Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por rapha... »

Jornal da Globo escreveu: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Quinta-feira, 22 de Março de 2007

A prefeitura de Apucarana, no Paraná, adotou uma solução radical para acabar com os moradores de rua: recolheu os mendigos e mandou-os embora do município.

Quando amanheceu, assistentes sociais acompanhados de PMs já estavam nas ruas, procurando mendigos e andarilhos. Uma rápida conversa, e todo mundo foi recolhido. Só nesta quinta, foram 15 moradores de rua, a maioria de outras cidades.

Na delegacia, mesmo sem antecedentes, todos foram fichados. Só um ficou detido, por fornecer bebida alcoólica a um menor.

Depois disso, as assistentes fizeram uma triagem: quem é de Apucarana, foi encaminhado para a família ou um abrigo; os que vieram de fora, ganharam passagens de ônibus para fazer a viagem de volta. Quem for visto nas ruas outra vez, será processado por vadiagem.

“Agora, a gente está tomando essa medida mais enérgica para poder acabar com isso”, justificou a assistente social Edilaine Lima.

Só este ano, pelo menos 60 moradores de rua foram “devolvidos” para outras cidades. A prefeitura diz que a medida é uma resposta à reclamação de cidadãos incomodados.

“Eu não considero uma limpeza. Isso é um transtorno que eles causam para a população, muitos estão alcoolizados, utilizam praças e chafarizes para tomar banho..., diz uma assistente social.

Um conselheiro de Diretos Humanos da cidade, Gelson Gil, discorda. “A coerção é crime. Não não podemos coagir o cidadão simplesmente porque ele está na rua. O direito de ir e vir tem que ser assegurado”.

Avatar do usuário
Poindexter
Mensagens: 5894
Registrado em: 18 Nov 2005, 12:59

Re: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Poindexter »

Essa seria a solução justa. O problema é que inconstitucional, porque a Constituição de 1988 acabou com a prisão por vadiagem.

Ou seja, se os mendigos quiserem voltar, voltam, e quando não quiserem sair da cidade, a prefeitura não os poderá tirar de lá de forma legal.

Se os tirar de forma ilegal, logicamente em 5 segundos aparecerão entidades de Direitos Humanos para protestar, mas se algum desses mendigos por um acaso matar alguém aí são "vítimas do sistema" e a culpa é da elite "racista" de Apucarana.

Brasil.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Avatar do usuário
Vito Álvaro
Mensagens: 3872
Registrado em: 17 Out 2005, 13:14
Localização: Teixeira de Freitas - Ba

Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Vito Álvaro »

Aqui têm muitos. Espero que faça.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Apocaliptica

Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Apocaliptica »

Brasil.

Avatar do usuário
Poindexter
Mensagens: 5894
Registrado em: 18 Nov 2005, 12:59

Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Poindexter »

Um conselheiro de Diretos Humanos da cidade, Gelson Gil, discorda. “A coerção é crime. Não não podemos coagir o cidadão simplesmente porque ele está na rua. O direito de ir e vir tem que ser assegurado”.


Pronto. Já estão eles lá, a um passo de chamar o "Viva Rio" e abraçar alguma praça de Apucarana. Levar para casa, que é bom...
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Avatar do usuário
Poindexter
Mensagens: 5894
Registrado em: 18 Nov 2005, 12:59

Re: Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Poindexter »

Vito Álvaro escreveu:Aqui têm muitos. Espero que faça.


Só se for de maneira ilegal, Vito, graças à Constituição de 1988.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Ateu Tímido »

Viva a Constituição Cidadã!

Apocaliptica

Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Apocaliptica »

Viva! Baderna institucionalizada pelo direito de ir e vir.

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Ateu Tímido »

É só resolver o problema da miséria...

Apocaliptica

Re: Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Apocaliptica »

Ateu Tímido escreveu:É só resolver o problema da miséria...


É. Só. Detalhe.

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Jeanioz »

Apocaliptica escreveu:
Ateu Tímido escreveu:É só resolver o problema da miséria...


É. Só. Detalhe.


Coisa mínima. Fácil. Insignificante...
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por SickBoy »

Imagine se todas as cidades pudessem exercer esse direito de "varrer para debaixo do tapete", por esses mendigos enfeiarem as cidades? que bonito ia ser, passando o problema de uns aos outros. realmente é A solução.

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Lixo. Apenas um efeito boçal do jogo de poder tornado "oficial". O Estado, claro, com a sua imensa capacidade coercitiva, ataca moradores de rua e mendigos.

E ainda foram fichados.

Quem apóia um non-sense desses não poderá reclamar quando o Estado invadir sua casa, lhe levar preso e lhe expulsar do município.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Johnny »

Isso é pouco. Acho que deveriam fuzilar todos que não tivessem renda para subsistir e manter sua prole numa escola particular. Simples assim. Não sei porque as pessoas complicam. Na selva não existe problemas porque o leão não tem pena de comer o veado (se bem que no nosso mundo anda assim também neste ponto...)
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Alenônimo
Mensagens: 961
Registrado em: 19 Out 2005, 02:00
Gênero: Masculino
Localização: Birigüi - SP
Contato:

Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Alenônimo »

Bom, estavam devolvendo cada um para suas respectivas famílias. Isso até que não é tão ruim. Existem casos de pessoas que procuram uma vida melhor em uma cidade longe e depois viram mendigas e não conseguem voltar.

