Página 1 de 1

Enquete da BRHistória

Enviado: 22 Abr 2007, 13:02
por Leonardo
Em que pese a maciça campanha da mídia nacional por uma visão unilateral (reportagens, documentários, filmes, dentre outros), parece que os fatos são dominantes na visão dos internautas sobre o assunto.
Abç
Leo


http://www2.uol.com.br/brhistoria/enquete/resultados.html

Re.: Enquete da BRHistória

Enviado: 22 Abr 2007, 16:49
por Fernando Silva
Minha opinião:
Os guerrilheiros tinham boas intenções, mas seus ideais eram equivocados.
Partiram para uma guerra que foi suja e violenta, com mortes dos dois lados, na tentativa de impor seu ponto de vista.
Se não tivessem sido reprimidos, talvez hoje fôssemos como a Colômbia, com um território controlado pela guerrilha, outro por milícias de direita, outro pelo governo.

É assim que funciona a coisa no Rio de Janeiro: favelas controladas por facções rivais de traficantes, sendo aos poucos tomadas por milícias que, embora pareçam uma coisa boa, logo se corrompem também (e corrompem o governo e a polícia, já que rola poder e dinheiro).

Re.: Enquete da BRHistória

Enviado: 22 Abr 2007, 21:39
por betossantana
Nada como tópicos de militares pra enriquecer o nosso querido RV.

Re.: Enquete da BRHistória

Enviado: 23 Abr 2007, 23:05
por Ateu Tímido
Eles não tinham a mínima chance de vencer, ou mesmo de se consolidar. O Brasil não é El Salvador ou Cuba. Independente de quais fossem os ideais, a guerrilha se baseava, taticamente, em bobagens como a teoria do "foco guerrilheiro" desenvolvida a partir da revolução cubana e a "tomada da cidade pelo campo", delírio de Mao Zedong. Numa região isolada como ainda era o Araguaia e sem contar com um trabalho prévio de envolvimento da população local, os guerrilheiros não conseguiam nem manter uma linha de abastecimento, quanto mais progredir em alguma luta.
Qualquer regime reprimiria um foco de luta armada. A forma da repressão, pautada de ilegalidades, não foi diferente da prática comum do regime.

Re: Re.: Enquete da BRHistória

Enviado: 25 Abr 2007, 08:39
por Leonardo
Ateu Tímido escreveu:Eles não tinham a mínima chance de vencer, (...), não foi diferente da prática comum do regime.


Viva a discordância!
Abç
Leo