Site sobre Fisica Quantica

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
O ENCOSTO
Contato:

Site sobre Fisica Quantica

Mensagem por O ENCOSTO »

Um bom site sobre o tema:

http://www.saltoquantico.com.br/
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Márcio
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Site sobre Fisica Quantica

Mensagem por Márcio »

O ENCOSTO escreveu:Um bom site sobre o tema:

Eu pensei que era sério, ... :emoticon5:

Putz! O Steve encostou em ti?
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Dick

Re.: Site sobre Fisica Quantica

Mensagem por Dick »

A física quântica se tornou uma redenção às questões esotéricas pseudo-filosóficas, e uma panacéia para todos os problemas de auto-ajuda. Nem Planck, Einstein, Bohr, Heisemberg e Pauli poderiam imaginar sua abrangência e importância para a humanidade! :emoticon12:
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Outro bom site sobre mecânica quântica:

http://www.quanticamed.com/

Dick

Mensagem por Dick »

Não pode faltar o:

http://www.whatthebleep.com/

Imagem
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Let me think for a while escreveu:Não pode faltar o:

http://www.whatthebleep.com/

Imagem

Esse já se tornou um ''clássico''.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Leonardo

Re: Re.: Site sobre Fisica Quantica

Mensagem por Leonardo »

Let me think for a while escreveu:A física quântica se tornou uma redenção às questões esotéricas pseudo-filosóficas, e uma panacéia para todos os problemas de auto-ajuda. Nem Planck, Einstein, Bohr, Heisemberg e Pauli poderiam imaginar sua abrangência e importância para a humanidade! :emoticon12:

Bom, quanto a Einstein, Pauli e Planck eu não sei, mas Bohr e Heisenberg já tinham um esboço da coisa (assim como Oppenheimer), guardada as devidas proporções.
Abç
Leo

Dick

Mensagem por Dick »

Quando uma teoria altamente não compreendida como a MQ e o Teorema de Gödel sugere que nossas concepções baseadas no senso comum são limitadas (sendo bastante eufemista), acaba virando um tapete para onde se varre (para de baixo) o compromisso com o racionalismo crítico. Daí tudo vira festa: MQ diz que os exeperimentos podem ser afetados pela subjetividade do experimentador? Maravilha, então tudo ao nosso redor é uma construção nossa e nossos pensamentos podem afetar nossa realidade imediata. Gödel diz que nossa lógica não é, nem pode ser, consistente e completa? Maravilha, então tudo é festa e nossos métodos críticos de questionamento que vão para o beleléu.

Einstein, Bohr, Heisemberg e cia, tinham uma visão extremamente abrangente e filosófica dos seus campos de pesquisa. Mas tinham um compromisso, também, extremamente fiel à coerência, ao racionalismo crítico. Hoje, estes temas impactuosos são utilizados criminosamente por pseudo-pensadores que vivem (muito bem) da exploração da estupidez e ignorância alheias. "Já que ninguém entende, então digo que minhas abobrinhas têm relação com o que diz a MQ, e meus livros venderão que nem pão". Criminosos fajutos.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

Concordo em parte.
Mas veja que mentes afinadas com “visão extremamente abrangente e filosófica dos seus campos de pesquisa. Mas tinham um compromisso, também, extremamente fiel à coerência, ao racionalismo crítico” podem enxergar o óbvio, para quem estuda ambos os campos.

As noções gerais acerca da compreensão humana [...], ilustradas pelas descobertas da Física atômica, estão longe de constituir algo de inteiramente desconhecido, inédito, novo. Essas noções possuem uma história em nossa própria cultura, desfrutando de uma posição mais destacada e central no pensamento budista e hindu. Aquilo com o que nos depararemos não passa de uma exemplificação, de um encorajamento, e de um refinamento da velha sabedoria.
Julius Robert Oppenheimer

Se buscarmos um paralelo para a lição da teoria atômica, devemos nos voltar para aqueles tipos de problemas epistemológicos com os quais já se defrontaram, no passado, pensadores como Buda e Lao Tsé, em sua tentativa de harmonizar nossa posição como espectadores e atores no grande drama da existência.
Niels Bohr

A grande contribuição científica em termos de Física teórica que nos chega do Japão desde a última guerra pode ser um indício de uma certa relação entre as idéias filosóficas presentes na tradição do Extremo Oriente e a substância filosófica da teoria quântica.
Werner Heisenberg

Obviamente, estes texto não estão entre os trabalho científicos dos seus autores notórios.
Abç
Leo

Dick

Mensagem por Dick »

Leonardo escreveu:Obviamente, estes texto não estão entre os trabalho científicos dos seus autores notórios.

