Santa Inquisição

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Re.: Santa Inquisição

Mensagem por Ateu Tímido »

betossantana escreveu:
Fernando Silva escreveu:A Cidade do Vaticano foi oficialmente reconhecida e ratificada como estado soberano sob a lei internacional, e o catolicismo proclamado religião de estado do povo italiano.


Credo, a Itália até hoje é um Estado "católico" ou isso mudou??


O Tratado de Latrão, em que o governo fascista reconheceu a soberania do Papa sobre o Vaticano, foi anulado após a segunda guerra. Não tenho certeza se o novo tratado manteve o Estado italiano católico. Se tiver mantido, não será o único. A Argentina, por exemplo é um estado católico, onde o presidente tem que ser obrigatoriamente católico. Carlos Menen, por exemplo, de família muçulmana, teve que se "converter" para tomar posse.

Apocaliptica

Re: Re.: Santa Inquisição

Mensagem por Apocaliptica »

Shanaista escreveu:
Fernando Silva escreveu:O Papa recentemente teve vontade de experimentar sua infalibilidade. Quando dava um passeio, disse a um paralítico: “Levanta-te e anda.” O pobre diabo tentou e caiu, o que deixou deprimido o vice-regente de Deus... Eu realmente acredito que ele está louco.

Misericordia! :emoticon1:

Dizem que o mesmo aconteceu numa sessão de descarrego na universal!

Não sei se é verdade... mas dizem que um pastor chamou um fanho e um paralítico, e disse à eles que os dias de sofrimento dos dois acabariam naquele dia! Disse que o fanho sairia dali falando direito e o paralítico voltaria a andar sem a ajuda das muletas!

Aí ele pediu para os dois irem detrás de um biombo que estava no altar... com o pastor e os fiéis fizendo aquele pampeiro!

Quando terminou, ele ordenou ao paralítico em nome de Jesus... jogar as muletas, e o paralítico jogou as muletas por cima do biombo!

Depois o pastor ordenou de novo em nome de Jesus, para o fanho falar alguma coisa... ele disse:

- A-a-anstor... am-am-am aralítico áium! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Que horror! Mas é verdade, e houve mais casos das pessoas tentarem andar e desabarem no chão. O Pastor fica brabo e chama o paraplégico de infiel! :emoticon9:

E a mulher aquela que teve uma concussão cerebral ou algo assim porque o pastor ficou batendo na cabeça dela para curar ou expulsar algum encosto??? Pelamor....

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Santa Inquisição

Mensagem por betossantana »

Ateu Tímido escreveu:A Argentina, por exemplo é um estado católico, onde o presidente tem que ser obrigatoriamente católico. Carlos Menen, por exemplo, de família muçulmana, teve que se "converter" para tomar posse.


Creeeeeeeeeeeeeedoooooooooooooooo! Um país tão avançado e cheio de Nobels! Se o Poindexter tivesse aqui, queria ver o que ele dizia sobre isso!
É um problema espiritual, chupe pau!

Moninha
Mensagens: 341
Registrado em: 07 Nov 2005, 01:04
Localização: Recife
Contato:

Mensagem por Moninha »

Bem, comprei um livro chamado " A inquisição em seu mundo" de João Bernardino G. Gonzaga, se não me engano ele é delegado. Ele faz uma análise do ponto de vista jurídico da época fazendo uma comparação entre o direito comum e o direito canônico é uma obra interessante.Tem também outra obra, esta ainda não li, de Nachman Falbel, chamada "Heresias Medievais" existem outras boas obras sobre o assunto, pena que é raríssimo ter em português. O problema de muitos é estudar a história com olhos contemporâneos.
PS: O filme "O nome da Rosa" é superficial demais. É melhor ler o livro, porém tem que se ter em mente que a crítica que Umberto Eco faz a igreja católica é apenas um pano de fundo para a disputa entre duas correntes filosóficas da época criadas uma por Mestre Eckhart e a outra por Guilherme de Ockham. Claro que Umberto Eco nunca gostou da igreja Católica. É como o próprio autor falou esta obra foi dirigida especialmente a alguns medievalistas e cardeais. Não que seja uma obra fechada, mas há coisas que só algumas pessoas pegariam nesta obra. Portanto não aconselho a leitura desta obra como forma de estudo da igreja Católica, mas sim sobre o eckhartianismo e o ockhamismo.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Moninha escreveu:O problema de muitos é estudar a história com olhos contemporâneos.

Sim. Seria o mesmo que querer condenar meus trisavós por terem tido escravos.
A questão é que a ICAR, na visão dela, é inspirada pelo Espírito Santo, portanto deveria ser imune à cultura de cada época.
Deveria pregar uma moral e ética absolutas, ao invés de se adaptar aos costumes de sua sociedade.

O fato de ter havido uma Inquisição e de ela ter terminado de fora para dentro indica que a ICAR não sofre influência divina (ou não é capaz de entendê-la).

Zheus
Mensagens: 43
Registrado em: 08 Mar 2007, 21:13

Mensagem por Zheus »

Shanaista escreveu:
Zheus escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Zheus escreveu:Saudações

Muita estória para pouco efeito, todavia, poderiam por gentileza apontar algum sistema absolutista cujo utilizou o romantismo e versos poéticos para lidar com indignações de opositores?

