Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. "
Eis um dos trechos mais duros e de aparência controversa da Bíblia. S. Paulo revela-nos que, afim de impedir que ele se exaltasse, Deus lhe conferiu um espinho na carne, um mensageiro de Satanás.Alguns teólogos interpretam que o "espinho na carne" fora uma doença que acometera a Paulo. Que seja literal ou simbólico, fica do trecho a lição mais importante: "vermezinho Jacó, bichinho Israel... miserável Paulo de Tarso, a minha graça te basta". E Deus se rejeitou a curá-lo/libertá-lo. Paulo descobre, então, que quando é fraco é, então, que ele se torna mais forte.
A imagem mais clara deste trecho bíblico vem-me à mente ao pensar em pensar em João Paulo II. Sou tomado pela emoção ao recordar-me dele acenando da janela, quase aos prantos, por não poder dirigir a saudação aos fiéis. Nunca JPII foi tão ouvido ou amado quanto nos momentos derradeiros de sua vida, no auge do seu calvário.
Deus é misterioso em seus caminhos... Qualquer que seja o rumo que tomemos, há u´ma única voz a seguir: "a minha Graça te basta"...

Quanto já me emocionei ao ouvir a sua voz
Quanto já chorei ao ver o que escreveu a nós
Pregou com tua vida e fez a Igreja assim crescer
O mundo deu perseguições e Deus te deu consolações
O teu amor embriagou com o mundo
Fez a tantos jovens mergulharem mais fundo
És o Peregrino do Amor
Buscou os jovens com tanto ardor
Ninguem jamais andou por tantas terras
Nem levou a paz a tantas guerras
Tentaram até calar a sua voz
Em troca revelou o Céu a nós