Do alto da cruz
Enviado: 31 Mai 2007, 20:02

Perto de mim também numa cruz pregaram um tal Jesus.
Dizem ser Rei, o Filho de Deus
- se faz milagres salva-te a ti mesmo! - Ouvi dizer. Por um momento eu calei minha voz...
Sou pecador e Ele nada fez para merecer tanta dor.
Vejo agora que foi por amor que Ele se entregou,
lembra-te de mim.
- Ainda hoje tu estarás comigo no paraíso.
Sou pecador e Ele nada fez para merecer tanta dor.
Vejo agora que foi por amor que Ele se entregou,
lembra-te de mim.
- Ainda hoje tu estarás comigo no paraíso.
Ó Jesus... Lembra-te de mim
No paraíso, tu estarás comigo, lembra-te de mim
O Bom ladrão - Min. Haguidéni (com adaptações)
Toda a história humana concorre, invariavelmente, para a Cruz. No alto do calvário todos os povos, nações, línguas, raças, de todos os tempos se encontram e se fazem um.
"Pois a linguagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem. Mas para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus... Os judeus pedem sinais e os gregos procuram a sabedoria; nós, porém, anunciamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos" (ICor 1,18.22-23)
A crucificação de Jesus é acompanhada, segundo os Evangelhos, por inúmeros sinais e prodígios: mortos ressuscitam, a terra treme, um eclipse solar cobre a Terra por três horas e, ao fim do suplício, o véu do Templo se rasga. São Paulo nos diz que "toda a criação geme em dores de parto, aguardando a manifestação dos filhos de Deus" e quando o primogênito dentre os filhos de Deus se entrega no alto de uma cruz, toda a Terra geme, para dar início a uma nova criação.
São João da Cruz, talvez o maior expoente da mística cristã, nos ensina que o enlace matrimonial de Jesus com sua esposa, a Igreja, se dá na cruz. A cruz é o leito nupcial onde o Filho de Deus, feito homem, entrega-se pelos seus, e a sua Igreja (aquela que é "Coluna e fundamento da verdade") se dá, reciprocamente, a Ele.
No alto da cruz vários dramas pessoais se reunem, como que representando o drama da vida humana. Sofre O justo, sofre o errante arrependido e sofre o errante miserável. Todos sofrem... Física, mental e espiritualmente todos sofrem. Mas em Jesus temos a promessa: Hoje mesmo estarás comigo! Não é amanhã. Não é daqui a muitos séculos. Hoje, ainda em vida, podes tê-lo junto a si.
No alto do calvário, já nas últimas horas de sua vida, encontra razão para existir.
No alto do calvário, um jovem com sede de colo materno recebe uma Mãe.
No alto do calvário, alguém descobre que o Filho de Deus havia sido morto...
De fato, nenhum momento da história humana é mais importante que o da Cruz. Por isso, seus efeitos ultrapassam todas as barreiras temporais e geográficas. Hoje, onde quer que estejas, lhe é permitido dizer:
Vem Jesus! Eu te dou acesso hoje à minha vida. Eu te convido para entrar em meu coração, em minha consciência. Recebe em Tuas mãos, Senhor, as minha dores e alegrias, sofrimentos e vitórias, e quero, por Tuas mãos, receber a verdadeira Vitória. Quero assumir o signo da Cruz. A cruz que é loucura para muitos, mas que é sinal de amor e graça para os povos. Amém
"Hoje muitos choram, mas não desistem de viver.
Hoje muitos choram sorrindo."
Muitos choram - Rosa de Saron