Um sistema cujo líder é diretamente inspirado pelo Espírito Santo e cuja igreja foi fundada por um deus que habitou entre nós deveria ser bem diferente de simples ditaduras humanas.

Entretanto, exceto pelas afirmações sem prova de seus líderes, não se diferenciam em nada.

Saudações Fernando

Deveria ser caso a ICAR, assim como as demais grandes religiões monoteístas, tivesse ausente do principal e omisso propósito cuja Religião sempre demonstrou ser por séculos de História; um modo deveras precário de governo e política. A ICAR se fez um Estado que regia Estados e instituiu uma teocracia balizada em interpretações próprias de toda teofania bíblica. Desconsiderar estas premissas tornará indignações sobre a Inquisição, algo irrelevante, dado motivo dela se desprender das razões que culminaram na sua implementação; a necessidade do clero sustentar e preservar o próprio domínio, tanto moral, político ou ético, por quase toda Europa.

Isso é tapar o sol com a peneira, viu? :emoticon4:

Sem contar que as explicações sobre isso são tão furadas... que beiram o ridículo!

BTW... :emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:

Saudações Shana

Condenar fatos passados, este em específico, desconsiderando particularidades pertinentes e inerentes à época, resultará em equívocos plenamente desnecessários, logo, qualquer indignação a respeito permanece igualmente irrelevante.
Zheus nada é. Zheus manifesta-se. Como saber o que Zheus é se Zheus pode ser o Zheus quiser ser?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Zheus escreveu:Condenar fatos passados, este em específico, desconsiderando particularidades pertinentes e inerentes à época, resultará em equívocos plenamente desnecessários, logo, qualquer indignação a respeito permanece igualmente irrelevante.

A crítica continua válida no caso da ICAR, já que ela se considera representante de Deus na Terra.
Não é o caso de criticar a sociedade da época, que inclusive apoiava a ICAR, mas a ICAR de hoje.
Se no passado ela fez coisas que hoje são condenáveis, significa que no futuro o que ela faz hoje poderá ser condenável também.
Ou seja, não pode ser levada a sério quando se diz dona da verdade absoluta.
Ela tem que admitir que é falível e que seus critérios são apenas humanos e mutáveis.

Avatar do usuário
Shanaista
Mensagens: 1029
Registrado em: 19 Dez 2005, 23:48

Mensagem por Shanaista »

Zheus escreveu:Saudações Shana

Condenar fatos passados, este em específico, desconsiderando particularidades pertinentes e inerentes à época, resultará em equívocos plenamente desnecessários, logo, qualquer indignação a respeito permanece igualmente irrelevante.

Não é equívoco não... a mim pensar assim é manter uma postura arrogante mesmo!

Mas já que nada pode ser feito pra mudar as mercadorias que fazem/fizeram... ficar gastando latim com isso é perda de tempo, né? :emoticon1:

:emoticon105:

Zheus
Mensagens: 43
Registrado em: 08 Mar 2007, 21:13

Mensagem por Zheus »

Fernando Silva escreveu:A crítica continua válida no caso da ICAR, já que ela se considera representante de Deus na Terra.

Pantomima eclesiástica proferida por bispos romanos desde o ano 165 ao aludirem que Pedro, juntamente com Paulo, fundara a Igreja; afirmações estas totalmente desprovidas de comprovações históricas. A pretensão primeira da Igreja foi se estabelecer politicamente utilizando a crença como degrau, e no ano de 369, Graciano estabeleceu o Papado; consumado. Daí em diante, o legado de Deus e Cristo foi deturpado pelo poder ambicionado pela ICAR, que se fez o maior que qualquer outro por quase toda Europa cuja passou ser regida por legislação clerical, não divina.

Não é o caso de criticar a sociedade da época, que inclusive apoiava a ICAR,

Considero passível de crítica pela razão do apoio social oferecido a ICAR naquela época, ter estado por séculos balizado em três quesitos elementares: interesses de aristocratas, ignorância da plebe e obrigação de muitos. Isso tornou os propósitos inerentes do cristianismo insignificantes e comunidades formadas de pessoas com intenção verdadeiramente cristã, foram exterminadas a mando da Igreja pelos motivos citados acima.

mas a ICAR de hoje.

Presumo que se tornou e permanecerá esta enorme vidraça dotada de influências políticas deveras reduzidas.

Se no passado ela fez coisas que hoje são condenáveis, significa que no futuro o que ela faz hoje poderá ser condenável também.
Ou seja, não pode ser levada a sério quando se diz dona da verdade absoluta.
Ela tem que admitir que é falível e que seus critérios são apenas humanos e mutáveis.

Discordo do aludido. Extra Ecclesiam nulla salus atualmente é opção, que seja verdade absoluta àqueles que se comprometerem com os regimentos da ICAR.
Zheus nada é. Zheus manifesta-se. Como saber o que Zheus é se Zheus pode ser o Zheus quiser ser?

Avatar do usuário
Pug
Mensagens: 5538
Registrado em: 15 Nov 2005, 07:42

Re.: Santa Inquisição

Mensagem por Pug »

"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Trancado