Como a Igreja vê os nudistas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por Apocaliptica »

Como a Igreja vê os nudistas

Dom Carlos Alberto E. G. Navarro*

Cada vez mais, no Brasil e no mundo, fala-se dos direitos de os nudistas terem suas praias, colônias, etc. Autoridades civis, aqui e ali, ora permitem ora proíbem o naturismo. Como a Igreja vê tal problemática? O Apóstolo São João distingue três espécies de cobiça ou concupiscência. A da "carne" tem relação com o 6º mandamento (não pecar contra a castidade) e o 9º (não desejar a mulher do próximo).
Ele aprendeu de Jesus, que afirmou: "Todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração" (Mt 5,28).
Teologicamente, concupiscência é aquele desejo que se opõe aos ditames da razão humana. Para São Paulo é a tensão, a revolta que a "carne" provoca contra o "espírito". Ele não está condenando o corpo, mas fala das obras de quem se submete ou de quem resiste à ação do Espírito Santo. Aliás, entre os frutos do Espírito, ele cita a modéstia, a continência e a castidade (Catecismo da Igreja Católica, CIC, 1830-1832).
A Bíblia não vê a sexualidade apenas como um fato físico, biológico, mas também como capacidade de relacionamento, de linguagem e de comunicação. O corpo é sexuado, porém é vivido interiormente pelo "sujeito" ou pessoa, que também é espírito.
Constatamos experimentalmente que existe uma forte tensão orientando o desejo para o corpo do outro sexo, a fim de encontrar prazer. A pessoa, porém, não se deve deixar reduzir a um mero instrumento. É por tal razão que escondemos com a roupa o que no corpo atrai mais a atenção do instinto. Enquanto isto, mostramos e dirigimos para o outro o olhar e o rosto, pelo qual podemos mais intensamente comunicar a riqueza de nossa interioridade.
Assim, antes de tudo, a pessoa procura revelar ao outro e aos outros o seu valor, o seu eu mais verdadeiro. (cf. Catecismo para Adultos da Conferência Episcopal Italiana, nº 1044 - 1045). O pudor e a modéstia são uma defesa espontânea da pessoa que recusa ser vista e tratada como "objeto de prazer", em vez de ser respeitada e amada por "si mesma". (Como estão longe desta verdade muitas das mulheres que hoje, praticamente, se despem para ir às praias!).
De outro lado, devemos prezar e respeitar a "intimidade". A criança que vê que se respeita sua justa intimidade entenderá que se espera dela a mesma atitude em relação aos outros. Ensinar o pudor a crianças e adolescentes é despertá-los para o respeito à pessoa humana.
Infelizmente, diz o Santo Padre, em algumas Nações existe um bombardeamento de mensagens de violência e outras que afetam os princípios morais e tornam impossível uma atmosfera que permita a transmissão de valores dignos da pessoa humana. Os pais, em primeiro lugar, com os responsáveis pelos meios de comunicação e as autoridades públicas, deveriam se unir a fim de que as famílias não sejam abandonadas em setor tão importante da sua missão educativa.
A pureza se obtém através de luta. E ela exige o pudor, que preserva a intimidade da pessoa. O pudor protege o "mistério" das pessoas e do seu amor. Inspira o modo de vestir. Na relação amorosa, pede que haja a doação e o compromisso definitivo do homem e da mulher entre si (CIC, nºs. 2521 - 2522). Escondemos em nossa "intimidade" o valor de nosso salário, de nossa conta bancária, de outros assuntos materiais de nosso passado e de nossa interioridade. Por que não fazer o mesmo para preservar o mistério de nossa pessoa e do amor matrimonial? Por que não guardar a intimidade de nosso corpo? Será que os nudistas ou naturalistas estão isentos da concupiscência que atinge a todos os mortais? Será que eles e elas costumam despir a sua alma diante de todos e contar todas as suas coisas mais íntimas e seus segredos?

Porventura, colocam também "a nu" para todos seus haveres pessoais, até, quando é o caso, na declaração do seu imposto de renda e na contabilidade de sua firma? A pureza de coração exige o pudor, que é modéstia e discrição. É a ela que Jesus se refere ao exclamar: "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus" (Mt 5,8).

*Arcebispo Metropolitano de Niterói

Fonte :A Voz do Pastor 16/06/2001

http://www.jornalolhonu.com/jornais/olh ... amidia.htm



A lógica religiosa é a lógica mais infame que existe. Está baseada no moralismo doente e insidiosamente pervertido.

