E dai se ele Acredita?
- videomaker
E dai se ele Acredita?
E dai? se assim ele vive melhor!, se ele é um pai melhor, se seus amigos lhe dizem que ele mudou, se seus familiares dizem que ele é mas "familia"!
Que mal há em uma religião que torna o sujeito um cara mais equilibrado e seguro? quanto de veneno tem em "acreditar"?, quando esse acreditar torna o homem melhor?
onde esta o veneno da tal religião? onde?
Que mal há em uma religião que torna o sujeito um cara mais equilibrado e seguro? quanto de veneno tem em "acreditar"?, quando esse acreditar torna o homem melhor?
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- Márcio
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re.: E dai se ele Acredita?
Cadê essa religião tão saudável Vídeo?

O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
MeuDeus!
Só agora me dei conta de que o Video já postou mais de seis mil vezes!!!
"Noite escura agora é manhã..."
Re: E dai se ele Acredita?
videomaker escreveu:E dai? se assim ele vive melhor!, se ele é um pai melhor, se seus amigos lhe dizem que ele mudou, se seus familiares dizem que ele é mas "familia"!
Que religião é esta? Religião alguma é capaz disto. Todo crente jura de pé junto que largou as drogas, que parou de bater nos filhos, que " prosperou" (ARGH por que eles têm que repetir esta palavra SEMPRE???) , que conseguiu comprar um carrinho novo, que o negócio agora está indo muito bem ( sim, tem que ter grana no meio), que a mulher agora o obecede e está mais dócil (

A mulher fala bastante das conquistas do amado esposo, que agora não a trai mais ( até voltou prá casa, vejam só), que tinha um "caroço" (crente tem "caroço", não tumor ou mioma...que sumiu depois de ser "desenganada" ( por que todo crente é desenganado em alguma fase da vida ???), os negócios do esposo "prosperaram", e ela agora entendeu que precisa aprender a respeitar o esposo e ser mais dócil, porque quando ela não conhecia Jesus, era muito cheia de vontades (

