Ministra de Lula oficializa o racismo no Brasil

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Ministra de Lula oficializa o racismo no Brasil

Mensagem por Fernando Silva »

"O Globo" 29/03/07

A ministra pode esperar sentada

Pagamos o salário da ministra e os caraminguás de militantes de um lunático projeto

JOSÉ ROBERTO PINTO DE GÓES

A ministra Matilde Ribeiro, na entrevista que concedeu à BBC Brasil, cometeu o crime de incitar o ódio racial entre os brasileiros.Ela disse que “não é racismo quando um negro se insurge contra um branco” e que acha “uma reação natural” um “negro” não querer conviver com um “branco”.

Sendo o crime de racismo inafiançável, ela pode ser presa.

Mas esse seria um desfecho muito improvável para o caso. Certamente irá apenas engrossar as estatísticas segundo as quais há mais criminosos fora do que dentro das cadeias. Não será sequer demitida, pois a política do governo é esta mesma, de repartir o povo brasileiro em “etnias” e açular supostas diferenças e ignóbeis orgulhos raciais.

A explicação para a “reação natural do negro” é a seguinte: “Quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou.”

É uma explicação sem sentido, pois parte da idéia de que os brasileiros de pele preta passam a vida a serem açoitados pelos de pele branca. Isso só existe na fantasia mórbida de uma minoria mal conduzida por palavras fáceis e interesses mesquinhos.

Aqui fora, no Brasil real, somos misturados, temos orgulho disso e simplesmente não somos racistas.

A ministra é paga para fazer o seu trabalho.

Muita gente hoje em dia também é e isso explica muito os modos de tsunami com que essa onda racista varre e infelicita o nosso país.

Há mil ONGs e instituições racistas, algumas muito importantes e ricas, como a Fundação Ford, que dão uma mãozinha na labuta pela sobrevivência.

Não sou leviano, não digo que os militantes da causa racial se dispõem a incitar o racismo em troca de um prato de comida. A situação é mais grave: eles já chegam ao emprego convencidos de que a causa é justa.

E, uma vez “incluídos”, para que pensar?, para que deixar surgir a dúvida?, para que manter o espírito crítico atento? A esse destino se entregam pessoas de todas as cores, nem é preciso dizer — a falta de juízo não observa critérios raciais, está disponível a qualquer um .

É lamentável que a Fundação Ford gaste dinheiro no Brasil com esse tipo de coisa (e também que faça o mesmo nos Estados Unidos), mas é inaceitável que todos nós contribuintes sejamos obrigados a garantir o sustento de um sem-número de funcionários e ativistas empenhados em levar a cabo um ambicioso e lunático projeto de reengenharia social destinado a nos fazer um país dividido entre negros e brancos, um país racista. É o que acontece.

Todos nós pagamos o salário da ministra e os caraminguás de militantes custeados pela Petrobras e outras empresas estatais.

Mas tudo isso vai passar. Ainda vão rasgar nosso dinheiro por algum tempo, mas não vamos perder essa guerra. A própria ministra Matilde Ribeiro reconheceu isso na mesma entrevista.

Após elogiar o lugar de vanguarda do Brasil no campo da legislação pertinente, disse que “o que falta é mudança de postura das pessoas”. Que a ministra espere sentada. Não vamos mudar, não vamos nos tornar pessoas racistas. Pode a televisão, o rádio e o jornal se cansarem de nos perguntar onde escondemos o nosso racismo.

Não escondemos em canto nenhum, apenas e simplesmente não somos racistas. Nem estamos dispostos a sê-lo.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re.: Ministra de Lula oficializa o racismo no Brasil

Cada vez este governo me representa menos.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

já criaram um tópico sobre isso, com a transcrição integral da entrevista

https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=10526&start=0

A ministra Matilde Ribeiro, na entrevista que concedeu à BBC Brasil, cometeu o crime de incitar o ódio racial entre os brasileiros.Ela disse que “não é racismo quando um negro se insurge contra um branco” e que acha “uma reação natural” um “negro” não querer conviver com um “branco”.

Sendo o crime de racismo inafiançável, ela pode ser presa.

A explicação para a “reação natural do negro” é a seguinte: “Quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou.”