Só acho a medida tomada um pouco enérgica. Pra quê fichá-los? A menos que tenham cometido crimes, eles não estão fazendo nada de errado por simplismente estarem nas ruas.

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Alter-ego »

Ninguém mandou fuzilar os mendingos. Nem se está fazendo limpeza estética na cidade.
O engraçado é que se ficam na rua, o estado é culpado - dirão os esquerdinhas. Se o estado tenta tirar das ruas, continua sendo culpado... :emoticon3:
Observem que eles são devolvidos às famílias ou a abrigos, quando da cidade, ou recebem passagem de volta, se são de longe. Aqui na minha cidade, tem um monte de mendingos que vieram do interior buscando uma vida melhor e não tiveram nem dinheiro para voltar...
Eles só seriam processados se ouvesse reincidencia... Mas a constituição não permite.
Engraçado. Os defensores dos direitos humanos os preferem nas ruas. Vá entender...
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Samael »

Engraçado o número de espantalhos no tópico.

Falou-se sobre "pessoas levarem mendigos para casa", falou-se sobre "o Estado ser culpado dos mendigos estarem nas ruas" e ninguém se importou em comentar o fato do Estado estar simplesmente agindo como o que verdadeiramente é, um Estado de Classe, e infringindo o direito de ir e vir de determinados cidadãos devido à sua condição financeira em prol de outros cidadãos, mais abastados.

Recolher mendigos a abrigos é muito diferente de levá-los à delegacia e fichá-los ou expulsá-los da cidade.

Viva a Constituição!

Apocaliptica

Re: Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Apocaliptica »

Alter-ego escreveu:Ninguém mandou fuzilar os mendingos. Nem se está fazendo limpeza estética na cidade.
O engraçado é que se ficam na rua, o estado é culpado - dirão os esquerdinhas. Se o estado tenta tirar das ruas, continua sendo culpado... :emoticon3:
Observem que eles são devolvidos às famílias ou a abrigos, quando da cidade, ou recebem passagem de volta, se são de longe. Aqui na minha cidade, tem um monte de mendingos que vieram do interior buscando uma vida melhor e não tiveram nem dinheiro para voltar...
Eles só seriam processados se ouvesse reincidencia... Mas a constituição não permite.
Engraçado. Os defensores dos direitos humanos os preferem nas ruas. Vá entender...


Endosso. Difícil agradar todo mundo. Não prenderam, não mataram e não torturaram. Não vão dar emprego mesmo, porque as coisas não funcionam assim. Muitos mendigos bebem e fazem sua necessidades ao relento. Alguns são calminhos, outros nem tanto ( já vi de tudo...). Fora o problema da solidão. Que destrói o ser humano.

Se são de outras cidades, qual o problema em pagar a passagem para eles voltarem? Talvez seja muito mais humano do que deixá-los ali onde estão. Ou recolhê-los aos abrigos, para se lavarem, dormirem em camas e terem um prato de comida por dia.

Vão dizer que os cidadãos têm direito de ir e vir e ficarem onde quiser? Piada. Eles estão ali porque não têm para onde ir e nem o que fazer.

Vão dizer também que as crianças que andam na rua têm direito de ficar? Não se trata de direito, trata-se de abandono.
Qual a crise? Não entendo mesmo.
Editado pela última vez por Apocaliptica em 23 Mar 2007, 19:21, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re: Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Alter-ego »

Samael escreveu:Engraçado o número de espantalhos no tópico.

Falou-se sobre "pessoas levarem mendigos para casa", falou-se sobre "o Estado ser culpado dos mendigos estarem nas ruas" e ninguém se importou em comentar o fato do Estado estar simplesmente agindo como o que verdadeiramente é, um Estado de Classe, e infringindo o direito de ir e vir de determinados cidadãos devido à sua condição financeira em prol de outros cidadãos, mais abastados.

Recolher mendigos a abrigos é muito diferente de levá-los à delegacia e fichá-los ou expulsá-los da cidade.

Viva a Constituição!

Direito de ir e vir não tem, absolutamente, nada a ver com permanecer nas ruas, sendo vitimado ou vitimando pela violência. O estado cumpre, sim, um papel social ao retirá-los das ruas. E precisa-se ver a que tipo de fichamento se refere a matéria. Não há nada que se lhes possa impingir penalmente, logo o "fichamento" deve tratar-se de mero cadastro que é feito com qualquer pessoa que é recolhida das ruas e,muitas vezes, sequer têm documentos. Observe que a matéria fala que apenas um ficou detido, por fornecer bebida a menor de idade.Também eu, quando perdi um documento e fui à delegacia registrar ocorrência e tive meus dados registrados, fui fichado?
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Samael »

Alter-ego escreveu:
Samael escreveu:Engraçado o número de espantalhos no tópico.

