Dell lança computador ´sem´ sistema operacional
Dell lança computador ´sem´ sistema operacional
Computador vem com disco de instalação da distribuição de Linux FreeDOS
Alexandre Barbosa
Dell: micro `sem´ sistema
O micro `sem´ sistema da Dell
SÃO PAULO - A imprensa mundial replicou a notícia: a Dell está vendendo um computador com Linux. No Brasil, o mesmo anúncio assumiu um discurso um pouco diferente. A máquina será comercializada sem sistema operacional.
No caso, será um notebook da linha Latitude, o D520, da linha nSeries. Segundo o informe da companhia distribuído à imprensa, o micro é voltado a clientes "que têm a necessidade de utilizar outros sistemas em suas máquinas". Entenda-se outros sistemas qualquer um que não seja alguma versão de Windows (XP ou Vista, as opções atuais).
De fato, não há nenhum sistema operacional no micro, mas o mesmo vem acompanhado de um disco contendo o Linux FreeDOS, cuja instalação no notebook fica a cargo do usuário.
A diferença? O D520 só terá suporte técnico relativo ao hardware. Qualquer problema de instalação ou problemas técnicos com software ficarão a cargo do usuário. O Latitude D520n é oferecido a partir de R$ 2.599,00. Pesando 2,2Kg, o portátil vem equipado com processador Intel Celeron M430, tela LCD de 15 polegadas, 512MB de memória e 1 ano de garantia, só para o hardware.
Outros opções em Linux da Dell incluem os micros de mesa OptiPlex 745n, 740n e 320n, nas mesmas condições (sem sistema operacional) para empresas e, no caso de usuários domésticos, os modelos Dimension C521n e E521n.
-------------------------------------------------------------
Agora, uma pergunta que eu gostaria de fazer para os Linuxers. O que eu faço com um FreeDos???
Alexandre Barbosa
Dell: micro `sem´ sistema
O micro `sem´ sistema da Dell
SÃO PAULO - A imprensa mundial replicou a notícia: a Dell está vendendo um computador com Linux. No Brasil, o mesmo anúncio assumiu um discurso um pouco diferente. A máquina será comercializada sem sistema operacional.
No caso, será um notebook da linha Latitude, o D520, da linha nSeries. Segundo o informe da companhia distribuído à imprensa, o micro é voltado a clientes "que têm a necessidade de utilizar outros sistemas em suas máquinas". Entenda-se outros sistemas qualquer um que não seja alguma versão de Windows (XP ou Vista, as opções atuais).
De fato, não há nenhum sistema operacional no micro, mas o mesmo vem acompanhado de um disco contendo o Linux FreeDOS, cuja instalação no notebook fica a cargo do usuário.
A diferença? O D520 só terá suporte técnico relativo ao hardware. Qualquer problema de instalação ou problemas técnicos com software ficarão a cargo do usuário. O Latitude D520n é oferecido a partir de R$ 2.599,00. Pesando 2,2Kg, o portátil vem equipado com processador Intel Celeron M430, tela LCD de 15 polegadas, 512MB de memória e 1 ano de garantia, só para o hardware.
Outros opções em Linux da Dell incluem os micros de mesa OptiPlex 745n, 740n e 320n, nas mesmas condições (sem sistema operacional) para empresas e, no caso de usuários domésticos, os modelos Dimension C521n e E521n.
-------------------------------------------------------------
Agora, uma pergunta que eu gostaria de fazer para os Linuxers. O que eu faço com um FreeDos???
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Re: Dell lança computador ´sem´ sistema operacional
Johnny escreveu:Agora, uma pergunta que eu gostaria de fazer para os Linuxers. O que eu faço com um FreeDos???
É para ser educado?

Só lembrando que a Positivo já fez isto aqui no Brasil. Com um pouquinho de sorte, encontras um note celeron 1.4, 256 de ram e 40 de disco por uns R$ 1500,00. Comprei assim que achei um "sem sistema". Claro, desinstalei o sistema inexistente e instalei um que existe!

docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
Re.: Dell lança computador ´sem´ sistema operacional
Por que educado Let??? Eu fui realista apenas. O que eu faço com um FreeDos? Que eu posso instalar qualquer SO que eu queira, eu entendi. Mas vir com um SO DOS??? Isso que eu perguntei. O que eu faço com isso?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

É muito ruim o FreeDOS? 

