Página 1 de 4

Católicos não praticantes

Enviado: 09 Mai 2007, 20:05
por Acauan
Católicos não praticantes
Postado originalmente em 28/2/2004 20:06:22

Por Acauan

A cara da religiosidade brasileira se mostra quando você pergunta a alguém qual é a sua religião e ele responde, com a maior cara-de-pau, que é Católico não praticante.

Quem já viu alguém se identificar como evangélico não praticante, judeu não praticante ou muçulmano não praticante?

Não estou dizendo que inexistam não praticantes nestas religiões. Eles não só existem como são abundantes nos países em que suas respectivas crenças são majoritárias. O número de judeus não praticantes em Israel é muito superior ao que faria supor a imagem de um país historicamente relacionado à fé de Abraão e Moisés. Um crentão brasileiro ficaria escandalizado com os hábitos de seus irmãos de fé residentes em New York e por aí vai.

A diferença é que você não vai ouvir alguém dizer que é presbiteriano não praticante. Evangélicos nesta situação costumam citar a igreja que freqüentam e comentar que no momento estão afastados dela por algum motivo ou coisa parecida.

Já o catolicismo brasileiro é uma festa, a maioria é não praticante, se declara assim, não liga a mínima mas, estranhamente, te olham torto se você disser que é ateu.

O engraçado é que esta turma toda não sabe, e a Santa Madre não conta, que a grande maioria dos católicos que se dizem não praticantes irão todos para o purgatório após a morte, isto na melhor das hipóteses, pois os que além de não praticantes das obrigações religiosas não praticaram as chamadas virtudes teologais irão para o inferno mesmo.

Detestaria dizer isto para eles, mas os católicos têm inferno também, igualzinho aos crentes, só mudou o discurso – em vez de lago de fogo com choro e ranger de dentes (brrr... que medo...) a Santa Sé define o inferno como ausência de Deus. Mas não fiquem alegrinhos não, podem ter certeza que “ausência de Deus”, para a Igreja Católica, boa coisa não é.

Mas como eu ia dizendo, os católicos não praticantes vão para o purgatório porque a Santa Madre é tão preocupada com a obra de Deus que achou que os dez mandamentos dele não eram suficientes e fez mais cinco:
Mandamento da Igreja Católica Apostólica Romana:

1. Participar da missa nos domingos e festas de guarda.
2. Confessar-se ao menos uma vez cada ano.
3. Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição.
4. Fazer uma só refeição completa e nada de carne, nos dias que a Igreja determina.
5. Pagar o dizimo segundo o costume.

Ahá! Você não sabia que a Igreja Católica também ordena o dízimo?
Os católicos não praticantes também não sabem (os praticantes quando sabem em geral não pagam, viram porque é melhor ser católico do que evangélico. Pensando bem, é melhor não ser nem um nem outro).

Quem é católico não praticante não obedece aos mandamentos da Igreja, quem não obedece aos mandamentos da Igreja incorre em pecado venial (alguém aqui sabe o que é pecado venial? Os católicos não praticantes também não sabem) e quem morre em pecado venial vai para o purgatório, a menos que se confesse antes de morrer, mas se ele se confessasse seria católico praticante.

Mas não pensem vocês que os católicos não praticantes não são devotos.

Pelo contrário, eles são extremamente devotos, só que da religião dos outros.
Nenhum Católico não praticante (e muito poucos praticantes) sabe o que é a Patrística, mas um montão deles conhece a obra de Allan Kardec décor e salteado, sabe a diferença entre Babalaorixá e Yalaorixá (eu não sei), sabe do que Iemanjá gosta e deixa de gostar ou pode mapear os seus chacras de olhos fechados.

Católico não praticante é tão não praticante que quando resolve virar praticante sai merda.

Foi o que ocorreu com a Renovação Carismática Católica, grupo de católicos que se empenharam tanto em valorizar a prática religiosa que viraram evangélicos pentecostais.

Antes dos carismáticos tinha gente que reclamava de o Brasil ser um país de maioria católica, mesmo sendo a maioria da maioria majoritariamente não praticante.
Depois da Renovação Carismática Católica os que reclamavam podem dizer “eu era feliz e não sabia”.

Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 09 Mai 2007, 20:26
por Apocaliptica
Falta 'convicção' a muitos católicos no Brasil, diz d. Cláudio

Atualizado às: 03 de maio, 2007 - 18h39 GMT

Um dos principais "ministros" do Vaticano, o cardeal d. Cláudio Hummes disse em entrevista à BBC Brasil que falta "convicção" a muitos católicos brasileiros e que a Igreja deve buscar uma solução para evangelizar aqueles que foram batizados e acabaram se afastando da religião.
"Talvez nós não tenhamos evangelizado suficientemente muitíssimos destes fiéis. E, por isso, eles não estão preparados para viver a sua fé coerentemente no mundo de hoje", disse o prefeito da Congregação para o Clero.

"Eles não estão suficientemente enraizados. Não há uma convicção pessoal suficiente de grande parte dos católicos."

"Nós tivemos no Brasil uma evasão de católicos acentuada nos últimos anos: ao redor de 1% ao ano", afirmou. "É importante que a Igreja Católica pergunte a si mesma – e o papa quer ajudar nesta reflexão – o que se deve de fato fazer."

Fonte: www.bbc.co.uk

Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 09 Mai 2007, 20:28
por Apocaliptica
Pobreza

Desde o último sínodo dos bispos, em outubro de 2005, d. Cláudio tem manifestado preocupação com a constante perda de fiéis católicos na América Latina. De acordo com cardeal, o papa Bento 16 estará atento a este problema durante sua visita ao Brasil, entre os dias 9 e 13 de maio.

O brasileiro fez um apelo para que os católicos – as paróquias, os movimentos de leigos, os padres e outras pessoas que se dedicam à religião – se organizem para um forte trabalho missionário.

"(Eles devem) ir de novo ao encontro do povo ou ir com maior intensidade, mais fortemente", recomendou d. Cláudio. "Visitar o povo, encontrar o povo onde ele está."

De acordo com o cardeal, este trabalho deverá ser feito, sobretudo, com os mais pobres, justamente os que mais mudam de religião e, talvez, os que mais se sentem abandonados pela Igreja Católica.

"Eles precisam ter a presença da sua Igreja, o calor da sua Igreja. Isso significa a missão", afirmou.

Na avaliação do cardeal, o desemprego aprofunda a pobreza e também o abismo entre os mais ricos e os mais pobres. Segundo d. Cláudio, a Igreja pode ser um apoio para os pobres, mas também pode ajudar a vencer a pobreza no país
Fonte: www.bbc.co.uk

Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 09 Mai 2007, 20:52
por Storydor
Ótimo texto, Acauan.

Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 10 Mai 2007, 01:37
por soro
Os católicos não praticantes são tb conhecidos como os "católicos só que...". :emoticon12:

Re: Católicos não praticantes

Enviado: 10 Mai 2007, 07:42
por O ENCOSTO
Acauan escreveu:Mas como eu ia dizendo, os católicos não praticantes vão para o purgatório




Católicos não praticantes não acreditam em mais da metade dessas coisas pregadas pela igreja.

Eles acham que a igreja esta errada mas continuam se identificando como catolicos.

Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 10 Mai 2007, 08:00
por Xicao
Eu conheço alguns católicos não praticantes que dizem que não acreditam em nada que a igreja diz, mas, por convenção social e por medo de ser rejeitados, se declaram católicos. Declaram-se católicos para não serem rejeitados pela sociedade,mas que acreditam, acreditam nada. Conheço um que diz que é crente e que age do mesmo jeito, só para não ser execrado pelas igrejas.....

Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 14 Mai 2007, 00:32
por betossantana
Eu também dizia que eu era católico antigamente... depois vi que isso não tinha mais sentido. Mas como o peso da palavra "ateu" é forte e convivo com evangélicos até no ambiente de trabalho, digo que "não tenho religião" se alguém me pergunta.

Enviado: 14 Mai 2007, 01:05
por André
Rômulo Almeida se definia como ateu, e católico por tradição e não por fé. Entendia que a tradição cristã era uma influencia cultural relevante, e muitas das chamadas virtudes cristãs que na verdade não são propriedades dos cristãos, mas apenas também são defendidas por esses, ele incorporava.

