Arcebispo de Aparecida defende ampliação do espaço de laicos
Enviado: 08 Mai 2007, 17:01
Alguém quer me explicar que lugar os laicos têm neste caso?
08/05/2007 - 16h00
Arcebispo de Aparecida defende ampliação do espaço de laicos
ANA GEREZ
da Efe, no Rio de Janeiro
Dar mais espaço aos laicos é uma das medidas defendidas pelo arcebispo de Aparecida (SP), Raymundo Damasceno Assis, que considera a globalização e a fuga de fiéis para outras religiões parte dos desafios da Igreja Católica na América Latina.
O arcebispo, que será o anfitrião do Papa Bento 16 durante a visita que o sumo pontífice fará ao Brasil de quarta-feira a domingo, ressaltou que a igreja precisa "ir às pessoas, e não esperar que elas venham" aos templos, para conter a perda de fiéis constatada nas últimas décadas na região.
Após afirmar que a redução do número de católicos "é um fenômeno que deve ser avaliado pela pastoral", o arcebispo indicou a importância de "compreender o conceito de evangelização" e "aprofundar a fé dos batizados".
Vivemos em um "mundo urbano, com muitas propostas de vida", disse, acrescentando que, sem uma fé profunda, os católicos podem ser facilmente "tocados por pregações de outras igrejas".
Visita
Sobre a visita do papa Bento 16 ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, o arcebispo comentou que "é sinal" de que o sumo pontífice "dá valor especial à Igreja do Brasil e da América Latina", onde estão "praticamente a metade dos católicos do mundo".
Assis, que tem 70 anos e há três é arcebispo de Aparecida, considera que o futuro da Igreja depende do trabalho a ser feito no continente, um trabalho que a Celam ajudará a definir.
Segundo o arcebispo, a conferência da Celam "não vai esquecer ou fechar os olhos para a realidade da América Latina e do povo latino-americano".