Separatistas se armam na Bolívia

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Separatistas se armam na Bolívia

Mensagem por RicardoVitor »

Separatistas se armam na Bolívia

Grupo que exige autonomia para região rica
do país tem milícias com 12 mil homens
'Ou mais autonomia, ou independência'

Leonardo Valente

Ofim dos trabalhos da Assembléia Constituinte da Bolívia, previsto para agosto, pode se transformar no estopim de uma das mais graves crises da história recente da América do Sul. A parte do país conhecida como Meia Lua, formada principalmente pelos departamentos de Santa Cruz, Pando, Beni e Tarija, se prepara para deflagrar um confronto separatista armado de grandes proporções, caso as exigências de maior autonomia para a região não sejam atendidas pela nova Carta Magna. Segundo líderes regionais e analistas políticos, o movimento, chamado Nação Camba, tem milícias de cerca de 12 mil homens, armadas secretamente por lideranças locais, e que estariam recebendo treinamento de paramilitares das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC). Fontes militares brasileiras temem que, em caso de conflito, o governo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, intervenha a favor de Evo Morales, criando um cenário dramático numa frágil e vasta região de fronteira com o Brasil.

- Só estamos aguardando o fim dos trabalhos da Assembléia Constituinte. Se não garantirem a autonomia que exigimos na Constituição, o caminho é a separação. Não existe meio termo, a situação é insustentável. Somos favoráveis à via política, mas não cederemos em nossos projetos pois é o desenvolvimento e a vontade do povo que estão em jogo. Tudo é possível - disse Sergio Antelo, um dos líderes do movimento Nação Camba.

Armas seriam compradas de Israel

O território reivindicado pelos separatistas representa cerca de 70% da Bolívia, gera a maior parte da riqueza do país e tem os melhores indicadores sociais de um dos Estados mais pobres do continente. O movimento existe há décadas mas ficou mais forte com a chegada do presidente Evo Morales ao poder e suas propostas de "refundar" a Bolívia e rever o que chama de injustiças históricas contra a maioria indígena - a parcela mais pobre do país. Os defensores da autonomia alegam que Morales, com sua postura centralizadora, retira recursos das regiões mais ricas, por meio do recolhimento de impostos, sem dar contrapartida em investimentos.

- Não temos culpa da pobreza da parte andina do país. O que ele (Morales) está fazendo é empobrecer toda a Bolívia, pois o nosso dinheiro investido nas comunidades indígenas também não está melhorando a situação deles. Temos um objetivo claro, que é slogan de campanha: pátria ou morte - disse um funcionário de alto escalão do departamento de Santa Cruz, integrante do movimento, que pediu anonimato e confirmou a existência de milícias com cerca de 12 mil homens.

Três dos quatro departamentos fazem fronteira com o Brasil, com uma extensão de 3.423 quilômetros. Um conflito armado na região representaria uma séria ameaça ao Brasil. Além da preocupação de militares brasileiros de que uma intervenção de Chávez em favor de Evo Morales agrave o conflito, deve-se levar em consideração que a influência na crise dos paramilitares colombianos aumenta a instabilidade na região.

O projeto de autonomia proposto a La Paz pelos separatistas para ser incluído na nova Constituição é o de um modelo de "Estado binacional", o que daria aos departamentos (estados) da Nação Camba independência na gestão de recursos, na segurança interna e na administração. Morales rebate dizendo que isso não é um projeto condizente com um Estado soberano e integrado, e que a proposta é uma "desculpa para iniciativas que ferem a unidade e a soberania". Morales conta com um efetivo de cerca de 25 mil homens nas Forças Armadas, e nos últimos meses recebeu helicópteros e armas da Venezuela.

