Religião
- hyperorgan
Religião
Minha opinião é a seguinte:
a religião foi criada simplesmente para sustentar a ideia ilusoria da vida apos a morte, na qual as pessoas nao se conformavam e ainda nao se conformam com o fato de morrer e acabar por ali, querem algo mais, ai algum ser inteligente criou uma religiao, outros tiveram inveja dele e foram criando suas proprias religioes......
a ideia de deus ceu e inferno tbm foram criadas para sustentar essa ilusao....
essa eh a minha opiniao, e a de voces, qual eh???
a religião foi criada simplesmente para sustentar a ideia ilusoria da vida apos a morte, na qual as pessoas nao se conformavam e ainda nao se conformam com o fato de morrer e acabar por ali, querem algo mais, ai algum ser inteligente criou uma religiao, outros tiveram inveja dele e foram criando suas proprias religioes......
Re.: Religião
"Religião é o ópio do povo." William Sheakspeare
Religião é veneno
- Sorrelfa
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re: Religião
hyperorgan escreveu:Minha opinião é a seguinte:
Religião surgiu como uma forma de explicar a natureza e dar um sentido a existência humana.
Na medida em que as relações sociais foram tornando-se cada vez mais complexas, as religiões tornaram-se um mecanismo a serviço da manutenção de determinadas "ordens" sociais vigentes, ou seja, coube a ela (religião) determinar, explicar e justificar para a propria sociedade na qual está inserida o porquê de as coisas serem de determinada maneira e não de outra.
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
Religião é a codificação para a vida cotidiana dos mitos formadores que explicam metaforicamente a origem, essência, interrelações, propósitos e destinos da natureza e do Homem.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Não acho que a religião tenha sido criada. Ela evoluiu.
.
A única religião viável e útil é a filosofia.
A única religião viável e útil é a filosofia.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".
Deu no que deu !!! ...
- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".
Deu no que deu !!! ...

Algumas hipoteses: memes (tradição); somos teleologistas naturais (as crianças, por exemplo, vêm finalidade nos acontecimentos inanimados); temos um módulo da teoria da mente que extrapolando atribui mente a coisas que a não têm (animismo); a hipotese "quem vem lá" (estamos sozinho, ouvimos um barulho e dizemos "quem é?)... ou então deus sussura e como é sempre mal interpretado (burrice) nascem muitas religiões...
Re: Re.: Religião
w ! g escreveu:Não acho que a religião tenha sido criada. Ela evoluiu.
Tudo foi criado em algum momento. Se não foi pelo homem, foi por alguma força anterior a ele. Se considerar que não foi criada pelo homem, foi por quem? Pela evolução do SNC? Ou de instintos primitivos que se auto geraram inerentes à sua condição?
Não me parece que a religiosidade seja um anexo instintivo. Mas fruto de raciocínio (i) lógico. Ou então, os animais teriam religiosidade.
A evolução da religiosidade, por motivos que oscilam entre boas e más intenções, chamamos de religiões ( a religiosidade institucionalizada ).
A verdade é que não sabemos, mas para mim a hipotese melhor é que a religião é uma coisa demasiado óbvia, tendo em conta a evolução humana (de acordo com os psicologos evolucionários), para não existir...
Apocaliptica escreveu:w ! g escreveu:Não acho que a religião tenha sido criada. Ela evoluiu.
Tudo foi criado em algum momento. Se não foi pelo homem, foi por alguma força anterior a ele. Se considerar que não foi criada pelo homem, foi por quem? Pela evolução do SNC? Ou de instintos primitivos que se auto geraram inerentes à sua condição?
Não me parece que a religiosidade seja um anexo instintivo. Mas fruto de raciocínio (i) lógico. Ou então, os animais teriam religiosidade.
A evolução da religiosidade, por motivos que oscilam entre boas e más intenções, chamamos de religiões ( a religiosidade institucionalizada ).
Não acho. As coisas surgem como coisinhas que evoluem para coizonas

A existência é condicionada à obviedade do ser ou da mente de alguns seres? Se é de alguns, ela é tão óbvia quanto a criação de qualquer coisa imaginativa, e pré existente na realidade humana ( porque embora se diga que deuses criaram tudo, ele só existe para o homem ). Se fosse assim inerente e óbvia, por que alguns seres humanos são mais propensos a serem "religiosos" e dependentes dela do que outros? Uma luta da razão contra a gênese?
w ! g escreveu:Apocaliptica escreveu:w ! g escreveu:Não acho que a religião tenha sido criada. Ela evoluiu.
Não acho. As coisas surgem como coisinhas que evoluem para coizonas
Por isto que devemos separar muito bem o conceito e a noção de religiosidade, mística, metafísica de religião. Concordo que haja um momento na vida em que a metafísica surge como pergunta para o sentido da consciência da existência. Mas daí a religião ser algo óbvio vai uma grande distância.