Nesse sentido, saído de uma família predominantemente católica (embora meus pais não sejam religiosos, ambos agnósticos) entendo o que ele queria dizer. Como ele não tenho a fé religiosa, espiritual, não tenho religião, mas a influencia cultural existe. Porém pela independência, o que ocorre é que, aquilo que na influencia eu julgo como errado, autoritário, ou de um obscurantismo, eu descarto, o que tem valor eu levo em conta de forma independente da religião, pois sei que a virtude a ela não pertence, embora as religiões gostem de se associar a ela (virtude).

Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 14 Mai 2007, 09:38
por Xicao
E quanto aos ATEUS NÃO PRATICANTES... eles se declaram católicos para não assustar do cretinos dos crentes..... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 14 Mai 2007, 10:32
por CEFAS
O catolicismo, assim como os protestantes tradicionais, perdem fiéis para os neopentecostais que prometem bens materiais aqueles que tiverem fé. Uma distorção da sociedade capitalista que vê o mundo pela óptica do "ter para ser".

Re: Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 14 Mai 2007, 10:46
por Xicao
CEFAS escreveu:O catolicismo, assim como os protestantes tradicionais, perdem fiéis para os neopentecostais que prometem bens materiais aqueles que tiverem fé. Uma distorção da sociedade capitalista que vê o mundo pela óptica do "ter para ser".


e ambos, catolicos e protestantes, perdem fiéis para o nada..... viram agnósticos (ateus disfarçados) e céticos.....

Quanto mais o ser humano se evolui, menos crê em superstições e mitologias....

Re: Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 14 Mai 2007, 10:55
por Sorrelfa
CEFAS escreveu:O catolicismo, assim como os protestantes tradicionais, perdem fiéis para os neopentecostais que prometem bens materiais aqueles que tiverem fé. Uma distorção da sociedade capitalista que vê o mundo pela óptica do "ter para ser".


fazer o quê né CEFAS ?

"Jesus" e "coca cola" são as marcas que mais vendem pelo mundo...

Nas igrejolas evangélicas Jesus é um mero garoto propaganda para a ideia principal, que é ter bens materiais e pagar dizimo...

:emoticon19: :emoticon19:

Re: Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 14 Mai 2007, 11:07
por Xicao
Jolly_Roger escreveu:
CEFAS escreveu:O catolicismo, assim como os protestantes tradicionais, perdem fiéis para os neopentecostais que prometem bens materiais aqueles que tiverem fé. Uma distorção da sociedade capitalista que vê o mundo pela óptica do "ter para ser".


fazer o quê né CEFAS ?

"Jesus" e "coca cola" são as marcas que mais vendem pelo mundo...

Nas igrejolas evangélicas Jesus é um mero garoto propaganda para a ideia principal, que é ter bens materiais e pagar dizimo...

:emoticon19: :emoticon19:

E é.....
vou postar o que respondi para o Pedro-Cefas em outro tópico e que serve para este tb....

O que preocupa o papa é o dindim que está parando de jorrar para o Vaticínio, ops, Vaticano.....

A única preocupação dele é essa, pois com CEO dessa empresa que vende a ignorância, precisa defedender os interesses da mesma. O restante, aborto, pecado, homosexualismo, é só rezar que o deus de tres cabeça dele perdoa... é conversa fiada e quer somente o dindin dos pobres iludidos e enganados....

o Deus dele é o Ouro, o Euro, o dollar, o dindim e o luxo..... o resto é só estratégia de marketing....

Re: Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 14 Mai 2007, 11:38
por CEFAS
Xicao escreveu:
CEFAS escreveu:O catolicismo, assim como os protestantes tradicionais, perdem fiéis para os neopentecostais que prometem bens materiais aqueles que tiverem fé. Uma distorção da sociedade capitalista que vê o mundo pela óptica do "ter para ser".


e ambos, catolicos e protestantes, perdem fiéis para o nada..... viram agnósticos (ateus disfarçados) e céticos.....

Quanto mais o ser humano se evolui, menos crê em superstições e mitologias....



O cara parou 2, 3 séculos atrás. Nieztcke estava errado rapaz.
Veja os últimos dados sobre crescimento das religiões no mundo. O ateísmo é que está diminuindo.

Re: Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 14 Mai 2007, 11:45
por Xicao
CEFAS escreveu:
Xicao escreveu:
CEFAS escreveu:O catolicismo, assim como os protestantes tradicionais, perdem fiéis para os neopentecostais que prometem bens materiais aqueles que tiverem fé. Uma distorção da sociedade capitalista que vê o mundo pela óptica do "ter para ser".


e ambos, catolicos e protestantes, perdem fiéis para o nada..... viram agnósticos (ateus disfarçados) e céticos.....