- Se nossas exigências não forem atendidas, temos condições de fechar rapidamente a via de acesso que liga Santa Cruz à região andina (onde está La Paz). Isso impede a entrada de tropas de Morales. Mas já sabemos que se fizermos isso, Morales terá apoio de Hugo Chávez para fazer ataques aéreos. Mas se ele aceitar isso, vai estar nos ajudando em vez de atrapalhar. Se a Venezuela se meter, teremos mais apoio da comunidade internacional - disse o funcionário, confirmando também que milícias estão recebendo treinamento das AUC e que armas estão sendo encomendadas a Israel. - Não somos bobos, precisamos estar preparados para qualquer coisa.

Segundo fontes, as armas negociadas com Israel estariam chegando à região pelo Paraguai.

O professor e historiador da UFRJ Francisco Carlos Teixeira viajou pela Bolívia pelo Programa Pró-Defesa da Capes e da UFRJ - que tem como objetivo uma análise em larga escala das relações internacionais, com ênfase em questões da América de Sul - e confirma a gravidade da situação política na região e o clima de tensão, especialmente em Santa Cruz:

- Santa Cruz reclama do recolhimento dos impostos e dos privilégios dados por Morales aos aymarás (povo indígena). Por um lado, rever a miséria da população indígena é historicamente justo. Por outro, Santa Cruz também tem uma alegação justa, que é a de que a região, com forte colonização européia, nunca participou da exploração indígena no resto do país.

No caso de uma situação de conflito, o principal temor do Brasil, segundo fontes militares, é o de uma intervenção da Venezuela, que em diversas ocasiões manifestou intenção de ajudar Morales com armas e homens.

- Brasília ainda não deu a devida atenção ao assunto. O momento de agir diplomaticamente é agora, evitando o mal maior que é termos um confronto em nossas fronteiras. O principal medo é a interferência de Hugo Chávez na região. Esse seria o pior cenário. Mas também não podemos menosprezar outros efeitos muito graves, como a ação de paramilitares e os estragos políticos desse tipo de confronto para a integração regional. Precisamos agir com inteligência imediatamente - disse um militar de alta patente, que pediu anonimato.

Envio de gás ao Brasil pode ser prejudicado
Tarija, que faz parte da Meia Lua, é o maior exportador do produto

A possibilidade de um confronto entre milícias da Meia Lua boliviana e tropas do governo de Evo Morales poderia pôr em risco o fornecimento de gás tanto para o Brasil quanto para a Argentina. O departamento de Tarija, que é responsável por mais de 90% do gás natural enviado aos dois países, faz parte da Meia Lua e seria território reivindicado pelos separatistas da Nação Camba em caso de conflito. É lá que estão os dois megacampos operados pela Petrobras (San Alberto e San Antonio), ambos responsáveis por cerca de 80% do gás boliviano consumido pelo Brasil.

Há duas semanas, uma disputa pela posse de um dos dois grandes campos de hidrocarbonetos (petróleo e gás) de Tarija por duas províncias limítrofes fizeram manifestantes tomarem o controle de uma estação de petróleo, cortarem a maior parte do fornecimento de gás para a Argentina e uma pequena parte para o Brasil. O incidente gerou um mal-estar diplomático entre Brasília e La Paz.

Quanto à postura do Brasil para evitar a crise na região, o professor de relações internacionais da UFF e da Uerj Williams Gonçalves diz que Brasília, se necessário, usará o diálogo e o apelo às regras democráticas como estratégica.

- Qualquer conflito desta natureza conspira contra as instituições democráticas e contra a estabilidade da América do Sul. O Brasil certamente apelará ao respeito e a uma solução pacífica para o tema - afirmou.

A Petrobras não quis se pronunciar sobre o tema, alegando ser um assunto interno da Bolívia. (L.V.)
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Avatar do usuário
Sorrelfa
Mensagens: 2441
Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
Gênero: Masculino
Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
Contato:

Re.: Separatistas se armam na Bolívia

Mensagem por Sorrelfa »

mas uma vez na américa latina...