Vejam que a confissão se trata de contar justamente os segredos mais íntimos a um total estranho ( que pode bem ser um desvirtuado moral, e geralmente o é ). Mas é a Deus que estamos contando, então pode.... :emoticon5:
A confissão de alguns pecados deve causar um frisson enorme em alguns padres. E não é vista como invasiva ou libertina. Para mim, a diferença está apenas na vestimenta...e vcs sabem, a batina esconde as partes e as deixa livres para todo tipo de movimento e reação.

:emoticon1:

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por Deise Garcia »

Bem, cada um tem sua opinião e a igreja não perde seu direito pra ninguém. Se se pode discutir tamanho de pênis e intimidades num fórum, porque a igreja estaria errada em manifestar sua posição a favor ou contrária o nudismo?


Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por zencem »

OFF
Editado pela última vez por zencem em 18 Jun 2007, 19:09, em um total de 1 vez.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por Deise Garcia »

zencem escreveu:
Deise Garcia escreveu:Bem, cada um tem sua opinião e a igreja não perde seu direito pra ninguém. Se se pode discutir tamanho de pênis e intimidades num fórum, porque a igreja estaria errada em manifestar sua posição a favor ou contrária o nudismo?



E porque eu não posso mostrar o meu pinto pra igreja?

http://www.noves.blogger.com.br/Pintinho.jpg


Você pode mostrar seu pintinho pra quem quiser! Tá liberado!


Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por zencem »

Deise Garcia escreveu:Bem, cada um tem sua opinião e a igreja não perde seu direito pra ninguém. Se se pode discutir tamanho de pênis e intimidades num fórum, porque a igreja estaria errada em manifestar sua posição a favor ou contrária o nudismo?



...E porque eu não posso mostrar o meu pinto pra igreja?

Imagem-Imagem



Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por Deise Garcia »

zencem escreveu:
Deise Garcia escreveu:Bem, cada um tem sua opinião e a igreja não perde seu direito pra ninguém. Se se pode discutir tamanho de pênis e intimidades num fórum, porque a igreja estaria errada em manifestar sua posição a favor ou contrária o nudismo?



...E porque eu não posso mostrar o meu pinto pra igreja?

Imagem-Imagem





Porque se for desse tamanho ninguém vai ver e perde-se o impacto. Tenta outra tá?


Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por zencem »

Deise Garcia escreveu:
Tenta outra tá?





Agora, ...Só na próxima encarnação.

:emoticon11: :emoticon11: :emoticon9: :emoticon11: :emoticon11:

Imagem
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Apocaliptica

Re: Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por Apocaliptica »

Deise Garcia escreveu:Bem, cada um tem sua opinião e a igreja não perde seu direito pra ninguém. Se se pode discutir tamanho de pênis e intimidades num fórum, porque a igreja estaria errada em manifestar sua posição a favor ou contrária o nudismo?




Simples, porque ela emite opiniões que são notoriamente hipócritas e sempre condicionantes à culpa e à vergonha. Ela não discute, ela dogmatiza e apresenta argumentos de cunho preconceituoso. E quem é Igreja para falar em moral do corpo?

Outra coisa é as pessoas dicutirem sexo e outros assuntos. Isto é natural e saudável.

Avatar do usuário
DIG
Mensagens: 2554
Registrado em: 19 Jun 2006, 13:33
Gênero: Masculino

Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por DIG »

Não se pode entrar nu na igreja, mas pode bolinar coroinhas-sendo até acobertado por décadas e transferido de igreja :emoticon5: ...

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por Jeanioz »

Isso me faz lembrar de um caso mostrado no SBT a alguna anos em que um padre visitou um campo de nudismo, gostou, e resolveu ficar por lá mesmo, adotando o nudismo e continuando a exercer suas funções de padre, mesmo com a hipocrisia religiosa da igreja.

Ainda há uma luz (pequena) no final do túnel. :emoticon16:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re: Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por francioalmeida »

zencem escreveu:
Deise Garcia escreveu:Bem, cada um tem sua opinião e a igreja não perde seu direito pra ninguém. Se se pode discutir tamanho de pênis e intimidades num fórum, porque a igreja estaria errada em manifestar sua posição a favor ou contrária o nudismo?



...E porque eu não posso mostrar o meu pinto pra igreja?

