Voces já experimentaram participar de alguma passeata estudantil aqui no Brasil?
Pois bem, no fim de 2005 teve aumento de passagem de ônibus na minha cidade. Houve grande mobilização estudantil contra esse aumento. O governo "democrático" mandou o seu "gentil e cortês" batalhão de choque recepcionar com "rosas e beijos" os estudantes. O clima era de guerra!
Duas cenas chamaram a atenção:
1. Comandante do Batalhão de Choque manda os PMs invadirem um colégio, onde os estudantes foram espancados (como de costume) e presos. Porque motivo? Porque aplaudiam a passeata. Sim, eles sequer estavam nos protestos, apenas aplaudiam.
2. PMs apontam armas para os prédios.Os moradores estavam saudando os estudantes, jogando papel picado e aplaudindo.
Alguém falou em ditadura? Alguém falou em absurdo?
Claro que não. Porque era um aumento de passagem de ônibus em prol de empresas privadas do ramo lucrativo do transporte urbano. E era um governador do PMDB, por sinal, da ala oposicionista do PMDB.
O pior cego é aquele que se limita a ter como opinião aquela "formada" pela mídia de massa, aquela que faz parte de uma empresa e que tem como objetivo o lucro. É aquele cego que crê na imparcialidade da imprensa e na honestidade da informação, esquecendo-se de q a imprensa é uma empresa e tem interesses políticos, ideológicos e econômicos.O pior cego é aquele que não analisa criticamente o que vê e acredita naquilo que lhe é informado.
Até o presente momento, concordo com o que ele tem feito. Concordo com a não renovação da concessão à RCTV, por exemplo.
Sobre o caso específico dos estudantes, só sabendo o que está por trás das manifestações mesmo, pq normalmente as manifestações contra o governo são organizadas de cima para baixo, ou seja, são fomentadas por aqueles que têm altos interesses econômicos e políticos, não é algo espontâneo do povo. É a velha propaganda, a formação de opinião ou o estímulo à manifestações (lá está,aquilo que os pensadores da Escola de Frankfurt falam da massa passiva e alienada, facilmente manipulável e que apenas se manifesta qd instigada a o fazer).
Pq seria estúpido defender uma alternativa ao sistema vigente? Pq seria estúpido contestar o que a mídia chama de "caminhada rumo à ditadura" na Venezuela, mas nada fala da aliança de parlamentares colombianos com os para-militares de extrema direirta? Seria pq o governo colombiano é amigo e fiel escudeiro dos EUA? Seria pq os para-militares foram financiados e treinados pela CIA? Seria pq os casos de tortura e abuso de poder na Colômbia são meros erros e excessos, afinal, eles são democráticos, pois são amigos dos EUA???
Pois é, cara. A questão toda é essa. O Chávez incomoda mt gente pq constrói uma alternativa e mostra que um país pode seguir caminhos diferentes. O dinheiro do petróleo pode ser usado p o bem do povo, PARA ACABAR COM O ANALFABETISMO (sim, na Venezuela n existem mais analfabetos), para dar saúde ao povo (vê se os pobres venezuelanos esperam dias em filas de hospitais públicos), dentre outras conquistas sociais. Antes, ao contrário, o dinheiro do petróleo era repartido entre elite venezuelana e grandes investidores dos EUA. E o povo? Ficava a ver navios.
É realmente um crime mostrar q existe alternativa e instigar outros governantes a procurarem essa alternativa tb. Assim como era um crime os teólogos da libertação na América Latina, q criaram uma alternativa dentro da Igreja Católica, mas foram perseguidos pelo (Santo) Vaticano e pelos EUA (ou seus capangas, leia-se grupos para-militares) por toda a América Latina.
Isso é ser democrático? Deixemo-nos de hipocrisia! E me digam agora o que é estúpido!
--------------
Será que vai fazer tão mal assim, para a população venezuelana, ficar sem um canal de TV? Não tenho como falar da RCTV, pois nunca vi a programação, assim como não tenho como falar da realidade do povo daquele país, mas será que eles estão tão insatisfeitos assim com o Chavez? Ao mesmo tempo em que já vi, por aqui, que 80% da população reprova o fim da concessão ao canal, já li que o presidente tem mais de 60% de aprovação. Esses números não batem.
Aqui no Brasil, o Jornal Nacional tratou o tema com uma posição muito bem definida: a da reprovação. Era nítida a cara de "que absurdo esse ditador está fazendo" da Fátima Bernardes e do William Bonner. Será porque a RCTV era uma espécie de Rede Globo venezuelana?
Será que faria tão mal assim, para a população brasileira, ficar sem uma TV Globo? Bom, não posso falar da RCTV, mas posso falar da Globo. Em sua programação de Big Brothers e novelas descerebradas, não vejo nada de construtivo para a sociedade. Muito pelo contrário. Isso para não falar de episódios como o famoso debate editado de Collor x Lula, em 1989, cujo histórico todo mundo, com um mínimo de informação, conhece. Acho, sinceramente, que a Globo não faria falta.
