Mentiras do Aquecimento Global

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Anna
Gênero: Feminino

Re: Mentiras do Aquecimento Global

Mensagem por Anna »

Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Mentiras do Aquecimento Global

Mensagem por Fernando Silva »

Notícia desta semana: uma estalactite de gelo na Índia, que existia há uns 5 mil anos, se derreteu.
Ela tinha formato fálico e era cultuada como sagrada.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Aquecimento global não é provocado pelo Sol, diz estudo

Richard Black

A atividade do Sol passa por ciclos, dizem os cientistas
Um novo estudo científico concluiu que mudanças na atividade do Sol não podem estar causando mudanças climáticas no mundo moderno.
Ele mostra que nos últimos 20 anos a atividade do Sol diminuiu, embora temperaturas na Terra tenham aumentado.

O estudo mostra ainda que as temperaturas modernas não são determinadas pelo efeito do sol em raios cósmicos (um tipo de radiação emitida por estrelas e galáxias), como foi alegado.

Por esta teoria, os raios cósmicos ajudam a formação das nuvens ao fornecer pequenas partículas em torno das quais o vapor d'água pode se condensar.

De maneira geral, nuvens resfriam a Terra.

Durante certos períodos de atividade solar, raios cósmicos são bloqueados parcialmente pela maior intensidade do campo magnético do Sol. A formação de nuvens diminui e a Terra se aquece.

Em artigo na revista científica da Sociedade Real Proceedings A, os pesquisadores dizem que raios cósmicos podem ter afetado o clima no passado, mas não no presente.

"Isto deve resolver o debate", disse Mike Lockwood, do Laboratório Rutherford-Appleton, na Grã-Bretanha, que realizou o novo estudo juntamente com Claus Froehlich, do World Radiation Center, na Suíça.

Lockwood iniciou o estudo em parte como resposta ao documentário exibido na televisão britânica em meados do ano The Great Global Warming Swindle (A Grande Enganação do Aquecimento Global), que apresentou a hipótese dos raios cósmicos.

"Todos os gráficos que eles mostraram paravam por volta de 1980, e eu sei por que - é porque as coisas mudaram depois daquilo", disse Lockwood.

"Não se pode ignorar dados de que não se gosta", afirmou.

Tendência

A principal abordagem dos cientistas nesta nova análise é simples: observar a atividade do sol e a intensidade dos raios cósmicos nos últimos 30 ou 40 anos, e comparar estas tendências com o gráfico para média global das temperaturas da superfície, que aumentou cerca de 0,4ºC nesse período.

O Sol varia em um ciclo de cerca de 11 anos entre períodos de atividade intensa e baixa.

Mas este ciclo ocorre junto com outras tendências de longo-prazo e a maior parte do século 20 viu um aumento leve, mas persistente, da atividade solar.

Mas por volta de 1985, esta tendência parece ter se revertido, com a atividade solar diminuindo.

Apesar disso, neste período temperaturas subiram tão depressa, ou talvez até mais depressa, do que qualquer época nos cem anos anteriores.

"Este estudo reforça o fato de que o aquecimento nos últimos 20 ou 40 anos não pode ter sido causado por atividade solar", disse Piers Forster, da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, um dos principais cientistas que contribuíram para a avaliação científica do clima feita pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês).

O relatório do IPCC apresentado em fevereiro concluiu que gases do efeito estufa eram cerca de 13 vezes mais responsáveis do que as mudanças no Sol pelo aumento das temperaturas na Terra.

Mas a organização foi criticada em algumas áreas por não levar em conta a hipótese dos raios cósmicos, desenvolvida por, entre outros, Henrik Svensmark e Eigil Friis-Christensen, do Centro Espacial Nacional da Dinamarca.

A análise de Mike Lockwood parece ter colocado um grande fim nesta hipótese intrigante.

"Eu acho que há um efeito dos raios cósmicos sobre a cobertura oferecida por nuvens. Funciona no ar marítimo limpo, onde não há muito mais onde o vapor d'água pode se condensar", afirmou.

"Pode até ter tido um efeito significativo no clima pré-industrial. Mas não se pode aplicar isto ao que estamos vendo agora, porque estamos em uma situação completamente diferente."

Svensmark e Friis-Christensen não foram encontrados para comentar o caso.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporte ... ento.shtml
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

E o tal "Escurecimento Global" ?

