Ian Stewart, que é matemático. Ele diz que a natureza percorre padrões (e a matemática é o estudo de padrões). Suponho que alguém que evolui num mundo assim, para sobreviver necessita de acompanhar os padrões da natureza. Instintivamente na maioria das vezes. Para criaturas com cérebro talvez hajam alguns cálculos conscientes. No caso do ser humano, temos uma maior capacidade para esses cálculos ou para descobrir padrões.

Com a estética deve ser parecido.

Avatar do usuário
Azathoth
Mensagens: 3736
Registrado em: 30 Out 2005, 12:08

Re: Re.: O fracasso de deus.

Mensagem por Azathoth »

Vertigo escreveu:Tudo bem, como nascem as ideias matemáticas na cabeça de Deus. E já que somos feitos á imagem dele... de onde vem o seu senso estético?


Para compreender a mente de Deus eu teria que ser Deus.

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: O fracasso de deus.

Mensagem por videomaker »

Azathoth escreveu:
Vertigo escreveu:Tudo bem, como nascem as ideias matemáticas na cabeça de Deus. E já que somos feitos á imagem dele... de onde vem o seu senso estético?


Para compreender a mente de Deus eu teria que ser Deus.



Cara eu sou teu Fãn!!!! Acredite! :emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Vertigo
Mensagens: 116
Registrado em: 20 Mar 2007, 18:48

Re.: O fracasso de deus.

Mensagem por Vertigo »

Esse argumento seria aquilo a que Dennett chamaria fazer um serviço com a rede em baixo. Agora eu aplicava a mesma táctica e diria que na verdade Deus é uma panqueca voadora (exemplo de Dennett também).

Mas, se explicamos que a nossa habilidade matemática vem de Deus, isso conduz a uma regressão infinita. A pergunta "De onde vem a habilidade matemática de Deus?" fica por responder.

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re.: O fracasso de deus.

Mensagem por francioalmeida »

Deus existe. Se deus não existe, quem fez você?

Simples assim!

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: O fracasso de deus.

Mensagem por videomaker »

francioalmeida escreveu:Deus existe. Se deus não existe, quem fez você?

Simples assim!


Meu pai e minha mãe oras! acredite eles estavam lá...
:emoticon16:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Gilghamesh
Mensagens: 4443
Registrado em: 12 Nov 2005, 10:44
Gênero: Masculino
Localização: SAMPA
Contato:

Re.: O fracasso de deus.

Mensagem por Gilghamesh »

Up!

Em memória do docdeoz. :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: O fracasso de deus.

Mensagem por NadaSei »

Avatar escreveu:Fernandão, eu estava sendo irônico, mas podemos ignorar esse detalhe.

Sua resposta contém um chega pra lá interessante. Você enxerga a necessidade de demarcar um território que eu sequer percebo que invadi. Este tópico não foi aberto por um crente desesperado para salvar algumas almas. A iniciativa partiu daí, do lado ateu, e nos convida ao debate. É algo muito diferente de eu bater à sua porta e pedir-lhe que aceite Jesus, onde, com justa razão, caberia sua resposta “eu não estou preocupado com isso”.

Nesse ponto você se enganou um pouco Avatar...
Eu acho que a atitude do autor do tópico é clara, fica fácil ver isso por generalizações como "crentes ou qualquer outros religiosos..."

Avatar escreveu:Os crentes não possuem bons argumentos... Logo, Deus não existe!

Eu diria que esse argumento também pode ser invertido:
Os crentes não possuem bons argumentos... Logo, Deus existe.

Funciona com aquele tipo de crente que acredita na inexistência de Deus, bem como acredita que religião é bobagem sem conhecer o assunto.
Eu mesmo já fui um desses crentes.

É uma postura muito diferente daquela de ateus que apenas não percebem evidencias de Deus, nem relevância nessa discussão.
Tem muito ateu crente que quando tem sua postura confrontada, alega que apenas não acredita em Deus, por não ver motivos para isso, mas em sua postura, não demonstra apenas essa "descrença justificada" e sim uma crença firme em suas próprias idéias.

A idéia da "descrença justificada" é valida para alguns ateus, já para outros não.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: O fracasso de deus.

Mensagem por docdeoz »

Gilghamesh escreveu:O fracasso de deus.

Estava cá com meus botões, relembrando uma série de debates antigos, ocorridos neste e em nosso velho fórum.

Lembrei-me da série de cristãos xiitas que aqui abundavam, cada um deles, tentando nos desafiar “em nome de deus”, na, segundo eles: “ missão sagrada para nos catequizar”, e nos levar para o “lado da luz”...

Otários como por exemplo: sodré, pastor k e outros que já nem lembro o nome, e idiotas como o guest, que não tendo competência argumentativa, tentava crackear nosso fórum...

Como eles, muitos outros entraram neste fórum, armados de fé, arrogância e um alto grau de desonestidade intelectual, para tentarem fazer valer seus conceitos e dogmas...