Não seriam bobos de o fazê-lo! Não é cientificamente prudente usar conceitos tão específicos em seu campo de abrangência, como a idéia de função de onda, em campos para os quais estes conceitos não se aplicam, a não ser aravés de tentativas forçadas de correlação. É claro que uma função de onda pode ser aplicada para qualquer coisa (diga-se, qualquer massa)... com o pequeno detalhe de que seus resultados serão inúteis fora de seu campo de abrangência.

Daí eu pensar no quão ridículo é, para alguém que se acha intelectual, evocar MQ para falar de auto-ajuda. Realmente não sabe o que está falando. Se Bohr e Heisemberg soubessem o que viria, tinham medido melhor suas palavras em assuntos não científicos.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Fayman

Mensagem por Fayman »

Se Bohr e Heisemberg soubessem o que viria, tinham medido melhor suas palavras em assuntos não científicos.

Verdade, mas até onde sei, eles evocaram estes conceitos, por assim dizer, em livros e artigos onde discutiam visão filosófica e não um paralelo absoluto entre as duas disciplinas. Isso quem faz são somente os vigaristas de plantão.

O Leo tem uma visão um tanto diferente e, digamos, mais abrangente em relação a este tema. De fato, pode-se ligar os temas de muitas maneiras. O problema é se manter honesto.

Quando do lançamento de O Tão da Física, se não me engano, em 1975, o próprio Capra, em uma nota na época, afirmou que escrevera o livro para mostrar curiosidades e similaridades. Obviamente, depois do $uce$$o que obteve, ele próprio se tornou um “guru da nova era”, endeusado por newagers.

Voltando a Bohr Heisenberg, suas colocações, até onde conheço, foram relativas à necessidade de se ver mais de perto conceitos da filosofia oriental, em detrimento à filosofia ocidental que até àquela data havia embasado e dirigido a visão científica.

Isto é bem diferente do que vigaristas afirmam por aí, que tanto Bohr quanto Heisenberg TIRARAM suas idéias, e toda a Mecânica Quântica (!!) do “conhecimento ancestral do oriente”!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Dick

Mensagem por Dick »

Fayman escreveu:
Se Bohr e Heisemberg soubessem o que viria, tinham medido melhor suas palavras em assuntos não científicos.

Verdade, mas até onde sei, eles evocaram estes conceitos, por assim dizer, em livros e artigos onde discutiam visão filosófica e não um paralelo absoluto entre as duas disciplinas. Isso quem faz são somente os vigaristas de plantão.

O Leo tem uma visão um tanto diferente e, digamos, mais abrangente em relação a este tema. De fato, pode-se ligar os temas de muitas maneiras. O problema é se manter honesto.

Quando do lançamento de O Tão da Física, se não me engano, em 1975, o próprio Capra, em uma nota na época, afirmou que escrevera o livro para mostrar curiosidades e similaridades. Obviamente, depois do $uce$$o que obteve, ele próprio se tornou um “guru da nova era”, endeusado por newagers.

Voltando a Bohr Heisenberg, suas colocações, até onde conheço, foram relativas à necessidade de se ver mais de perto conceitos da filosofia oriental, em detrimento à filosofia ocidental que até àquela data havia embasado e dirigido a visão científica.

Isto é bem diferente do que vigaristas afirmam por aí, que tanto Bohr quanto Heisenberg TIRARAM suas idéias, e toda a Mecânica Quântica (!!) do “conhecimento ancestral do oriente”!

:emoticon45:

Especialmente:

"De fato, pode-se ligar os temas de muitas maneiras. O problema é se manter honesto".
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

Let me think for a while escreveu:
Não seriam bobos de o fazê-lo! Não é cientificamente prudente usar conceitos tão específicos em seu campo de abrangência, como a idéia de função de onda, em campos para os quais estes conceitos não se aplicam, a não ser aravés de tentativas forçadas de correlação. (...)