Falou-se sobre "pessoas levarem mendigos para casa", falou-se sobre "o Estado ser culpado dos mendigos estarem nas ruas" e ninguém se importou em comentar o fato do Estado estar simplesmente agindo como o que verdadeiramente é, um Estado de Classe, e infringindo o direito de ir e vir de determinados cidadãos devido à sua condição financeira em prol de outros cidadãos, mais abastados.

Recolher mendigos a abrigos é muito diferente de levá-los à delegacia e fichá-los ou expulsá-los da cidade.

Viva a Constituição!

Direito de ir e vir não tem, absolutamente, nada a ver com permanecer nas ruas, sendo vitimado ou vitimando pela violência. O estado cumpre, sim, um papel social ao retirá-los das ruas. E precisa-se ver a que tipo de fichamento se refere a matéria. Não há nada que se lhes possa impingir penalmente, logo o "fichamento" deve tratar-se de mero cadastro que é feito com qualquer pessoa que é recolhida das ruas e,muitas vezes, sequer têm documentos. Observe que a matéria fala que apenas um ficou detido, por fornecer bebida a menor de idade.Também eu, quando perdi um documento e fui à delegacia registrar ocorrência e tive meus dados registrados, fui fichado?


Errado, o direito de ir e vir refere-se TAMBÉM ao direito de permanecer, desde que esse PERMANECER não atrapalhe justo o direito de ir e vir de outrém. E o "vitimar a violência", esse sim o crime a ser tratado NO CASO DE OCORRER, O QUE EM MOMENTO NENHUM FOI CITADO NO TÓPICO. Ninguém pode ser "preventivamente punido". E o "fichados", até onde pareceu referir a matéria, se refere ao "fichar" formal das delegacias.

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Alter-ego »

1. Ninguém foi "preventivamente punido".
2. Decerto que não houve fichamento, até por ausência de normatização legal.
"Noite escura agora é manhã..."

Apocaliptica

Re: Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Apocaliptica »

Samael escreveu:
Alter-ego escreveu:
Samael escreveu:Engraçado o número de espantalhos no tópico.

Falou-se sobre "pessoas levarem mendigos para casa", falou-se sobre "o Estado ser culpado dos mendigos estarem nas ruas" e ninguém se importou em comentar o fato do Estado estar simplesmente agindo como o que verdadeiramente é, um Estado de Classe, e infringindo o direito de ir e vir de determinados cidadãos devido à sua condição financeira em prol de outros cidadãos, mais abastados.

Recolher mendigos a abrigos é muito diferente de levá-los à delegacia e fichá-los ou expulsá-los da cidade.

Viva a Constituição!

Direito de ir e vir não tem, absolutamente, nada a ver com permanecer nas ruas, sendo vitimado ou vitimando pela violência. O estado cumpre, sim, um papel social ao retirá-los das ruas. E precisa-se ver a que tipo de fichamento se refere a matéria. Não há nada que se lhes possa impingir penalmente, logo o "fichamento" deve tratar-se de mero cadastro que é feito com qualquer pessoa que é recolhida das ruas e,muitas vezes, sequer têm documentos. Observe que a matéria fala que apenas um ficou detido, por fornecer bebida a menor de idade.Também eu, quando perdi um documento e fui à delegacia registrar ocorrência e tive meus dados registrados, fui fichado?


Errado, o direito de ir e vir refere-se TAMBÉM ao direito de permanecer, desde que esse PERMANECER não atrapalhe justo o direito de ir e vir de outrém. E o "vitimar a violência", esse sim o crime a ser tratado NO CASO DE OCORRER, O QUE EM MOMENTO NENHUM FOI CITADO NO TÓPICO. Ninguém pode ser "preventivamente punido". E o "fichados", até onde pareceu referir a matéria, se refere ao "fichar" formal das delegacias.

Será que a mídia não usou o verbo errado? Expulsar não é o mesmo que recolher e nem mandar de volta. Eles não estão atrapalhando o direito de ir e vir em termos. Já tive o meu direito de ir e vir impedido. Dei queixa e recolheram o mendigo. Poucos depois ele estava ali no mesmo lugar.

É preciso ter cuidado ao avaliar estas coisas.

Avatar do usuário
Benito 16
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Mar 2007, 15:06

Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Benito 16 »

É fácil falar em direito de ir e vir e permanecer. Principalmente quando o "permanecer" não é em frente do portão de sua casa.
"Eu não sou cachorro não!"

Apocaliptica

Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Apocaliptica »

Pois é...

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Re.: Prefeitura de Apucarana expulsa mendigos

Mensagem por Ateu Tímido »

Samael escreveu:Engraçado o número de espantalhos no tópico.

Falou-se sobre "pessoas levarem mendigos para casa", falou-se sobre "o Estado ser culpado dos mendigos estarem nas ruas" e ninguém se importou em comentar o fato do Estado estar simplesmente agindo como o que verdadeiramente é, um Estado de Classe, e infringindo o direito de ir e vir de determinados cidadãos devido à sua condição financeira em prol de outros cidadãos, mais abastados.

Recolher mendigos a abrigos é muito diferente de levá-los à delegacia e fichá-los ou expulsá-los da cidade.

Viva a Constituição!


Perfeito!!!

Trancado