Qual a vantagem disto? Já acho um saco ter que mandar arrumar o note com a cobertura completa, imagina ter que diagnosticar se é problema de hardware ou de software...E prá que serve o FreeDOS?
Meu Latitude é D510. É um bom bichinho...
Meu Latitude é D510. É um bom bichinho...
Re: Re.: Dell lança computador ´sem´ sistema operacional
Johnny escreveu:Por que educado Let??? Eu fui realista apenas. O que eu faço com um FreeDos? Que eu posso instalar qualquer SO que eu queira, eu entendi. Mas vir com um SO DOS??? Isso que eu perguntei. O que eu faço com isso?
Acho que não entendestes: você perguntou "o que eu faço com isso?". E eu disse se era para EU ser educado na resposta!

Mas, voltando, é claro que os caras já fazem isto para você instalar o Uíndous Piratão 9.0! Tirando o Windows do bixinho ele fica uns 600 pila mais barato, atraindo mais os compradores. E dá-lhe incentivo à pirataria!
docdeoz escreveu:
PASMEM!"
PASMEM!"
Segundo o artigo da wikipédia, FreeDOS não é linux, é DOS, só que não MS, mas em código aberto/GPL.
Ou existe algo como "linux freedos" que é uma segunda coisa, ou alguém confundiu software livre/GPL com linux.
Ou existe algo como "linux freedos" que é uma segunda coisa, ou alguém confundiu software livre/GPL com linux.
Sem tempo nem paciência para isso.
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
É. Incentivo à " montagem ".
o anátema escreveu:Segundo o artigo da wikipédia, FreeDOS não é linux, é DOS, só que não MS, mas em código aberto/GPL
Meu... que sacanagem da Dell fazer isso!
Faz sentido a pergunta do Johnny... o que fazer com isso?

- King In Crimson
É só economia de licensa OEM.
King In Crimson escreveu:É só economia de licensa OEM.
Claro, claro: dê um pulo no camelô mais próximo e compre um Windows Vista "Licenciado" por 15 pila, pronto! Um note coisa fina e barato. Viva a Dell!!!!!!
docdeoz escreveu:
PASMEM!"
PASMEM!"
no mesmo artigo da wikipedia ainda diz que os pcs da dell não são mais baratos por isso.
www.talkorigins.org
www.talkorigins.org
- King In Crimson
E agora rapha?
É, também quero explicações agora.
www.talkorigins.org
www.talkorigins.org
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Free DOS, que eu saiba, é só uma versão livre do DOS, como o antigo DR DOS. Só serve para o computador dar boot e permitir ao usuário instalar alguma coisa.
É só para ele não parar logo no início avisando que não encontrou o SO.
Na verdade, dá para fazer muita coisa. Há editores de texto, planilhas, banco de dados, jogos etc.
Foi nessa época que o Bill Gates disse que ninguém precisava de mais de 640K de RAM.
Minha firma trabalhou durante anos com o DOS em computadores que nem tinham HD. Era tudo em disquete 5 1/4.
Tinha até rede.
Na verdade, dá para fazer muita coisa. Há editores de texto, planilhas, banco de dados, jogos etc.
Foi nessa época que o Bill Gates disse que ninguém precisava de mais de 640K de RAM.
Minha firma trabalhou durante anos com o DOS em computadores que nem tinham HD. Era tudo em disquete 5 1/4.
Tinha até rede.
Fernando Silva escreveu:Free DOS, que eu saiba, é só uma versão livre do DOS, como o antigo DR DOS. Só serve para o computador dar boot e permitir ao usuário instalar alguma coisa.
Tinha até rede.
Fernando, isso faz um tempinho. Não seria mais lógico enviarem sem SO ou com o Linux, FreeBSD ou sei lá instalado (como o fazem alguns) ou com um CD do dito cujo ou sem nada mesmo?
Agora, quem será o maluco que irá querer instalar um DOS e depois ter de pedir para alguém procurar na internet aplicativos para DOS para ele usar??? . Ele vai buscar o que? WordStar? Auto Cad R10? Lotus 123 for DOS? Não faz sentido algum isso! Mas tem uma luz no fim do túnel. Me parece que existe uma portaria obrigando montadores e produtores de PC a fornecerem um SO OEM junto com a máquina. ISso inclusive gerou uma briguinha entre eu e uma loja pois eu queria sem SO e ela dise que não podia vender sem o Windows. Daí eu disse que queria Linux (isso em 2000) e ela bateu o pé e não vendeu pois não podia (?).
Como está hoje eu não sei pois ainda não fui comprar nenhum PC novo.

Vocês estão me deixando curiosa. Vou ligar para lá ( onde comprei meu L510, faz 8 meses e veio com Windows XP) e perguntar afinal o que significa essa invenção sem sentido.
Lotus 123 for DOS?
Putz...heheheh Não tenho menor saudade disto...