Mas no fundo, no fundo, não é nada disso. Os problemas ou não eram assim tão graves, ou foram varridos para baixo do tapete, em nome de Jesus.
Quem disse que isto é equilíbrio?
AMÉM?
videomaker escreveu:E dai? se assim ele vive melhor!, se ele é um pai melhor, se seus amigos lhe dizem que ele mudou, se seus familiares dizem que ele é mas "familia"!
Para mim religião é veneno em dois casos principais, e em geral o resto deriva desses.
O primeiro é a religião gerar ódio, violência, intolerância...Exemplos disso existem muitos.Tanto do ponto de vista mundial, como guerras, homens bomba, e afins, como exemplos do cotidiano, aquele vizinho que só pq vc não pensa como ele, te acha inferior a ele, e ofende seu caráter, em geral sem nem te conhecer.
O segundo é quando a religião gera obscurantismo, quando leva a pessoa a acreditar por exemplo que a Terra tem 6 mil anos, quando se torna um empecilho para o conhecimento.
Outros de certa forma derivados desse são costumes castradores ou do pensamento, ou de práticas, ou que levam julgamentos sobre outros. De uma forma ou de outra ligada a idéia básica que "Minha religião é a única certa, a verdade está comigo e os que compartilham a minha religião".
Excluído isso, existem de fato e eu conheço, religiosas tolerantes, e respeitosas, que pregam e praticam ações, que nada se assemelham ao ódio intolerante. Igualmente não deixam sua religião levar a obscurantismo e mantêm a mente aberta a esse, mesmo que isso não abale sua fé, nem necessita a ciência não requer isso. Somente requer abandonar a fé fundamentalista, mas a fé no transcendental, e no conjunto de valores éticos morais, essa não se torna necessariamente um empecilho.
Nesses casos religião eu diria não é veneno, tem um papel, e se essas pessoas a consideram importante para elas eu respeito. Não chegam a exibir os efeitos do que de fato é veneno, logo não vejo nada de ruim nesses casos. Não considero bom o suficiente para eu estimular, claro tendo em vista que não sou religioso, mas considero que é bom para eles.(se e somente se, eles não exibem os sintomas do veneno).Alguém vai dizer que eles ainda tem a doença, eu não concordo com isso, pq a liberdade de pensamento, e a possibilidade de aprender com o diferente, me faz entender que a diversidade, a pluralidade de formas de pensar, como uma coisa boa. São as atitudes nocivas, os comportamentos problemáticos a serem evitados.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/
Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196
O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.
O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.
- betossantana
- Contato:
Video, a questão é: dos males, o MENOR. Se virar crente fez o cara deixar as drogas, o álcool, a violência, etc, então ótimo, desses males, a religião é o MENOR mesmo.
É um problema espiritual, chupe pau!
- Lúcifer
- Contato:
André escreveu:videomaker escreveu:E dai? se assim ele vive melhor!, se ele é um pai melhor, se seus amigos lhe dizem que ele mudou, se seus familiares dizem que ele é mas "familia"!
Para mim religião é veneno em dois casos principais, e em geral o resto deriva desses.
O primeiro é a religião gerar ódio, violência, intolerância...Exemplos disso existem muitos.Tanto do ponto de vista mundial, como guerras, homens bomba, e afins, como exemplos do cotidiano, aquele vizinho que só pq vc não pensa como ele, te acha inferior a ele, e ofende seu caráter, em geral sem nem te conhecer.
O segundo é quando a religião gera obscurantismo, quando leva a pessoa a acreditar por exemplo que a Terra tem 6 mil anos, quando se torna um empecilho para o conhecimento.
Outros de certa forma derivados desse são costumes castradores ou do pensamento, ou de práticas, ou que levam julgamentos sobre outros. De uma forma ou de outra ligada a idéia básica que "Minha religião é a única certa, a verdade está comigo e os que compartilham a minha religião".
Excluído isso, existem de fato e eu conheço, religiosas tolerantes, e respeitosas, que pregam e praticam ações, que nada se assemelham ao ódio intolerante. Igualmente não deixam sua religião levar a obscurantismo e mantêm a mente aberta a esse, mesmo que isso não abale sua fé, nem necessita a ciência não requer isso. Somente requer abandonar a fé fundamentalista, mas a fé no transcendental, e no conjunto de valores éticos morais, essa não se torna necessariamente um empecilho.
Nesses casos religião eu diria não é veneno, tem um papel, e se essas pessoas a consideram importante para elas eu respeito. Não chegam a exibir os efeitos do que de fato é veneno, logo não vejo nada de ruim nesses casos. Não considero bom o suficiente para eu estimular, claro tendo em vista que não sou religioso, mas considero que é bom para eles.(se e somente se, eles não exibem os sintomas do veneno).Alguém vai dizer que eles ainda tem a doença, eu não concordo com isso, pq a liberdade de pensamento, e a possibilidade de aprender com o diferente, me faz entender que a diversidade, a pluralidade de formas de pensar, como uma coisa boa. São as atitudes nocivas, os comportamentos problemáticos a serem evitados.
Endosso.

Daí que se o infeliz não nos enchesse, e guardasse a sua "experiência" besta pra ele, nós nem nos lembraríamos que ele existe!
Mas nããããão! Graças ao maldito "ide e pregai" da droga da bíblia os malditos INSISTEM em continuar nos atormentando com: você vai pro inferno, você PRECISA acreditar em algo, vou orar por você, que deus tenha piedade de você, fora quando nos chamam de ignorantes só por não estarmos com nossas mentes consumidas pela alienação infantil do dito crente

- francioalmeida
- Contato:
[quote"videomaker"]E dai? se assim ele vive melhor!, se ele é um pai melhor, se seus amigos lhe dizem que ele mudou, se seus familiares dizem que ele é mas "familia"!
onde esta o veneno da tal religião? onde? [/quote]
Pra ser uma pessoa boa precisou da religião.
Depois querem dizer que religião não é muleta, como o video disse ele só vive melhor com a religião. O que mais existe são crentes que tinham uma vida promíscua e se escondem atrás de um jargão: "Jesus mudou a minha vida". Ora, o incompetente não consegue conduzir sua própria vida, mas se sente na obrigação de pregar e mudar a vida dos outros.
Se precisas de muletas use-as, não precisa oferecer a mim que caminho com as duas pernas.
onde esta o veneno da tal religião? onde? [/quote]
Depois querem dizer que religião não é muleta, como o video disse ele só vive melhor com a religião. O que mais existe são crentes que tinham uma vida promíscua e se escondem atrás de um jargão: "Jesus mudou a minha vida". Ora, o incompetente não consegue conduzir sua própria vida, mas se sente na obrigação de pregar e mudar a vida dos outros.
Se precisas de muletas use-as, não precisa oferecer a mim que caminho com as duas pernas.
Re: Re.: E dai se ele Acredita?
francioalmeida escreveu:[quote"videomaker"]E dai? se assim ele vive melhor!, se ele é um pai melhor, se seus amigos lhe dizem que ele mudou, se seus familiares dizem que ele é mas "familia"!
É. E ainda querem convencer os que não precisam de que são imorais e fracos....