:emoticon5:
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Apocaliptica

Re.: Separatistas se armam na Bolívia

Mensagem por Apocaliptica »

Fonte?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: Separatistas se armam na Bolívia

Mensagem por Fernando Silva »

Talvez o Evo Morales tenha que baixar o facho e pedir ajuda ao Brasil. O engraçado é que o líder da Nação Camba disse, em entrevista, se inspirar no Brasil, que é uma república federativa, em vez da centralização do poder da Bolívia.
O pior é que os gringos, lá de longe, podem achar que somos todos "latinoamericanos", tudo farinha do mesmo saco.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por marta »

Ai, Ai, que inveja...
SP, SC PR E SP poderiam fazer a mesma coisa, mas brasileiro não tem culhão para tanto.
Ai, Ai, que inveja. :emoticon20:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Mr. Crowley
Mensagens: 7612
Registrado em: 22 Out 2005, 10:48
Gênero: Masculino
Localização: Londrina/São José dos Campos - PR/SP
Contato:

Re: Re.: Separatistas se armam na Bolívia

Mensagem por Mr. Crowley »

Fernando Silva escreveu:Talvez o Evo Morales tenha que baixar o facho e pedir ajuda ao Brasil. O engraçado é que o líder da Nação Camba disse, em entrevista, se inspirar no Brasil, que é uma república federativa, em vez da centralização do poder da Bolívia.
O pior é que os gringos, lá de longe, podem achar que somos todos "latinoamericanos", tudo farinha do mesmo saco.


E por acaso não somos latino americanos?
Imagem

Avatar do usuário
Mr. Crowley
Mensagens: 7612
Registrado em: 22 Out 2005, 10:48
Gênero: Masculino
Localização: Londrina/São José dos Campos - PR/SP
Contato:

Re.: Separatistas se armam na Bolívia

Mensagem por Mr. Crowley »

E onde já se viu né?

Um governo olhar para a região pobre e indígena do país? Um absurdo, tem mais é que separar mesmo...
Imagem

Avatar do usuário
Mr. Crowley
Mensagens: 7612
Registrado em: 22 Out 2005, 10:48
Gênero: Masculino
Localização: Londrina/São José dos Campos - PR/SP
Contato:

Mensagem por Mr. Crowley »

marta escreveu:Ai, Ai, que inveja...
SP, SC PR E SP poderiam fazer a mesma coisa, mas brasileiro não tem culhão para tanto.
Ai, Ai, que inveja. :emoticon20:


Porque Marta?

Por acaso não quer nordestinos ou nortistas "infestando" a SUA região?
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Separatistas se armam na Bolívia

Mensagem por Fernando Silva »

Mr. Crowley escreveu:
Fernando Silva escreveu:Talvez o Evo Morales tenha que baixar o facho e pedir ajuda ao Brasil. O engraçado é que o líder da Nação Camba disse, em entrevista, se inspirar no Brasil, que é uma república federativa, em vez da centralização do poder da Bolívia.
O pior é que os gringos, lá de longe, podem achar que somos todos "latinoamericanos", tudo farinha do mesmo saco.

E por acaso não somos latino americanos?

Geograficamente, sim, mas não farinha do mesmo saco (pelo menos, ainda tenho essa esperança...)

Mig Lee Too
Mensagens: 150
Registrado em: 30 Abr 2007, 20:55

Re: Re.: Separatistas se armam na Bolívia

Mensagem por Mig Lee Too »

Apocaliptica escreveu:Fonte?


midiasemmascara :emoticon19:

Mig Lee Too
Mensagens: 150
Registrado em: 30 Abr 2007, 20:55

Re: Re.: Separatistas se armam na Bolívia

Mensagem por Mig Lee Too »

Fernando Silva escreveu:
Mr. Crowley escreveu:
Fernando Silva escreveu:Talvez o Evo Morales tenha que baixar o facho e pedir ajuda ao Brasil. O engraçado é que o líder da Nação Camba disse, em entrevista, se inspirar no Brasil, que é uma república federativa, em vez da centralização do poder da Bolívia.
O pior é que os gringos, lá de longe, podem achar que somos todos "latinoamericanos", tudo farinha do mesmo saco.