Mas no fundo eu acho que esses vídeos são só para vender uma falsa imagem, com físicos e químicos dispostos dizer qualquer coisa, e tentar justificar o injustificavel.

Nem tudo que é BBC é 100%... e tantas outras coisas.

Caro Colega

Mensagem por Caro Colega »

A onda do aquecimento global seria Terrorismo Climático?
Aqui tem mais sobre o assunto que achei por aí:

A edição de ISTOÉ dessa semana (05/07/2007) entrevistou o professor Luiz Carlos Molion, pós-doutor em meteorologia formado na Inglaterra e nos Estados Unidos, membro do Instituto de Estudos Avançados de Berlim e representante da América Latina na Organização Meteorológica Mundial. Segundo a matéria, Molion é "daqueles cientistas que não temem nadar contra a corrente".

Com base em que o sr. diz que não há aquecimento global?

É difícil dizer que o aquecimento é global. O Hemisfério Sul é diferente do Hemisfério Norte, e a partir disso é complicado pegar uma temperatura e falar em temperatura média global. Os dados dos 44 Estados contíguos dos EUA, que têm uma rede de medição bem mantida, mostram que nas décadas de 30 e 40 as temperaturas foram mais elevadas que agora. A maior divergência está no fato de quererem imputar esse aquecimento às atividades humanas, particularmente à queima de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, e à agricultura, atrás da agropecuária, que libera metano. Quando a gente olha a série temporal de 150 anos usada pelos defensores da tese do aquecimento, vê claramente que houve um período, entre 1925 e 1946, em que a temperatura média global sofreu um aumento de cerca de 0,4 grau centígrado. Aí a pergunta é: esse aquecimento foi devido ao CO2? Como, se nessa época o homem liberava para a atmosfera menos de 10% do que libera hoje? Depois, no pós-guerra, quando a atividade industrial aumentou, e o consumo de petróleo também, houve uma queda nas temperaturas.

Qual seria a origem das variações de temperatura?

Há dez anos, descobriu-se que o Oceano Pacífico tem um modo muito singular na variação da sua temperatura. [Então] me parece lógico que o Pacífico interfira no clima global. Primeiro, a atmosfera terrestre é aquecida por debaixo, ou seja, temos temperaturas mais altas aqui na superfície e à medida que você sobe a temperatura vai caindo - na altura em que voa um jato comercial, por exemplo, a temperatura externa chega a 45 ou 50 graus abaixo de zero. Ora, o Pacífico ocupa um terço da superfície terrestre. Juntando isso tudo, claro está que, se houver uma variação na temperatura da superfície do Pacífico, vai afetar o clima.

O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, da ONU) está errado?

O painel não leva em consideração todos os dados. Outra coisa que incomoda bastante, e que o Al Gore [exvice- presidente dos EUA e estrela do documentário Uma verdade inconveniente, sobre mudanças no clima] usa muito, é a concentração de CO2. O IPCC diz claramente que a concentração atingida em 2005, de 339 partes por milhão, ou ppm, foi a maior dos últimos 650 mil anos. Isso é uma coisa ridícula. Eles usam uma série iniciada em 1957 e não fazem menção a medições de concentração de gás carbônico anteriores. É como se nunca ninguém tivesse se preocupado com isso.
O aumento de CO2 não é um fenômeno novo. Nos últimos 150 anos, já chegou a 550, 600 ppm. Como é que se jogam fora essas medidas? Só porque não interessam ao argumento? O leigo, quando vê a coisa da maneira que é apresentada, pensa que só começaram a medir nos últimos 50 anos. O Al Gore usou no filme a curva do CO2 lá embaixo há 650 mil anos e, agora, decolando. Ridículo, palhaço.

Esses temores são cíclicos?

Eu tenho fotos da capa da Time em 1945 que dizia: "O mundo está fervendo." Depois, em 1947, as manchetes diziam que estávamos indo para uma nova era glacial. Agora, de novo se fala em aquecimento. Não é que os eventos sejam cíclicos, porque existem muitos fatores que interferem no clima global. Sem exagero, eu digo que o clima da Terra é resultante de tudo o que ocorre no universo. Se a poeira de uma supernova que explodiu há 15 milhões de anos for densa e passar entre o Sol e a Terra, vai reduzir a entrada de radiação solar no sistema e mudar o clima. Esse ciclo de aquecimento muito provavelmente já terminou em 1998. Existem evidências, por medidas feitas via satélite e por cruzeiros de navio, de que o oceano Pacífico está se aquecendo fora dos trópicos - daí o derretimento das geleiras - e o Pacífico tropical está esfriando, o que significa que estamos entrando numa nova fase fria. Quando esfria é pior para nós...