Editado pela última vez por Apocaliptica em 05 Abr 2007, 00:07, em um total de 1 vez.
- francioalmeida
- Contato:
francioalmeida escreveu:videomaker escreveu:E dai? se assim ele vive melhor!, se ele é um pai melhor, se seus amigos lhe dizem que ele mudou, se seus familiares dizem que ele é mas "familia"!
André,
Pode citar? São raras. Mas a descrição do video é o lero lero bem batido das evangélicas. Estas são de uma desfaçatez de dar nos nervos.
Pode citar? São raras. Mas a descrição do video é o lero lero bem batido das evangélicas. Estas são de uma desfaçatez de dar nos nervos.
- francioalmeida
- Contato:
apocalípitica escreveu:É. E ainda querem convencer os que não precisam de que são imorais e fracos....
E tudo isso com uma arrogância de que é o dono da verdade

- francioalmeida
- Contato:
Cabecinha crente:
Ateu = mau elemento de fato, uma pessoa que não tem deus no coração só pode ser uma mal caráter, drogado pervetido e anti-social.
Evangélico = bom elemento, pronto pra ajudar o próximo, tem uma vida dígna, uma família e é um exemplo pra sociedade.
rótulos incrustado no povão.
Ateu = mau elemento de fato, uma pessoa que não tem deus no coração só pode ser uma mal caráter, drogado pervetido e anti-social.
Evangélico = bom elemento, pronto pra ajudar o próximo, tem uma vida dígna, uma família e é um exemplo pra sociedade.
rótulos incrustado no povão.
- betossantana
- Contato:
Aliás, sobre o que eu falei de dos males o menor, nem isso agora é tão válido, já que existem traficantes evangélicos.
É um problema espiritual, chupe pau!
Apocaliptica escreveu:André,Excluído isso, existem de fato e eu conheço, religiosas tolerantes, e respeitosas, que pregam e praticam ações, que nada se assemelham ao ódio intolerante. Igualmente não deixam sua religião levar a obscurantismo e mantêm a mente aberta a esse, mesmo que isso não abale sua fé, nem necessita a ciência não requer isso. Somente requer abandonar a fé fundamentalista, mas a fé no transcendental, e no conjunto de valores éticos morais, essa não se torna necessariamente um empecilho.
Posso sim. A começar pelo meu melhor amigo Diogo(é tipo um irmão para mim), que é filho de um pastor presbiteriano. E não somente Diogo como o pai dele, o pastor, sempre me recebeu muito bem na casa dele, sabe que sou agnóstico, e já conversamos sobre história e Filosofia(tudo numa boa, discordamos e ele foi tão educado que já teve vezes de eu sair achando que exagerei, pensei até em pedir desculpas, mas depois deixei quieto era apenas minha opinião poderia me desculpar pela forma apenas). O pai de Diogo fez Teologia, e é um estudioso, acredita e prega, mas nunca foi intolerante e trata pessoas de diferentes posturas muito bem, recebe na casa....Enfim. Eu passei a virada de ano com a família deles, fomos a praia, teve agradecimentos pelo ano que passou, e embora muitos tenham agradecido a Deus, e isso não constar no meu agradecimento, ninguém reclamou nem nada.( único episodio foi com parentes de Diogo que eu não conhecia e que não sabiam, alguns ficaram surpresos deram uma questionada mas nada de mais tb).
Outros? João, um amigo de longa data e sua família. Todos religiosos e cristãos. Pessoa muito leal, ele nunca usou o fato de eu não acreditar contra mim. Hoje não nos falamos tanto, ele se mudou, e acabamos nos distanciando, mas nada relacionado a religião. Na família do meu pai tem vários católicos, que tb tranqüilos. Minha avó, religiosa, chegou a botar minha mãe em aula de catecismo, mas não deu certo muito questionadora acabou saindo de lá. Minha avo sempre foi compreensiva com o fato de eu ser agnóstico, e de não compartilhar da fé dela.
Se eu pensar mais devo me lembrar de outros.
Mas enfim experiência com tolerância e respeito a diferença, eu tenho mutuas, de mim para com eles, e deles para comigo.Ou seja conheço na pele exemplos concretos. Tb tenho os negativos, são relativamente mais comuns, mas esses ainda bem não tenho na família, logo posso isolar, e acabam não se repetindo, não vou ser amigo de fanáticos fundamentalistas.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/
- Jeanioz
Videomaker? 

