francioalmeida escreveu:Ei! Meus cds piratas não são roubados, eu paguei "10 real" por eles.
Na minha opinião a pirataria é um roubo semelhante a sonegação de impostos, a corrupção e o jeitinho brasileiro pra se dar bem, mas...
Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço

É por ai. Eu tenho textos sobre o tema. Posso ate vasculhar e postar. São bem antigos, mas enfim.
Pirataria não é um crime no nível de roubo e a comparação que força a barra. Especialmente quando falamos de software, musicas, jogos. Em países como Brasil, temos que pagar mais caro, e muitas vezes nem disponível está. Isso não justifica mas ajuda explicar pq ocorre.Sou contrario a apologia da pirataria essa não é uma solução final, e sim um jeito que se encontrou de ter acesso a beneces do capitalismo sem ajudar as grandes empresas. Acaba se ajudando vendedores de cds e os camelos, donos de locadoras que vendem piratas...
A pirataria e o warez (distribuição via internet sem lucro envolvido) são formas de quebrar patentes, ligadas fundamentalmente a produtos de alta procura, já coisa como se comentou com laboratórios isso tem outro nome que é espionagem industrial. Crime diferente embora também ligado a patentes.
Essa quebra de patentes em casas via internet, e afins, em relação a produtos, sua vontade foi criada pelo próprio capitalismo, pois uma vez sabendo da produção, queremos consumir, mas se não temos condições ou não estamos dispostos a pagar o que pedem, a internet fornece uma forma. Cujo o controle em caso de redes torrente e emule já se provou praticamente impossível.
A solução real é outra para o problema e envolve distribuição de riqueza, compatibilizar desenvolvimento com atendimento das necessidades, e mais prosperidade, além da possibilidade de instalação das empresas em território nacional (para fornecer preços mais baixos, e melhores condições) assim pirataria iria diminuir drasticamente. Por causa da internet, todos os meios punitivos têm se mostrado ineficazes para de fato se diminuir. O curioso é que os artistas e as gravadoras continuam sobrevivendo bem, os filmes tem lucros como nunca antes, o mesmo a indústria de software, e a de jogos ultrapassou a indústria de cinema. Logo eles não têm tantos problemas assim para reclamar.