A quem interessaria o discurso do "aquecimento"?

Quando eu digo que muito provavelmente estamos num processo de resfriamento, eu faço por meio de dados. O IPCC, o nome já diz, é constituído de pessoas que são designadas por seus governos. Os representantes do G-7 não vão aleatoriamente. Vão defender os interesses de seus governos. No momento em que começa uma pressão desse tipo, eu digo que já vi esse filme antes, na época do discurso da destruição da camada de ozônio pelos CFCs, os compostos de clorofluorcarbonos. Os CFCs tinham perdido o direito de patente e haviam se tornado domínio público. Aí inventaram a história de que esses compostos estavam destruindo a camada de ozônio. Começou exatamente com a mesma fórmula de agora. Em 1987, sob liderança da Margaret Thatcher, fizeram uma reunião em Montreal de onde saiu um protocolo que obrigava os países subdesenvolvidos a eliminar os CFCs. O Brasil assinou. Depois, ficamos sabendo que assinou porque foi uma das condições impostas pelo FMI para renovar a dívida externa brasileira. É claro que o interesse por trás disso certamente não é conservacionista...

O sr. também vê interesses econômicos por trás do diagnóstico do aquecimento global?

É provável que existam interesses econômicos por detrás disso, uma vez que os países que dominam o IPCC são os mesmos países que já saíram beneficiados lá atrás.

Não é teoria conspiratória concluir que há uma tentativa de frear o desenvolvimento dos países emergentes?

O que eu sei é que não há bases sólidas para afirmar que o homem seja responsável por esse aquecimento que, na minha opinião, já acabou. Em 1798, Thomas Malthus, inglês, defendeu que a população dos países pobres, à medida que crescesse, iria querer um nível de desenvolvimento humano mais adequado e iria concorrer pelos recursos naturais existentes. É possível que a velha teoria malthusiana esteja sendo ressuscitada e sendo imposta através do aquecimento global, porque agora querem que nós reduzamos o nosso consumo de petróleo, enquanto a sociedade americana, sozinha, consome um terço do que é produzido no mundo.

Para aceitar a tese do sr., é preciso admitir que há desonestidade dos cientistas que chancelam o diagnóstico do aquecimento global...

Eu digo que cientistas são honestos, mas hoje tem muito mais dinheiro nas pesquisas sobre clima para quem é favorável ao aquecimento global. Dinheiro que vem dos governos, que arrecadam impostos das indústrias que têm interesse no assunto. Muitos cientistas se prostituem, se vendem para ter os seus projetos aprovados. Dançam a mesma música que o IPCC toca.

O sr. se considera prejudicado por defender a linha oposta?

Na Eco 92, eu debati com o Mario Molina, que foi quem criou a hipótese de que os clorofluorcarbonos estariam destruindo o ozônio. Ele, em 1995, virou prêmio Nobel de Química. E o professor Molion ficou na geladeira. De 1992 a 1997 eu não fui mais convidado para nenhum evento internacional. Eu tinha US$ 50 mil que o Programa das Nações Unidas havia repassado para fazer uma pesquisa na Amazônia e esse dinheiro foi cancelado...

Caro C :emoticon16: lega
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Mr. Crowley
Contato:

Mensagem por Mr. Crowley »

Jornalismo pseudo-ambientalista é uma merda...

A Terra ao longo da sua história SEMPRE passou por aquecimentos e resfriamentos globais, antes mesmo de ter um mamífero sequer habitando aqui.
Imagem

Mr. Crowley
Contato:

O que eu considero o pior lado do aquecimento global é que teremos que comprar café da Argentina. :emoticon2:
Imagem

Caro Colega

Mensagem por Caro Colega »

...A Terra ao longo da sua história SEMPRE passou por aquecimentos e resfriamentos globais, antes mesmo de ter um mamífero sequer habitando aqui.

Voce que "não é do meio" tá por fora como muitos de nós. O problema é muito mais grave do que pensamos. Nesse mundo de corrupção e ganancia qqer noticia ou propaganda que se faça temos que abrir os olhos e ficar de orelhas em pé!

Caro C :emoticon5: lega
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Mr. Crowley
Contato:

Re: Re.: Mentiras do Aquecimento Global

Caro Colega escreveu:
...A Terra ao longo da sua história SEMPRE passou por aquecimentos e resfriamentos globais, antes mesmo de ter um mamífero sequer habitando aqui.

Voce que "não é do meio" tá por fora como muitos de nós. O problema é muito mais grave do que pensamos. Nesse mundo de corrupção e ganancia qqer noticia ou propaganda que se faça temos que abrir os olhos e ficar de orelhas em pé!

Caro C :emoticon5: lega

Já estudou Geologia?

Pois então, as evidências do clima estão registradas nas rochas e com isso pode-se concluir com certeza que a Terra SEMPRE passou por aquecimentos, resfriamentos, inversões magnéticas, extinção de seres e etc...
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

fpissarra

Mensagem por fpissarra »

Acho que o real problema não é nem o que está causando os distúrbios climáticos, mas sim a velocidade em que vêm acontecendo. A sensação de urgência exarcebada é claramente ridícula (até certo ponto). Sim, o planeta passa por fases de aquecimento e resfriamento anualmente (mas os efeitos são sentidos com maior intensidade de 11 em 11 mil anos). Sim, a orientação magnéfica é invertida de tempos em tempos (e o processo leva cerca de 300 anos para acontecer).

O "aquecimento global" vem acontecendo nos últimos 5 anos (e não 500 ou 5000). ISSO é alarmante!

Johnny

Mensagem por Johnny »

fpissarra escreveu:Acho que o real problema não é nem o que está causando os distúrbios climáticos, mas sim a velocidade em que vêm acontecendo. A sensação de urgência exarcebada é claramente ridícula (até certo ponto). Sim, o planeta passa por fases de aquecimento e resfriamento anualmente (mas os efeitos são sentidos com maior intensidade de 11 em 11 mil anos). Sim, a orientação magnéfica é invertida de tempos em tempos (e o processo leva cerca de 300 anos para acontecer).

O "aquecimento global" vem acontecendo nos últimos 5 anos (e não 500 ou 5000). ISSO é alarmante!

Não há unanimidade nesta afirmação. Uns dizem que vem aquecendo progresivamente desde 165000 anos. Outros que não, que vem de 50 anos. Como são cientistas...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Não sei de nada...só sei que com todo o pretenso aquecimento, este é um dos invernos mais frios dos últimos 30 anos por aqui...e os verões têm sido infernais. Calor e Frio mais intensos seriam sinal de aquecimento ou resfriamento? Ou outra coisa qualquer...que talvez não estejamos captando...

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apocaliptica escreveu:Não sei de nada...só sei que com todo o pretenso aquecimento, este é um dos invernos mais frios dos últimos 30 anos por aqui...e os verões têm sido infernais. Calor e Frio mais intensos seriam sinal de aquecimento ou resfriamento? Ou outra coisa qualquer...que talvez não estejamos captando...

Eu entendi que o aquecimento é global ou seja, a média de temperatura do planeta está aumentando. Isso causa mudanças de clima, de correntes de ar (frio, umido, seco, polar) e de mar (rios maritimos e suas temperaturas). Isso causaria o degelo...

Como o "circuito climático" está mudando, o planeta tende a entrar em equilibrio naturamente mas isso modificaria o clima em todo o planeta.

Imagem

Apocaliptica

Johnny escreveu:
Apocaliptica escreveu:Não sei de nada...só sei que com todo o pretenso aquecimento, este é um dos invernos mais frios dos últimos 30 anos por aqui...e os verões têm sido infernais. Calor e Frio mais intensos seriam sinal de aquecimento ou resfriamento? Ou outra coisa qualquer...que talvez não estejamos captando...

Eu entendi que o aquecimento é global ou seja, a média de temperatura do planeta está aumentando. Isso causa mudanças de clima, de correntes de ar (frio, umido, seco, polar) e de mar (rios maritimos e suas temperaturas). Isso causaria o degelo...

Como o "circuito climático" está mudando, o planeta tende a entrar em equilibrio naturamente mas isso modificaria o clima em todo o planeta.