É uma explicação sem sentido, pois parte da idéia de que os brasileiros de pele preta passam a vida a serem açoitados pelos de pele branca. Isso só existe na fantasia mórbida de uma minoria mal conduzida por palavras fáceis e interesses mesquinhos.

primeiro vamos ver exatamente o que a ministra falou:

"Não é racismo quando um negro se insurge contra um branco. Racismo é quando uma maioria econômica, política ou numérica coíbe ou veta direitos de outros. A reação de um negro de não querer conviver com um branco, ou não gostar de um branco, eu acho uma reação natural, embora eu não esteja incitando isso. Não acho que seja uma coisa boa. Mas é natural que aconteça, porque quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou.", afirmou.

Tá, eu não sei se podemos dizer que NÃO SEJA racismo, mas que é natural uma reação racista ao racismo vigente. Não me parece que ela quer incitar o racismo. e o "açoitar" ali está num sentido muito mais conotativo. está se referindo a situação do começo do parágrafo: "quando uma maioria econômica, política ou numérica coíbe ou veta direitos de outros".

Após elogiar o lugar de vanguarda do Brasil no campo da legislação pertinente, disse que “o que falta é mudança de postura das pessoas”. Que a ministra espere sentada. Não vamos mudar, não vamos nos tornar pessoas racistas. Pode a televisão, o rádio e o jornal se cansarem de nos perguntar onde escondemos o nosso racismo.

Não escondemos em canto nenhum, apenas e simplesmente não somos racistas. Nem estamos dispostos a sê-lo.

então gostaria de saber como se explica isso no nosso país orgulhoso de não ser racista:

veja, por escolaridade:
Imagem

grupo de atividade:
Imagem

Também se investigou os rendimentos selecionando-se um grupo mais homogêneo: homens de 18 a 49 anos de idade e com 11 anos ou mais de estudo. Desagregado por grupamentos de atividade e por posição na ocupação, o subgrupo manteve a diferenciação de rendimentos entre os brancos e os pretos e pardos. Desta vez, embora ainda elevada, a maior diferença nos rendimentos observada não foi para os trabalhadores por conta própria (75,5%) mas, sim ,para os empregados sem carteira de trabalho assinada no setor privado (97,9%).
Editado pela última vez por SickBoy em 30 Mar 2007, 08:01, em um total de 2 vezes.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

quem escreveu esse texto, ali kamel?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Re.: Ministra de Lula oficializa o racismo no Brasil

SickBoy escreveu:quem escreveu esse texto, ali kamel?

Veja logo após o título.

E continuo não me sentindo representado por um governo que joga povo contra elite, que humilha os que tiveram instrução, que oficializa o racismo.

Sim, o racismo existe, mas é para ser combatido, não oficializado e incentivado.

Quer dizer que a "ministra" não falou o que falou? E alguém acha que o povão vai interpretar diferente? Ou que vai querer interpretar diferente?

Num país em que qualquer pretexto é bom para se invadirem terras, saquear supermercados ou queimar ônibus? Sem repressão, diga-se de passagem?

Num país onde o "coitadismo" impera e onde os culpados são sempre os outros e o fato de que os negros também tinham escravos é convenientemente esquecido?

betossantana
Contato:

Re: Ministra de Lula oficializa o racismo no Brasil

Mensagem por betossantana »

Fernando Silva escreveu:Aqui fora, no Brasil real, somos misturados, temos orgulho disso e simplesmente não somos racistas.
(...)

Ai, meu Deus do céu!!!!!!!!! Mas o que é que há de errado com essas pessoas????

Bjs e qjs.
É um problema espiritual, chupe pau!

Johnny

Mensagem por Johnny »

Racismo e preconceito no Brasil? Só se for na França...

Nem sei a causa de colocarem este tópico...

...conheço gente que, porque arranjou emprego (depois de tempos desempregado) "voltou" a ser e ter e mesma arrogância de outrora. Isso é Brasil. Povinho medíocre, hipócrita e metido a besta. Puxa-se-lhe o tapete e o mesmo lambe os sapatos dos iguais. Dá-se-lhe condições ou posição e o mesmo passa a atacar e cuspir no prato que comeu.
Gente, vocês vivem num sonho! Estão aquém da realidade nua e crua. Vá-lha-me-deus... :emoticon21:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

o anátema

Mensagem por o anátema »

SickBoy escreveu:então gostaria de saber como se explica isso no nosso país orgulhoso de não ser racista:

veja, por escolaridade:
Imagem

grupo de atividade:
Imagem

E como exatamente isso seria explicado tendo como causa o racismo?
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

o anátema escreveu:
SickBoy escreveu:então gostaria de saber como se explica isso no nosso país orgulhoso de não ser racista:

veja, por escolaridade:
Imagem

grupo de atividade:
Imagem

2
Só sendo tendencioso mesmo.

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Apocaliptica escreveu:
o anátema escreveu:

veja, por escolaridade:
Imagem

grupo de atividade:
Imagem

2
Só sendo tendencioso mesmo.

E racista.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Sensacionalismo barato. Mas a última frase do texto dela me incomodou profundamente, pois parece imputar a culpa aos "brancos" de maneira "a-histórica". E isso é racismo.