Imagem-Imagem





:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re: Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por francioalmeida »

Deise Garcia escreveu:Bem, cada um tem sua opinião e a igreja não perde seu direito pra ninguém. Se se pode discutir tamanho de pênis e intimidades num fórum, porque a igreja estaria errada em manifestar sua posição a favor ou contrária o nudismo?




Claro! Padre poderia opinar sobre nudismo infantil também.

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por Benetton »



DIG escreveu:Não se pode entrar nu na igreja, mas pode bolinar coroinhas-sendo até acobertado por décadas e transferido de igreja :emoticon5: ...


Os vitrais não mentem...

Imagem




" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Apocaliptica

Re: Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por Apocaliptica »

Jeanioz escreveu:Isso me faz lembrar de um caso mostrado no SBT a alguna anos em que um padre visitou um campo de nudismo, gostou, e resolveu ficar por lá mesmo, adotando o nudismo e continuando a exercer suas funções de padre, mesmo com a hipocrisia religiosa da igreja.

Ainda há uma luz (pequena) no final do túnel. :emoticon16:


Colônias de naturismo, e não necessariamente praias, poderiam ter templos ou capelas, não vejo razão lógica para não terem...a menos que seja uma: tirar a roupa de uma vez por todos tira metade da tesão dos religiosos porque é óbvio que eles são humanos, só não admitem isto. E quanto à luz no fim do túnel, você sabe...na penumbra pode ser melhor... :emoticon19:

Apocaliptica

Re: Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por Apocaliptica »

francioalmeida escreveu:
Deise Garcia escreveu:Bem, cada um tem sua opinião e a igreja não perde seu direito pra ninguém. Se se pode discutir tamanho de pênis e intimidades num fórum, porque a igreja estaria errada em manifestar sua posição a favor ou contrária o nudismo?




Claro! Padre poderia opinar sobre nudismo infantil também.


A deise ficou profundamente traumatizada com o tópico dos pênis portugueses. Não esquece aquilo de jeito nenhum... :emoticon12:

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por Ateu Tímido »

Acho que ela vê de binóculo, quando não consegue se aproximar sem batina... :emoticon13:

Avatar do usuário
Alexandre
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Fev 2007, 19:53

Re: Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por Alexandre »

Jeanioz escreveu:Ainda há uma luz (pequena) no final do túnel. :emoticon16:


Mais cautela com seu otimismo. A luz pode ser um trem se aproximando.
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por Jeanioz »

Alexandre escreveu:
Jeanioz escreveu:Ainda há uma luz (pequena) no final do túnel. :emoticon16:


Mais cautela com seu otimismo. A luz pode ser um trem se aproximando.


Nem me fale... :emoticon8:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
DIG
Mensagens: 2554
Registrado em: 19 Jun 2006, 13:33
Gênero: Masculino

Re: Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por DIG »

Benetton escreveu:
DIG escreveu:Não se pode entrar nu na igreja, mas pode bolinar coroinhas-sendo até acobertado por décadas e transferido de igreja :emoticon5: ...


Os vitrais não mentem...

Imagem







O autor desse vitral estava de sacanagem mesmo :emoticon10:

Apocaliptica

Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por Apocaliptica »

Que coisa mais passiva...

Avatar do usuário
DIG
Mensagens: 2554
Registrado em: 19 Jun 2006, 13:33
Gênero: Masculino

Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por DIG »

:emoticon19:

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re: Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por francioalmeida »

Apocaliptica escreveu:
francioalmeida escreveu:
Deise Garcia escreveu:Bem, cada um tem sua opinião e a igreja não perde seu direito pra ninguém. Se se pode discutir tamanho de pênis e intimidades num fórum, porque a igreja estaria errada em manifestar sua posição a favor ou contrária o nudismo?




Claro! Padre poderia opinar sobre nudismo infantil também.


A deise ficou profundamente traumatizada com o tópico dos pênis portugueses. Não esquece aquilo de jeito nenhum... :emoticon12:


Sei traumatizada! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Ensinar o pudor a crianças e adolescentes é despertá-los para o respeito à pessoa humana.

A pureza de coração exige o pudor, que é modéstia e discrição. É a ela que Jesus se refere ao exclamar: "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus" (Mt 5,8).

Cristo ensina que devemos ser como as crianças, pois delas é o reino dos céus. Já esse padre, nos diz que devemos ensinar as crianças a serem como nós... (poluídas)
Pureza de coração, é não enxergar maldade onde ela não existe, é não "colocar" maldade no que não tem nenhum mal.
Ter coração puro, é não olhar para as coisas com malícia.