Quanto mais o ser humano se evolui, menos crê em superstições e mitologias....


O cara parou 2, 3 séculos atrás. Nieztcke estava errado rapaz.
Veja os últimos dados sobre crescimento das religiões no mundo. O ateísmo é que está diminuindo.


Você bebeu muito sangue de Cristo (falso é claro) em Aparecida, cara. Se informe melhor. As igrejas estão em decadencia... exceto as que prometem dinheiro se o cara for fiel......

Veja quanta é a religiosidade da Europa? 99% nem vai mais na igreja, salvo, é claro, os imigrantes....

Quanto mais desenvolvido é o país, menos as pessoas acreditam em deuses, e menos vão à igreja.... Exceto, exceto se for os dosnos das igrejas... Por que vc acha que as igrejas cristãs estão interessadas em América Latina e Africa?

Acorda, bebedor do falso sangue de Cristo?

Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 14 Mai 2007, 11:52
por CEFAS
Quer dizer que os EUA, a Itália, a Inglaterra e etc... é formada por uma maioria de ateus ?
Assim não dá prá debater. Parafraseando De Gaule, esse fórum "não é sério".

Re: Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 14 Mai 2007, 12:24
por Xicao
CEFAS escreveu:Quer dizer que os EUA, a Itália, a Inglaterra e etc... é formada por uma maioria de ateus ?
Assim não dá prá debater. Parafraseando De Gaule, esse fórum "não é sério".


Esses países que vc citou estão com um surto de Ateísmo disfarçado. O Brasil está com o mesmo problema, só que em estágio menos avançado.

Isto quer dizer que os 'crentes' que descobrem as mentiras da igreja e a inexistencia de deus, preferem continuar dizendo que são crentes, para não fazerem escandalos e serem excomungados.
Eles não querem ofender parentes, amigos, e colegas, por isso ficam 'no armário' e não declaram abertamente seu ateísmo, mas, desobedecem voluntariamente aos dogmas e ordens religiosos.

A maioria dos religiosos na Europa tem um Ateísmo oculto, e para não serem execrados pelas igrejas e amigos que ainda, que ainda acreditam em contos de fadas, não declaram e temer represália. Por isso não obedecem a igreja e nem saem definitivamente dela.... Talvêz esse seja o seu caso CEFAS.

Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 14 Mai 2007, 13:03
por Jeanioz
Eu era católico não-praticante. Me considerava católico porque minha família toda era católica.

Apesar disso, não sabia quase nada de catolicismo. Quando ia na igreja ouvia o padre falar um monte de historinhas, que ás vezes pareciam bonitas, outras vezes violentas, mas sempre pensava: isso é só uma historinha boba... eu não podia acreditar naquele monte de besteira.

A dúvida daquilo permanecia em mim, mas eu ainda tinha um pouco de fé. Quando na missa eu rezava o pai-nosso com os braços abertos, mãos unidos com outras pessoas, e olhos fechados, podia sentir Deus naquela hora, abençoando meu corpo, em um vento divino e gracioso...

... depois fui perceber que era só o vento vindo da porta da igreja...

Quando fiquei curioso e fui investigar melhor a situação, notei que aquilo realmente não era algo em que eu podia acreditar, definitivamente.

E o mesmo valeu para as outras religiões...

Então virei ateu e permaneço até hoje assim.

Re: Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 14 Mai 2007, 13:14
por CEFAS
Xicao escreveu:
CEFAS escreveu:Quer dizer que os EUA, a Itália, a Inglaterra e etc... é formada por uma maioria de ateus ?
Assim não dá prá debater. Parafraseando De Gaule, esse fórum "não é sério".


Esses países que vc citou estão com um surto de Ateísmo disfarçado. O Brasil está com o mesmo problema, só que em estágio menos avançado.

Isto quer dizer que os 'crentes' que descobrem as mentiras da igreja e a inexistencia de deus, preferem continuar dizendo que são crentes, para não fazerem escandalos e serem excomungados.
Eles não querem ofender parentes, amigos, e colegas, por isso ficam 'no armário' e não declaram abertamente seu ateísmo, mas, desobedecem voluntariamente aos dogmas e ordens religiosos.