Freqüento este Fórum, já tem pelo menos uns 5 anos, e os argumentos dos teístas continuam os mesmos disparates, que já foram derrubados por outras pessoas céticas, muitos séculos atrás, muito antes deste fórum existir.


O mais engraçado é que depois de saírem daqui derrotados e humilhados, vão para seus fóruns religiosos e mentem descaradamente sobre a sua "performance" doutrinária, dizendo como fizeram "tremer" as bases dos ateus... :emoticon12:

Pois bem calhordas mentirosos, estou aqui à espera de algum crente com uma mente brilhante e argumentos irrefutáveis, que me levem para o "lado da luz".

Façam com que eu me converta à sua religião, apresentem provas de que seu deus existe e que todas as outras religiões são falsas.

Venham me pegar "heróis"!!!! :emoticon12:


Caro amigo,

Que IHVH é um fracasso nós sabemos-quantos dos que sairam do Egito entraram na Terra Prometida: 2!

É isso-nem Moisés entrou na Terra Prometida...

Mas vocês já estão satisfeitos e aceitaram a própria mortalidade, e Deus não existe, PORTANTO não O declararão injusto se Ele tirar o plug da tomada... :emoticon19:

É o que você querem? Não é?
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Re.: O fracasso de deus.

Mensagem por Ayyavazhi »

NadaSei escreveu:Nesse ponto você se enganou um pouco Avatar...
Eu acho que a atitude do autor do tópico é clara, fica fácil ver isso por generalizações como "crentes ou qualquer outros religiosos..."

Na verdade, eu não focalizei muito a intenção do Gilga. Você até pode estar certo, mas minha resposta tentava apenas expor (e contestar) um julgamento apressado.
NadaSei escreveu:Eu diria que esse argumento também pode ser invertido:
Os crentes não possuem bons argumentos... Logo, Deus existe.

Toda a minha postagem foi irônica. Sim, podemos inverter essa “lógica” e de qualquer ângulo que se olhe, vamos enxergar apenas o que queremos enxergar. Acho curioso que os céticos utilizem a precariedade de argumentos religiosos como “prova” de que Deus não existe. Que não seja uma prática de todos, mas tendo sido empregada algumas vezes, é o bastante para validar minha resposta.
NadaSei escreveu:Funciona com aquele tipo de crente que acredita na inexistência de Deus, bem como acredita que religião é bobagem sem conhecer o assunto. Eu mesmo já fui um desses crentes.

É uma postura muito diferente daquela de ateus que apenas não percebem evidencias de Deus, nem relevância nessa discussão.

Esses são, por princípio, os ateus/céticos que eu admiro. A afirmação categórica de que Deus não existe, além de corajosamente infantil, necessitaria das mesmas provas que se exige para a afirmação de existência. Isso é o que me diz meu bom senso, mas é uma idéia que não encontra simpatizantes neste fórum. Já fui, inclusive, duramente atacado por defender essa idéia, que CONTINUA me parecendo LÓGICA. Senti-me como o cartunista que fez as tais caricaturas de Maomé. Esqueci das regras de boa convivência: em Roma como os romanos.
NadaSei escreveu:Tem muito ateu crente que quando tem sua postura confrontada, alega que apenas não acredita em Deus, por não ver motivos para isso, mas em sua postura, não demonstra apenas essa "descrença justificada" e sim uma crença firme em suas próprias idéias.

Cara, eu não sei quantas vezes já repeti isso. Já tá virando um mantra: Duvide de suas convicções!

Você demonstra muito mais preparo do que eu, quem sabe não consegue outros resultados?

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Re.: O fracasso de deus.

Mensagem por docdeoz »

Gilghamesh escreveu:Up!

Em memória do docdeoz. :emoticon12:


Eu rejeitei o Evolucionismo quando vi a mentira descarada evolutiva-como esse processo ocorre???

Eu simplesmente ADORAVA antropologia e a geologia, Viagem a Centro da Terra li várias vezes...

Ai comecei a ler Física, probabilidade e aprendi que tudo era questão de CONVENIÊNCIA e não de CIÊNCIA-só que eu aceitei isso e me é conveniente até a raiz da alma o cristianismo pelo caráter igualitário e libertário...

Também era católico e fiquei decepcionado como o homem da iniqüidade...Quem lê entenda... :emoticon19:
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Re.: O fracasso de deus.

Mensagem por Sr. Incógnito »

qual é o propósito desse tópico afinal? Converter o Gil?

Avatar do usuário
Gilghamesh
Mensagens: 4443
Registrado em: 12 Nov 2005, 10:44
Gênero: Masculino
Localização: SAMPA
Contato:

Re: Re.: O fracasso de deus.

Mensagem por Gilghamesh »

Sr. Incógnito escreveu:qual é o propósito desse tópico afinal? Converter o Gil?



A espera de um milagre, parte 2! :emoticon12:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Trancado