Concordo que a maioria dos que traçam tais possíveis paralelos ignoram física ou são desonestos, visando o ganho pessoal e só.
Porém discordo do trecho acima de sal postagem. A correlação forçada e inclusão em campos que não se aplicam, na minha ótica, foi parcial (desconheço quem possua conhecimento profundo de ambos os campos não enxerguem semelhanças notórias) e abrangente demais (talvez dentro do seu atual conhecimento não seja plausível estender a outras áreas).
Abç
Leo

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

Fayman escreveu:
(...)

Esse é o ponto: deixar claro que há um paralelismo, mas não existe nenhuma prova de ligação, ou indícios cientificamente aceitos.
Quanto ao retirar as idéias do misticismo oriental, essa pra mim é nova. Tem cara que faz de um parágrafo um texto com contextos que vão pra lá de ridículos.
Abç
Leo

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Leonardo escreveu:Esse é o ponto: deixar claro que há um paralelismo, mas não existe nenhuma prova de ligação, ou indícios cientificamente aceitos.

Conte os acertos, ignore os erros. Meu Deeeeeeuuussssss... parece que NINGUÉM está imune a isso, não? Impressionante como só se consegue lembrar da parte "certa" da velha sabedoria debilóide dos hindus e coleguinhas. Quer dizer, tudo o mais de MERDA que essa gente vomitou em ouvidos e em papel pelas eras afora é convenientemente esquecido, só lembram da parte bonitinha que parece apresentar um paralelismo com atuais descobertas científicas. Ahn, bem, essa gente também achava que pó de chifre de rinoceronte ajudava na potência sexual do homem. Quer dizer: hã?
É um problema espiritual, chupe pau!

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

betossantana escreveu:Conte os acertos, ignore os erros. Meu Deeeeeeuuussssss... parece que NINGUÉM está imune a isso, não? Impressionante como só se consegue lembrar da parte "certa" da velha sabedoria debilóide dos hindus e coleguinhas. Quer dizer, tudo o mais de MERDA que essa gente vomitou em ouvidos e em papel pelas eras afora é convenientemente esquecido, só lembram da parte bonitinha que parece apresentar um paralelismo com atuais descobertas científicas. Ahn, bem, essa gente também achava que pó de chifre de rinoceronte ajudava na potência sexual do homem. Quer dizer: hã?

Quando iniciai meu mestrado no IME o orientador do curso avisou que mesmo aqueles que chegassem em resultados diferentes do que esperavam, uma clássica “bola fora”, nos foi orientado que era importante. Algo do tipo: não faça assim porque já fiz e não resulta em algo proveitoso.
O mesmo serve pra qualquer área: observo os erros e acumulo os acertos. Em engenharia não é diferente: procedimentos e materiais que não deram certo são descartados, ninguém faz apologia, esquecem.
Abç
Leo

Fayman

Mensagem por Fayman »

Quanto ao retirar as idéias do misticismo oriental, essa pra mim é nova.

Tem vários sites esotéricos que contam a "história da Física", onde, por exemplo, Heisenberg, depois de perigrinação ao oriente, elaborou o Princípio da Incerteza.

No orkut, tinha um demente que afirmava, baseado em outro desses sites, que Capra só escreveu O Tao da Física depois de ter sido incentivado por Heisenberg em pessoa!!! Cara, acho que Heisenberg já havia morrido quando ele escreveu o livro!

É imbecilidades do começo ao fim!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

Fayman escreveu:Tem vários sites esotéricos que contam a "história da Física", onde, por exemplo, Heisenberg, depois de perigrinação ao oriente, elaborou o Princípio da Incerteza.

No orkut, tinha um demente que afirmava, baseado em outro desses sites, que Capra só escreveu O Tao da Física depois de ter sido incentivado por Heisenberg em pessoa!!! Cara, acho que Heisenberg já havia morrido quando ele escreveu o livro!

É imbecilidades do começo ao fim!