caraca, se não é óbvia porque é tão universal? Acho que é porque, como diz o Freeman Dyson, a religião está mais perto do coração. De alguma forma dizer que foi Deus é mais compreensível do que dizer que foi a seleção natural...
- francioalmeida
- Gênero: Masculino
- Contato:
Apocaliptica escreveu:w ! g escreveu:Não acho que a religião tenha sido criada. Ela evoluiu.
Tudo foi criado em algum momento. Se não foi pelo homem, foi por alguma força anterior a ele...
[modo crente irritante e estúpido] Ahã!!! você admite que uma força anterior ao homem criou algo, então você admite que deus criou tudo. [modo crente irritante e estúpido]
w ! g escreveu:caraca, se não é óbvia porque é tão universal? Acho que é porque, como diz o Freeman Dyson, a religião está mais perto do coração. De alguma forma dizer que foi Deus é mais compreensível do que dizer que foi a seleção natural...
Religiosidade então...não religião. Universal se fosse comum a todos...e não é. Sua função é questionada universalmente também.
O coração fraqueja ao medo e à duvida. Química apenas...
francioalmeida escreveu:Apocaliptica escreveu:w ! g escreveu:Não acho que a religião tenha sido criada. Ela evoluiu.
Tudo foi criado em algum momento. Se não foi pelo homem, foi por alguma força anterior a ele...
[modo crente irritante e estúpido] Ahã!!! você admite que uma força anterior ao homem criou algo, então você admite que deus criou tudo. [modo crente irritante e estúpido]
Irritante.
Apocaliptica escreveu:w ! g escreveu:caraca, se não é óbvia porque é tão universal? Acho que é porque, como diz o Freeman Dyson, a religião está mais perto do coração. De alguma forma dizer que foi Deus é mais compreensível do que dizer que foi a seleção natural...
Religiosidade então...não religião. Universal se fosse comum a todos...e não é. Sua função é questionada universalmente também.
quimica apenas... é a falácia do nada mais que? por ser quimica apenas, não lhe retira valor (embora não lhe dê valor também). Tu amas o teu filho. Isso é química também...
Apocaliptica escreveu:francioalmeida escreveu:Apocaliptica escreveu:w ! g escreveu:Não acho que a religião tenha sido criada. Ela evoluiu.
Irritante.
Por falar em forças anteriores ao homem... para o Filósofo ateu Daniel Dennett a religião nasceu muito provavelmente com o Homo Erectus...
w ! g escreveu:Apocaliptica escreveu:w ! g escreveu:caraca, se não é óbvia porque é tão universal? Acho que é porque, como diz o Freeman Dyson, a religião está mais perto do coração. De alguma forma dizer que foi Deus é mais compreensível do que dizer que foi a seleção natural...
quimica apenas... é a falácia do nada mais que? por ser quimica apenas, não lhe retira valor (embora não lhe dê valor também). Tu amas o teu filho. Isso é química também...
É...não confere valor mesmo. Amar um filho e trocar com ele, assim como as relações evidentes de troca entre nós seres vivos e até com objetos, é diferente de depositar amor ou idolatria ou criar causas e razões projetadas em algo pouco provável. Químico também, mas ilógico sustentável apenas pelo medo do não ter as respostas.
w ! g escreveu:Apocaliptica escreveu:francioalmeida escreveu:Apocaliptica escreveu:w ! g escreveu:Não acho que a religião tenha sido criada. Ela evoluiu.
Irritante.
Por falar em forças anteriores ao homem... para o Filósofo ateu Daniel Dennett a religião nasceu muito provavelmente com o Homo Erectus...
Deve ser...ele olhou para fora de seu umbigo e de seus semelhantes e começou a delirar.
Apocaliptica escreveu:w ! g escreveu:Apocaliptica escreveu:w ! g escreveu:caraca, se não é óbvia porque é tão universal? Acho que é porque, como diz o Freeman Dyson, a religião está mais perto do coração. De alguma forma dizer que foi Deus é mais compreensível do que dizer que foi a seleção natural...
É...não confere valor mesmo. Amar um filho e trocar com ele, assim como as relações evidentes de troca entre nós seres vivos e até com objetos, é diferente de depositar amor ou idolatria ou criar causas e razões projetadas em algo pouco provável. Químico também, mas ilógico sustentável apenas pelo medo do não ter as respostas.
Bom, muitos defendem que a religião nasce da extrapolação de tendencias psicológicas normais. Nós amamos os filhos e os pais e temos um módulo da teoria da mente que nos faz reconhecer a mente no nosso semelhante. Extrapolando isto, podemos ver mentes em algo que não é o nosso semelhante 8algo por trás dos acontecimentos) e podemos amar esse algo. A extrapolação, em evolução é inevitável.