Mudança de posição...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Viper
Mensagens: 283
Registrado em: 22 Out 2005, 11:39

Mudança de posição...

Mensagem por Viper »

Certa feita Samael anunciou neste fórum sua mudança de posição, de agnóstico-teísta (com a peculiar visão de um Deus amoral) para agnóstico-ateísta.

Agora é a minha vez. Em momento algum de minha vida me posicionei como agnóstico, uma vez que nunca estive convencido acerca de uma limitação intrínseca do intelecto humano para conhecer a verdade última acerca das coisas, muito embora não tenha sido desenvolvido até o momento um método que permita atingir tal objetivo (se é que é possível fazê-lo). Mantenho esta posição (i. e., continuo não sendo agnóstico). Contudo, desde 2002 me posiciono como ateu forte, ou seja, eu tinha convicção acerca da inexistência de Deus, muito embora reconhecesse minha incapacidade de fornecer uma demonstração para isso num caso geral. Agora, abandono esta posição e passo a adotar a postura de um ateu fraco, suspendendo o meu juízo acerca da existência de Deus.

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re.: Mudança de posição...

Mensagem por Tranca »

Mesmo diante da total ausência de evidências, no que se refere à divindade, sempre mantive meu juízo suspenso.

Acho mais correto do que negar veementemente algo que não posso demonstrar.

É um pouco estranho ser crente de que não existe algo.

E se eventualmente existir deus, este, por óbvio, não é nem uma das entidades referidas nas mitologias religiosas e nem atua conforme o entendimento dos crentes.

Portanto, a total falta de interação deste com a realidade apreensível me exoneraria de considerá-lo para qualquer ato, valendo apenas meus melhores juízos.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
King In Crimson
Mensagens: 3856
Registrado em: 25 Out 2005, 01:23

Re.: Mudança de posição...

Mensagem por King In Crimson »

Sou ateu forte mesmo. A meu ver, Deus é auto contraditório.
ele não é as borboletas de Saturno, é um círculo quadrado.

Avatar do usuário
Fabricio Fleck
Mensagens: 526
Registrado em: 19 Dez 2005, 12:36
Localização: Santos
Contato:

Re: Re.: Mudança de posição...

Mensagem por Fabricio Fleck »

Tranca-Ruas escreveu:Mesmo diante da total ausência de evidências, no que se refere à divindade, sempre mantive meu juízo suspenso.

Acho mais correto do que negar veementemente algo que não posso demonstrar.

É um pouco estranho ser crente de que não existe algo.

E se eventualmente existir deus, este, por óbvio, não é nem uma das entidades referidas nas mitologias religiosas e nem atua conforme o entendimento dos crentes.

Portanto, a total falta de interação deste com a realidade apreensível me exoneraria de considerá-lo para qualquer ato, valendo apenas meus melhores juízos.



De acordo Tranca...
:emoticon45:

:emoticon45:

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re.: Mudança de posição...

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »


Trocaste seis por meia dúzia confrade Viper.

Essa distinção entre ateísmo fraco e forte para mim é a mais artificial que conheci, uma vez que me parece que a posição "ateísta fraco" tenha sido criada apenas numa manobra torpe de se formular uma espécie ateísta que não manifesta-se tipo algum de crença transcendete, o que é inviável, dado que a posição de ateísta pressupõe já essa crença, da inexistência, ao meu ver.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
L O S T
Mensagens: 157
Registrado em: 22 Dez 2005, 16:28

Re.: Mudança de posição...

Mensagem por L O S T »

Ateu também significa sem Deus. O Prefixo "a" não significa obrigatoriamente negação. Aqueles que fazem distinções entre forte e fraco estão confusos. Seja forte ou fraco, qualquer ateu vive sem Deus. Ou seja, não lhe presta culto nem pede nada a ele.

Avatar do usuário
L O S T
Mensagens: 157
Registrado em: 22 Dez 2005, 16:28

Re: Re.: Mudança de posição...

Mensagem por L O S T »

King In Crimson escreveu:Sou ateu forte mesmo. A meu ver, Deus é auto contraditório.
ele não é as borboletas de Saturno, é um círculo quadrado.