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
André escreveu:Apocaliptica escreveu:André,Excluído isso, existem de fato e eu conheço, religiosas tolerantes, e respeitosas, que pregam e praticam ações, que nada se assemelham ao ódio intolerante. Igualmente não deixam sua religião levar a obscurantismo e mantêm a mente aberta a esse, mesmo que isso não abale sua fé, nem necessita a ciência não requer isso. Somente requer abandonar a fé fundamentalista, mas a fé no transcendental, e no conjunto de valores éticos morais, essa não se torna necessariamente um empecilho.
Posso sim. A começar pelo meu melhor amigo Diogo(é tipo um irmão para mim), que é filho de um pastor presbiteriano. E não somente Diogo como o pai dele, o pastor, sempre me recebeu muito bem na casa dele, sabe que sou agnóstico, e já conversamos sobre história e Filosofia(tudo numa boa, discordamos e ele foi tão educado que já teve vezes de eu sair achando que exagerei, pensei até em pedir desculpas, mas depois deixei quieto era apenas minha opinião poderia me desculpar pela forma apenas). O pai de Diogo fez Teologia, e é um estudioso, acredita e prega, mas nunca foi intolerante e trata pessoas de diferentes posturas muito bem, recebe na casa....Enfim. Eu passei a virada de ano com a família deles, fomos a praia, teve agradecimentos pelo ano que passou, e embora muitos tenham agradecido a Deus, e isso não constar no meu agradecimento, ninguém reclamou nem nada.( único episodio foi com parentes de Diogo que eu não conhecia e que não sabiam, alguns ficaram surpresos deram uma questionada mas nada de mais tb).
Outros? João, um amigo de longa data e sua família. Todos religiosos e cristãos. Pessoa muito leal, ele nunca usou o fato de eu não acreditar contra mim. Hoje não nos falamos tanto, ele se mudou, e acabamos nos distanciando, mas nada relacionado a religião. Na família do meu pai tem vários católicos, que tb tranqüilos. Minha avó, religiosa, chegou a botar minha mãe em aula de catecismo, mas não deu certo muito questionadora acabou saindo de lá. Minha avo sempre foi compreensiva com o fato de eu ser agnóstico, e de não compartilhar da fé dela.
Se eu pensar mais devo me lembrar de outros.
Mas enfim experiência com tolerância e respeito a diferença, eu tenho mutuas, de mim para com eles, e deles para comigo.Ou seja conheço na pele exemplos concretos. Tb tenho os negativos, são relativamente mais comuns, mas esses ainda bem não tenho na família, logo posso isolar, e acabam não se repetindo, não vou ser amigo de fanáticos fundamentalistas.
André...acho que me entendeu errado..eu não quis dizer casos pessoais de cristãos de qualquer vertente ou de casos isolados de presbiterianos. Não conheço pastores e nem sei como são os presbiterianos de perto.
Também conheço muitas pessoas que levam suas vidas de crença em maior ou menor intensidade e nem tocam no assunto. Mas algumas não suportam quando a questão é trazida à discussão. Aí é que as diferenças a aparecem. Isto vai do controle emocional de cada um.
Até porque eu vivi no meio católico, me dizia católica, ia na missa e nunca sequer toquei nesse assunto ( que era meu apenas) com ninguém.
Mas não quer dizer nada, só porque a pessoa não tentou te aliciar, que ela não vá ter reações quando o ambiente for propício.
Por exemplo, essas reações de questionar ou ficar surpreso, porque incrivelmente não temos a mesma fé que eles, já me soa estranho. As pessoas não falam tudo que pensam para não criar constrangimentos, principalmente num momento que era deles e tu era convidado. Não falam, mas pensam. E talvez elas tenham te percebido como um "diferente" a partir do momento que souberam. Grupos são assim: quem está fora , não está dentro. Mas admito que há exceções. Há aqueles que conseguem colocar o amor e a admiração pelo ser humano acima de deuses. Esses eu realmente respeito e estou de braços abertos para eles.
Mas também já me surpreendi quando menos esperava, principalmente com espíritas, evangélicos nem se fala!
Mas na verdade, André, eu te questionei a respeito de religiões, seitas ou doutrinas que têm fundamentos liberais e que não fazem proselitismo, lavagem cerebral ou repressão em cima das outras crenças que não as delas. Desconheço ou dá para contar nos dedos de uma mão.
- videomaker
Márcio escreveu:Cadê essa religião tão saudável Vídeo?
Qual quer uma que tenha realmente modificado o sujeito!

Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- videomaker
betossantana escreveu:Video, a questão é: dos males, o MENOR. Se virar crente fez o cara deixar as drogas, o álcool, a violência, etc, então ótimo, desses males, a religião é o MENOR mesmo.
Beto ainda não entendi qual o mal em ser religioso! e sendo religioso e somente por isso ser um cara melhor!
- videomaker
André escreveu:
É desse religioso que estava falando! muito bem cara!
- videomaker
Alter-ego escreveu:MeuDeus!
Eu sou o "cara"! :emoticon4:
- videomaker
Apocaliptica escreveu:videomaker escreveu:E dai? se assim ele vive melhor!, se ele é um pai melhor, se seus amigos lhe dizem que ele mudou, se seus familiares dizem que ele é mas "familia"!
Que religião é esta? Religião alguma é capaz disto. Todo crente jura de pé junto que largou as drogas, que parou de bater nos filhos, que " prosperou" (ARGH por que eles têm que repetir esta palavra SEMPRE???) , que conseguiu comprar um carrinho novo, que o negócio agora está indo muito bem ( sim, tem que ter grana no meio), que a mulher agora o obecede e está mais dócil ()...blablabla.
A mulher fala bastante das conquistas do amado esposo, que agora não a trai mais ( até voltou prá casa, vejam só), que tinha um "caroço" (crente tem "caroço", não tumor ou mioma...que sumiu depois de ser "desenganada" ( por que todo crente é desenganado em alguma fase da vida ???), os negócios do esposo "prosperaram", e ela agora entendeu que precisa aprender a respeitar o esposo e ser mais dócil, porque quando ela não conhecia Jesus, era muito cheia de vontades ().
Mas no fundo, no fundo, não é nada disso. Os problemas ou não eram assim tão graves, ou foram varridos para baixo do tapete, em nome de Jesus.
Quem disse que isto é equilíbrio?
AMÉM?
É igual a homem né? todos são iguais! mas acho que nos dois casos vc esta equivocada, tomar como base a 'maioria' dos religiosos é onde esta o erro! Conheço gente sem nenhum fanatismo que tem uma vida equilibrada e nem fala de religião se não for perguntado! Generalizar não é bom em nenhum dos casos!
- Márcio
- Contato:
videomaker escreveu:Márcio escreveu:Cadê essa religião tão saudável Vídeo?
Qual quer uma que tenha realmente modificado o sujeito!
Talvez você quisesse dizer religiosidade, há um ou dois foristas por aqui que defendem que a religiosidade independe das religiões estabelecidas ou até de qualquer deus.
Nesse caso eu acho que tal religiosidade pessoal pudesse dar à qualquer sujeito um certo entendimento do que seria ético, moral e ''politicamente correto'' numa vida em sociedade.
Eu diria que um mau sujeito pode mudar pela força, por entendimento próprio, ou por puro medo de uma força maior punitiva, tudo depende do perfil.
Ou pode mudar visando ''lucros'' futuros, se tal não ocorrer ele pode voltar e ser até pior que antes.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
Eu não sei quem é "ele", mas lá vamos nós outra vez...
Ow.
Agora que entendi que o videomaker é que não soube pontuar a frase.
Acho que o que ele queria dizer é: "E daí se assim ele vive melhor?"
Bem, se o "assim ele vive melhor" é praticando uma religião por acreditar que este é um caminho correto, oras bolas, que pratique a religião e siga o caminho que acha correto, mas não tente convencer os outros.
E tenha um pouco de bom senso também, para ver que certas coisas, por mais religioso que seja, são absurdas.
Pois é.
Algumas transformações são tão concretas que parece mesmo que Deus está agindo na vida da pessoa.
Mas até que ponto o mesmo resultado não seria possível sem uma conversão, somente com a pessoa acreditando que tem o poder de mudar e ser melhor?
Veja bem, o mesmo resultado ocorre com pessoas que seguem livros de auto-ajuda ou simplesmente acordam para a vida e resolvem tornar-se melhores frente aos seus e para si mesmos.
Anyway, se a pessoa mudou para melhor, ela está melhor. Porém isso não tem o mérito de tornar a doutrina religiosa que ela segue verdadeira, única e inquestionável. E nem de tornar o mito religioso verdadeiro.
Vide retro.
Não confunda com vade retro.
O veneno não está em seguir uma religião em si, mas em tornar-se escravo de uma doutrina, de não possuir o poder de questionar, de discordar e de desvencilhar-se da religião, se quiser, tendo sempre que seguir amarrado e com os olhos vendados, sob pena de tornar-se um proscrito fora do círculo religioso.
Todos são livres para crerem e seguirem quais religiões quiserem.
Mas crer não possui a magia de tornar verdade aquilo em que se crê.
Qualquer druida que tenha dito isso, estava certamente bêbado.
[qute]onde esta o veneno da tal religião? onde?[/b][/quote]
Não vou responder. Deixe de ser preguiçoso e procure a resposta você mesmo.
videomaker escreveu:E dai?
Ow.
se assim ele vive melhor!