Apocaliptica

Racismo puro. Provocação barata. Mas não me sinto provocada. Lamento e não aceito, caso queiram usar prerrogativas contra mim . Estas coisas são culpa da mentalidade brasileira, que usa a vitimização eterna para perpetuar o favoritismo. É falta de vergonha na cara e de caráter.

Isto é repetição de modelo ultrapassado, e demonstra complexo de inferioridade. Nem terapia cura isto, lamentavelmente.

RicardoVitor

Fundação Ford

Imagem

RicardoVitor

Nota de Repúdio do Fórum Mestiço
Nota de Repúdio do Fórum Mestiço de Políticas Públicas às declarações da Ministra Matilde Ribeiro

O FÓRUM MESTIÇO DE POLÍTICAS PÚBLICAS vem expressar seu repúdio às declarações da ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), à BBC Brasil no dia 27 de março deste mês. Já há anos diversas pessoas e instituições, de professores universitários a movimentos populares como o movimento mestiço, vem alertando a sociedade brasileira e autoridades para o perigoso caminho que a política governamental no campo das relações étnicas está levando a nação brasileira. Se é lamentável que as palavras expressas pela ministra Matilde Ribeiro tenham sido ditas, uma análise das mesmas permite-nos expor aspectos que são pouco conhecidos pelo público em geral sobre a ideologia por trás do discurso da ministra. Um resumo desta ideologia encontramos no documento “Relatório de Desenvolvimento Humano – Brasil 2005”, documento do PNUD que contou com a contribuição da ministra da SEPPIR.

A segregação racial favoreceria a solidariedade entre os negros. Uma das crenças desta ideologia é a de que os negros não teriam criado um sentimento de grupo porque conviveriam nos mesmos espaços que os brancos. Diz o Relatório, “Mesmo os negros sendo mais numerosos nos espaços da pobreza, o fato de conviverem com brancos em favelas e bairros periféricos e freqüentarem os mesmos espaços de lazer e as mesmas escolas que eles deu substância à noção de democracia racial. Enquanto isso, nos Estados Unidos, a segregação ajudou a desnudar as desigualdades raciais – inclusive entre brancos pobres e negros pobres”, por sua vez afirma a ministra Matilde Ribeiro, “A reação de um negro de não querer conviver com um branco, ou não gostar de um branco, eu acho uma reação natural. (...) É natural que aconteça, porque quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou”. O Brasil é um país atualmente sob um processo contínuo de fracionamento em territórios “étnicos”.

Leis de segregação favoreceriam a mobilização dos negros. Afirma o Relatório, “Outro fator que dificultou a emergência de um discurso e de uma mobilização raciais no Brasil foi a não-legalização, ou a não-formalização, do racismo”, e afirma a ministra, “Os indígenas e os negros não eram os donos das armas, não eram os donos das leis, não eram os donos dos bens de consumo. A forma que eles encontraram para sobreviver não foi pelo conflito explícito. No Brasil, o racismo não se dá por lei, como foi na África do Sul. Isto nos levou a uma mistura. Aparentemente todos podem usufruir de tudo, mas na prática há lugares onde os negros não vão”. Leis de cotas, o “Estatuto da Igualdade Racial” e o “Cantando as Diferenças” são projetos atualmente em trânsito no parlamento brasileiro, com implicações econômicas importantes.

