Estas são as primeiras 13 perguntas e respostas do "Livro dos Espíritos". Um amigo espírita me emprestou na tentativa de me convencer.
LIVRO PRIMEIRO - AS CAUSAS PRIMEIRAS
CAPÍTULO I
DEUS
1- O que é Deus?
- Deus é a inteligêngia suprema, causa primeira de todas as coisas.
2- Que se deve entender por Infinito?
- O que não tem começo e nem fim; o desconhecido; tudo o que é desconhecido é infinito.
3- Poder-se-ia dizer uqe Deus é infinito?
- Definição incompleta. Pobreza de linguagem dos homens, que é insuficiente para definir as coisas que estão acima de sua inteligência.
PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS
4- Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?
- Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem, e vossa razão vos responderá.
5- Que consequência se pode tirar do sentimento intuitivo que todos os homens carregam em si mesmos da existência de Deus?
- Que Deus existe; porque de onde lhe viria esse sentimento se ele não repousassa sobre nada? É ainda uma consequência do princípio de que não há efeito sem causa.
6- O sentimento íntimo, que temos em nós mesmos, da existência de Deus, não seria o fato da educação e o produto de idéias adquiridas?
- Se assim fosse, por que os vossos selvagens teriam esse sentimento?
7- Poder-seia encontrar a causa primeira da formação das coisas nas propriedades íntimas da matéria?
- Mas então qual seria a causa dessas propriedades? É preciso sempre uma causa primeira.
8- Que pensar da opinião que atribui a formação primeira a uma combinação fortuita da matéria, isto é, ao acaso?
- Outro absurdo! Que homem de bom senso pode olhar o acaso como um ser inteligente? Aliás, que é o acaso? Nada.
9- Onde se vê, na causa primeira, uma inteligência suprema a todas as inteligências?
- Tendes um provérbio que diz: pela obra se reconhece o artífice. Pois bem! Olhai a obra e procurai o artífice. É o orgulho que engendra a incredulidade. O homem orgulhoso não vê nada acima dele e é por isso que ele se chama de espírito forte. Pode ser, que um sopro de Deus pode abater!
ATRIBUTOS DA DINVIDADE
10- O homem pode compreender a natureza íntima de Deus?
- Não; é um sentido que lhe falta.
11- Um dia será dado ao homem compreender o mistério da Dinvidade?
- Quando seu espírito não estiver mais obscurecido pela matéria e, pela sua perfeição, estiver próximo dele, então, ele o verá e o compreenderá.
12- Se não podemos compreender a natureza íntima de Deus, podemos ter uma idéia de algumas de suas perfeições?
- Sim, de algumas. O homem as compreende melhor à medida que se eleva acima da matéria; ele as entrevê pelo pensamento.
13- Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom, não temos uma idéia completa dos seus atributos?
- Do vosso ponto de vista, sim, porque credes tudo abraçar. Mas sabei bem há coisas acima da inteligência do homem mais inteligente, e para as quais vossa linguagem limitada às vossas idéias e às vossas sensações, não tem expressão adequada. A razão vos diz, com efeito, que Deus deve ter essas perfeições no supremo grau, porque se o tivesse uma só de menos ou não fosse de um grau infinito, ele não seria superior a tudo, e por conseguinte não seria Deus. Por estar acima de todas as coisas, Deus não deve suportar nenhuma vicissitude e não ter nenhuma das imperfeições que a imaginação pode conceber.
Vocês não acham este conceito de Deus um tanto quanto infantil? Por mais que eu leia e releia (e não faço isso com muita frenqência), não consigo parar de pensar que foi deste jeito que nossos antepassados criaram o conceito de divindades, por exemplo, um raio caindo, uma chuva providencial, um vento devastador e etc. Penso que é justamente deste jeito que as crianças vêem Deus, simplesmente olhando a natureza. É como aquele papo do relógio e do relojoeiro, dos criacionista. Simplório demais.
Abraços.