Página 1 de 1

Religioso reconhece mentira na bíblia

Enviado: 04 Mai 2007, 10:16
por Xicao
VERGONHA PARA OS CRISTÃOS

Uma das passagens mais vergonhosas para os cristaos e aquela das filhas de Lot, onde ocorre incesto (Gn 19:30-38), de antemao, sem sequer precisar estudar o assunto a fundo, vejamos o que os prуprios cristaos dizem, neste caso, o Frei Mauro Strabeli:

“O episodio nao retrata acontecimento real, historico; e brincadeira de mau gosto e ofensa feita pelos israelitas aos moabitas a aos amonitas. Esse relato e considerado apendice a narracao da destruicao de Sodo-ma e Gomorra que esta em Genesis 19. em Gn 19:29 e dito que Deus fez Lot fugir da destruicao, ja que ele morava em Sodoma. A narracao ter-mina ai, segundo os estudiosos. O acrescimo (19:30-38) e posterior e retrata uma historia que orria na tradicao popular dos hebreus a respei-to de seus vizinhos e inimigos: os moabitas e os amonitas. Esses dois povos eram aparentados de longe com os hebreus (tinham as mesma origem racial e cultural). E foram grandes inimigos deles, quer na religi-ao quer na politica quer nas guerras. Os moabitas chegaram a consti-tuir uma monarquia antes dos hebreus (Jz 3:12-30). A religiao deles era politeísta (como a dos Hebreus até a deportação Babilônica) e ofereci-am sacrificios humanos aos deuses (2Rs 3:26-27). Por isso tudo eram desprezados e odiados pelos judeus, e de tal forma o eram que o Deu-teronomio (escrito no século VII AC) diz que os filhos de israelita com moabita nao podiam ser aceitos na comunidade israelita sequer na de-cima geracao! (Dt 23:3-4). Esses dois povos, Israel e Moab, viviam em constantes conflitos (1Sm 14:47; 2Rs 3:4-27; 2Co 20:1-30).

O mesmo acontecia com os amonitas, tribo aramaica (cananéia, assim como os moabitas e israelitas). Como os moabitas, eram eles inimigos dos israelitas, tanto na religiao quanto nos costumes e na politica. Os conflitos entre Israel e os amonitas sao tambem muito lembrados na Biblia (Jz 3:13; 10:6-9; 11:1-11). Por tudo isso, esses dois povos eram odiados pelos israelitas. Ate os profetas criticavam violentamente os amonitas e os moabitas pelo fato de serem eles tentacao para a fe dos israelitas (Am 1:13-15; Jr 9:25; Is 15) (Será que a fé israelita era tão fraca a ponto de deixar se levar por esses povos?) .

Por causa dessa inimizade é que foi inventada essa historia narrada aqui
em Genesis 19:30-38. ja que eles, os moabitas e os amonitas, se consi-deravam parentes dos israelitas, esses – que nao os aceitavam – resol-veram demonstrar “historicamente” (criar essa estórinha) a origem desse parentesco entre eles. E construiram essa historia: eles nasce-ram de um incesto entre um pai idoso e bebado e as proprias filhas! Lot, o pai dos amonitas e moabitas, era sobrinho de Abraao, o grande patriarca e pai do povo judeu (Gn 13:8).

Na verdade, tal fato nao se deu (como quase tudo escrito de Gênesis até Apocalipse). E uma historia de mau gosto, hostil e ofensiva – como se disse. Foi um modo literario que os israelitas encontraram para ofender e insultar seus vizinhos moabitas e amonitas (que eram da mesma raça deles). A historia, inventada, toma por base o significado das palavras MOAB e AMON. Moab em hebraico significa “saido do pai” e Amon significa “filho do meu parente”. A historia (estórira) faz entao um trocadilho com esses nomes, trocadilho ofensivo e humilhante”.
(Strabeli: 2003, p.48-50)

De fato, “ofensivo e humilhante”, mas nao para o amonitas e moabitas (que tinha a mesma raça dos israelitas), senao para Deus e seus autores, divina-mente inspirados em mesquinharias e desrespeito a fe e cultura alheias.

“Mas vos, amados, edificando-vos sobre a vossa santissima fe, orando no Espirito Santo, conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericуrdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. E apiedai-vos de alguns que estao na duvida, e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericordia com temor, abominacao ate a tunica manchada pela carne.” (Jd 1:21-23) E o restante? Tirando os “alguns” e os alguns “outros”? Fogo neles?

Re.: Religioso reconhece mentira na bíblia

Enviado: 04 Mai 2007, 13:09
por Lúcifer
Mas você queria o que?
Desde aquela época, os israelitas já pragavam a segregação racial (no caso, religiosa).
Até hoje é assim, infelizmente.

Re.: Religioso reconhece mentira na bíblia

Enviado: 04 Mai 2007, 17:40
por DaviDeMogi
Oxalá tivessem se matado todos lá naquela época.

Re: Re.: Religioso reconhece mentira na bíblia

Enviado: 05 Mai 2007, 20:33
por Lúcifer
DaviDeMogi escreveu:Oxalá tivessem se matado todos lá naquela época.


Apoiado.