Adão e Eva andavam nús no paraíso e só aprenderam o "pudor", quando comeram do fruto proibido e passaram a julgar as coisas como boas ou ruins, a mente se tornou poluída então julgaram que a nudez era ruim, digna de "vergonha".

Eu me lembro que costumava andar de cueca em qualquer lugar e a tomar banho com minha irmã.
Quando criança eu andava nú pela casa e saia na rua só de cueca e camiseta com minha mãe.
Isso até uns 7 anos de idade, conforme o tempo foi passando os meninos da rua pararam de fazer isso e começaram a julgar isso ruim, coisa de criança.
Lembro que durante um tempo por costume, eu esquecia disso e saia só de cueca, dai eles me chamavam de criancinha e tiravam sarro... Até que eu aprendi que não podia mais fazer isso, que era "errado", no inicio coisa de criança, depois motivo de vergonha.
Hoje jamais tomaria banho com minha irmã, nem andaria pelado pela casa, de fato, jamais iria em uma praia de nudismo e isso não tem NADA a ver com "desejo" pela "carne", mas por pura vergonha mesmo.
A pureza de coração quanto a essas coisas não existe mais, já estou poluído.

Olhar o corpo nú feito por Deus como algo natural?
Que isso, natural é usar roupas e esconder as "vergonhas" que Deus erroneamente deixou a mostra... Pra esse padre, isso sim é "pureza" de coração.
O problema não é a "opinião" dele, mas a forma como essa distorce a lógica e transforma o irracional, na coisa mais racional e correta do mundo...
Principalmente quando faz isso julgando os outros, pois o que ele diz ai, é que os nudistas não tem pudor, sendo assim, lhes falta pureza no coração... Ele distorce a lógica e espelha nos outros, o que é defeito dele próprio.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Jaci
Mensagens: 13
Registrado em: 22 Abr 2007, 17:51
Contato:

Re.: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por Jaci »

Sinceramente...
Caríssimo "NadaSei", se a nudez fosse pecado, NINGUÉM NASCIA PELADO.
O problema não é a nudez, é a mentalidade de quem tá vendo o corpo nu. Não é nenhuma porcaria de "pureza" nem de "castidade" nem de "inocência". É puro bom-senso.

Aqui em casa não tem nenhum nudista nem naturista nem "blá-blá-blá-ista" nenhum desses, é um bando de chatólicos (alguns praticantes e outros não) e uma "mandem-todas-as-religiões-pra-pqp-e-aprendam-a-pensar-por-conta-própria" (no caso: eu) e que de vez em quando ainda recebem visitas de alguns parentes pentelhocostais da Aemblergh, da Univer$al e de alguns Mórmonloides. Ah sim, e aqui a gente tem um pré-aborrescente e um aborrescente propriamente dito, bem naquela idade em que quase todo moleque cria espinha e fica duro com qualquer "avantajamento tetal ou bundal" que apareça nas revistas ou na tv.

Pois bem, então... Você acha que a gente se lixa pra isso de nudez? São 9 pessoas aqui em casa, e pode ter certeza de que todo mundo já viu todo mundo pelado pelo menos uma vez. Não intencionalmente, pois todo mundo aqui gosta de privacidade, mas já. Todas as mulheres já viram todas as mulheres, todos os homens já viram todos os homens, e ocasionalmente, por esquecer uma ou outra porta encostada sem o trinco e esta consequentemente abrir por conta do vento, os homens já viram as mulheres e as mulheres já viram os homens. E o pré-aborrescente e o aborrescente já viram todos e foram vistos por todos, também. E sabe, não fez diferença pra ninguém aqui.

Ninguém aqui é malicioso, a gente olha pra uma pessoa pelada da mesma forma que se olha pra um bebê pelado. No máximo a gente repara algumas "particularidades físicas" uns dos outros (uma pinta em local inusitado, aquela pancinha de chope, umbigo pulado, costela saltada, etc) e faz comentários engraçados que rendem risadas de todo mundo.

Caro finjo-que-sei, reitero, se nudez fosse algo ruim, ninguém nascia nu!

