Res Cogitans escreveu:Em discussões com algum teístas o argumento do "mesmo Deus" sempre aparece.
Dizem coisas como "as religiões falam do mesmo Deus só que dão nomes diferente".
Falam como se religiões totalmente distintas idolatrassem a mesma "coisa". É o que eu chamo de pseudo-argumento do mesmo Deus.
Primeiro que religiões não idolatram, quem faz isso são as pessoas. O máximo que uma religião pode fazer é "ensinar" a idolatrar ou incentivar a idolatria.
Seu argumento é enganoso, um mero erro de raciocínio, pois faz crer que religiões distintas, são coisas totalmente diferentes.
Religiões são formada de textos que falam sobre muitas coisas, inclusive contém filosofias e mitologias.
Esses textos contém as idéias e conhecimentos de pessoas que falam sobre a mesma realidade.
Dois filósofos distintos não podem falar sobre um mesmo tema?
O que impede Krishna, Cristo e Lao Tsé, de falar sobre o mesmo tema?
Eles estão falando sobre a mesma existência, sobre os mesmos problemas humanos e sobre o mesmo absoluto que chamam de Deus.
Bastante simples e lógico, não acha?
Res Cogitans escreveu:A maior parte das religiões é revelada, e o que conhecemos dos seus Deuses é a descrição dos mesmos em seus respectivos livros sagrados.
Sim, exatamente.
E o que foi que eu tomei como base para demonstrar que falam da mesma coisa?
Peguei três livros sagrados de três religiões e comparei o que falam sobre o tema.
O que foi demonstrado?
Que todos os três livros, falam sobre um Deus uno com o homem e com tudo.
Refute isso:
Hinduismo (palavras de krishna): A alma individual (jiva, jivatma) no corpo das entidades vivas é parte integral do Espírito universal, ou consciência.
Os yogis, aspirando por perfeição, contemplam a entidade viva permanente em suas consciências internas, mas, o ignorante, cuja a psique interna não é pura, embora se esforçando, não podem Me perceber.
Os conhecedores do Ser Supremo visualizam-no por toda a parte - em si mesmos, em todos os seres humanos, e em todo o universo
Eu sou, na verdade, o que é para ser conhecido pelo estudo de todos os Vedas. Eu sou, realmente, o autor bem como o estudante dos Vedas.
Cristianismo (palavras de Cristo):Quem me vê, vê ao Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?"
Eu e o Pai somos um.
Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai.
Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade.
Jesus disse: "Eu sou a luz que está sobre todos eles. Eu sou o todo. De mim surgiu o todo e de mim o todo se estendeu. Rachai um pedaço de madeira, e eu estou lá. Levantai a pedra e me encontrareis lá."
Taoísmo (palavras de Lao Tsé):O grande Tao está em tudo e a sua potência irradia-se em todas as direções.
Cobre tudo com um manto e não faz valer sua posição de senhor. Poderá, entretanto, nas menores coisas ser encontrado. Todos os seres retornam a sua raiz e desaparecem sem saber quem preside seus destinos. Ele pode ser encontrado nas grandes coisas.
Quem se une ao Uno, não tem desejos.
Toda a pluralidade emana da Unidade, e esses dois são um em si.
Inúmeras são as coisas que têm unidade desde sua origem
O céu é brilhante e puro porque é Uno
A terra é firme porque é Una.
====================
Eu postei muito mais coisas no outro tópico... mas você prefere afirmar coisas simples de refutar, ao invés de ver o obvio que está postado ai.
Se não concorda, refute o que foi postado.
Leia o que está acima, estão falando sobre a mesma coisa e isso é inegável. Os três estão dizendo que Deus é UNO, está em tudo e em todos, incluindo em nós... ou não?
O que foi postado não demonstra claramente isso?
Caso não queira mais fugir da raia:
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=10555& ... sc&start=0Res Cogitans escreveu:De aspectos da personalidade (vingador, ciumento, amoroso...) a sua relação 'histórica' com os homens (pacto com um povo, destruição de cidades, enviar um filho...). E é esse Deus descrito nessas escrituras que é adorado, é este Deus que os fiéis tem em mente quando oram e não a uma abstração como a "coisa transcedental".
Dizer que todas as religiões louvam um Deus que tem em si o universo contido e ao mesmo tempo é transcedental a ele e, por isso, se tratam do mesmo Deus é uma tolice.
Não louvam, ensinam e falam sobre ele.
Tão tolo que acabei de demonstrar isso acima... refute, ou vai continuar se recusando a faze-lo?
Res Cogitans escreveu:Poderia até forçar a barra e dizer que Jeová, ou qualquer outro Deus, é um mito sobre a "coisa transcedental". Mas as atenções e a fé dos religiosos se focalizam justamente neste mito e não na coisa em si.
E dai?
Eu jamais disse que os "crentes" se focalizam na coisa em si e não no mito... Não estou falando sobre o que fazem os crentes e sim sobre o que falam os Budas e muitos religiosos praticantes.
Disse apenas que os grandes nomes entre os religiosos falam sobre a mesma coisa em si, afinal, as religiões são formadas com base no que eles diziam e seus livros sagrados, contém as palavras deles.
Eu disse que Krishna, Cristo e Lao Tsé estão falando sobre o mesmo absoluto transcedental, que é conhecido no ocidente como Deus.
Não só disse isso, como demonstrei.
Está ai, apresentado e pronto para refutação.