E por acaso não somos latino americanos?

Geograficamente, sim, mas não farinha do mesmo saco (pelo menos, ainda tenho essa esperança...)


Vcs estao na América e falam uma lingua latina?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Separatistas se armam na Bolívia

Mensagem por Fernando Silva »

Mig Lee Too escreveu:Vcs estao na América e falam uma lingua latina?

Estamos na América do Sul e falamos duas línguas latinas diferentes. Descendemos de povos de índoles bem diferentes, ainda que ambos ibéricos.
Também descendemos de nativos de cultura e índoles diferentes.
E temos uma história bem diferente.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por marta »

Mr. Crowley escreveu:
marta escreveu:Ai, Ai, que inveja...
SP, SC PR E SP poderiam fazer a mesma coisa, mas brasileiro não tem culhão para tanto.
Ai, Ai, que inveja. :emoticon20:


Porque Marta?

Por acaso não quer nordestinos ou nortistas "infestando" a SUA região?


O pobrema é o seguinte Crowley,

Eu, muito particularmente, estou com o saco bastante cheio de pagar 40% do pib em impostos para sustentar a bancada norte-nordestina de Sarneys, Jardes, Renans e ranários.
Não adianta querer tapar o sol com a peneira porque o povo de lá não sabe abrir a boca contra essa situação. Eles põe mesmo, sem um pingo de dó, não só o Lulla lá, como a roseanta lá, o jader lá, o renan lá, a ana carepa lá, o jucá lá, enfim a fina flor da polítitica nacional. Porque não colocar os probos da polititica nordestina em seus devidos lugares e depois vir para São Paulo se resfetelar?
Nós temos os nossos quercias-malufs? Temos sim senhor, mas veja que cá no sul, Mercadente e Martaxa foi pro saco. Quercia jamais se criou e pitta e fleury representantes da fauna nacional não se elegeram.
Eu sou separatista sim.
Editado pela última vez por marta em 01 Mai 2007, 11:56, em um total de 1 vez.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Mr. Crowley escreveu:
marta escreveu:Ai, Ai, que inveja...
SP, SC PR E SP poderiam fazer a mesma coisa, mas brasileiro não tem culhão para tanto.
Ai, Ai, que inveja. :emoticon20:


Porque Marta?

Por acaso não quer nordestinos ou nortistas "infestando" a SUA região?

Acho que um país maior e com mais variedade tem mais chances de progredir.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por marta »

Fernando Silva escreveu:
Mr. Crowley escreveu:
marta escreveu:Ai, Ai, que inveja...
SP, SC PR E SP poderiam fazer a mesma coisa, mas brasileiro não tem culhão para tanto.
Ai, Ai, que inveja. :emoticon20:


Porque Marta?

Por acaso não quer nordestinos ou nortistas "infestando" a SUA região?

Acho que um país maior e com mais variedade tem mais chances de progredir.


Fosse assim, Fernando, nós já estaríamos com o passaporte do primeiro mundo carimbado. O brasil só tem andado para trás. O povo é muito lerdo, covarde e acomodado.
Um bolsa-esmola pro cara não precisar trabalhar e tá tudo resolvido.
Brasileiro é vagabundo, essa é uma verdade.
Brasileiro tem uma cultura de samba suor e cerveja e são raros aqueles que pôem a mão na massa para chegarem em algum lugar.
A grande maioria prefere viver do bolsa, fazer nenem, enfiar os filhos na creche e correr pro abraço outra vez. É isso aí:

Aguardo os protestos...
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re.: Separatistas se armam na Bolívia

Mensagem por marta »

Impostômetro atinge R$ 300 bilhões no Dia do Trabalho
Publicidade
da Folha Online

O Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) registra, no Dia do Trabalho (1º de maio), R$ 300 bilhões em impostos pagos pelos brasileiros em 2007. Em 2006 este valor foi alcançado 10 dias mais tarde, em 11 de maio.