Agora, se existem certos tipos de anomalias que infelizmente fazem parte da raça humana e que são incapazes de olhar pra qualquer pessoa sem sentir tesão ou nojo, aí é com essas criaturas. Aliás, com certeza o religioso que um dia inventou esse pecado da nudez provavelmente deveria ser algum babacão ninfomaníaco reprimido que espiava a mãe e as irmãs tomando banho ou trocando de roupa pelo vão da porta e ficava batendo uma durante a espiada, e depois ficava todo morto de vergonha. Criou essa panaquice pra fazer com que todo mundo ficasse tão atabacado, reprimido e com complexo de culpa quanto ele. E, para infelicidade do mundo, a "moda" pegou. E onde não pegou, foi imposta na base da dominação, como foi o caso das tribos indígenas daqui mesmo, que antes dos colonursupadores europeus, viviam nus no meio do mato e não tinham nem rastro dessa frescura inútil.


Ah, sim, não sou a favor e nem contra o nudismo. Por mim, é nudista quem quer. Gosta? Se sente bem? Não tá prejudicando ninguém com isso? Tem um lugar pra fazer isso sem ficar na frente dos não-nudistas que ficam te recriminando enquanto morrem de inveja da sua confiança? Então tira a roupa e vai nessa, ora pitombas.

Apocaliptica

Re: Como a Igreja vê os nudistas

Mensagem por Apocaliptica »

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:Ensinar o pudor a crianças e adolescentes é despertá-los para o respeito à pessoa humana.

A pureza de coração exige o pudor, que é modéstia e discrição. É a ela que Jesus se refere ao exclamar: "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus" (Mt 5,8).

Cristo ensina que devemos ser como as crianças, pois delas é o reino dos céus. Já esse padre, nos diz que devemos ensinar as crianças a serem como nós... (poluídas)
Pureza de coração, é não enxergar maldade onde ela não existe, é não "colocar" maldade no que não tem nenhum mal.
Ter coração puro, é não olhar para as coisas com malícia.

Adão e Eva andavam nús no paraíso e só aprenderam o "pudor", quando comeram do fruto proibido e passaram a julgar as coisas como boas ou ruins, a mente se tornou poluída então julgaram que a nudez era ruim, digna de "vergonha".

Eu me lembro que costumava andar de cueca em qualquer lugar e a tomar banho com minha irmã.
Quando criança eu andava nú pela casa e saia na rua só de cueca e camiseta com minha mãe.
Isso até uns 7 anos de idade, conforme o tempo foi passando os meninos da rua pararam de fazer isso e começaram a julgar isso ruim, coisa de criança.
Lembro que durante um tempo por costume, eu esquecia disso e saia só de cueca, dai eles me chamavam de criancinha e tiravam sarro... Até que eu aprendi que não podia mais fazer isso, que era "errado", no inicio coisa de criança, depois motivo de vergonha.
Hoje jamais tomaria banho com minha irmã, nem andaria pelado pela casa, de fato, jamais iria em uma praia de nudismo e isso não tem NADA a ver com "desejo" pela "carne", mas por pura vergonha mesmo.
A pureza de coração quanto a essas coisas não existe mais, já estou poluído.

Olhar o corpo nú feito por Deus como algo natural?
Que isso, natural é usar roupas e esconder as "vergonhas" que Deus erroneamente deixou a mostra... Pra esse padre, isso sim é "pureza" de coração.
O problema não é a "opinião" dele, mas a forma como essa distorce a lógica e transforma o irracional, na coisa mais racional e correta do mundo...
Principalmente quando faz isso julgando os outros, pois o que ele diz ai, é que os nudistas não tem pudor, sendo assim, lhes falta pureza no coração... Ele distorce a lógica e espelha nos outros, o que é defeito dele próprio.


Primeiramente...quando você quota assim, fica parecendo que eu disse isto... :emoticon16: E não foi.

Segundo: Sim, a nudez é natural e simples. Nos cobrimos por causa do frio e nos enfeitamos para alimentar padrões de estética que foram sendo criados, o que não se restringe à roupa como a acessórios ( e sabemos que os índios e aborígenes andam sem roupa e com muitos acessórios).
Então é isto mesmo. A ICAR e todos os moralistas que se enxerguem e tratem seus problemas e recalques.
Eu já fui à praia de nudismo e é uma sensação muito boa de libertação deste monte de valores e coisas criadas justamente pela repressão. Ver famílias inteiras, amigos e parentes fazendo as mesmas coisas que se faz numa praia normal, só que sem roupa, é muito legal.

Trancado