Hugo Chavez é, na verdade, uma figura fora de seu tempo. Tem um modo completamente populista de levar a Venezuela - por esse motivo, tem grande aprovação da população - e, mesmo assim, parece estar conseguindo índices razoáveis de desenvolvimento na economia e na geração de empregos.
O capitalismo selvagem é prejudicial demais e gera desigualdade social. Mas o socialismo pregado por Chavez é algo extremamente ultrapassado, se é que algum dia deixou de ser algo apenas utópico. O ideal é um meio termo, algo que parecia ser a proposta do Lula - a partir do momento em que o vermelho sangue começou a tomar tons pastéis. No entanto, esse meio termo não deverá ser encontrado pelo radical Chavez, por remar contra a maré, ou pelo nosso presidente do Brasil, país onde os três poderes, infelizmente, estão afundando cada vez mais naquele que é, na realidade, o grande mal dessa sociedade: a corrupção.
Curioso é que aqueles que por lá reivindicam a tal "liberdade de expressão" e a democracia sejam aqueles que não só apoiaram o golpe como também foram articuladores deste. É uma canalhice e cara-de-pau sem tamanho!!!
http://www.youtube.com/watch?v=lAalLAYl0VA
Fico impressionado em ver como algumas idéias e conceitos espalhados de forma vulgar é capaz de atrofiar quase que completamente a visão política das pessoas.Quanta ilusão em achar que a "liberdade de expressão" é um direito inalienável do indivíduo e exercido plenamente nos países democráticos.Outra curiosidade é que pra alguns a eleição direta, o direito democrático, o parlamento, é o supra-sumo de modelo de organização de estrutura social, mas basta este modelo de alguma forma não atender seus interesses que logo aparecem um sem-número de adjetivos como populismo, autoritarismo, totalitarismo, surgem acusações e achincalhes de todo tipo como "xingar" o sujeito de índio, louco.
Transmissão de televisão é um serviço PÚBLICO. O Estado tem, em princípio, esse direito. O direito pode ser concedido a particulares, por tempo limitado, renovável ou não, conforme avaliação do poder concedente. A concessão da RCTV acabou. O Estado decidiu não renovar. Tudo nos limites do Estado de Direito.Não é isso que os liberais defendem? Então, está aí!Sugiro, a assistirem "A Revolução não será Televisionada” documentário sobre o golpe produzido pela BBC
http://video.google.com/videoplay?docid ... 3505291549
Dura mais de uma hora, mas pra quem está interessado no assunto vale a pena.
-----------
A RCTV foi uma das idealizadoras e organizadoras do golpe de estado de 2002. GOLPE DE ESTADO: agressão à democracia.
Só com isso Chávez poderia acionar a Justiça e mandar fechar essa televisão. Pq? Por ter conspirado contra o governo, por ter fomentado um golpe militar contra o Estado de Direito (tão defendido pelos liberais e golpistas, mas nessa caso relegado a segundo plano).
Chávez fez alguma coisa? Nem censura à TV ele implantou. O dono da TV ficou escondido por um tempo e Chávez disse q n haveria retaliação. Então, ele retornou à cena.
De 2002 p cá a RCTV fez sistemático combate ao governo de Chávez. Uma coisa é uma empresa se posicionar contra um governo e fazer críticas a suas ações e posições, outra coisa é uma empresa conspirar contra o Estado Democrático de Direito, MANIPULANDO INFORMAÇÕES e fomentando um golpe de estado.
Chávez nada fez, apenas aguardou. Concessões de canais são da competência do Estado, conforme a Constituição venezuelana.CONSTITUIÇÃO APROVADA PELO POVO ATRAVÉS DE UM REFERENDO. Ou seja, além de ser a Lei Máxima do Estado, ela é amplamente democrática. Chávez respeitou única e exclusivamente a lei e não renovou a concessão do canal que, claramente, não cumpria com o seu papel: o de informar.
Onde está a ditadura? Quem realmente não respeita os princípios democráticos?
--------------
Existe um parlamento eleito democraticamente pelo povo. Existe um Judiciário tão livre quanto o brasileiro ou o estadunidense (eles são livres mesmo?). E existe o Executivo, tambem eleito democraticamente pelo povo.
Onde está o desrespeito à divisão clássica dos Três Poderes?
Sim, ele tentou um golpe de estado. E foi preso por isso, sabia?Agora me diz uma coisa, se ele tivesse mandado prender quem armou o golpe de estado em 2002 o que diriam da atitude dele? Perseguição, revanchismo, autoritarismo, ditadura. Não é verdade? Imagina o dono da RCTV preso por conspirar contra o Estado?! O que a RCTV e a mídia mundial não diriam?
Chavez tentou um golpe contra um governo das elites. Foi preso e pagou sua pena. Em um estado DEMOCRÁTICO quem paga sua pena se redime de seu erro. E foi a tentativa de golpe que o fez popular entre os pobres na Venezuela. E o golpe de 2002? Quem foi que reconduziu o Presidente ao Poder? O POVO.
------
Sou novo no forum e espero que tenhamos debates civilizados

Tenho o prazer de conversar e trocar ideias