Desde 21 de abril de 2005, o Impostômetro --instalado no prédio da ACSP, no centro de São Paulo-- mostra a arrecadação em tempo real. Durante todo o ano de 2005 o equipamento marcou R$ 731,8 bilhões. Em 2006 os impostos pagos chegaram a R$ 812,7 bilhões.

Para 2007 a estimativa é de que o Impostômetro marque mais de R$ 900 bilhões. "A diferença em relação ao total arrecadado no ano passado é de quase R$ 100 bilhões, muito mais do que os R$ 37 bilhões previstos com a CPMF [Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras]", lembrou o presidente da ACSP, Alencar Burti.

"Gostaríamos de apelar ao presidente, que tem uma grande sensibilidade com as classes menos favorecidas, as mais prejudicadas com os impostos, sobre a necessidade de encontrarmos uma situação adequada para extinguir ou mesmo reduzir a CPMF", afirma Burti.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Mensagem por rapha... »

marta escreveu:(...)
Eu sou separatista sim.


Os separatistas aqui do Sul em geral não cogitam pôr São Paulo no mesmo balaio. A unidade justificada não é somente política e econômica.

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Mensagem por rapha... »

Mr. Crowley escreveu:Porque Marta?

Por acaso não quer nordestinos ou nortistas "infestando" a SUA região?


Eu não quero sudestinos infestando o meu Paraná!

Some daqui!

:emoticon147:

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por marta »

rapha... escreveu:
marta escreveu:(...)
Eu sou separatista sim.


Os separatistas aqui do Sul em geral não cogitam pôr São Paulo no mesmo balaio. A unidade justificada não é somente política e econômica.


Eu sei disso Rapha e acho que é justamente por isso que a idéia jamais prosperou.

Mas eu também concordo em RS PR E SC formarem um país e São Paulo outro. :emoticon4:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re.: Separatistas se armam na Bolívia

Mensagem por Ateu Tímido »

Pode ser uma boa chance para o Evo esmagar a revolta e ainda confiscar até as calças dos "riquinhos"... :emoticon12:

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Re.: Separatistas se armam na Bolívia

Mensagem por marta »

Ateu Tímido escreveu:Pode ser uma boa chance para o Evo esmagar a revolta e ainda confiscar até as calças dos "riquinhos"... :emoticon12:


eu duvido :emoticon5:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Re.: Separatistas se armam na Bolívia

Mensagem por Ateu Tímido »

marta escreveu:
Ateu Tímido escreveu:Pode ser uma boa chance para o Evo esmagar a revolta e ainda confiscar até as calças dos "riquinhos"... :emoticon12:


eu duvido :emoticon5:


Também não só duvido como espero que não aconteça. Mas lembre-se que militares, por mais reacionários que sejam, não gostam de ameaças à "integridade territorial da nação". Hoje em dia, particulares, até o tráfico, só têm acesso a armas individuais. As forças armadas bolivianas, por pobres que sejam, devem ter tanques, aviões, canhões e foguetes.

Quanto à coisa em si, eu não tenho a mínima simpatia por achar que se separar de pobres, os quais são responsáveis por grande parte da prosperidade, além de serem mercado, reserva de riquezas e força de trabalho, seja solução para a Bolívia nem para o Brasil.
No Brasil, aliás, se uma coisa deu ceto foi a unidade nacional. Separatismo é uma imbecilidade de quem em somnhos vem de vilas alpinas e, no DNA, de tabas e senzalas.