Os mestiços seriam um obstáculo à unificação política dos negros. Afirma o Relatório que, “A própria natureza da escravidão no Brasil favoreceu o surgimento de arranjos que agravaram a destituição de poder da população negra, como é o caso da miscigenação e do papel que os senhores tiveram de atribuir aos mulatos, diante da escassez de mão-de-obra branca para ocupar os cargos de confiança. Essas divisões logicamente quebraram correntes de solidariedade. Nesse sentido, a existência das irmandades dos homens pretos e das irmandades dos homens pardos é emblemática. (...) Enquanto isso, nos Estados Unidos, a população negra sempre foi minoritária. Naquele país, a definição política da classificação racial foi genotípica e por hipodescendência, ou seja, os frutos da miscigenação eram considerados negros em razão de ser esta a “raça” considerada “inferior”. A graduação de cor, embora existente no interior do segmento negro norte-americano, não teve a mesma validação externa, impedindo assim que as fragmentações internas se tornassem obstáculos à mobilização política unificada das mulheres e dos homens negros”.

Fica explicado o porquê de mestiços mulatos, caboclos, cafuzos ou outros não aparecerem na nota de esclarecimento da SEPPIR, “a Secretaria também atua no sentido da valorização e do respeito às diversidades, em um trabalho integrado com negros, indígenas, ciganos, judeus e palestinos”. Racismo não tem raça. Buscando proteção diante desta política, além de apresentar diversas denúncias ao Ministério Público estadual e federal e ao Conselho Nacional de Combate à Discriminação contra atos decorrentes da atuação desta secretaria, o movimento mestiço conseguiu aprovar no Amazonas a Lei do Dia do Mestiço. Embora haja hoje mais pessoas tomando conhecimento sobre a natureza desta secretaria e de sua política, pelas declarações do vice-presidente da República, José Alencar, em defesa da ministra, expressando diversas idéias, algumas explicitamente contrárias à linha política empreendida pela ministra Matilde Ribeiro na SEPPIR, entendemos que importantes governantes de nosso país podem não ter conhecimento do discurso que está sendo patrocinado por essa secretaria nem sobre suas atividades e finalidades. Afirma o vice-presidente, “Eu tive oportunidade de dizer que nós, do Brasil, somos uma raça miscigenada. Que eu tenho a minha bisavó negra. Foi escrava, a minha bisavó. A minha avó era mulata. Se você olha para mim, eu sou branco. Mas eu não sou branco de fato. Então, não existe problema racial no Brasil” e “Temos que compreender que o Brasil, hoje, é uma raça miscigenada. Nós temos que valorizar a raça miscigenada”. Encerrando esta nota, ficamos imaginando o que teria ocorrido se um ministro de estado branco tivesse afirmado que “A reação de um branco de não querer conviver com um negro, ou não gostar de um negro, eu acho uma reação natural”. Haveria quem duvidasse da virulência contida nessa frase, ou quem não concordasse que este deveria ser imediatamente demitido de suas funções qualquer que fosse sua pasta, quanto mais a de uma secretaria pretensamente destinada a combater o racismo e a discriminação?

Manaus (AM), 30 de março de 2007.

Fórum Mestiço de Políticas Públicas

Se alguém desejar ler o Relatório citado acima, que trata todos os pardos do país, inclusive os caboclos, como se fossem negros (uma ótimo exemplo de como intelectuais a serviço sabe-se lá de quantos e quais interesses podem construir um quadro do país "sob medida"), ele está em http://www.pnud.org.br/rdh/ .

Huxley

Mensagem por Huxley »

“Quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou.”

Pela lógica da ministra, o negro brasileiro deveria ter raiva dos negros africanos que moram no Brasil.Boa parte de seus ancestrais ou "primos", estavam envolvidos no tráfico de escravos de negros para as Américas e facilitaram o trabalho dos brancos em tempos remotos.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

RicardoVitor

Código penal:

Art. 286 - Incitar, publicamente, a prática de crime:

Pena - detenção, de 3 (três) a 6 (seis) meses, ou multa.

Art. 287 - Fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime:

Até agora, nada... Os petralhas realmente conseguiram promover a desordem das instituições democráticas, tão necessária para a concretização de suas sandices socialistas... Estamos fudidos.
Editado pela última vez por RicardoVitor em 30 Mar 2007, 22:41, em um total de 1 vez.

Huxley

Mensagem por Huxley »

Imagem

Quanto aos dados do IBGE, acredito que eles ainda não são conclusivos.Vejamos.Se a escolaridade "entre 8 e 10 anos" do negro é de 8 anos e a do branco é de 10 anos, 2 anos de diferença de escolaridade e considerando que cada ano de escolaridade representa uma diferença de 9% no rendimento (vejam esse trabalho acadêmico: http://www.dnabrasil.org.br/site/publiq ... erdida.pdf ) ,então negros podem ter rendimentos de 82% dos brancos, sem que isso signifique racismo.Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo podem está dando tratamento salarial aproximadamente igual as etnias, apesar que em Recife e Salvador existir uma probabilidade significativa de está havendo racismo.Se racismo estiver existindo, acho que o governo deveria estudar tomar medidas punitivas a empresas que impõe essa discrepância.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

betossantana
Contato:

RicardoVitor escreveu:Código penal:
Art. 287 - Fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime:

Até agora, nada... Os petralhas realmente conseguiram promover a desordem das instituições democráticas, tão necessária para a concretização de suas sandices socialistas... Estamos fudidos.

