A mente é simples?
- Sir Aristotle
A mente é simples?
Imaginemos que uma mente imaterial é possível. Ela pode gerar ideias complexas. Segundo alguns filosofos (como william lane craig) uma mente dessas é simples e não pode ser comparada a objectos materiais. A propriedades de uma mente assim seriam, inteligência, consciência e volição. São propriedades gerais não contigentes... onde, no entanto, podem nascer ideias contigentes que podemos chamar de complexas. ideias e mente seriam coisas diferentes. Não há analogia possivel entre propriedades contigentes do universo (coisas complexas como a vida, ou até as ideias) e uma mente imaterial.
Outra situação é que não é logicamente correcto concluir das propriedades contigentes de um sistema para o sistema como um todo (uma falácia que bertrand Russel evidenciou). Assim, se dissermos que coisas complexas como a vida (que são contigentes e fazem parte do todo chamado universo) precisam de causas simples (evolução por seleção natural)... não se segue que o mesmo seja verdade para o universo inteiro.
Outra situação é que não é logicamente correcto concluir das propriedades contigentes de um sistema para o sistema como um todo (uma falácia que bertrand Russel evidenciou). Assim, se dissermos que coisas complexas como a vida (que são contigentes e fazem parte do todo chamado universo) precisam de causas simples (evolução por seleção natural)... não se segue que o mesmo seja verdade para o universo inteiro.
Re.: A mente é simples?
Isto é um excerto? Ou uma conclusão? Não entendi o que uma mente simples sem analogia com o que existe no universo tem a ver com a evolução por seleção natural...e nem como as idéias complexas se tranformam em coisas reais, úteis ou detectáveis.
- Sir Aristotle
Re.: A mente é simples?
já nem sei
- videomaker
Re: Re.: A mente é simples?
Apocaliptica escreveu:Isto é um excerto? Ou uma conclusão? Não entendi o que uma mente simples sem analogia com o que existe no universo tem a ver com a evolução por seleção natural...e nem como as idéias complexas se tranformam em coisas reais, úteis ou detectáveis.
Não precisa entender! é tudo casual e não precisa ser explicado!

Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- Jeanioz
- Gênero: Masculino
Usuário deletado escreveu:"Só sei, que NadaSei"
Não chama que ele vem...

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
- Jeanioz
- Gênero: Masculino
Usuário deletado escreveu:Jeanioz escreveu:Usuário deletado escreveu:"Só sei, que NadaSei"
Não chama que ele vem...
Nãoo! Deus não pode deixar que isso aconteça!

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Jeanioz escreveu:Usuário deletado escreveu:"Só sei, que NadaSei"
Não chama que ele vem...

"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE
Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

VOLTAIRE
Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.
Jeanioz escreveu:Usuário deletado escreveu:Jeanioz escreveu:Usuário deletado escreveu:"Só sei, que NadaSei"
Não chama que ele vem...
![]()
![]()
Porque essa preocupação?O NadaSei vai tentar nos ensinar que a religião é uma ciência que também tem uma teoria da mente?

“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”
Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)
"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."
John Maynard Keynes
Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)
"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."
John Maynard Keynes
Huxley escreveu:Jeanioz escreveu:Usuário deletado escreveu:Jeanioz escreveu:Usuário deletado escreveu:"Só sei, que NadaSei"
Não chama que ele vem...
![]()
![]()
Porque essa preocupação?O NadaSei vai tentar nos ensinar que a religião é uma ciência que também tem uma teoria da mente?
Temos o cérebro e os sentidos.
Por exemplo: A visão.
Quando nascemos (hôje em dia, já nascemos de olho aberto

Em pouco tempo começamos a enxergar.
Ou seja, a inteligência está alí, nos ensinando a ver, antes mesmo que surjam os primeiros padres , pastores e gurús na nossa vida.
Ainda bem!
Graças à Deus ele tomou providências para para nos livrar da possibilidade de ver tudo
distorcido.

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".
Deu no que deu !!! ...
- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".
Deu no que deu !!! ...