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: Separatistas se armam na Bolívia

Mensagem por Najma »

Ateu Tímido escreveu:
marta escreveu:
Ateu Tímido escreveu:Pode ser uma boa chance para o Evo esmagar a revolta e ainda confiscar até as calças dos "riquinhos"... :emoticon12:


eu duvido :emoticon5:


Também não só duvido como espero que não aconteça. Mas lembre-se que militares, por mais reacionários que sejam, não gostam de ameaças à "integridade territorial da nação". Hoje em dia, particulares, até o tráfico, só têm acesso a armas individuais. As forças armadas bolivianas, por pobres que sejam, devem ter tanques, aviões, canhões e foguetes.

Quanto à coisa em si, eu não tenho a mínima simpatia por achar que se separar de pobres, os quais são responsáveis por grande parte da prosperidade, além de serem mercado, reserva de riquezas e força de trabalho, seja solução para a Bolívia nem para o Brasil.
No Brasil, aliás, se uma coisa deu ceto foi a unidade nacional. Separatismo é uma imbecilidade de quem em somnhos vem de vilas alpinas e, no DNA, de tabas e senzalas.


:emoticon5:

E quem veio de vilas alpinas mesmo, hum? :emoticon1:
Imagem

Avatar do usuário
Minuteman
Mensagens: 1164
Registrado em: 24 Out 2005, 15:40

Mensagem por Minuteman »

marta escreveu:Fosse assim, Fernando, nós já estaríamos com o passaporte do primeiro mundo carimbado. O brasil só tem andado para trás. O povo é muito lerdo, covarde e acomodado.
Um bolsa-esmola pro cara não precisar trabalhar e tá tudo resolvido.
Brasileiro é vagabundo, essa é uma verdade.
Brasileiro tem uma cultura de samba suor e cerveja e são raros aqueles que pôem a mão na massa para chegarem em algum lugar.
A grande maioria prefere viver do bolsa, fazer nenem, enfiar os filhos na creche e correr pro abraço outra vez. É isso aí:

Aguardo os protestos...

Então se é um problema dos brasileiros a separação de SP, RS, SC e PR não ia adiantar muito porque eles também são brasileiros, não é verdade ?

-- Anderson Fortaleza
Tudo é vaidade e correr atrás do vento

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

marta escreveu:
Mr. Crowley escreveu:
marta escreveu:Ai, Ai, que inveja...
SP, SC PR E SP poderiam fazer a mesma coisa, mas brasileiro não tem culhão para tanto.
Ai, Ai, que inveja. :emoticon20:


Porque Marta?

Por acaso não quer nordestinos ou nortistas "infestando" a SUA região?


O pobrema é o seguinte Crowley,

Eu, muito particularmente, estou com o saco bastante cheio de pagar 40% do pib em impostos para sustentar a bancada norte-nordestina de Sarneys, Jardes, Renans e ranários.
Não adianta querer tapar o sol com a peneira porque o povo de lá não sabe abrir a boca contra essa situação. Eles põe mesmo, sem um pingo de dó, não só o Lulla lá, como a roseanta lá, o jader lá, o renan lá, a ana carepa lá, o jucá lá, enfim a fina flor da polítitica nacional. Porque não colocar os probos da polititica nordestina em seus devidos lugares e depois vir para São Paulo se resfetelar?
Nós temos os nossos quercias-malufs? Temos sim senhor, mas veja que cá no sul, Mercadente e Martaxa foi pro saco. Quercia jamais se criou e pitta e fleury representantes da fauna nacional não se elegeram.
Eu sou separatista sim.


2 vezes SP na lista? Seria RS um deles?

Marta, como o rapha disse, os separatistas aqui do sul nem cogitam em colocar SP nesta federação. Pode ser um péssimo negócio econômico, mas SP tem um perfil cultural totalmente diverso do nosso.

Eu oscilo entre o separatismo e algo intermediário, como a descentralização do poder e uma livre negociação entre os estados, sem intervenções abusivas do poder central e os pedidos de penico cada vez que alguma coisa dá errado. Isto cria uma relação de dependência que adoece todo o sistema e só dá chance à corrupções, troca de favores e protecionismos descabidos. Do jeito que é também não concordo.

Trancado