Guardada as devidas proporções, e até com respeito a quem acredita, deve ser algo similar as teorias de que Jesus teve no Tibet, ou nos templos do Egito, ou ainda que ele era um extraterrestre e análogos.
Abç
Leo

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Leonardo escreveu:Quando iniciai meu mestrado no IME

Ai, pelo amor de Deus. PRECISA ficar ESFREGANDO seu currículo NA MINHA CARA? Já não me tornei uma pessoa humilde o SUFICIENTE? Vocês querem meu SANGUE?

Leonardo escreveu:O mesmo serve pra qualquer área: observo os erros e acumulo os acertos.

Ahn, tipo assim... desculpe, mas não me consta que o "conhecimento" hindu tenha sido "produzido" por qualquer "método" que o validasse como um "acerto". Como muito "conhecimento" místico humano, ele simplesmente é tão mirabolante e despirocado que ALGUMA COISA nele faz sentido por aleatoriedade. Ninguém "acertou" nada nele, dã.

Bjinhos.
É um problema espiritual, chupe pau!

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

betossantana escreveu:
Leonardo escreveu:Quando iniciai meu mestrado no IME

Ai, pelo amor de Deus. PRECISA ficar ESFREGANDO seu currículo NA MINHA CARA? Já não me tornei uma pessoa humilde o SUFICIENTE? Vocês querem meu SANGUE?

Leonardo escreveu:O mesmo serve pra qualquer área: observo os erros e acumulo os acertos.

Ahn, tipo assim... desculpe, mas não me consta que o "conhecimento" hindu tenha sido "produzido" por qualquer "método" que o validasse como um "acerto". Como muito "conhecimento" místico humano, ele simplesmente é tão mirabolante e despirocado que ALGUMA COISA nele faz sentido por aleatoriedade. Ninguém "acertou" nada nele, dã.

Bjinhos.

Bom, se fizer sentido com algo do tipo "uma vez neguim me disse", pode ler como se fosse.
Quanto as desculpas, ok, aceito :emoticon12: .
Abç
Leo

Dick

Mensagem por Dick »

Para cada semelhança entre física moderna e misticismo oriental, conseguiremos encontrar facilmente pelo menos umas dez discordâncias explícitas. Os paralelos são constructos subjetivos e arbitrários. Não geram absolutamente nenhum resultado relevante para nada.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Jeanioz

Re: Site sobre Fisica Quantica

Mensagem por Jeanioz »

O ENCOSTO escreveu:Um bom site sobre o tema:

Eu tive a infelicidade de conhecer esse pessoal num programa na Record, sábado á tarde... :emoticon8:

O cara falava pérolas como "O mundo é perfeito demais para não ser feito por Deus", "Ninguém é feliz sem ter religião", "Enquanto pessoas normais tem aura de poucos centimetros, a aura de Chico Xavier tinha um raio de 20 metros! Então imagina a aura de Maria mãe de Deus!!! Deve ser uma imensa bola de fogo..." :emoticon12:

Eu queria ter gravado o programa e postar no youtube com comentários meus em legendas... :emoticon16:
Editado pela última vez por Jeanioz em 31 Mar 2007, 13:50, em um total de 1 vez.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Ah, sim. O site tem um link que funciona somente aos sábados das 17 ás 18 horas... :emoticon8: :emoticon12:

Deve ser a porcaria do programa pregando suas crendices.
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Não deixem de colocar o dinheiro na sacolinha!

http://www.saltoquantico.com.br/saltoqu ... o=registro

(na primeira vez que eu não precisava pagar nada para ver as mensagens, por exemplo! Acho que ele já se acham suficientemente bons para cobrar dos fiéis... :emoticon12: )
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

Let me think for a while escreveu:Para cada semelhança entre física moderna e misticismo oriental, conseguiremos encontrar facilmente pelo menos umas dez discordâncias explícitas. Os paralelos são constructos subjetivos e arbitrários. Não geram absolutamente nenhum resultado relevante para nada.

Obviamente seus bom nível de conhecimentos sobre física não é análogo no misticismo.
Quando vc tiver conhecimento sobre este último assunto (se o fizer), poderá opinar com mais propriedade.
Fico com as opiniões de Oppenheimer, Bohr e Heisenberg.
Abç
Leo

Trancado