Vc é ateu forte em relação a uma conceção de Deus. E a outras? Isso não faz sentido...

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Re.: Mudança de posição...

Mensagem por Res Cogitans »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Trocaste seis por meia dúzia confrade Viper.

Essa distinção entre ateísmo fraco e forte para mim é a mais artificial que conheci, uma vez que me parece que a posição "ateísta fraco" tenha sido criada apenas numa manobra torpe de se formular uma espécie ateísta que não manifesta-se tipo algum de crença transcendete, o que é inviável, dado que a posição de ateísta pressupõe já essa crença, da inexistência, ao meu ver.


A diferença entre fraco e forte não está na crença e sim nas afirmações que cada um faz.

Ateu fraco- Eu não acredito em Deus mas não afirmo que ele não exista.

Ate forte- Eu não acredito em Deus e afirmo que ele não existe.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Tchobi
Mensagens: 178
Registrado em: 09 Dez 2005, 13:13
Localização: São Paulo
Contato:

Re.: Mudança de posição...

Mensagem por Tchobi »

Primeiro de tudo precisaria definir o que é Deus. Algo que está além de nosso alcance. Daí o porquê e a origem dos ateístas.
"Aquele que consegue tratar os familiares como trata as visitas já ganhou metade da encarnação". André Luiz

Avatar do usuário
L O S T
Mensagens: 157
Registrado em: 22 Dez 2005, 16:28

Re: Re.: Mudança de posição...

Mensagem por L O S T »

Res Cogitans escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:
Trocaste seis por meia dúzia confrade Viper.

Essa distinção entre ateísmo fraco e forte para mim é a mais artificial que conheci, uma vez que me parece que a posição "ateísta fraco" tenha sido criada apenas numa manobra torpe de se formular uma espécie ateísta que não manifesta-se tipo algum de crença transcendete, o que é inviável, dado que a posição de ateísta pressupõe já essa crença, da inexistência, ao meu ver.


A diferença entre fraco e forte não está na crença e sim nas afirmações que cada um faz.

Ateu fraco- Eu não acredito em Deus mas não afirmo que ele não exista.

Ate forte- Eu não acredito em Deus e afirmo que ele não existe.


Confusão. O Ateu fraco parece agnóstico ou simplesmente cético e o forte parece um preconceituoso...

Avatar do usuário
King In Crimson
Mensagens: 3856
Registrado em: 25 Out 2005, 01:23

Re: Re.: Mudança de posição...

Mensagem por King In Crimson »

Powerfull escreveu:
King In Crimson escreveu:Sou ateu forte mesmo. A meu ver, Deus é auto contraditório.
ele não é as borboletas de Saturno, é um círculo quadrado.


Vc é ateu forte em relação a uma conceção de Deus. E a outras? Isso não faz sentido...
QUe concepção de Deus? Que eu saiba é o ser consciente, onipotente, onisciente, criador do universo. Se não for isso, não é Deus.

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Mudança de posição...

Mensagem por Samael »

Fazes bem, Viper. Mas eu não vejo diferença nestas duas posições.

Abraços!

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Re.: Mudança de posição...

Mensagem por rapha... »

Confesso que quando li o título do tópico, logo pensei que seria mais um daqueles "Mudei de opinião, agora é SIM!", tão frequentes na época de Referendo.

Ufa... :emoticon14:

Avatar do usuário
L O S T
Mensagens: 157
Registrado em: 22 Dez 2005, 16:28

Re: Re.: Mudança de posição...

Mensagem por L O S T »

King In Crimson escreveu:
Powerfull escreveu:
King In Crimson escreveu:Sou ateu forte mesmo. A meu ver, Deus é auto contraditório.
ele não é as borboletas de Saturno, é um círculo quadrado.


Vc é ateu forte em relação a uma conceção de Deus. E a outras? Isso não faz sentido...
QUe concepção de Deus? Que eu saiba é o ser consciente, onipotente, onisciente, criador do universo. Se não for isso, não é Deus.


Meu... tu és o tipico ateu que constesta o Deus da sua própria cultura. E Thor é um Deus e não tem nenhum dos atributos que referes...

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Re.: Mudança de posição...