A maioria dos religiosos na Europa tem um Ateísmo oculto, e para não serem execrados pelas igrejas e amigos que ainda, que ainda acreditam em contos de fadas, não declaram e temer represália. Por isso não obedecem a igreja e nem saem definitivamente dela.... Talvêz esse seja o seu caso CEFAS.


Se a pessoa têm medo de ser excomungado, então não é ateu.
O meu caso ? Em que momento eu disse estar perdendo a fé, filhote ?

Re: Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 14 Mai 2007, 13:23
por Jeanioz
CEFAS escreveu:Se a pessoa têm medo de ser excomungado, então não é ateu.


Não é bem assim. Não se esqueça que muitos ateus tem pessoas queridas crentes que ficariam muito decepcionados com isso.

Esse é o meu caso, por exemplo. Sou ateu, mas para não chocar minha família enquanto não me formo e saio de casa, minto que ainda sou católico para evitar conflitos.

Re: Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 14 Mai 2007, 13:25
por Xicao
Jeanioz escreveu:Eu era católico não-praticante. Me considerava católico porque minha família toda era católica.

Apesar disso, não sabia quase nada de catolicismo. Quando ia na igreja ouvia o padre falar um monte de historinhas, que ás vezes pareciam bonitas, outras vezes violentas, mas sempre pensava: isso é só uma historinha boba... eu não podia acreditar naquele monte de besteira.

A dúvida daquilo permanecia em mim, mas eu ainda tinha um pouco de fé. Quando na missa eu rezava o pai-nosso com os braços abertos, mãos unidos com outras pessoas, e olhos fechados, podia sentir Deus naquela hora, abençoando meu corpo, em um vento divino e gracioso...

... depois fui perceber que era só o vento vindo da porta da igreja...

Quando fiquei curioso e fui investigar melhor a situação, notei que aquilo realmente não era algo em que eu podia acreditar, definitivamente.

E o mesmo valeu para as outras religiões...

Então virei ateu e permaneço até hoje assim.


Só permanece nas igrejas os que se enquadram em umas das opções abaixo:

( ) Os Ignorantes, que preferem ignorar a investigar;
( ) Os Hipócritas e os Covardes, não sinceros que descobriram o engodo mas preferem continuar com a tramóia;
( ) Os Mercenários e Comerciantes que vendem ilusões e ganham a vida com essas mentiras.

Quem nao se enquadra nos itens acima, se torna cético e não tem como ficar nas igrejas. Todos os crentes, católicos ou não, ou são ignorantes ou são hipócritas.

Re: Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 14 Mai 2007, 13:27
por Xicao
Jeanioz escreveu:
CEFAS escreveu:Se a pessoa têm medo de ser excomungado, então não é ateu.


Não é bem assim. Não se esqueça que muitos ateus tem pessoas queridas crentes que ficariam muito decepcionados com isso.

Esse é o meu caso, por exemplo. Sou ateu, mas para não chocar minha família enquanto não me formo e saio de casa, minto que ainda sou católico para evitar conflitos.


Se Fôssemos fazer uma pesquisas nas universidades ocidente à fora, descobriríamos que Você não está só, e que milhões estão nesse barco da descrença....

É um Novo 'Iluminismo' para a humanidade, quem sabe talvêz, daqui uns cem anos, a extorsão religiosa seja declarada ilegal!?

Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 14 Mai 2007, 13:29
por Xicao
os dedos de CEFAS escreveram:

Se a pessoa têm medo de ser excomungado, então não é ateu.
O meu caso ? Em que momento eu disse estar perdendo a fé, filhote ?


Não é tanto o medo de ser excumungado, mas sim o impacto que isso causa em nos amigos e familiares 'crentes'... Alguns chegam a dizer que ateus tem pacto com o demo.....

Re.: Católicos não praticantes

Enviado: 14 Mai 2007, 13:59
por CEFAS
Certamente existem muitos ateus enrustidos que se dizem crentes. Assim como existem muitos gays enrustidos que se dizem homens. Aí vai da coragem de assumir de cada um..
Mas, não são a maioria. Uma prova ? A vendagem de Bíblias vêm crescendo no mundo a cada ano.

Pergunta: ateu compra Bíblia ? Se responderem que sim também, haja falta de personalidade..