- King In Crimson
Como sabem que todo mundo vai apagar o que for pra instalar o Windows Corsair Edition, economizam o tempo e o dinheiro.Johnny escreveu:Fernando, isso faz um tempinho. Não seria mais lógico enviarem sem SO ou com o Linux, FreeBSD ou sei lá instalado (como o fazem alguns) ou com um CD do dito cujo ou sem nada mesmo?
Apocaliptica escreveu:Vocês estão me deixando curiosa. Vou ligar para lá ( onde comprei meu L510, faz 8 meses e veio com Windows XP) e perguntar afinal o que significa essa invenção sem sentido.
Apo... tem umas coisas que você precisa ver com os próprios olhos!

Agora imagine pagar R$ 2600,00 em um computador que... além de você ter que instalar o sistema operacional, tudo que você terá acesso será a uma tela preta com um cursor piscando?

Interface gráfica pra quê? LINHA DE COMANDO's Rule
Browser pra quê? TELIX's Rule
Editor de email e texto pra quê? BLUEWAVE e WORDSTAR's Rule
Internet pra quê? BBS's Rule
Banda larga? MODEM Zoltrix 2400 kbps Jumpeado ISA

Essa estratégia da Dell ficou estranha!
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Shanaista escreveu:Interface gráfica pra quê? LINHA DE COMANDO's Rule
Mas havia jogos para DOS. Aliás, todos os jogos eram para DOS. O Windows atrapalhava o desempenho e comia memória.
Eu baixava fotos no BBS e abria em DOS (Xuxa pelada, por exemplo

Shanaista escreveu:Editor de email e texto pra quê? BLUEWAVE e WORDSTAR's Rule
Eu usava o Banana.com e o SLMR.
Shanaista escreveu:Internet pra quê? BBS's Rule
A Internet funcionava sem browser. A Web é uma coisa recente. Todos os fóruns do mundo (mais de 30 mil) ficavam agrupados numa árvore de diretórios da Usenet.
Shanaista escreveu:Banda larga? MODEM Zoltrix 2400 kbps Jumpeado ISA
O meu era USRobotics 28kbps.
Shanaista escreveu:Apocaliptica escreveu:Vocês estão me deixando curiosa. Vou ligar para lá ( onde comprei meu L510, faz 8 meses e veio com Windows XP) e perguntar afinal o que significa essa invenção sem sentido.
Apo... tem umas coisas que você precisa ver com os próprios olhos!Então clique no botão iniciar e depois em executar... digite CMD e depois clique em ok.
Agora imagine pagar R$ 2600,00 em um computador que... além de você ter que instalar o sistema operacional, tudo que você terá acesso será a uma tela preta com um cursor piscando?
Interface gráfica pra quê? LINHA DE COMANDO's Rule
Browser pra quê? TELIX's Rule
Editor de email e texto pra quê? BLUEWAVE e WORDSTAR's Rule
Internet pra quê? BBS's Rule
Banda larga? MODEM Zoltrix 2400 kbps Jumpeado ISA![]()
Essa estratégia da Dell ficou estranha!
Caramba. eu sei, mexia com DOS antigamente. Mas o Johnny diz que fica bem mais barato, não disse? No fim, sai é muito mais caro....vai entender mesmo.
Eu ainda não entendi a estratégia. A maioria das pessoas prefere que já entreguem todo o pacote pronto. Por que complicar?
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Fernando Silva escreveu:Shanaista escreveu:Interface gráfica pra quê? LINHA DE COMANDO's Rule
Mas havia jogos para DOS. Aliás, todos os jogos eram para DOS. O Windows atrapalhava o desempenho e comia memória.
Eu baixava fotos no BBS e abria em DOS (Xuxa pelada, por exemplo)
Shanaista escreveu:Editor de email e texto pra quê? BLUEWAVE e WORDSTAR's Rule
Eu usava o Banana.com e o SLMR.Shanaista escreveu:Internet pra quê? BBS's Rule
A Internet funcionava sem browser. A Web é uma coisa recente. Todos os fóruns do mundo (mais de 30 mil) ficavam agrupados numa árvore de diretórios da Usenet.Shanaista escreveu:Banda larga? MODEM Zoltrix 2400 kbps Jumpeado ISA
O meu era USRobotics 28kbps.
Que nostalgia ler isso Fernando... mas assim, quando eu comecei acessar a net... o ambiente já era gráfico!
Só vi os BBS's em telas ASCII... CarbonCopy's Rule

Banana.com e SLMR fui conhecer agora...