Mensagem por Res Cogitans »

Powerfull escreveu:
Res Cogitans escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:
Trocaste seis por meia dúzia confrade Viper.

Essa distinção entre ateísmo fraco e forte para mim é a mais artificial que conheci, uma vez que me parece que a posição "ateísta fraco" tenha sido criada apenas numa manobra torpe de se formular uma espécie ateísta que não manifesta-se tipo algum de crença transcendete, o que é inviável, dado que a posição de ateísta pressupõe já essa crença, da inexistência, ao meu ver.


A diferença entre fraco e forte não está na crença e sim nas afirmações que cada um faz.

Ateu fraco- Eu não acredito em Deus mas não afirmo que ele não exista.

Ate forte- Eu não acredito em Deus e afirmo que ele não existe.


Confusão. O Ateu fraco parece agnóstico ou simplesmente cético e o forte parece um preconceituoso...


Ateu fraco é o que geralmente as pessoas chamam de agnóstico. E quanto a ateu forte ser preconceituoso por afirmar que deus não existe então todos aqueles que afirmam que deus existe deveriam ser considerados preconceituosos também.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
L O S T
Mensagens: 157
Registrado em: 22 Dez 2005, 16:28

Re: Re.: Mudança de posição...

Mensagem por L O S T »

Res Cogitans escreveu:
Powerfull escreveu:
Res Cogitans escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:
Trocaste seis por meia dúzia confrade Viper.

Essa distinção entre ateísmo fraco e forte para mim é a mais artificial que conheci, uma vez que me parece que a posição "ateísta fraco" tenha sido criada apenas numa manobra torpe de se formular uma espécie ateísta que não manifesta-se tipo algum de crença transcendete, o que é inviável, dado que a posição de ateísta pressupõe já essa crença, da inexistência, ao meu ver.


A diferença entre fraco e forte não está na crença e sim nas afirmações que cada um faz.

Ateu fraco- Eu não acredito em Deus mas não afirmo que ele não exista.

Ate forte- Eu não acredito em Deus e afirmo que ele não existe.


Confusão. O Ateu fraco parece agnóstico ou simplesmente cético e o forte parece um preconceituoso...


Ateu fraco é o que geralmente as pessoas chamam de agnóstico. E quanto a ateu forte ser preconceituoso por afirmar que deus não existe então todos aqueles que afirmam que deus existe deveriam ser considerados preconceituosos também.


A diferença é que a afirmação "Deus existe" pode ser provada quando morrermos. A afirmação "Deus não existe" não tem conteudo nenhum. É não falseável. Mas dizer que Deus existe é preconceito sim. Em religião tem o nome de Dogma...

Avatar do usuário
Partiti
Mensagens: 22
Registrado em: 14 Nov 2005, 15:04
Localização: Cotia - SP
Contato:

Mensagem por Partiti »

Um ateu forte não é igual à uma pessoa que afirma que existem borboletas em saturno, existe uma coisa chamada gradação. Um ateu forte pode ter indícios que considera suficientes para tomar tal posição.

Em teoria nenhuma afirmação pode ser efetivamente provada, somente falseada, mas isso não implica que nunca faremos nenhuma afirmação, sempre afirmamos quando julgamos estar seguros o suficiente, e isto varia das informações (equivocadas ou não) e da personalidade de cada um.

Eu também acho esse rótulo de ateu forte ou fraco ridículo, para mim ele só se aplica a discursos, uma pessoa pode numa discussão apresentar um tratamento da questão divina como um ateu forte e em outra como um ateu fraco sem mudar nada das suas idéias, já que os argumentos são essencialmente os mesmos para ambos os casos. Vejo essa mudança do Viper não como uma mudança ideológica, mas tão somente como uma mudança no tom do discurso.
"Truly, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison.

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re: Re.: Mudança de posição...

Mensagem por Aurelio Moraes »

Tchobi escreveu:Primeiro de tudo precisaria definir o que é Deus.

Imagem


Algo que está além de nosso alcance.

Imagem

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re.: Mudança de posição...

Mensagem por o anátema »

continuo achando um tanto engraçado como até mesmo ateus falam da Jeová como sendo o único deus. Falam de "deus", como se fosse Jeová, ou algo nesses mesmos moldes, esquecendo que há tantos outros e tantas outras possibilidades.

