Papa e a castidade

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Razao

Papa e a castidade

Mensagem por Razao »

Acabei de ver o jornal e vi que o Papa voltou a defender a posição ultra-conservadora em relação ao sexo: só a castidade conduz à felicidade! Para solteiros e, espantem, casados também!
Isto me fez indagar porque raios as religiões são tão fanáticas pelo tema sexual. Todas as religiões ou sacralizam o sexo ou o demonizam. Por que será isso?
Se for indagar a qualquer religioso a razão da castidade, a resposta sempre será o "uso racional do sexo". Mas o que é isso? O que é racional em termos de sexo? E por que é errado utilizá-lo fora da racionalidade, ainda que ninguém seja prejudicado? Ninguém sabe explicar. Todos respondem automaticamente a estas perguntas e ninguém se questiona de onde surgiram estas "regras". Só repetem como papagaios.
Alguém de vocês sabe explicar a origem desta atração entre religiões e sexo?
Desconfio de quem diz conhecer a vontade de Deus. Sempre coincide com aquilo que ele mesmo quer.

Apocaliptica

Re.: Papa e a castidade

Mensagem por Apocaliptica »

Normal. É uma forma de manter o que é mais primitivo e mais prazeroso sob controle. Isto cria um complexo de culpa tão grande em cima destes tabus ( sexo, prazer, nudez, masturbação, carícia) ,que a pessoa precisa entregar a alma para se salvar. Quanto mais proibido, mais pecaminoso, mas tentador, mais culposo....e assim a prisão emocional se constrói. Veja que nos pecados mortais há 3 relativos ao corpo e ao prazer, o pecado da gula, que está obviamente ligado ao prazer oral, a preguiça e a luxúria.

marta

Re: Re.: Papa e a castidade

Mensagem por marta »

Apocaliptica escreveu:Normal. É uma forma de manter o que é mais primitivo e mais prazeroso sob controle. Isto cria um complexo de culpa tão grande em cima destes tabus ( sexo, prazer, nudez, masturbação, carícia) ,que a pessoa precisa entregar a alma para se salvar. Quanto mais proibido, mais pecaminoso, mas tentador, mais culposo....e assim a prisão emocional se constrói. Veja que nos pecados mortais há 3 relativos ao corpo e ao prazer, o pecado da gula, que está obviamente ligado ao prazer oral, a preguiça e a luxúria.

:emoticon45:

Esses padres são todos uns doentes mentais
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

O papa João Paulo II disse certa vez que o sexo entre marido e mulher é pecado se for muito intenso, por prazer (ele usou a palavra "concupiscência").
Um colega meu, que estava ouvindo a notícia, gritou para a mãe: "Mãe, vou cortar fora!".

Xicao

Mensagem por Xicao »

dominando os prazeres primitivos, domina-se a pessoa....

e através desse domínio, a igreja faz com que as pessoas se sintam culpadas se desviar da ordem dela, e, como desviarão, necessitam de padres para 'perdoar' ou 'pecados' delas....

o papa não está querendo que ninguém tenha relações sexuais, mas sim que se sintam 'culpados' e procure a tutela da igreja para se sentirem melhor....

é como se você desse um pugante para alguém tomar, dizendo que faz bem, e quando o efeito viesse, você daria outro remedinho para essa pessoa cortar a purgação....

não pode! é pecado! Diz a Igreja. Mas ela (igreja como um todo) sabe que todo mundo faz, inclusive os padres, então, ela dá esse purgante para depois dar outro remédio....

é a venda dupla, vende-se (impoe - diz que é pecado grave) um dogma e depois vende-se (o perdão desse suposto pecado...) e a solução dele que é a absolvição....

São uns filho da p... mesmo esse vaticano e icar...
e depois ainda vem dizer que a abstinencia é a chave para felicidade?! Quanta incoerencia, se eles mesmos não cumpre os votos de castidade que fazem e muitos apelam para a pedofilia......

:emoticon11: :emoticon11:

Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...

Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta
Imagem

Sorrelfa
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Papa e a castidade

Mensagem por Sorrelfa »

Razao escreveu:Acabei de ver o jornal e vi que o Papa voltou a defender a posição ultra-conservadora em relação ao sexo: só a castidade conduz à felicidade! Para solteiros e, espantem, casados também!
Isto me fez indagar porque raios as religiões são tão fanáticas pelo tema sexual. Todas as religiões ou sacralizam o sexo ou o demonizam. Por que será isso?
Se for indagar a qualquer religioso a razão da castidade, a resposta sempre será o "uso racional do sexo". Mas o que é isso? O que é racional em termos de sexo? E por que é errado utilizá-lo fora da racionalidade, ainda que ninguém seja prejudicado? Ninguém sabe explicar. Todos respondem automaticamente a estas perguntas e ninguém se questiona de onde surgiram estas "regras". Só repetem como papagaios.
Alguém de vocês sabe explicar a origem desta atração entre religiões e sexo?

