Página 1 de 1

Puccini voltou Puccini!

Enviado: 17 Jul 2007, 12:01
por videomaker
Puccini voltou Puccini!
Giovanni Scognamillo


Relendo a biografia do Maestro Giacorno Puccini, numa antiga edição de "Fratelli Fabbri Editori", de Milão, Itália, descobrimos algo muito interessante e curioso. Vejamos.

O Maestro Giacomo Puccini nasceu na cidade italiana de Lucca, na Toscaria, em 22 ele dezembro de 1858, e desencarnou em Bruxelas, Bélgica, em 29 de novembro de 1924, com a idade de 66 anos (menos 22 dias), sendo filho de músicos e educado, naturalmente, para seguir a mesma carreira.

Atentemos agora para este significativo detalhe. O primeiro dos Puccini a se dedicar inteiramente à Música chamava-se (não nos assustemos!) exatamente Giacomo Puccini, nascido na mesma cidade de Lucca, em 1708, e desencarnando em 1781, ainda em Lucca, onde se dedicara a compor sinfonias e música sacra para a catedral, sei se preocupar em , compor ópera, que era a "coqueluche" da época.

Um dia, indagado por um amigo e admirador o porquê não compunha óperas, tendo toda a facilidade para isto, respondeu ele com expressiva frase, frase que retratava a sua certeza da continuidade da vida e da reencarnação do Espírito. Mas acompanhemos o diálogo:

- Então, Maestro, quando teremos a alegria de assistir e aplaudir uma ópera com a sua assinatura?

Resposta textual do "primeiro" Maestro Giacorno Puccini, também consagrado compositor, naquela tarde primaveril do ano de 1778, três anos antes do seu retorno á Espiritualidade:

- Se algum dia retornar a este mundo, prometo atender ao seu pedido, mesmo que você não aplauda a minha ópera.

E, com um largo sorriso, enquanto abraçava o amigo, indaga:

- Voltaremos mesmo?

Façamos as contas... O trisavô de Giacomo Puccini desencarnou em 1781 e o "nosso" Giacorno Puccini nasceu em 1858, com um espaço de tempo de 77 anos, mais do que suficiente para o Espírito programar uma nova existência na vida física. E escolher, como fez, a mesma família para renascer e dar continuidade ao trabalho interrompido, vindo, porém, tão somente para compor óperas, como prometera 80 anos antes...

E, por coincidência (?), recebe o mesmo nome que tivera há 150 anos, contando-se da data do seu nascimento até 1858.

Pesquisadores e estudiosos das composições da família Puccini encontraram "una verosimiglianza tra uno e I'altro a dire che il Puccini del ottocento riprodurre il Puccini del settecento, con piccole variabile" (Uma verossimilhança existe entre um e outro, a tal ponto que o Puccini dos anos oitocentos reproduz o Puccini dos anos setecentos, com pequenas variações).

Podemos concluir, de nossa parte, que, sem dúvida alguma, o trisavô renasceu como trineto 77 anos depois, em resposta à sua própria indagação:

- Voltaremos mesmo?