XXº FÓRUM DA LIBERDADE - ABERTURA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

AZNAR

A abertura da vigésima edição do Fórum da Liberdade, ontem, em Porto Alegre, teve como palestrante o ex-primeiro ministro da Espanha, José Maria Aznar. Aproveitei a oportunidade para lhe dar um abraço e comentar a entrevista que me concedeu, em Madri, há dez anos.

REFORMAS FEITAS

Naquela época Aznar já comemorava os resultados obtidos pelas reformas feitas na Espanha, as quais, por terem conferido maior liberdade para os cidadãos espanhóis, determinou a grande prosperidade hoje muito percebida pelo mundo todo.

DE NOVO

Tudo aquilo que ouvi e repassei, à época, para o meu público telespectador, em 1996, voltei a ouvir ontem. Gente: dez anos já se passaram e nada daquilo que produziu resultados importantes e efetivos na Espanha sequer foi aproveitado no Brasil.

O curioso é que, neste mesmo período passamos a receber grandes somas de investimentos de espanhóis. Recursos estes formados justamente a partir das reformas feitas lá. E nem assim, para nossa tristeza, os nossos governantes se interessaram em copiar o modelo.

EM 2016

Já sei muito bem que, daqui a dez anos, ou seja, em 2016, estarei reproduzindo, e aí pela terceira vez, as palavras que Aznar repetiu ontem: - “Maior liberdade política garante uma sociedade mais justa; e uma maior liberdade econômica produz uma sociedade mais próspera”.

AMEAÇAS

Mesmo sendo repetitivo sobre as comprovadas experiências obtidas pela Espanha, Aznar fez questão de alertar, como venho escrevendo há muito tempo, sobre as ameaças à liberdade na América Latina, como os novos populismos, com governantes que se utilizam dos meios democráticos para estabelecer regimes autoritários. Para ele, a América Latina tem dois caminhos a escolher: “uma sociedade livre, próspera, democrática e com capacidade de decisão; ou o velho autoritarismo, nacionalismo e populismo, que conduz aos problemas”. Ao que me consta, a escolha já foi feita.

A VELHA RECEITA

Independente do que penso, o fato é que José Aznar deu, mais uma vez, a velha receita para o crescimento: recomendou evitar que os países caiam em mãos corruptas e fazer com que a economia de mercado funcione.

Como exemplo, ele citou a sua experiência na Espanha, onde tinha dois problemas a resolver: o emprego e a renda por habitante, indicadores que se mantinham estáveis, sem crescimento, desde 1976.

MEDIDAS TOMADAS

Entre as principais medidas tomadas por ele estavam: a diminuição do déficit da previdência de 10% para 2%, que, depois, transformou-se em superávit; a diminuição dos impostos; liberalizações e privatizações, privatizando quase todas as empresas públicas; a realização de acordos sociais, totalizando 12 e criando seis milhões de postos de trabalho em oito anos; e maior abertura da economia para o mercado internacional. Como resultado, nesses oito anos, Aznar destacou o PIB, que aumentou em 64%, fazendo da Espanha a 8ª maior economia do mundo.

Já que nenhum governante por aqui faz alguma coisa, quem sabe convidamos Aznar para governar o Brasil para os próximos anos?

http://www.pontocritico.com
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Ateu Tímido
Contato:

Re.: XXº FÓRUM DA LIBERDADE - ABERTURA

Mensagem por Ateu Tímido »

O olaveco não participa este ano? :emoticon13:

Apocaliptica

Re.: XXº FÓRUM DA LIBERDADE - ABERTURA

Mensagem por Apocaliptica »

De novo estas drogas de Foruns por aqui? Por que Porto Alegre acha cult sediar estas badernas?

É festa e bagunça! Muitas compras, namoros e blablabla pseudo-politizado.

VIVA O PARQUE DA REDENÇÃO, VIVA O BONFA, VIVA A PRAÇA DA MATRIZ, VIVA A CIDADE BAIXA, VIVA O ACAMPAMENTO NA FRENTE DE ALGUM ÓRGÃO PUBLICO, VIVA O CHIMARRÃO, VIVA O CHURRASCO DE GATO!!!

:emoticon9: :emoticon9: :emoticon9:

O ENCOSTO
Contato:

Re: Re.: XXº FÓRUM DA LIBERDADE - ABERTURA

Mensagem por O ENCOSTO »

Apocaliptica escreveu:De novo estas drogas de Foruns por aqui? Por que Porto Alegre acha cult sediar estas badernas?

Não esta trocando as bolas?
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Apocaliptica

O ENCOSTO escreveu:
Apocaliptica escreveu:De novo estas drogas de Foruns por aqui? Por que Porto Alegre acha cult sediar estas badernas?

Não, não estou. A brincadeira com os pontos turísticos ( ?), foi só uma firula.

zencem

Mensagem por zencem »

Apocaliptica escreveu:
O ENCOSTO escreveu:

Este não deve incomodar, Apô.

Quem adota a liberdade não tem fanatismo, nem ufanismo.

A bem da verdade, o obscurantismo não se combate com demonstração de força, mas com atitudes serenas e pacientes.

O tempo é o senhor das mudanças.

Esta euforia vai passar.

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Apocaliptica

zencem escreveu:
Apocaliptica escreveu:
O ENCOSTO escreveu:

Este não deve incomodar, Apô.

Quem adota a liberdade não tem fanatismo, nem ufanismo.

A bem da verdade, o obscurantismo não se combate com demonstração de força, mas com atitudes serenas e pacientes.

O tempo é o senhor das mudanças.

Esta euforia vai passar.

Espero que não. As escolas levaram alunos para olhar. Mas parece que as pautas são tão repetitivas..

Trancado