Agora que entendi que o videomaker é que não soube pontuar a frase.
Acho que o que ele queria dizer é: "E daí se assim ele vive melhor?"
Bem, se o "assim ele vive melhor" é praticando uma religião por acreditar que este é um caminho correto, oras bolas, que pratique a religião e siga o caminho que acha correto, mas não tente convencer os outros.
E tenha um pouco de bom senso também, para ver que certas coisas, por mais religioso que seja, são absurdas.
,se ele é um pai melhor, se seus amigos lhe dizem que ele mudou, se seus familiares dizem que ele é mas "familia"!
Pois é.
Algumas transformações são tão concretas que parece mesmo que Deus está agindo na vida da pessoa.
Mas até que ponto o mesmo resultado não seria possível sem uma conversão, somente com a pessoa acreditando que tem o poder de mudar e ser melhor?
Veja bem, o mesmo resultado ocorre com pessoas que seguem livros de auto-ajuda ou simplesmente acordam para a vida e resolvem tornar-se melhores frente aos seus e para si mesmos.
Anyway, se a pessoa mudou para melhor, ela está melhor. Porém isso não tem o mérito de tornar a doutrina religiosa que ela segue verdadeira, única e inquestionável. E nem de tornar o mito religioso verdadeiro.
Que mal há em uma religião que torna o sujeito um cara mais equilibrado e seguro?
Vide retro.
Não confunda com vade retro.
quanto de veneno tem em "acreditar"?
O veneno não está em seguir uma religião em si, mas em tornar-se escravo de uma doutrina, de não possuir o poder de questionar, de discordar e de desvencilhar-se da religião, se quiser, tendo sempre que seguir amarrado e com os olhos vendados, sob pena de tornar-se um proscrito fora do círculo religioso.
quando esse acreditar torna o homem melhor?
Todos são livres para crerem e seguirem quais religiões quiserem.
Mas crer não possui a magia de tornar verdade aquilo em que se crê.
Qualquer druida que tenha dito isso, estava certamente bêbado.
[qute]onde esta o veneno da tal religião? onde?[/b][/quote]
Não vou responder. Deixe de ser preguiçoso e procure a resposta você mesmo.

Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos