Tópico das notícias vergonhosas e capciosas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Tópico das notícias vergonhosas e capciosas

Mensagem por Apocaliptica »

Gasto público com visita do papa é desconhecido

09/04/2007 - 09h30

LEANDRO BEGUOCI
da Folha de S.Paulo

Falta um mês para a visita do papa Bento 16 ao Brasil, mas ainda não se sabe quanto a viagem do pontífice custará para os cofres públicos brasileiros.

Em fevereiro deste ano, o governo paulista e a Prefeitura de São Paulo mostraram os palcos que serão utilizados pelo papa na missa no Campo de Marte, no dia 11 de maio, e no encontro com os jovens no Pacaembu, no dia 10 de maio. As licitações já foram lançadas, mas os valores ainda não foram divulgados.

A princípio, governo e prefeitura não poderiam custear essas obras, já que a Constituição proíbe que o Estado subvencione cultos religiosos. Porém, Bento 16, além de líder máximo dos católicos, é o chefe do Estado do Vaticano, e governantes têm direito a tratamento especial, como um esquema de segurança reforçado, a exemplo do que George W. Bush recebeu no mês passado.

Seguindo essa lógica, o governo de São Paulo criou, inclusive, um site para divulgar o evento com o pontífice: http://www.saopaulo.sp.gov.br/visitadopapa

Na página, lê-se: "para receber o papa Bento 16, o governo do Estado de São Paulo está investindo em organização e infra-estrutura. Desde o começo do ano, profissionais de diferentes áreas do governo estadual estão mobilizados para garantir a segurança necessária à passagem do pontífice ao país".

Essa condição, contudo, tem sido questionada. Membros do Ministério Público ouvidos pela Folha afirmam que vão entrar com ação contra esses gastos. Mas não há consenso jurídico sobre isso.
____________________________--


Santuário de Aparecida venderá terço para a vinda do papa

16/04/2007 - 15h28

da Folha Online

A menos de um mês da chegada do papa Bento 16 ao Brasil, o Santuário Nacional de Aparecida passa a vender a partir desta segunda-feira (16) um terço de prata e terracota (espécie de argila) especialmente para a vinda do pontífice ao país. A peça será vendida por R$ 180.

O papa será presenteado com o terço. Porém, segundo a Igreja, o material empregado será outro. No lugar da prata haverá ouro.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u91220.shtml

Trancado