Parece que algumas modificações ( e talvez algumas catástrofes ) estejam acontecendo no mundo todo.
Eu tenho uma teoria que talvez seja mais potente do que o aquecimento em função da poluição da atmosfera: a mudança da inclinação do polos que a Terra vem sofrendo, afetando a atividade magnética, muda ventos, correntes e até os efeitos geográficos dos efeitos magnéticos da radiação solar e cósmica como um todo. É como virar o espeto do churrasco, saca? Junte-se a isto a poluição atmosférica e mais os buracos na camada de ozônio, pode resultar numa bela bagunça.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Isso eu havia colocado desde o RV antigo. Inclusive coloquei isso para o Fayman...

Imagem

Apocaliptica

Então bate com o que eu penso...deve estar cheio de gente pensando igual...mas reverter o fenômeno magnético não tem como, então eles falam só no que é agendável.

O Fayman disse o quê?

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Para os crentes, a bola da vez é o tal de aquecimento global.

Os crentes - em especial os Adventistas - já devem estar lambendo os beiços (como disse certa vez algum membro do forum).

Devem estar pensando: Agora sim a humanidade fai acabar e tudo que a Ellen666White disse será comprovado.

É o sinal dos tempos.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Apocaliptica

O PROFETA MUNDIAL veio aqui e se deu ao trabalho de avisar...e ele nem era religioso ou crente...apenas profeta... :emoticon1:

Mr. Crowley
Contato:

fpissarra escreveu:Sim, a orientação magnéfica é invertida de tempos em tempos (e o processo leva cerca de 300 anos para acontecer).

Só se for 300 MIL anos, e mesmo assim é extremamente complicado falar em um certo tempo que essa inverção se dá...
Imagem

videomaker

Mensagem por videomaker »

Quer aparecer? diga que é ambientalista, fale em catastrofes e similares! e omita que isso pode acontecer daqui á trilhões de anos... fique na moda! :emoticon4:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Johnny

Mensagem por Johnny »

Melhor do que dizer que estamos passando de um mundo de provas e espiações para um de regeneração (??? :emoticon19: ???)

Imagem

videomaker

Mensagem por videomaker »

Johnny escreveu:Melhor do que dizer que estamos passando de um mundo de provas e espiações para um de regeneração (??? :emoticon19: ???)

Tá pesquisando né garoto.... :emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Johnny

Mensagem por Johnny »

videomaker escreveu:
Johnny escreveu:Melhor do que dizer que estamos passando de um mundo de provas e espiações para um de regeneração (??? :emoticon19: ???)

Tá pesquisando né garoto.... :emoticon1:

Se você soubesse o que já li você se surpreenderia. Vou deixar umaMP pra vc... :emoticon7:

Imagem

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Estou impressionado com a postura de Bjorn Lomborg, economista dinamarquês influentíssimo e, segundo a última Época, referência de praticamente todo mundo que contesta os "alarmistas" do aquecimento global ou de quem defende que o aquecimento é positivo! Resumindo as idéias na curta entrevista dele na revista, ele entende que o mundo tem prioridades muito mais importantes e problemas muito mais prementes do que o aquecimento, que todas as atitudes em relação a ele têm consistido de promessas grandiloquentes e constantemente quebradas e que, mesmo que o protocolo de Kyoto fosse seguido à risca, geraria bilhões de dólares em custos que NÃO retornariam e que NÃO seriam justificados porque o máximo que isso iria causar seria um adiamento de no máximo cinco anos nas previsões "aquecimentistas"!!!!

Ou seja, o protocolo de Kyoto seria uma maluquice cara e INÚTIL, MESMO se o aquecimento fosse um problema MEGA-URGENTE!

E pior: Lomborg é VE-GE-TA-RI-A-NO e um A-TI-VIS-TA GAY (!!!!!!!!!)!! Quer dizer, é completamente diferente de qualquer imagem que alguém faça de alguém anti-Kyoto!!!! Eu pelo menos acho difícil que um ATIVISTA GAY VEGETARIANO seja um porco anti-meio-ambiente, um verme que só quer lucrar com a desgraça do mundo!!!

Acho terrível sempre que isso acontece, quando nossas visões de mundo sofrem duros golpes dos fatos! Estou refletindo muito sobre tudo isso!!
É um problema espiritual, chupe pau!

Trancado