Mas se fosse assim preto no branco, você deveria se envergonhar de adorar o Pinochet, Ricardito, parceiro do Arqueiro Verde. Ele é um "autor de crime".

RicardoVitor

Mês passado eu fui assaltado e agredido por um negro, ao esperar pelo ônibus na volta do trabalho... Então de acordo com a tal ministra (nacional) socialista, eu tenho o direito de não querer conviver com negros?

RicardoVitor

betossantana escreveu:
RicardoVitor escreveu:Código penal:

Mas se fosse assim preto no branco, você deveria se envergonhar de adorar o Pinochet, Ricardito, parceiro do Arqueiro Verde. Ele é um "autor de crime".

Eu A-DO-RO o Pinochet, dou o cu e chupo o pau.

Beijosmeliga.

betossantana
Contato:

RicardoVitor escreveu:Mês passado eu fui assaltado e agredido por um negro, ao esperar pelo ônibus na volta do trabalho... Então de acordo com a tal ministra (nacional) socialista, eu tenho o direito de não querer conviver com negros?

Provavelmente, de acordo com a ministra nacional socialista, você teve o que mereceu. Snif.

betossantana
Contato:

RicardoVitor escreveu:Eu A-DO-RO o Pinochet, dou o cu e chupo o pau.

Credo, praquele velho babão? Só você mesmo.

Bjs.

Apocaliptica

RicardoVitor escreveu:Mês passado eu fui assaltado e agredido por um negro, ao esperar pelo ônibus na volta do trabalho... Então de acordo com a tal ministra (nacional) socialista, eu tenho o direito de não querer conviver com negros?

Negativo. Ele só está devolvendo o que seus ancestrais fizeram com os ancestrais dele. Tá todo mundo morto e enterrado, mas por ela a gente continua se açoitando para todo o sempre.

Vou dar umas chibatadas nela na próxima vez que eu for a Brasília. Depois ela vem a Porto Alegre e me assalta e assim vamos...o amor é lindo. E o racismo de retaliação é a doença do ódio.

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Apocaliptica escreveu:

Negativo. Ele só está devolvendo o que seus ancestrais fizeram com os ancestrais dele. Tá todo mundo morto e enterrado, mas por ela a gente continua se açoitando para todo o sempre.

Vou dar umas chibatadas nela na próxima vez que eu for a Brasília. Depois ela vem a Porto Alegre e me assalta e assim vamos...o amor é lindo. E o racismo de retaliação é a doença do ódio.

Cruzes... gostei! :emoticon12:

Agora, sinceramente, deu raiva dessa mulher. Eita complexada... :emoticon2: E o pior: ela jogar esse monte de complexo pra cima de todos.
Imagem

André

Mensagem por André »

Vcs não querem que eu volte, nem vote. Assim fica difícil uma pedrada depois da outra essa então.

Uma coisa é defender reparação ou políticas de igualdade, que embora o uso de critérios raciais eu seja em contrario, eu até entendo.

Agora dizer que é compreensível ódio racial, e que deve ser tolerado, sendo que o do negro para com o branco. Putz ai já passou dos limites e pior é um discurso que favorece a proliferação do ódio racial, algo abominável, seja ele qual for.

Por essas e outras que cada vez menos políticos eu confio, e penso que alternativas tem que estar primeiro em transformações do sistema político, e nas formas de exercício do poder. Pq o sistema corrupto, seqüestrado por interesses privados, no caso grupos ligados a questões raciais, e políticos preocupados em se reeleger acima de todo o resto, fica difícil ter esperança.

Eu sou normalmente otimista, e vejo alternativas, mas cada vez me parecem mais distantes e difíceis. Vou fazer a pequena parte que me cabe e continuar a acreditar que é possível, enquanto der, mas diante disso, ser de fato otimista pelo menos por enquanto não é possível (Não existem os elementos para ser).
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Trancado