Publicada em 24 de maio de 2007 às 17h10
Atualizada em 24 de maio de 2007 às 18h28
E-mail Imprima Comente Erros? del.icio.us Digg a a a
São Paulo - Projetado a partir das paredes e do chão de uma sala de realidade virtual, o CAVEman pode ser literalmente "desbravado" pelos médicos.
Cientistas da Universidade de Calgary, no Canadá, criaram o primeiro modelo computacional completo quadridimensional de um corpo humano. O atlas em 4D, apelidado de "CAVEman" pelo time que o criou, permite que os cientistas “entrem” literalmente nos experimentos transformando dados médicos e genômicos em imagens que flutuam no espaço.
O CAVEman vive em uma “caverna”, na verdade uma sala cúbica de realidade virtual na qual um modelo humano em 4D flutua no ar, projetado a partir das paredes e do chão do aposento.
> Veja imagens do corpo humano em 4D
O projeto nasceu há seis anos, com a participação de cientistas da computação, biólogos, matemáticos e artistas e a meta de fazer um modelo completo do corpo humano, com dez vezes a resolução de qualquer outro disponível no mercado. Segundo o PhD. Christoph Sensen, da Faculdade de Medicina da Universidade de Calgary, o objetivo foi alcançado.
O modelo 4D foi construído com dados de livros básicos de anatomia. Os principais sistemas e órgãos do corpo foram renderizados em desenhos animados por um artista gráfico e convertidos para a interface de programação Java 3DTM para que ganhassem “vida” no ambiente quadridimensional.
Feito para assumir as dimensões padrão de um corpo humano, o CAVEman pode também ser ampliado para qualquer escala desejada, exibindo apenas certas partes do modelo por vez.
A função principal do homem 4D é ajudar a investigar os aspectos genéticos de diversas doenças e novas abordagens de tratamento.