Como se posicionar como "ajeovaísta" fraco ou forte, fosse algo mais racional do que "apoliteista" fraco ou forte. Eu acho que Jeová não merece uma consideração especial só por ser mais popular.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o pensador
Mensagens: 5581
Registrado em: 25 Out 2005, 23:05

Re: Re.: Mudança de posição...

Mensagem por o pensador »

o anátema escreveu:continuo achando um tanto engraçado como até mesmo ateus falam da Jeová como sendo o único deus...


Condicionamento sócio-cultural.Se estivéssemos na Índia os ateus de lá(se existem) estariam tentando definir sua posiçâo ideológica negando a existência de Brama ou Vishnu e nâo a existência de Deus(o Deus bíblico).

Avatar do usuário
Jack Torrance
Mensagens: 4488
Registrado em: 30 Out 2005, 16:56
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Preto/SP
Contato:

Re: Re.: Mudança de posição...

Mensagem por Jack Torrance »

o anátema escreveu:continuo achando um tanto engraçado como até mesmo ateus falam da Jeová como sendo o único deus. Falam de "deus", como se fosse Jeová, ou algo nesses mesmos moldes, esquecendo que há tantos outros e tantas outras possibilidades.

Como se posicionar como "ajeovaísta" fraco ou forte, fosse algo mais racional do que "apoliteista" fraco ou forte. Eu acho que Jeová não merece uma consideração especial só por ser mais popular.


O XR (Marcus Valério) disse isso em um momentário a um artigo da STR.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Avatar do usuário
Jack Torrance
Mensagens: 4488
Registrado em: 30 Out 2005, 16:56
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Preto/SP
Contato:

Re: Re.: Mudança de posição...

Mensagem por Jack Torrance »

o pensador escreveu:
o anátema escreveu:continuo achando um tanto engraçado como até mesmo ateus falam da Jeová como sendo o único deus...


Condicionamento sócio-cultural.Se estivéssemos na Índia os ateus de lá(se existem) estariam tentando definir sua posiçâo ideológica negando a existência de Brama ou Vishnu e nâo a existência de Deus(o Deus bíblico).


Também acho.

Quando falamos que acreditamos em deus, logo vem à cabeça o deus judaíco-cristão. Por isso, quando se pergunta às pessoas se acreditam ou não, fica muito subjetivo. Mas no Brasil é assim mesmo, se acredita em deus é o judaíco-cristão.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Zangari
Mensagens: 633
Registrado em: 26 Out 2005, 23:28

Re.: Mudança de posição...

Mensagem por Zangari »

"Ateu-fraco" é semelhante ao que tenho chamado de não-teísta. Prefiro o "não-teísta" para que não se confunda com "ateu" que, geralmente tem a conotação exclusiva de "ateu-forte".
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.

Avatar do usuário
Schultz
Mensagens: 534
Registrado em: 29 Out 2005, 20:30
Localização: Rio Grande do Sul

Re.: Mudança de posição...

Mensagem por Schultz »

Também mudei de posição: Ao invés de colocar 4 colheres de açúcar no café, agora estou colocando 4,5.

Avatar do usuário
King In Crimson
Mensagens: 3856
Registrado em: 25 Out 2005, 01:23

Re: Re.: Mudança de posição...

Mensagem por King In Crimson »

Powerfull escreveu:
King In Crimson escreveu:
Powerfull escreveu:
King In Crimson escreveu:Sou ateu forte mesmo. A meu ver, Deus é auto contraditório.
ele não é as borboletas de Saturno, é um círculo quadrado.


Vc é ateu forte em relação a uma conceção de Deus. E a outras? Isso não faz sentido...
QUe concepção de Deus? Que eu saiba é o ser consciente, onipotente, onisciente, criador do universo. Se não for isso, não é Deus.


Meu... tu és o tipico ateu que constesta o Deus da sua própria cultura. E Thor é um Deus e não tem nenhum dos atributos que referes...
Falo do Deus filosófico. Deuses das religiões nem valem a saliva serem discutidosa.

Trancado