A religião é uma ferramenta que visa a perpetuação e a justificação da exploração de seres humanos por seres humanos, para proteger a riqueza das classes mais abastadas, foi necessario criar normas de "reprodução" conforme a vontade "divina", que são: sexo depois do casamento e para fins reprodutivos apenas.
Sexo depois do casamento foi uma forma de evitar uniões indesejadas, que eram aquelas entre pessoas de classes sociais distintas, que causariam divisão de riquezas e empobrecimento da descendencia ou perda de poder e prestigio.
O sexo para fins reprodutivos é uma forma de reforço para a ideal acima, as pessoas não deveriam buscar prazer no sexo, pois uma pessoa sexualmente realizada, deixa de ser o "doente" que a igreja precisa para manter-se firme, alem de o ato sexual por prazer ser um incentivo a "promiscuidade".
Vendo que jamais dominaria o insaciável pulso sexual masculino, o que a igreja faz ? Ela simplesmente tira da mulher a posse de seu proprio corpo, inculcando na cabeça das jovens ao longo dos séculos a ideia de "Beleza" e santidade da virgindade. Visto que a mulher na época tinha uma função social definida mas muito importante, que era apenas gerar "filhotes". Disso podemos tirar aquela ideia de estigma da mulher que se torna mãe solteira, desonra os pais pais e a si mesma, alem de ser socialmente desprezada.
Para complementar, vale lembrar, que em toda idade media (periodo em que foi bolada essa ideologia) existiu bordeis a vontade, homens solteiros frequentavam assiduamente esses locais (inclusive padres e bispos !), podemos assim, ver que toda essa ideologia recai apenas acima do sexo feminino, que não deve ter prazer no ato sexual, não é responsavel pelo seu proprio corpo, pelo menos essa é a ideologia da igreja.

ufa ! espero que tenho dado uma boa ideia sobre a questão !

:emoticon4:

Razao

Mensagem por Razao »

Não sei se esta explicação é suficiente. Acho que existe algo relacionado ao esperma, que é considerado sacrado e veículo da vida.
Em religiões orientais e na gnose existem determinações para que não se ejacule durante a cópula (sexo tântrico) ou então que se abstenha completamente do coito (o que obviamente evita a ejaculação). Além disso, é considerado pecado grave a polução noturna, que é o que acaba acontecendo quando não se ejacula por dias e dias. E sem falar da masturbação.
Cumpre lembrar que esta teoria teve influência direta no cristianimo.
Esta é a minha teoria, embora considere isso uma palhaçada sem nenhum fundamento moral ou científico.
O que me espanta é que nenhum católico dá um fundamento racional para a santificação da castidade. O único argumento é o de que está escrito e acabou.
E tem mais. A idéia acabou se tornando útil para o controle do rebanho, justamente porque ataca os instintos mais básicos.
Desconfio de quem diz conhecer a vontade de Deus. Sempre coincide com aquilo que ele mesmo quer.

Xicao

Mensagem por Xicao »

Razao escreveu:Não sei se esta explicação é suficiente. Acho que existe algo relacionado ao esperma, que é considerado sacrado e veículo da vida.
Em religiões orientais e na gnose existem determinações para que não se ejacule durante a cópula (sexo tântrico) ou então que se abstenha completamente do coito (o que obviamente evita a ejaculação). Além disso, é considerado pecado grave a polução noturna, que é o que acaba acontecendo quando não se ejacula por dias e dias. E sem falar da masturbação.
Esta é a minha teoria, embora considere isso uma palhaçada sem nenhum fundamento moral ou científico.
O que me espanta é que nenhum católico dá um fundamento racional para a santificação da castidade. O único argumento é o de que está escrito e acabou.
E tem mais. A idéia acabou se tornando útil para o controle do rebanho, justamente porque ataca os instintos mais básicos.

É frescura do Papa mesmo... esses tendem a se entrometer na vida alheia desobedecendo a Bíblia que diz:

por que vos sujeitais ainda a ordenanças, tais como: não toques, não proves, não manuseies , as quais coisas todas hão de perecer pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Colos. 2:20-22

São preceitos de quem essas coisas????

De homens... Colos 2:22

Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...

Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta
Imagem

zencem

Mensagem por zencem »

Razao escreveu:Não sei se esta explicação é suficiente. Acho que existe algo relacionado ao esperma, que é considerado sacrado e veículo da vida.

Seja casto e ganhe gratis um cancer de próstata!!!!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Trancado